Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

CARACARAÍ / RORAIMA - A "Cidade Porto" tem Corredeiras, Hotel de Selva, Estação Ecológica, Parques Ambientais e grande Potencial Agrícola




LINHA DO TEMPO DE "CARACARAÍ" / RORAIMA / BRASIL
Caracaraí é conhecida como “Cidade-Porto” por ter o maior movimento fluvial do estado de Roraima. A cidade nasceu como um local de embarque de gado para a capital amazonense. Os animais desciam até a boca da estrada, onde se iniciam as Corredeiras do Bem-Querer. Ali eram desembarcados e tangidos até um curral no porto municipal, onde eram embarcados para Manaus. As mercadorias vindas de Manaus, que tem como destino Boa Vista faziam este caminho em sentido inverso, e isso desenvolveu o lugar. O Aeroporto de Caracaraí possui a quarta maior pista de pouso da Amazônia Ocidental, com 2.500 metros de extensão, concluída pela Comissão de Aeroportos da Amazônia. A navegabilidade de Caracaraí a Manaus pelo baixo rio Branco é maior do que em outros pontos a Norte (ainda que grandes embarcações tenham dificuldades durante as fortes secas). As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte") cruzam-se no município, sendo que no trecho de 130 km entre a sede municipal e a vila de Novo Paraíso as duas seguem sobrepostas. Nas proximidades da cidade é possível observar a famosa Ponte José Vieira de Sales Guerra sobre o rio Branco. 
foto - PMC
População estimada 2016 (1) - 20.537 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 47.408,903 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 0,39 
Código do Município 1400209 
Gentílico - Caracaraiense
HISTÓRICO
Surgiu de um local de descanso de condutores de gado, do antigo município de Moura, cujas terras deram origem ao território de Roraima.
ORIGEM DO NOME
O nome é uma alusão a um pequeno gavião que habita a região.
foto - ?
A CIDADE
Caracaraí fica distante de Boa Vista 134 Km, região Centro-Sul do Estado. A população é de 19.981 habitantes. É o município mais antigo de Roraima, depois da Capital. Surgiu como descanso bovino, cujos rebanhos vinham do Estado do Amazonas de balsa.
foto - ?
Banhado pelo rio Branco, que é traspassado por uma ponte na comunidade de Vista Alegre, se tornou município em 1955. Também passa na sede do município a principal rodovia do Estado, a BR-174, que corta o Estado a partir da divisa com o Amazonas, no Sul do Estado, em direção ao Norte, chegando à fronteira com a Venezuela.
foto - ?
A cidade conta com um suporte de petróleo que abastece a sede e algumas vilas da região. Conta com uma rede turística, como as corredeiras do Bem-Querer, hotel de selva Água Boa do Univini, Estação Ecológica de Niquiá e Estação Ecológica de Caracaraí. As principais vilas são: Vista Alegre, Vila Petrolina do Norte, Vila São José e Novo Paraíso.
foto - ?
CARACARAÍ 
O município de Caracaraí apresenta perspectivas agrícolas positivas, onde estão assentadas cerca de 557 famílias de pequenos produtores. Além da atividade agrícola, existe uma intensa atividade comercial baseada em produtos de fabricação caseira. A aptidão agrícola do município, segundo as condições climáticas, possibilita o cultivo de inúmeras culturas. Mas, considerando os hábitos da população, predominam as culturas de arroz, feijão, milho, mandioca e pastagens. A combinação de fatores físicos e o atraso tecnológico resultam num processo de ocupação do espaço baseado na agricultura de subsistência e no desenvolvimento da pecuária semi-extensiva, implicando em baixos níveis de rendimento e produtividade. O potencial para implantação de projetos voltados para o aproveitamento racional dos recursos naturais não podem ser desprezado. A expansão da área cultivada com produtos tradicionais (arroz, feijão, milho e mandioca) e a diversificação da lavoura, introduzindo-se culturas de alto valor comercial, são fatores a serem considerados. O município tem na pesca uma grande vocação natural, sendo o maior produtor do Estado. Para a diversificação da matriz produtiva, existem perspectivas favoráveis ao desenvolvimento de culturas de ciclo curto (maracujá, abacaxi, melancia e outras).
foto - PMC
ALGUNS DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS
PARQUE NACIONAL VIRUÁ
O Parque Nacional do Viruá foi criado com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica que ocorrem ao sul de Roraima, permitindo também a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico. O parque está localizado no município de Caracaraí (RR) e desde 1998 protege mais de 200.000 ha de um tipo de vegetação de transição entre a floresta densa e o cerrado, conhecido como lavrado na região.
foto - Tietta Pivatto
foto - Antônio Luddovico
O nome do parque vem do igarapé que nasce em seu interior. A área compreende uma vasta superfície praticamente plana, com predomínio de solos arenosos e mal drenados, com grande quantidade de lagoas. Na parte norte existe alguns morros com altitudes modestas, de aproximadamente 300 m. Ao longo da extensão oeste, delimitada pelo Rio Branco, há ocorrência de planícies inundáveis, situação observada também na porção sul, ao longo do Rio Anauá. O clima é quente e úmido na maior parte do ano, mas apresenta uma estação seca entre os meses de setembro a março.
foto - Antônio Luddovico
foto - Antônio Luddovico
PARQUE NACIONAL SERRA DA MOCIDADE
A área do parque foi doada ao IBAMA pelo Ministério do Exército. O lugar é uma das regiões com maior diversidade biológica da Amazônia, pois fica entre dois biomas distintos: terrenos sazonalmente alagáveis da bacia do Rio Branco e trechos de terra firme sobre rochas Pré-Cambrianas. A beleza cênica existente nos 350.960 mil hectares da reserva deu o nome do parque. Criado em 1998, o parque faz divisa com a reserva dos povos indígenas Yanomami. A unidade fica no município de Caracaraí, em Roraima.
foto - Taylor Nunes
Para chegar, o acesso é feito em Boa Vista pela BR-174 seguindo mais 130 km de estrada asfaltada até Caracaraí. Chegando em Caracaraí, deve-se pegar a margem direita do rio Branco até o rio Água Boa do Univini, e navegar por aproximadamente cinco horas de barco. 
foto - Taylor Nunes
CORREDEIRAS DO BEM QUERER.
Fica à margem direita do Rio Branco, principal manancial de água potável de Roraima. 
As pessoas podem apreciar o ecossistema formado por pedras que dão a impressão de um mundo pré-histórico, principalmente se for no período de verão, quando as águas baixam (de setembro a março) e os blocos imensos “brotam” das águas e desafiam a explorá-los.
foto - ?
foto - ?
Caminhar por cima dessas pedras é uma opção para quem quiser se aventurar no período de verão, mas é preciso cuidado, pois entre os blocos imensos existem pedras cortantes ou que se soltam e podem pegar de surpresa os mais desavisados.
foto - ?
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE CARACARAÍ POR FOTOS
Agência do Banco da Amazônia (Basa)
foto - Taylor Nunes
Agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal 
foto - Taylor Nunes
Estação Rodoviária
foto - Renato Lins
foto - Taylor Nunes
Universidade Estadual de Roraima, Campos de Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
Estádio de Futebol de Caracaraí, Roraima
foto - Vital Rodrigues
Defensoria Pública de Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
Capitana dos Portos em Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
Matriz de Nossa Senhora do Livramento em Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
Assembleia de Deus Novo tempo em Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
foto - ?
Sede Da prefeitura Municipal (Poder Executivo) em Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
foto - Hudson Andrey
Área portuária de Caracaraí, Roraima
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Jeav
foto - Jeav
foto - ?
Rio Branco em Caracaraí, Roraima
foto - ?
foto - ?
foto - ?
O Carnaval de Caracaraí, Roraima eh considerado um dos melhores de Roraima. Aqui a preparação das Barraquinhas onde os foliões poderão fazer um lanche rápido
foto - PMC
foto - PMC
Um Monumento no final de Orla de Caracaraí, Roraima
foto - PMC
foto - Hudson Andrey
Plataforma no porto em Caracaraí, Roraima
foto - ?
Ponte sobre o Rio Branco em Caracaraí, Roraima
foto - ?
Parque infantil em Caracaraí, Roraima
foto - PMC
foto - PMC
Praça no final da Orla em Caracaraí, Roraima
foto - PMC
foto - PMC
Pier
foto - Hudson Andrey
foto - Salles Neto
foto - ?
foto - PMC
foto - PMC
foto - ?
foto - ?
foto - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / SUGESTÕES
HOTEL LUMINAR
Localizado em Caracaraí , o Hotel Luminar tem uma equipe muito hospitaleira. Para sua comodidade o Hotel Luminar dispõe de estacionamento privativo e Wifi gratuito para os hóspedes.
O hotel tem um padrão simples e possui um restaurante para melhor lhe servir. Todos os quartos deste hotel são equipados com ar-condicionado e TV.
Como forma de pagamento você poderá usar o seu cartão de crédito e débito.
foto - Hildfran Angelim
Endereço
Av Senador Hélio Campos, S/nr, Caracaraí/RR, CEP: 69360-000, Brasil
Telefone: (95) 3532-1042
Comodidades
Wifi
TV a Cabo
Restaurante
Lavanderia
Estacionamento privativo
Ar condicionado
Frigobar
Aceita Cartão de Crédito
foto - Divulgação
HOTEL ESTRELA
Nossos apartamentos são novos, simples mais aconchegantes, dispõe de: TV a cores, Ar condicionado e Frigobar, estacionamento privado e café da manhã. Além do mais você será bem atendido, com todo carinho e respeito que temos por nossos clientes.
foto - Hildfran Angelim
foto - Divulgação
Endereço
Rua: Maria Paulina, 275 - São José Operário - Caracaraí, RR
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO



fonte / fotos = ferias.tur.br / IBGE / Portal da Prefeitura Municipal / Thymonthy Becker / roraimadefato.com / Divulgação / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MERCÊS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE MERCÊS. UMA CIDADE ABENÇOADA  foto - Thymonthy Becker Communication HISTÓRIA
Os primitivos habitantes da região, até fins do século XVII, eram índios da tribo dos goitacases, senhores do Rio Paraíba e seus afluentes. Forçados pelo avanço da civilização ou por fatores outros, foram esses primitivos habitantes subindo em direção às nascentes do rio, dispersando-se em aldeamentos vários. Os primeiros desbravadores a travar conhecimento com esses indígenas denominaram-nos croatas, caiapós e pombas. Esse último nome coube às tribos que se adornavam com penas dessas aves e estendeu-se a toda a região, inclusive ao rio que, ainda hoje, é por ele conhecido. ″Região do Pomba″ foi, pois, a primeira denominação a abranger todo o extenso território onde surgiu o município de Pomba, do qual o povoado de Mercês veio a ser distrito, em 1841. Dos primeiros moradores brancos a se fixarem no distrito de Nossa Senhora das Mercês do Pomba, guardou a tradição o nome de um tal…

FRUTAL / MG

AQUI A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO CARMOcopyrigth "Altemiro Olinto Cristo"
ESTA FOI A PRIMEIRA IGREJA DA CIDADE, ONDE TUDO COMEÇOU.
VEJA QUE ELA TEM UM ESTILO EUROPEU.
ALÉM DE FAZER PARTE DE UMA PAISAGEM BELÍSSIMA.

ESTA EH A BELA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.
copyrigth "Altemiro Olinto Cristo"
A ARQUITETURA EH SIMPLES. NO ESTILO MAIS TRADICIONAL. A TORRE UM POUCO DIFERENCIADA.

CONHEÇA MINAS NUM CLIK. ACESSE:

PIRAPORA / MG - MARGEADA PELO VELHO CHICO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO. O PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO. imagem - Jadir F. PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912 ORIGEM DO NOME O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto). HISTÓRIA O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-…

FAMA / NAS MARGENS DO MAR DE MINAS

BEM VINDO A CIDADE FAMA. NO LAGO DE FURNAS
imagem - ?
AQUI CHEGANDO NA CIDADE
imagem - Pedro Pinto
FAMA TEM 2.350 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM FAMA EH: FAMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.949

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

EMBU DAS ARTES / SÃO PAULO - Marcada por intensa atividade cultural e artística, com uma rica e importante herança de seus antepassados

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "EMBU DAS ARTES" / SÃO PAULO / BRASIL Bar Buenos Aires, no centro histórico O apelido "das Artes", oficialmente incorporado ao nome da cidade em 2011, faz jus à sua principal atração: as peças de artesanato e antiguidades, vendidas nas lojinhas do Centro Histórico e na feira de domingo. Na loja Engenho Velho encontram-se esculturas do Divino Espírito Santo, quadro com flores de ferro e luminárias de vitral, importadas do Marrocos e da Índia SEJA BEM VINDO A BELA CIDADE DE EMBU DAS ARTES. AQUI PODEMOS VER MESTRES EXPONDO SUAS ARTES NA PRAÇA imagem - Wikipédia População estimada 2016 (1) - 264.448 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 70,398 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 3.412,89 Código do Município 3515004 Gentílico - embuense ORIGEM DO NOME M'BOY QUE TUPI SIGNIFICA COBRA ORIGINOU A CORRUPTELA EMBU, ASSIM DENOMINADO A ALDEIA QUE, SEGUNDO VERSÃO POPULAR, SURGIU DEVIDO A QUANTIDADE DE COBRAS EXISTENTES. Gentílico: embuense HIST…

SALVADOR / BAHIA - Mais que a natureza, o homem fez de salvador lugar especial, nos museus, gastronomia, hospitalidade e a beleza das construções históricas

LINHA DO TEMPO DE "SALVADOR" / BAHIA / BRASIL A cidade nasceu como protagonista do país: em 1549 foi declarada a primeira capital do Brasil. Claro, a localização era estratégica para os europeus – mas não há dúvida de que as belezas naturais também arrebataram os navegantes. Difícil até hoje não se impressionar com a paisagem das praias do norte, como Itapuã, eternizada por Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Toquinho, ou mesmo da orla central, onde fica a Praia da Barra, famosa por seu farol. Mais que a natureza, o homem fez de Salvador lugar especial, na beleza das construções históricas, museus, gastronomia e hospitalidade. Vagar sem pressa pelo Pelourinho, circulando entre museus, ateliês e igrejas do Centro Histórico, é passeio obrigatório. Assim como se aventurar pelos acarajés, abarás e moquecas, sabores fortes que só a Bahia tem. UM DIA PERFEITO Comece a manhã percorrendo os corredores do Mercado Modelo, e suba pelo Elevador Lacerda para encontrar a atração número um da…

PORTEIRINHA - A CIDADE DAS MONTANHAS

BEM VINDO A CIDADE DE PORTEIRINHA
foto - ?
PORTEIRINHA TEM 37.627 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCEM EM PORTEIRINHA EH: PORTEIRINHENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 17 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.938 ORIGEM DO NOME 

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

MINAS GERAIS / BRASIL - UM ESTADO MÚLTIPLO, ÚNICO, COM 853 MUNICÍPIOS QUE SE DESENVOLVERAM SEM PERDER A RIQUEZA CULTURAL, HISTÓRICA SE TORNANDO GRANDES ATRATIVOS TURÍSTICOS

LINHA DO TEMPO DE MINAS GERAIS / BRASIL - TIMELINE VENHA VIVER MINAS GERAIS  Minas Gerais é um estado múltiplo, completo e único. Todos os seus 853 municípios cresceram e se desenvolveram sem perder sua riqueza cultural e histórica e se tornaram grandes atrativos turísticos. A mesa mineira, “onde sempre cabe mais um”, é a maior marca da hospitalidade do povo do Estado. Para conhecer Minas Gerais, não basta apenas ouvir falar, ler ou se informar. E quem quiser comprovar, será muito bem-vindo! 
Uberaba O Estado detém cerca de 60% do patrimônio histórico nacional. As cidades centenárias narram a grandiosidade da história do Brasil. Minas também é um imenso palco de manifestações artísticas, exportadas nacional e internacionalmente. Em Minas você encontrará destinos ideais para relaxar e cuidar do corpo e da mente. Entrar em contato com costumes, pessoas e lugares que valorizam a harmonia e o bem-estar. Viver Minas Gerais é muito mais que uma simples viagem turística, é estabelecer uma vivênc…