Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

OURO FINO / MINAS GERAIS - Patrimônio arquitetônico invejável, ruas de paralelepípedo, os detalhes dos casarões centenários na cidade do Menino da Porteira




LINHA DO TEMPO DE "OURO FINO" / MINAS GERAIS / BRASIL
BEM VINDO A NOSSA CIDADE / BEM VINDO AO MENINO DA PORTEIRA
foto : Fabrício de Souza Menegildo
População estimada 2016 (1) - 33.557
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 533,714
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 59,15
Código do Município 3146008
Gentílico - Ouro-Finense
HISTÓRICO 
Ouro Fino 
Minas Gerais - MG 
Histórico 
No ano de 1746, os bandeirantes aportaram na região do Vale do Sapucaí, que compreende atualmente o sul de Minas Gerais e o leste de São Paulo, em busca de ouro, pois supunha-se que as jazidas estavam abundantes. Um destes bandeirantes, o sertanista Ângelo Batista, natural de Pindamonhangaba (SP), descobriu ouro nos ribeirões de Ouro Fino, Santa Izabel e São Paulo. Começou, então, uma disputa entre as capitanias de Minas e São Paulo pela posse da região. 
O Guarda-mor (nome dado ao responsável pela região), regente do Sapucaí, Francisco Martins Lustosa, português de origem, fundou o arraial de Ouro Fino. E edificou a Capela de São Francisco de Paula, que acabaria por ser elevada a paróquia em 8 de março de 1749. Essa elevação se deu por iniciativa do governador do Bispado de São Paulo, D. Luiz de Mascarenhas, ao qual estava vinculada a região no período, e que dava todo o apoio ao Guarda-Mor, no sentido de garantir posse para a capitania de São Paulo. 
Porém, os limites entre as capitanias de Minas Gerais e São Paulo não estavam bem definidos. Em setembro daquele mesmo ano, a então novíssima Ouro Fino já passara a pertencer ao território mineiro, por ordem do rei de Portugal, D. João V, atendendo à solicitação do regente de Minas, Gomes Freire de Andrade. Temendo represálias da antiga administração, Lustosa mudou-se para a atual cidade de Curitiba (PR), onde faleceu. Em 16/03/1973, suas cinzas foram transladadas para Ouro Fino. 
O arraial de Ouro Fino ficou sob jurisdição da vila de São João Del Rey e depois, em 1799, da vila de Campanha. Em 1831, foi criado o município de Pouso Alegre, ficando Ouro Fino pertencente a ele, como distrito, até 22 de julho de 1868, quando foi elevado à condição de vila. Tal situação durou até 4 de novembro de 1880, quando foi elevada à categoria de cidade. Em 16 de março de 1881, ocorreu a instalação da Câmara Municipal e foi eleito seu primeiro presidente. Estabelecidas, então, as condições necessárias para a criação da Comarca, fato que se confirmou em 4 de novembro de 1888, mas só foi oficialmente instalada no governo republicano, em 26 de setembro de 1890. O município de Ouro Fino englobou também os distritos de Campo Místico (atual Bueno Brandão), Jacutinga e Monte Sião, que, posteriormente, tornaram-se emancipados.
A principal praça de Ouro Fino, Minas gerais
foto - ?
OURO FINO
Uma típica cidade mineira, com belas paisagens e povo hospitaleiro, Ouro Fino clima agradável com verão chuvoso e ameno e período seco no inverno, com noites e madrugadas frias. Ouro Fino está situada numa região montanhosa, sendo cortada por vales, com altitudes variando entre 997 e 1591 metros. Ainda hoje as grandes plantações de café fazem das montanhas ourofinenses belas paisagens a serem admiradas, gerando emprego e mantendo a população rural.
Há mais de um século, Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável, ruas de paralelepípedos e detalhes de casarões centenários. 
Centro da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
OURO FINO HOJE
Integrando o próspero Circuito das Malhas, o antigo arraial que possuía ouro cresceu e conquistou posição de destaque no país. As razões são muitas. O impulso inicial se deu no início do século passado, quando a cafeicultura proporcionou seu primeiro grande salto econômico. O forte era plantar café e ainda hoje as grandes plantações fazem de suas montanhas belas paisagens a serem admiradas, gerando emprego e mantendo a população rural.
Escola Cel. paiva
foto - ?
De rico município agrícola há mais de um século, Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável. As ruas de paralelepípedos, os detalhes dos casarões centenários e o cuidado com sua história fizeram com que a cidade se transformasse em Município Prioritário ao Desenvolvimento do Turismo, chancelado pela EMBRATUR, em 1997 e 1999. Mas um pouco antes disso, quando o cantor Sérgio Reis gravou a canção "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira e Luizinho, a cidade ganhou fama nacional. 
Quem não se lembra dos versos: "Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino, de longe eu avistava a figura de um menino" ...
foto - ?
Hoje quem chega à cidade também avista de longe a figura de um menino. Trata-se de um monumento esculpido em concreto, medindo dez metros de altura e pesando dez toneladas. Fazem parte da mega escultura a famosa porteira e o sorridente menino que transformaram Ouro Fino em celebridade nacional.
O Berrante que também faz parte da música setaneja e virou símblo de Ouro Fino, Minas gerais
foto - globo.com
Por todas essas razões, econômicas e culturais, a cidade se tornou um forte pólo turístico do Sul de Minas e o número de visitantes cresce a cada dia. Muitos deles querem boas compras, encontrando na indústria de malhas local uma excelente opção para se comprar direto das fábricas. Hoje a cidade já é procurada por atacadistas que encontram um comércio em franco crescimento.
O boi sem coração também eh o síblo da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - uol.com.br
A industrialização - sem perda da qualidade de vida -, o potencial turístico do município e a localização privilegiada, bem próxima dos grandes centros urbanos (São Paulo e Campinas), fazem com que Ouro Fino seja cidade de destaque no atual contexto brasileiro.
Estação Ferroviária
foto - ?
As belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios e a imponente Pedra do Itaguaçú, com fauna e flora preservadas proporcionaram, nos últimos anos, a prática do ecoturismo. Trilhas, cavalgadas e passeios por esta bela Ouro Fino vão deixar saudade. Experimente.
Experimentando, visite também a Igreja Matriz, antiga igreja erguida em homenagem a São Francisco de Paula, que abriga o Museu de Arte Sacra, único museu sacro do Sul de Minas.
Plantação de Café eh um dos atrativos turísticos e fonte de renda de Ouro Fino, Minas Gerais 
foto - ?
MENINO DA PORTEIRA
O Monumento do Menino da Porteira está localizado na entrada principal da cidade, na Rodovia MG-290. Ele pode ser visitado e fotografado pelos turistas. Monumento em homenagem a música que divulgou Ouro Fino através da autoria de Teddy Vieira e Luizinho.
Endereço: MG-290 entrada de Ouro Fino
O Menino da Porteira da música sertaneja que virou símbolo da cidade de Ouro Fino, Minas gerais
foto - Fabrício de Souza Menegildo
CASA DO CAFÉ COM LEITE
Fazem parte também do turismo cultural da cidade, a Casa do Café com Leite, como é conhecida popularmente, é um dos importantes monumentos da história da política mineira e até nacional. Por trás de sua fachada, de características ecléticas, com predominância neo renascentista, o prédio foi palco da assinatura do pacto do café com leite, firmado entre o representante do Estado de São Paulo, Cincinato Braga, e o presidente do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, em 1913. O pacto representou a aliança dos dois estados, garantindo um revesamento na Presidência da República entre candidatos de São Paulo e de Minas Gerais, que durou até 1930, quando Getúlio Vargas foi eleito presidente. Construído no século XIX, por um imigrante italiano, o casarão foi doado por seu proprietário para a Loja Maçõnica Deus e Caridade, em 1898, quando o dono voltou para a Itália. Em 1908, o imóvel foi vendido para Francisco Ribeiro da Fonseca, que era cunhado do presidente de Minas, Júlio Brandão. No casarão, morou por muitos anos a família de Francisco Fonseca.
Endereço: Rua Senador Julio Brandão
Nesta casa foi assino o Tratado "Café com Leite" entre São paulo e Minas Gerais, fica na cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
PEDRA DO ITAGUAÇU
A imponente Pedra do Itaguaçu, a 15 Km da área urbana da cidade e altitude de 1500 metros, possui uma vista impressionante de grande parte da região e é um dos lugares mais belos para se visitar em Ouro Fino. Outro lugar incrível da cidade de onde pode-se ter uma visão panorâmica das montanhas e das cidades vizinhas é a Serra da Ventania, a 1600 metros de altude. Amantes do turismo ecológico se satisfazem com as belezas inigualáveis do lugar com fauna e flora preservadas, um verdadeiro paraíso ecológico.
A Pedra do Itaguaçu eh o ponto mais alto da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais, de onde pode se ter uma visão das Montanhas ao redor
foto - ?
foto - ?
SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Uma das paróquias mais antigas de Minas Gerais. Sua construção teve início em 1927, substituindo uma rústica capela erguida em homenagem a São Francisco de Paula, por volta de 1746, que deu origem ao município. A Igreja apresenta uma mescla de estilos da arquitetura religiosa, com predominância do estilo românico e alguns elementos do gótico francês.
foto - Ícaro Brasil
foto - ?
foto - ?
foto -  Roberta Soriano
foto -  Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
CAPELA DO SANTÍSSIMO
Localizada n o interior da Igreja Matriz, a capela é decorada com vitrais, pinturas sacras na parede lateral e no teto e anjos guardiões talhados em madeira datados de aproximadamente um século.
foto - ?
CASA DO MENINO DA PORTEIRA
Caso construída com o objetivo de divulgar a cidade
Endereço: MG-290 entrada de Ouro Fino
A casa do Menino da Porteira eh também a Secretaria de Turismo e Cultura em Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
SANTO CRUZEIRO E EVANGELISTAS
O Santo Cruzeiro cercado pelos evangelistas: São Lucas (Norte), São Marcos (Sul), São João(Leste) e São Mateus (Oeste), sustentados sobre colunas, simbolizam um Templo Aberto, emanando proteção para toda a cidade. Inauguração:29/12/2001 - Autor da Obra: Maneco de Gusmão
Endereço: Próximo a entrada da cidade
foto - ?
BARONESA
Primeira Máquina utilizada na pavimentação das rua de Ouro Fino no ano de 1938. Inaugurada em 1980.
Endereço: Praça Paulino Paulini
Esta foi a primeira máquina de pavimentação de Ouro Fino, Minas gerais e hoje eh um Monumento na Cidade
foto - ?
SERRA DA VENTANIA
Da Serra da Ventania, a 1600 metros de altitude, pode-se ter uma visão panorâmica das montanhas e das cidades vizinhas . Tratam-se de um paraísos ecológicos pela fauna e flora preservadas e pelas belezas inigualáveis, fatores que satisfazem os amantes do turismo ecológico.
foto - ?
PARQUE ECOLÓGICO
Trilhas em meio a vegetação e locais para a prática exercícios físicos ou de atividades para descanso e relaxamento podem ser encontradas, e curtidas com o único preço de preservação e respeito a natureza, facilmente acessíveis na parte urbana do município.
Endereço: Rua Pedro José de Melo
foto - ?
foto - ?
foto - ?
RECANTO DOS LAGOS
Composto de dois lagos é muito frequentado por ser um local de contato direto com a natureza, por ter uma grande extensão é utilizado por pessoas que gostam de fazer caminhadas e exercícios físicos. Também no Recanto dos Lagos fica situado o Parque da Longevidade José Palomo Roble.
Endereço: Bairro Palomos
foto - ?
MONUMENTO JULIO BUENO BRANDÃO
Júlio Bueno Brandão (Ouro Fino, 11 de julho de 1858 à Rio de Janeiro, 21 de março de 1931) foi um político brasileiro. Governou por duas vezes o estado de Minas Gerais durante a República Velha. Lema: "Prefiro Cair com Minas a cair em Minas".
Endereço: Praça Dr. Claudino
foto - ?
foto - ?
PRAÇA DR. CLAUDINO
A Praça Doutor Claudino, reformada no ano de 1969, exibe um belo cenário situado logo à frente do Santuário de São Francisco de Paula com a fonte sonoro luminosa e os jardins de flores e árvores com inclusive um exemplar de Pau Brasil.Ponto de encontro da maioria do cidadãos que querem aproveitar um fim de tarde espetacular e uma noite bonita e tranquila, a "Praça da Matriz" é, e sempre foi um dos pontos que não pode-se deixar de conhecer numa vinda a Ouro Fino.
Endereço: Próximo ao Santuário de Ouro Fino
foto - ?
TURISMO ECOLÓGICO E ESPORTES DE AVENTURA
foto - ?
Tirolesa na Fazenda Itaguaçu
foto - Pedro Ivo Prates
Canoagem
foto - ?
Cavalgada
foto - ?
Motocross
foto - ?
Off-road
foto - ?
Paraglider
foto - ?
Trekking
foto - ?
Trilha de bike
foto - ?
CACHOEIRA DO TABOÃO
A Cachoeira do Taboão, situada aos pés da Serra do Cervo, a 18 km da cidade, passando pelo distrito de Crisólia, é um local de extrema beleza, onde pessoas das mais variadas idades vão para se refrescar e, além de tudo, contemplar a beleza que a natureza proporciona.
Endereço: Bairro Cervo
foto - ?
foto - ?
FAUNA E FLORA
A fauna e flora preservadas ds belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios, proporcionam a prática do ecoturismo na cidade. Trilhas, cavalgadas e passeios pela bela Ouro Fino prometem aventura, diversão e momentos de intenso contato com a natureza. A Cachoeira do Taboão, por exemplo, situada aos pés da Serra do Cervo, a 18 km da cidade, passando pelo distrito de Crisólia, é um local de extrema beleza que atrai diversas pessoas em busca da tranquilidade de um lugar onde se pode refrescar e contemplar a natureza.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO DE OURO FINO
foto - ?
PRAÇA CHICO XAVIER
foto - ?
PRAÇA DA BARONESA
foto - ?
PRAÇA DR, CLAUDINO 
foto - ?
foto - ?
foto - ?
MONUMENTO A JOSÉ DE ALENCAR
foto - ?
MONUMENTO A CARLOS GOMES
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ESTE É O PARQUE ECOLÓGICO DE OURO FINO. UMA ÁREA PRESERVADA, E ÓTIMA PARA PASSEIOS TURÍSTICOS
foto - ?
AQUI, A SEDE DA FAZENDA OURO FINO. ESTE PATRIMÔNIO PRECISA SER PRESERVADO
"UM POVO QUE NÃO CONHECE SEU PASSADO, NÃO SABE O POVO QUE EH"
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
QUE VIDA BOA
foto - ?
LAGO DAS 10 LAVADEIRAS
foto - ?
HOTEL FAZENDA
foto - ?
A ZONA RURAL DE OURO FINO
foto - ?
TER UMA CASINHA BRANCA DE VARANDA, COM QUINTAL E MATO VERDE, PRA PLANTAR E PRA COLHER.
foto - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM 
HOTEL FAZENDA OURO PARK 
Hotel Fazenda Ouro Park está localizado em Ouro Fino e possui mini golfe e serviço de transporte gratuito. Este hotel fornece aos hóspedes mesa de sinuca, piscina descoberta e salão de jogos. 
Hóspedes do Hotel Fazenda Ouro Park têm acesso a uma variedade de atividades externas, incluindo cavalgada e pesca. O hotel também disponibiliza karaoke. 
Hotel Fazenda Ouro Park tem 30 quartos oferecendo o necessário para garantir uma estadia confortável. 
Hóspedes podem acordar um café da manhã toda manhã no Hotel Fazenda Ouro Park.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
POUSADA BRASIL COLONIAL 
A Pousada Brasil Colonial oferece instalações aconchegantes num ambiente descontraído, nossos funcionários estão preparados para lhe atender com cortesia e qualidade nos serviços. 
Situada no centro comercial da cidade, próxima a bancos, prefeitura e outros estabelecimentos. Sua localização facilita a vida de quem viaja a trabalho, mas se sua viagem for a lazer, aproveite para conhecer as diversas atrações da região como cachoeiras, montanhas, construções históricas, o comércio de malhas de lã, bares, restaurantes e o carismático povo ouro-finense.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
HOTEL FAZENDA  MENINO DA PORTEIRA
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA OFICIAL DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO OFICIAL DA CIDADE DE OURO FINO
O ÚLTIMO QUE SAIR, FECHA A PORTEIRA.
foto - ?

VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / turismosuldeminas.com.br / guiaourofino.com / Divulgação / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

TOMBOS - NAS QUEDAS DA CACHOEIRA

BEM VINDO A CIDADE DE TOMBOS. ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
TOMBOS TEM 9.537 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM TOMBOS EH: TOMBOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

PARAOPEBA / CAPITAL NACIONAL DO QUIABO

BEM VINDO AO MAR AZUL. MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PARAOPEBA
foto - Thymonthy Becker
Afirma a tradição que foi o Cel. Marques, donatário da Sesmaria, que ao deparar-se com uma onça no meio da mata, indefeso e julgando-se perdido, ele, como católico e de fé, ajoelhou-se e fez uma prece a Nossa Senhora do Carmo rogando que, se sua vida fosse salva, mandaria construir uma capela em sua honra.
O animal não o atacou e ele se retirou são e salvo. Posteriormente, ele voltou e cumpriu a promessa, fazendo construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora do Carmo (Padroeira de Paraopeba).
Aos poucos, por ser um local de passagem obrigatória dos tropeiros que conduziam boiadas para o sertão da Bahia, foram surgindo algumas casas em torno da capela e o lugar passou a ser chamado de Nossa Senhora do Tabuleiro Grande. Tabuleiro Grande porque tabuleiro era o nome com que os antigos costumavam caracterizar os pontos mais ou menos elevados e de vastas superfícies planas do sertão e na l…

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

JEQUITIBA / CAPITAL MINEIRA DO FOLCLORE

BOM DIA. BEM VINDO A JEQUITIBÁ. CIDADE DE GENTE FELIZ
copyrigth "Ralj"
JEQUITIBA TEM HOJE 5.153 HABITANTES. QUEM NASCE EM JEQUITIBA É: JEQUITIBAENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,692 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1949 HISTÓRIA
Bandeirantes, buscando ouro pedras preciosas ou terras férteis para cultura, atingiram a região onde se localiza o município. Em 1670, chegava ao local, procedente de Sabará, um sertanista de barbas longas e brancas conhecido pelo nome de "Borba Gato". Veio pelo rio das Velhas, trazendo escravos e índios mansos e ao encontrar um lugar aprazível nele, fixou-se. O lugar ficava à margem de uma lagoa, próximo à foz do ribeirão Jequitibá, naquele rio. A capital de Minas quase foi transferida de Ouro Preto para Jequitibá, em 1867. O deputado Agostinho Francisco de Souza Paraíso conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa da província uma lei transferindo a capital de Ouro Pr…

PARACATU / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS
imagem - Revoredo

PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728
ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
HISTÓRIA

Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de São Paulo com objetivos de conquista, não …

PEDRO LEOPOLDO - TERRA NATAL DO MÉDIUM CHICO XAVIER

BEM VINDO A CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO. TERRA NATAL DO JOGADOR DIRCEU LOPES
foto - ?
PEDRO LEOPOLDO TEM 58,740 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PEDRO LEOPOLDO EH: PEDRO LEOPOLDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.924
ORIGEM DO NOME

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

JORDÂNIA

BOM DIA / BEM VINDO A JORDÂNIA. CIDADE BAHIAMINAS foto - ? Jordânia fica na região do vale do Jequitinhonha O primeiro nome da região foi Palestina, tendo pertencido ao município de Vigia, hoje, Almenara.  Em 1948, passa a município, já com a denominação de Jordânia. A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO É DE 10.319 HABITANTES (IBGE 2010) O primeiro bairro da cidade é o BEIRA RIO A primeira residência construída foi feita pelo Sr. Lídio Figueiredo, conhecida pela casa de seu Gulino, na antiga rua do Gavião, em homenagem ao seu construtor. Rua do Gavião, devido aos antigos dizerem que existia um enorme gavião feito de massa de cimento, em cima dessa casa, o qual vinham muitos curiosos para verem. FORAM REALIZADOS EM JORDÂNIA, ATÉ O MOMENTO, 29 CASAMENTOS. NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO ATÉ ENTÃO. JORDÂNIA POSSUI 05 PRÉ-ESCOLAS 02 DE ENSINO MÉDIO 18 DE ENSINO FUNDAMENTAL AQUI, A ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE foto - ? A região Pastoril de Almenara, onde se situa o município, foi desbravada entre 1550 e 1600 por band…