Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

ACRE / BRASIL - PAULISTAS, SULISTAS, NORDESTINOS E INDÍGENAS, FORMARAM UMA POPULAÇÃO COM IDENTIDADE CULTURAL PRÓPRIA, DE SABORES, COSTUMES E LENDAS




LINHA DO TEMPO DO ESTADO DO ACRE / BRASIL 

Em 1903, após firmar o acordo de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, pagar 2 milhões de libras esterlinas e entregar algumas terras no Mato Grosso ao governo da Bolívia, o Brasil anexou definitivamente o território do Acre (que seria alçado à condição de estado em 1962), então praticamente dominado por seringalistas brasileiros. Havia pelo menos 100 anos eles dominavam o mercado da borracha por lá. 
Eram paulistas, sulistas e nordestinos, que, junto da população indígena, formaram uma população com identidade cultural própria. Exemplo disso são as peculiares misturas de sabores da culinária local, com influências até das cozinhas síria e libanesa, representadas em pratos como quibe de macaxeira e arroz (para o café da manhã) e carne de sol com pirarucu. Rio Branco, capital desde 1920, concentra quase 50% da população do estado, que hoje soma 733.559 habitantes. 
Ela fica bem na tríplice fronteira com a Bolívia e o Peru, às margens do Rio Acre, lugar de calor intenso e chuvas fortes durante todo o ano. Nas redondezas, há belas praias fluviais de areia branca. A segunda cidade mais populosa é Cruzeiro do Sul, considerada o principal destino turístico do estado, por preservar construções históricas do ciclo da borracha e, principalmente, por ser vizinha ao Parque Nacional Serra do Divisor, criado em 1989. Ainda há pouca infra-estrutura hoteleira na região, mas o Acre, por suas dezenas de rios amazônicos, é bastante procurado por praticantes de pesca esportiva.

RIO BRANCO (CAPITAL DO ACRE)
Bastante úmida, com chuvas e calor intenso o ano todo, Rio Branco fica na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia. Atualmente, o Acre tem fuso horário de uma hora a menos em relação a Brasília. Em 2010, a população do estado aprovou em referendo a volta das duas horas a menos de diferença (que vigoraram de 1913 a 2008), mas o assunto ainda tramita no Senado - e vem gerando polêmica.
BEM VINDO AO ESTADO DO ACRE. / A UNIÃO DA TRADIÇÃO COM A MODERNIDADE
imagem - Wikipédia
A CAPITAL DO ACRE EH: RIO BRANCO
QUEM NASCE NO ESTADO DO ACRE EH ACRIANO
O ESTADO DO ACRE TEM 733.559 HABITANTES - IBGE 2010 -
ORIGEM DO NOME
O NOME, QUE PASSOU DO RIO AO TERRITÓRIO, EM 1904, E AO ESTADO, EM 1962, ORIGINA-SE, TALVEZ, DO TUPI A'KIR Ü "RIO VERDE" OU DA FORMA A'KIR, DE KER, "DORMIR, SOSSEGAR". MAS É QUASE CERTO QUE SEJA UMA DEFORMAÇÃO DE AQUIRI, MODO PELO QUAL OS EXPLORADORES DA REGIÃO GRAFARAM UMÁKÜRÜ, UAKIRY, VOCÁBULO DO DIALETO IPURINÃ. HÁ TAMBÉM A HIPÓTESE DE AQUIRI DERIVAR DE YASI'RI, YSI'RI, "ÁGUA CORRENTE, VELOZ".
HISTÓRIA
SÓ EM 1877 COMEÇARAM A CHEGAR AO ACRE — QUE NA ÉPOCA ERA TERRITÓRIO BOLIVIANO — OS PRIMEIROS COLONIZADORES QUASE TODOS NORDESTINOS EM BUSCA DA BORRACHA ENCONTRADA NA FLORESTA AMAZÔNICA. NO FINAL DO SÉCULO XIX, JÁ HAVIA NA REGIÃO 50 MIL BRASILEIROS. OS SERINGUEIROS ENTRARAM EM LUTA COM AS TROPAS PARA OCUPAR A REGIÃO E, EM 1903, SOB A LIDERANÇA DO GAÚCHO PLÁCIDO DE CASTRO, PROCLAMARAM O ESTADO INDEPENDENTE DO ACRE. O GOVERNO BRASILEIRO OCUPOU ENTÃO A REGIÃO E, EM SEGUIDA, ENTROU EM CONVERSAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM A BOLÍVIA. COMO RESULTADO, O ACRE FOI COMPRADO PELO BRASIL À BOLÍVIA.
CRIADO COMO TERRITÓRIO FEDERAL EM 1904, O ACRE FOI ELEVADO À CATEGORIA DE ESTADO EM 1962.
UM PLANALTO COM ALTITUDE MÉDIA DE 200M DOMINA GRANDE PARTE DO ACRE. JURUÁ, TARAUACÁ, MURU, EMBIRÁ E XAPURI SÃO SEUS RIOS MAIS IMPORTANTES. A ECONOMIA DO ESTADO SE BASEIA NA EXTRAÇÃO DA BORRACHA E DA CASTANHA, NA PECUÁRIA E NA AGRICULTURA. COM DUAS HORAS A MENOS EM RELAÇÃO AO FUSO HORÁRIO DE BRASÍLIA (DF), NELA SE LOCALIZA O ÚLTIMO POVOAMENTO DO BRASIL A VER O SOL NASCER, NA SERRA DA MOA, NA FRONTEIRA COM O PERU. A INTENSA ATIVIDADE EXTRATIVISTA, QUE ATINGIU O AUGE NO SÉCULO XX, ATRAI BRASILEIROS DE VÁRIAS REGIÕES PARA O ESTADO.
DA MISTURA DE TRADIÇÕES SULISTAS, PAULISTAS, NORDESTINAS E INDÍGENAS SURGIU UMA CULINÁRIA DIVERSIFICADA, QUE JUNTA A CARNE-DE-SOL COM O PIRARUCU, PEIXE TÍPICO DA REGIÃO, PRATOS REGADOS COM TUCUPI, MOLHO FEITO DE MANDIOCA. O TRANSPORTE FLUVIAL, CONCENTRADO NOS RIOS JURUÁ E MOA, A OESTE DO ESTADO, E TARAUACÁ E ENVIRA, A NOROESTE, É UM DOS PRINCIPAIS MEIO DE CIRCULAÇÃO, JUNTAMENTE COM A BR-364, QUE LIGA RIO BRANCO A CRUZEIRO DO SUL E QUE FOI RECENTEMENTE ASFALTADA E DOTADA DE PONTES ONDE ANTES EXISTIAM TRAVESSIAS POR BALSAS.
VISTA DA CAPITAL RIO BRANCO
imagem - Wikipédia
ROTAS TURÍSTICAS

CAMINHOS DE CHICO MENDESEste roteiro permitirá ao turista conhecer e vivenciar o dia-a-dia de um seringal tradicional da primeira metade do século XX e conhecer o modo de vida dos seringueiros e extrativistas. O turista entrará em contato com a natureza amazônica e a história de Chico Mendes, que liderou a luta dos povos da floresta e ficou conhecido mundialmente pela defesa da Amazônia. Nascido num seringal, o sindicalista viveu e morreu defendendo a preservação dos recursos naturais. Sua luta à região vai se deparar com grandes áreas de floresta nativa e uma população que vive dos recursos desta floresta.
ESTRADA DA BORRACHA
FACHADA DA CASA DE CHICO MENDES
FUNDAÇÃO CHICO MENDES
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO EM XAPURI
CAMINHOS DA REVOLUÇÃO
Entre final do século XIX e início do século XX, o Brasil passou por um importante momento histórico: a Revolução Acreana. O combate entre os seringueiros brasileiros, que exploravam terras bolivianas, e forças da Bolívia, que cobravam impostos sobre esse uso, teve como consequência a criação do território do Acre, que, posteriormente, se tornou um estado brasileiro. Neste roteiro turístico, é possível conhecer a região que serviu de palco para essa revolução e que guarda, até hoje, traços de sua história.
EM PORTO



CAMINHOS DO PACÍFICO
O roteiro Caminho do Pacífico é desenvolvido com foco no fortalecimento turístico dos municípios fronteiriços acreanos com os vizinhos países Peru e Bolívia, num chamado à integração latino-americana. A diversão começa na capital acreana, Rio Branco, passando por diversas paisagens dominadas pelo verde, rica fauna e grande riqueza cultural pelos municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, localizado na tríplice fronteira. Esse roteiro possibilita a conexão das rotas turísticas acreanas com a Rota Internacional Amazônia - Andes - Pacífico.




CAMINHOS DO GEOGLIFOS
Na parte oriental do Estado do Acre, principalmente na região de Rio Branco e qo longo do divisor de águas onde se encontra a rodovia BR 317, têm sido encontradas estrutura de terra de formatos geométricos - círculos, retângulos, hexágonos, octágonos e outros - de dimensões, feitas por populações que lá viveram há cerca de 1.000 anos.




CAMINHOS DAS ALDEIAS
O Roteiro explora a riqueza do Vale do Juruá, com suas diversas etnias indígenas e seu inexplorável "Tesouro Verde". É neste maravilhoso cenário que conheceremos a cidade de Cruzeiro do Sul e o parque Nacional da Serra do Divisor. O Parque Nacional da Serra do Divisor é considerado por diversos pesquisadores como a região de maior biodiversidade do planeta, desbravando-os através de caminhadas ecológicas.




UM GIRO PELA CAPITAL
imagem - Sérgio Vale
imagem - Sérgio Vale
imagem - Davi Sopchaki


















imagem - Davi Sopchaki
AQUI A SEDE DA OAB
imagem - Fialho
ESTA EH A CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA GLORIA NA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL
imagem - Wikipédia
ANTEPASSADOS
NA REGIÃO DO ATUAL ESTADO DO ACRE FORAM ENCONTRADOS INÚMEROS GEOGLIFOS (ESTRUTURAS FEITAS NO SOLO), COM IDADE VARIÁVEL EM ATÉ 2100 ANOS. PELA COMPLEXIDADE REMONTAM À CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS DE ELEVADO GRAU DE CONHECIMENTO EM VÁRIAS ÁREAS E DOMÍNIO DE AVANÇADAS TÉCNICAS DE MOVIMENTAÇÃO DE TERRA E ÁGUA. AS ÚLTIMAS ESCAVAÇÕES FIZERAM UMA DESCOBERTA IMPORTANTE EM XAPURI: UM BURACO DE ESTEIO EM BOAS CONDIÇÕES FOI LOCALIZADO EM UM GEOGLIFO DE FORMATO REDONDO, REFORÇANDO A TESE DE QUE OS ÍNDIOS DAQUELA ÉPOCA PODERIAM TER USADO FORTIFICAÇÕES PALIÇADAS PARA HABITAÇÃO E SEGURANÇA
ENTRADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL
imagem - Wikipédia
BR 364
imagem - ?
CIDADE DE TARAUACÁ
imagem - Wikipédia
ESTÁDIO ARENA DA FLORESTA
imagem - Fialho
imagem - Fialho
O ACRE
0 ACRE, CENTRO DA PAN-AMAZÔNIA, ESTÁ INTEGRADO AOS DEMAIS ESTADOS DO BRASIL, À BOLÍVIA E AO PERU. NESSA REGIÃO, NUM RAIO DE 750 QUILÔMETROS, VIVEM 30 MILHÕES DE PESSOAS DE DIFERENTES CULTURAS. COM UMA HISTÓRIA SINGULAR, O ACRE REPRESENTA, DESDE O SÉCULO 19, A UNIÃO DA TRADIÇÃO COM A MODERNIDADE NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. EM SEUS 16 MILHÕES DE HECTARES DE FLORESTA TROPICAL, COM A MAIOR BIODIVERSIDADE DA TERRA, VIVEM 700 MIL HABITANTES, METADE DOS QUAIS MORANDO NA FLORESTA. DENTRE ELES, 15 MIL SÃO ÍNDIOS, DONOS DE 32 RESERVAS INDÍGENAS, 14 DIFERENTES NAÇÕES QUE MANTÉM PRESERVADAS AS TRADIÇÕES DE SUAS ETNIAS. COMUNIDADES INTEIRAS SE ORGANIZAM A PARTIR DA UNIDADE DE UMA PRODUÇÃO FAMILIAR QUE SE UTILIZA DOS RIOS COMO PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE E DA PRÓPRIA FLORESTA COMO FONTE ALIMENTAR. E UMA SOCIEDADE ÚNICA DE PRESERVAÇÃO DE VALORES E COSTUMES DA "FLORESTANIA", QUE SÃO OS PRINCÍPIOS DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E A MULTIPLICIDADE SÓCIO-CULTURAL.
CIDADE DE SENA MADUREIRA
imagem -Jezaflu
CIDADE DE MARECHAL THALMATURGO
imagem - Jezaflu
CIDADE DE JORDÃO
imagem - Blog Fala Jordão
CIDADE SENADOR GUIOMARD
imagem - Jezaflu
AVENIDA NA CIDADE DE SENA MADUREIRA
imagem - Jezaflu
CIDADE DE SANTA ROSA DO PURUS
imagem - Jezaflu
CIDADE DE RODRIGUES ALVES
imagem - Jezaflu
CIDADE DE PORTO WALTER
imagem - Jezaflu
PRAÇA RODRIGUES ALVES
imagem - Fialho
O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA
imagem - Fialho
PASSARELA / SÍMBOLO DA CAPITAL
imagem - Wikipédia
UNIDADE DE ARTE
imagem - Wikipédia
UPA / SEGUNDO DISTRITO
imagem - Sérgio Vale
SBORBA
imagem - Fialho
CONHEÇA UM POUCO DO PARQUE DA MATERNIDADE, EM FOTOS. NA CAPITAL
imagem - Fialho
imagem - Fialho
imagem - Fialho
imagem - Fialho
imagem - Fialho
imagem - Fialho
imagem - Fialho
BIBLIOTECA DA FLORESTA / NA CAPITAL
imagem - Fialho
imagem - Fialho
AVENIDA / NA CAPITAL
imagem - Fialho
AVENIDA BRASIL / NA CAPITAL
imagem - Fialho
AVENIDA CEARÁ / NA CAPITAL
imagem - Fialho
PARQUE TUCUMÃ / NA CAPITAL
imagem - Fialho
BIBLIOTECA PÚBLICA / NA CAPITAL
imagem - Fialho
imagem - Fialho
imagem - Sérgio Vale
PRAÇA DA BIBLIOTECA PÚBLICA
imagem - Fialho
imagem - Fialho
VISÃO PARCIAL DA CAPITAL
imagem - Fialho
VIA CHICO MENDES NA CAPITAL
imagem - Fialho
USINA DE ARTE / NA CAPITAL
imagem - Fialho
PRAÇA DO PALÁCIO RIO BRANCO / NA CAPITAL
imagem - Wikipédia
VIA VERDE / EM RIO BRANCO
imagem - Fialho
imagem - Fialho
PRAÇA DA REVOLUÇÃO / NA CAPITAL
imagem - Fialho
imagem - Fialho
PRAÇA RODRIGUES ALVES / NA CAPITAL
imagem - Fialho
PALÁCIO DAS SECRETARIAS - NA CAPITAL
imagem - Fialho
RUA BENJAMIM CONSTANT EM RIO BRANCO
imagem - Fialho
MEMORIAL DOS AUTONOMISTAS - NA CAPITAL -
imagem - Wikipédia
CASAS
PASSARELA
imagem - Davi Sopchaki
ESTE EH O BRASÃO DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO ACRE
AQUI O BRASÃO DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DO ACRE
ESTA EH A BANDEIRA DO ESTADO DO ACRE
AQUI O BRASÃO DO ESTADO

                                              ATÉ A PRÓXIMA. A GENTE SE VÊ


fonte/fotos - Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / IBGE / Portal do Governo do Acre / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BAEPENDI / TERRA DE "NHÁ CHICA"

BEM VINDO A CIDADE DE BAEPENDI. TERRA DAS CACHOEIRAS
imagem - ?

BAEPENDI TEM 18;307 HABITANTES
QUEM NASCE EM BAEPENDI EH: BAEPENDIANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 02 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.856
foto - Thymonthy Becker

MERCÊS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE MERCÊS. UMA CIDADE ABENÇOADA  foto - Thymonthy Becker Communication HISTÓRIA
Os primitivos habitantes da região, até fins do século XVII, eram índios da tribo dos goitacases, senhores do Rio Paraíba e seus afluentes. Forçados pelo avanço da civilização ou por fatores outros, foram esses primitivos habitantes subindo em direção às nascentes do rio, dispersando-se em aldeamentos vários. Os primeiros desbravadores a travar conhecimento com esses indígenas denominaram-nos croatas, caiapós e pombas. Esse último nome coube às tribos que se adornavam com penas dessas aves e estendeu-se a toda a região, inclusive ao rio que, ainda hoje, é por ele conhecido. ″Região do Pomba″ foi, pois, a primeira denominação a abranger todo o extenso território onde surgiu o município de Pomba, do qual o povoado de Mercês veio a ser distrito, em 1841. Dos primeiros moradores brancos a se fixarem no distrito de Nossa Senhora das Mercês do Pomba, guardou a tradição o nome de um tal…

ITABIRITO - ENTRE A HISTÓRIA E A MODERNIDADE

BEM VINDO A CIDADE DE ITABIRITO. TERRA DO FAMOSO E PATRIMÔNIO CULTURAL, PASTEL DE ANGU.
foto - Gui Torres
ITABIRITO TEM 45.449 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ITABIRITO EH: ITABIRITENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

FALÉSIAS - Viaje por uma seleção de 10 destinos únicos e autênticos, conhecidos por seus deslumbrantes paredões á beira mar e atraem milhares de turistas

LINHA DO TEMPO DE "FALÉSIAS IMPRESSIONANTES AO REDOR DO MUNDO" / WORLD VOCÊ SABE O QUE SÃO FALÉSIAS? SÃO PAREDES GRANDES E ÍNGREMES ESCULPIDAS PELA AÇÃO DO MAR DURANTE MILHÕES DE ANOS. ELAS APARECERAM ENTRE AS ERAS GLACIAIS POR CONTA DA EROSÃO MARÍTIMA E DO NÍVEL DO OCEANO, QUE SUBIA ATÉ 12 METROS. Por todo o mundo essas formações rochosas em forma de paredões íngremes no litoral caracterizam destinos únicos e autênticos e atraem milhares de turistas. Veja os lugares que são conhecidos pela suas falésias de beleza extrema. Conheça as 10 falésias impressionantes pelo mundo 1º - PRAIA DA PIPA (RIO GRANDE DO NORTE) Quem sai de Tibau do Sul (RN) em direção a Praia da Pipa pode percorrer até 8 quilômetros em cima das belas falésias que emolduram a praia Compostas de arenito e argilita, as falésias que circundam a Praia da Pipa e a Praia do Amor chegam a medir 45 metros de altura e são separadas da planície litorânea por um cordão de dunas 2º - RONDA - ESPANHA A cidade foi erguida s…

ELÓI MENDES / ESPÍRITO SANTO DA MUTUCA

BEM VINDO A CIDADE DE ELÓI MENDES.
AQUI ELÓI MENDES ENTRE MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
imagem - Antônio Carias Frascoli
QUEM NASCE EM ELÓI MENDES EH: ELÓI-MENDENSE
ELÓI MENDES TEM 25.220 HABITANTES - IBGE 2010
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE AGOSTO E FOI FUNDADA EM 1.911
ORIGEM DO NOME
EH HOMENAGEM AO CAPITÃO JOAQUIM ELÓI MENDES ( BARÃO DE VARGINHA ), GRANDE BENFEITOR DA LOCALIDADE.

TRÊS CORAÇÕES / MINAS GERAIS - Três boiadeiros vindos de Goiás se renderam aos encantos de três moças da localidade e conquistaram os três corações. Assim reza a lenda

LINHA DO TEMPO DE "TRÊS CORAÇÕES" / MINAS GERAIS / BRASIL
CASA PELÉ
A Casa Pelé foi construída baseada nas memórias de Dona Celeste Arantes do Nascimento e seu irmão Jorge, respectivamente mãe e tio do Pelé. Como não havia registro fotográfico nem descritivo da mesma, o resgate dessas informações foi de vital importância para o sucesso da obra. Na Casa, foram utilizadas técnicas de envelhecimento que transportaram uma obra construída recentemente para o ano de 1940, data de nascimento de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Os móveis e objetos existentes são fiéis à década de 40 e foram adquiridos através de uma pesquisa realizada durante três anos em fazendas, brechós e antiquários. O rádio tocando músicas da época, o fogão à lenha e as lâmpadas de baixa voltagem imprimem uma sensação de volta ao passado. Com aproximadamente 15.000 visitantes em apenas 8 meses de existência, a Casa já recebeu a visita de 28 países além de turistas de todas as regiões do Brasil
foto - ? SEJA…

IGARATINGA / CAPITAL MINEIRA DOS TIJOLOS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE IGARATINGA. CAPITAL MINEIRA DOS TIJOLOS DE CERÂMICA. CIDADE DE GENTE AMIGA
imagem - Thymonthy Becker Comunicação" IGARATINGA TEM 9.264 HABITANTES (IBGE 2010)
QUE NASCE EM IGARATINGA EH: IGARATINGUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARO E FOI FUNDADA EM 1.962

HISTÓRICO OS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIÃO FORAM OS BANDEIRANTES QUE SE DIRIGIAM A PITANGUI, EM SUAS FIXAÇÕES AS MARGEM DIREITA E ESQUERDA DO RIO SÃO JOÃO.
A CIDADE DE IGARATINGA ENCONTRAVA-SE LOCALIZADA DENTRO DA ÁREA DA PROPRIEDADE DOS MATEUS, FAZENDA ESTA QUE FOI ABANDONADA PELOS PROPRIETÁRIOS, SEGUNDO MORADORES ANTIGOS.
SANTO ANTÔNIO DA PEDRA FOI O PRIMEIRO NOME DA CIDADE. POR DECISÃO DOS HERDEIROS, FOI DOADA UMA ÁREA DE VINTE ALQUEIRES PARA A CAPELA DE SANTO ANTÔNIO DA PEDRA, MARCANDO OS LIMITES DA ATUAL CIDADE.
AS PRIMEIRAS FAMÍLIAS QUE CHAGARAM AO LOCAL FORAM A FERREIRA GUIMARÃES, A MENDES E A FAMÍLIA FERREIRA DA SILVA QUE ERA DESCENDENTE DE ESCRAVOS.
A PRIMEIRA ESTRADA CONSTRUÍDA FOI …

FORTE DOS REIS MAGOS / NATAL - Em formato de estrela, o forte ainda preserva os canhões, a capela, poço de água doce e alojamentos

LINHA DO TEMPO DO "FORTE DOS REIS MAGOS" / RIO GRANDE DO NORTE No dia 6 de janeiro de 1598 (Dia de Reis) foi celebrada uma missa para dar início à construção do forte. Trinta anos depois, a obra estava pronta. Na visita, guias mostram os antigos depósitos, alojamentos, canhões e a capela. A fortaleza também abriga o Marco de Touros, de 1501, considerado o mais antigo documento histórico do Brasil. A peça, toda em mármore e com a cruz-de-malta esculpida, teria sido o primeiro marco de posse da Coroa portuguesa no país. A muralha externa da fortaleza tem vista para os recifes da Praia do Forte A Fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de Dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, pelo calendário católico. Em form…

CURVELO / MG - CIDADE MÃE DE INÚMERAS OUTRAS

BEM VINDO A CIDADE DE CURVELO. CIDADE-MÃE DE INÚMERAS OUTRAS. BERÇO DA FACA MAIS ELEGANTE DO BRAZIL. imagem - Tonhão Costa CURVELO TEM 74.219 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM CURVELO EH: CURVELANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1.875 ORIGEM DO NOME O nome da cidade eh uma homenagem ao seu fundador, o Padre Redentorista Antônio de Ávila Curvelo. Na época seu nome era grafado como Corvelo ou Corvello. HISTÓRIA Por volta de 1700, o lugarejo Santo Antônio da Estrada, onde se erigia uma simples capela coberta de folhas, era pouso certo para os viajantes que, vindos do Rio ou de Piratininga, por terra, demandavam a Bahia. Este pouso localizava-se no chamado Alto São Francisco e foi o primeiro núcleo em torno do qual surgiu, mais tarde, um povoado. Um dos primeiros moradores a fixarem-se aí, de quem a tradição guardou o nome, foi o Padre Antônio de Ávila Curvelo, vindo de Morrinhos (hoje, Matias Cardoso) de onde era vigário. O Povoamento da região se em torno da capela, …

EMBU DAS ARTES / SÃO PAULO - Marcada por intensa atividade cultural e artística, com uma rica e importante herança de seus antepassados

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "EMBU DAS ARTES" / SÃO PAULO / BRASIL Bar Buenos Aires, no centro histórico O apelido "das Artes", oficialmente incorporado ao nome da cidade em 2011, faz jus à sua principal atração: as peças de artesanato e antiguidades, vendidas nas lojinhas do Centro Histórico e na feira de domingo. Na loja Engenho Velho encontram-se esculturas do Divino Espírito Santo, quadro com flores de ferro e luminárias de vitral, importadas do Marrocos e da Índia SEJA BEM VINDO A BELA CIDADE DE EMBU DAS ARTES. AQUI PODEMOS VER MESTRES EXPONDO SUAS ARTES NA PRAÇA imagem - Wikipédia População estimada 2016 (1) - 264.448 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 70,398 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 3.412,89 Código do Município 3515004 Gentílico - embuense ORIGEM DO NOME M'BOY QUE TUPI SIGNIFICA COBRA ORIGINOU A CORRUPTELA EMBU, ASSIM DENOMINADO A ALDEIA QUE, SEGUNDO VERSÃO POPULAR, SURGIU DEVIDO A QUANTIDADE DE COBRAS EXISTENTES. Gentílico: embuense HIST…