Pular para o conteúdo principal

OURO FINO / MINAS GERAIS - Patrimônio arquitetônico invejável, ruas de paralelepípedo, os detalhes dos casarões centenários na cidade do Menino da Porteira




LINHA DO TEMPO DE "OURO FINO" / MINAS GERAIS / BRASIL
BEM VINDO A NOSSA CIDADE / BEM VINDO AO MENINO DA PORTEIRA
foto : Fabrício de Souza Menegildo
População estimada 2016 (1) - 33.557
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 533,714
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 59,15
Código do Município 3146008
Gentílico - Ouro-Finense
HISTÓRICO 
Ouro Fino 
Minas Gerais - MG 
Histórico 
No ano de 1746, os bandeirantes aportaram na região do Vale do Sapucaí, que compreende atualmente o sul de Minas Gerais e o leste de São Paulo, em busca de ouro, pois supunha-se que as jazidas estavam abundantes. Um destes bandeirantes, o sertanista Ângelo Batista, natural de Pindamonhangaba (SP), descobriu ouro nos ribeirões de Ouro Fino, Santa Izabel e São Paulo. Começou, então, uma disputa entre as capitanias de Minas e São Paulo pela posse da região. 
O Guarda-mor (nome dado ao responsável pela região), regente do Sapucaí, Francisco Martins Lustosa, português de origem, fundou o arraial de Ouro Fino. E edificou a Capela de São Francisco de Paula, que acabaria por ser elevada a paróquia em 8 de março de 1749. Essa elevação se deu por iniciativa do governador do Bispado de São Paulo, D. Luiz de Mascarenhas, ao qual estava vinculada a região no período, e que dava todo o apoio ao Guarda-Mor, no sentido de garantir posse para a capitania de São Paulo. 
Porém, os limites entre as capitanias de Minas Gerais e São Paulo não estavam bem definidos. Em setembro daquele mesmo ano, a então novíssima Ouro Fino já passara a pertencer ao território mineiro, por ordem do rei de Portugal, D. João V, atendendo à solicitação do regente de Minas, Gomes Freire de Andrade. Temendo represálias da antiga administração, Lustosa mudou-se para a atual cidade de Curitiba (PR), onde faleceu. Em 16/03/1973, suas cinzas foram transladadas para Ouro Fino. 
O arraial de Ouro Fino ficou sob jurisdição da vila de São João Del Rey e depois, em 1799, da vila de Campanha. Em 1831, foi criado o município de Pouso Alegre, ficando Ouro Fino pertencente a ele, como distrito, até 22 de julho de 1868, quando foi elevado à condição de vila. Tal situação durou até 4 de novembro de 1880, quando foi elevada à categoria de cidade. Em 16 de março de 1881, ocorreu a instalação da Câmara Municipal e foi eleito seu primeiro presidente. Estabelecidas, então, as condições necessárias para a criação da Comarca, fato que se confirmou em 4 de novembro de 1888, mas só foi oficialmente instalada no governo republicano, em 26 de setembro de 1890. O município de Ouro Fino englobou também os distritos de Campo Místico (atual Bueno Brandão), Jacutinga e Monte Sião, que, posteriormente, tornaram-se emancipados.
A principal praça de Ouro Fino, Minas gerais
foto - ?
OURO FINO
Uma típica cidade mineira, com belas paisagens e povo hospitaleiro, Ouro Fino clima agradável com verão chuvoso e ameno e período seco no inverno, com noites e madrugadas frias. Ouro Fino está situada numa região montanhosa, sendo cortada por vales, com altitudes variando entre 997 e 1591 metros. Ainda hoje as grandes plantações de café fazem das montanhas ourofinenses belas paisagens a serem admiradas, gerando emprego e mantendo a população rural.
Há mais de um século, Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável, ruas de paralelepípedos e detalhes de casarões centenários. 
Centro da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
OURO FINO HOJE
Integrando o próspero Circuito das Malhas, o antigo arraial que possuía ouro cresceu e conquistou posição de destaque no país. As razões são muitas. O impulso inicial se deu no início do século passado, quando a cafeicultura proporcionou seu primeiro grande salto econômico. O forte era plantar café e ainda hoje as grandes plantações fazem de suas montanhas belas paisagens a serem admiradas, gerando emprego e mantendo a população rural.
Escola Cel. paiva
foto - ?
De rico município agrícola há mais de um século, Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável. As ruas de paralelepípedos, os detalhes dos casarões centenários e o cuidado com sua história fizeram com que a cidade se transformasse em Município Prioritário ao Desenvolvimento do Turismo, chancelado pela EMBRATUR, em 1997 e 1999. Mas um pouco antes disso, quando o cantor Sérgio Reis gravou a canção "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira e Luizinho, a cidade ganhou fama nacional. 
Quem não se lembra dos versos: "Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino, de longe eu avistava a figura de um menino" ...
foto - ?
Hoje quem chega à cidade também avista de longe a figura de um menino. Trata-se de um monumento esculpido em concreto, medindo dez metros de altura e pesando dez toneladas. Fazem parte da mega escultura a famosa porteira e o sorridente menino que transformaram Ouro Fino em celebridade nacional.
O Berrante que também faz parte da música setaneja e virou símblo de Ouro Fino, Minas gerais
foto - globo.com
Por todas essas razões, econômicas e culturais, a cidade se tornou um forte pólo turístico do Sul de Minas e o número de visitantes cresce a cada dia. Muitos deles querem boas compras, encontrando na indústria de malhas local uma excelente opção para se comprar direto das fábricas. Hoje a cidade já é procurada por atacadistas que encontram um comércio em franco crescimento.
O boi sem coração também eh o síblo da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - uol.com.br
A industrialização - sem perda da qualidade de vida -, o potencial turístico do município e a localização privilegiada, bem próxima dos grandes centros urbanos (São Paulo e Campinas), fazem com que Ouro Fino seja cidade de destaque no atual contexto brasileiro.
Estação Ferroviária
foto - ?
As belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios e a imponente Pedra do Itaguaçú, com fauna e flora preservadas proporcionaram, nos últimos anos, a prática do ecoturismo. Trilhas, cavalgadas e passeios por esta bela Ouro Fino vão deixar saudade. Experimente.
Experimentando, visite também a Igreja Matriz, antiga igreja erguida em homenagem a São Francisco de Paula, que abriga o Museu de Arte Sacra, único museu sacro do Sul de Minas.
Plantação de Café eh um dos atrativos turísticos e fonte de renda de Ouro Fino, Minas Gerais 
foto - ?
MENINO DA PORTEIRA
O Monumento do Menino da Porteira está localizado na entrada principal da cidade, na Rodovia MG-290. Ele pode ser visitado e fotografado pelos turistas. Monumento em homenagem a música que divulgou Ouro Fino através da autoria de Teddy Vieira e Luizinho.
Endereço: MG-290 entrada de Ouro Fino
O Menino da Porteira da música sertaneja que virou símbolo da cidade de Ouro Fino, Minas gerais
foto - Fabrício de Souza Menegildo
CASA DO CAFÉ COM LEITE
Fazem parte também do turismo cultural da cidade, a Casa do Café com Leite, como é conhecida popularmente, é um dos importantes monumentos da história da política mineira e até nacional. Por trás de sua fachada, de características ecléticas, com predominância neo renascentista, o prédio foi palco da assinatura do pacto do café com leite, firmado entre o representante do Estado de São Paulo, Cincinato Braga, e o presidente do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, em 1913. O pacto representou a aliança dos dois estados, garantindo um revesamento na Presidência da República entre candidatos de São Paulo e de Minas Gerais, que durou até 1930, quando Getúlio Vargas foi eleito presidente. Construído no século XIX, por um imigrante italiano, o casarão foi doado por seu proprietário para a Loja Maçõnica Deus e Caridade, em 1898, quando o dono voltou para a Itália. Em 1908, o imóvel foi vendido para Francisco Ribeiro da Fonseca, que era cunhado do presidente de Minas, Júlio Brandão. No casarão, morou por muitos anos a família de Francisco Fonseca.
Endereço: Rua Senador Julio Brandão
Nesta casa foi assino o Tratado "Café com Leite" entre São paulo e Minas Gerais, fica na cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
PEDRA DO ITAGUAÇU
A imponente Pedra do Itaguaçu, a 15 Km da área urbana da cidade e altitude de 1500 metros, possui uma vista impressionante de grande parte da região e é um dos lugares mais belos para se visitar em Ouro Fino. Outro lugar incrível da cidade de onde pode-se ter uma visão panorâmica das montanhas e das cidades vizinhas é a Serra da Ventania, a 1600 metros de altude. Amantes do turismo ecológico se satisfazem com as belezas inigualáveis do lugar com fauna e flora preservadas, um verdadeiro paraíso ecológico.
A Pedra do Itaguaçu eh o ponto mais alto da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais, de onde pode se ter uma visão das Montanhas ao redor
foto - ?
foto - ?
SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Uma das paróquias mais antigas de Minas Gerais. Sua construção teve início em 1927, substituindo uma rústica capela erguida em homenagem a São Francisco de Paula, por volta de 1746, que deu origem ao município. A Igreja apresenta uma mescla de estilos da arquitetura religiosa, com predominância do estilo românico e alguns elementos do gótico francês.
foto - Ícaro Brasil
foto - ?
foto - ?
foto -  Roberta Soriano
foto -  Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
CAPELA DO SANTÍSSIMO
Localizada n o interior da Igreja Matriz, a capela é decorada com vitrais, pinturas sacras na parede lateral e no teto e anjos guardiões talhados em madeira datados de aproximadamente um século.
foto - ?
CASA DO MENINO DA PORTEIRA
Caso construída com o objetivo de divulgar a cidade
Endereço: MG-290 entrada de Ouro Fino
A casa do Menino da Porteira eh também a Secretaria de Turismo e Cultura em Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
SANTO CRUZEIRO E EVANGELISTAS
O Santo Cruzeiro cercado pelos evangelistas: São Lucas (Norte), São Marcos (Sul), São João(Leste) e São Mateus (Oeste), sustentados sobre colunas, simbolizam um Templo Aberto, emanando proteção para toda a cidade. Inauguração:29/12/2001 - Autor da Obra: Maneco de Gusmão
Endereço: Próximo a entrada da cidade
foto - ?
BARONESA
Primeira Máquina utilizada na pavimentação das rua de Ouro Fino no ano de 1938. Inaugurada em 1980.
Endereço: Praça Paulino Paulini
Esta foi a primeira máquina de pavimentação de Ouro Fino, Minas gerais e hoje eh um Monumento na Cidade
foto - ?
SERRA DA VENTANIA
Da Serra da Ventania, a 1600 metros de altitude, pode-se ter uma visão panorâmica das montanhas e das cidades vizinhas . Tratam-se de um paraísos ecológicos pela fauna e flora preservadas e pelas belezas inigualáveis, fatores que satisfazem os amantes do turismo ecológico.
foto - ?
PARQUE ECOLÓGICO
Trilhas em meio a vegetação e locais para a prática exercícios físicos ou de atividades para descanso e relaxamento podem ser encontradas, e curtidas com o único preço de preservação e respeito a natureza, facilmente acessíveis na parte urbana do município.
Endereço: Rua Pedro José de Melo
foto - ?
foto - ?
foto - ?
RECANTO DOS LAGOS
Composto de dois lagos é muito frequentado por ser um local de contato direto com a natureza, por ter uma grande extensão é utilizado por pessoas que gostam de fazer caminhadas e exercícios físicos. Também no Recanto dos Lagos fica situado o Parque da Longevidade José Palomo Roble.
Endereço: Bairro Palomos
foto - ?
MONUMENTO JULIO BUENO BRANDÃO
Júlio Bueno Brandão (Ouro Fino, 11 de julho de 1858 à Rio de Janeiro, 21 de março de 1931) foi um político brasileiro. Governou por duas vezes o estado de Minas Gerais durante a República Velha. Lema: "Prefiro Cair com Minas a cair em Minas".
Endereço: Praça Dr. Claudino
foto - ?
foto - ?
PRAÇA DR. CLAUDINO
A Praça Doutor Claudino, reformada no ano de 1969, exibe um belo cenário situado logo à frente do Santuário de São Francisco de Paula com a fonte sonoro luminosa e os jardins de flores e árvores com inclusive um exemplar de Pau Brasil.Ponto de encontro da maioria do cidadãos que querem aproveitar um fim de tarde espetacular e uma noite bonita e tranquila, a "Praça da Matriz" é, e sempre foi um dos pontos que não pode-se deixar de conhecer numa vinda a Ouro Fino.
Endereço: Próximo ao Santuário de Ouro Fino
foto - ?
TURISMO ECOLÓGICO E ESPORTES DE AVENTURA
foto - ?
Tirolesa na Fazenda Itaguaçu
foto - Pedro Ivo Prates
Canoagem
foto - ?
Cavalgada
foto - ?
Motocross
foto - ?
Off-road
foto - ?
Paraglider
foto - ?
Trekking
foto - ?
Trilha de bike
foto - ?
CACHOEIRA DO TABOÃO
A Cachoeira do Taboão, situada aos pés da Serra do Cervo, a 18 km da cidade, passando pelo distrito de Crisólia, é um local de extrema beleza, onde pessoas das mais variadas idades vão para se refrescar e, além de tudo, contemplar a beleza que a natureza proporciona.
Endereço: Bairro Cervo
foto - ?
foto - ?
FAUNA E FLORA
A fauna e flora preservadas ds belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios, proporcionam a prática do ecoturismo na cidade. Trilhas, cavalgadas e passeios pela bela Ouro Fino prometem aventura, diversão e momentos de intenso contato com a natureza. A Cachoeira do Taboão, por exemplo, situada aos pés da Serra do Cervo, a 18 km da cidade, passando pelo distrito de Crisólia, é um local de extrema beleza que atrai diversas pessoas em busca da tranquilidade de um lugar onde se pode refrescar e contemplar a natureza.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO DE OURO FINO
foto - ?
PRAÇA CHICO XAVIER
foto - ?
PRAÇA DA BARONESA
foto - ?
PRAÇA DR, CLAUDINO 
foto - ?
foto - ?
foto - ?
MONUMENTO A JOSÉ DE ALENCAR
foto - ?
MONUMENTO A CARLOS GOMES
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ESTE É O PARQUE ECOLÓGICO DE OURO FINO. UMA ÁREA PRESERVADA, E ÓTIMA PARA PASSEIOS TURÍSTICOS
foto - ?
AQUI, A SEDE DA FAZENDA OURO FINO. ESTE PATRIMÔNIO PRECISA SER PRESERVADO
"UM POVO QUE NÃO CONHECE SEU PASSADO, NÃO SABE O POVO QUE EH"
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
QUE VIDA BOA
foto - ?
LAGO DAS 10 LAVADEIRAS
foto - ?
HOTEL FAZENDA
foto - ?
A ZONA RURAL DE OURO FINO
foto - ?
TER UMA CASINHA BRANCA DE VARANDA, COM QUINTAL E MATO VERDE, PRA PLANTAR E PRA COLHER.
foto - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM 
HOTEL FAZENDA OURO PARK 
Hotel Fazenda Ouro Park está localizado em Ouro Fino e possui mini golfe e serviço de transporte gratuito. Este hotel fornece aos hóspedes mesa de sinuca, piscina descoberta e salão de jogos. 
Hóspedes do Hotel Fazenda Ouro Park têm acesso a uma variedade de atividades externas, incluindo cavalgada e pesca. O hotel também disponibiliza karaoke. 
Hotel Fazenda Ouro Park tem 30 quartos oferecendo o necessário para garantir uma estadia confortável. 
Hóspedes podem acordar um café da manhã toda manhã no Hotel Fazenda Ouro Park.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
POUSADA BRASIL COLONIAL 
A Pousada Brasil Colonial oferece instalações aconchegantes num ambiente descontraído, nossos funcionários estão preparados para lhe atender com cortesia e qualidade nos serviços. 
Situada no centro comercial da cidade, próxima a bancos, prefeitura e outros estabelecimentos. Sua localização facilita a vida de quem viaja a trabalho, mas se sua viagem for a lazer, aproveite para conhecer as diversas atrações da região como cachoeiras, montanhas, construções históricas, o comércio de malhas de lã, bares, restaurantes e o carismático povo ouro-finense.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
HOTEL FAZENDA  MENINO DA PORTEIRA
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA OFICIAL DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO OFICIAL DA CIDADE DE OURO FINO
O ÚLTIMO QUE SAIR, FECHA A PORTEIRA.
foto - ?

VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / turismosuldeminas.com.br / guiaourofino.com / Divulgação / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

PEQUI / MINAS GERAIS - Descer de tobogã em cachoeira numa belíssima vista da cidade e cidades vizinhas, com existência de grutas, grotas e rica vegetação natural

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PEQUI" / MINAS GERAIS / BRASIL foto (acima) Thymonthy Becker BEM VINDO A CIDADE DE PEQUI. AOS PÉS DA SERRA DO RIO DO PEIXE. Pórtico da estrada da cidade de Pequi, Minas Gerais foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 4.369 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 203,991 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 19,98 Código do Município 3149606 Gentílico - pequiense ORIGEM DO NOME O termo significa, em tupi, "coxa áspera", e origina-se de um velho e frondoso pequizeiro, que existiu em frente a uma venda no largo da igreja, cuja sombra abrigava a população que ali se reunia Gentílico: pequiense Histórico Pequi  Minas Gerais - MG HISTÓRICO A fixação da povoação do atual município deve-se, principalmente, aos solos férteis e ao grande número de córregos e riachos que cortam a região. Pequi foi criada em 1841, quando o distrito de Santo Antônio de São Joanico, no município de Pitangui, foi dividido em dois: Pequi e Maravilha.…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

NOVA ERA / CIDADE DAS ESMERALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A NOVA ERA
foto - ?
 AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE
foto - ?
ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA QUEM NASCE EM NOVA ERA É: NOVAERENSE O "IDH" SO MUNICÍPIO É DE: 0,792 - CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA "ONU" O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO. DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010) População total:.......... 17.540População urbana:....... 15.421População Rural:.......... 2.119Taxa de Urbanização:.... 86,23%Distâncias aproximadas aos principais centros (km)Belo Horizonte:.... 137Rio de Janeiro:..... 572São Paulo:.......... 723Brasília:.............. 886Vitória:................ 510VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ? NOVA ERA TEM APROXIMADAMENTE, 18.000 HABITANTES. A CIDADE FOI FUNDADA EM MARÇO DE 17…

VARZEA DA PALMA - NO CAMINHO DA BAHIA

BEM VINDO A CIDADE DE VARZEA DA PALMA. 
foto - Alonso Alves dos Reis Neto
VARZEA DA PALMA TEM 35.809 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM VARZEA DA PALMA EH: VÁRZEA PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953
ORIGEM DO NOME

SÃO JOAQUIM DE BICAS

ESTA EH A CIDADE DE SÃO JOAQUIM DAS BICAS. CERCADA POR UMA PAISAGEM EXUBERANTE. TERRA NATAL DO MESTRE PEDRO AMARAL BAMBIRRA imagem - Mavalwie QUEM NASCE EM SÃO JOAQUIM DAS BICAS EH SANJOAQUIMBIQUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO FOI FUNDADA EM 1995 SÃO JOAQUIM DE BICAS TEM  25.537 HABITANTES - IBGE 2010 - ORIGEM DO NOME Uma imagem de São Joaquim foi esculpida em madeira e colocada no topo do altar de uma capelinha que haviam construída para rezarem ao entardecer, marcando a fé e a religiosidade do povo do nosso município. A imagem de São Joaquim e a vegetação deram o primeiro nome ao arraial: São Joaquim do Campo Verde. Com o passar dos anos, o lugar passou a ser chamado de São Joaquim de Bicas, porque a busca de minerais no leito do Rio Paraopeba englobava a dragagem dos cascalhos que depois eram lavados com jatos de água (bicas). HISTÓRIA A religião foi um fato marcante na história do arraial. Os primeiros moradores construíram uma capelinha para a realização de novenas e oraçõ…

PARACATU / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS
imagem - Revoredo

PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728
ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
HISTÓRIA

Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de São Paulo com objetivos de conquista, não …

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…