Pular para o conteúdo principal

SETENIL DE LAS BODEGAS / ESPANHA - Casas que parecem sustentar a pedra, mas na realidade as paredes foram levantadas para fechar as fendas




LINHA DO TEMPO DE "SETENIL DE LAS BODEGAS" / ANDALUZIA / ESPANHA

A pequena cidade de Setenil de las Bodegas em Andaluzia no sul da Espanha possui uma característica bem diferentes de outras cidades turísticas que estamos acostumados a ver por aí. Acontece que o pequeno município foi construído entre as montanhas de pedras que fazem parte da região.
A primeira vista temos a sensação de que as pedras vão afundar as casas, em Setenil De Las Bodegas, Espanha
Andando pelas ruas de Setenil de las Bodegas é possível ver as gigantescas rochas percorrendo as fachadas das casas e dos comércios. 
Você saboreia suas refeições tendo gigantescas rochas como proteção sobre sua cabeça, em Setenil De Las Bodegas, Espanha 
A cidade que foi construída com a intenção de ser uma enorme muralha protegendo os antigos moradores de possíveis ataques medievais, hoje é atacada por milhares de turistas curiosos que se encantam com as paisagens de Setenil.
As paredes levantadas para fechar as fendas nas grande rochas, faz parecer que são elas que as sustentam, em Setenil De Las Bodegas, Espanha 
Com cerca de 3 mil habitantes, a principal renda do município é o turismo. A igreja Nossa Senhora da Encarnação, o Sítio Arqueológico de Acinipo e o Parque da Serra de Grazalema são os principais pontos turísticos do local. Mas o que mais chama atenção sem dúvida é o modo de como as casas são construídas entre as rochas, fazendo com que os turistas tenham uma vivência de como é dormir nas típicas casas da cidade.
A igreja encravada entre as rochas eh um dos pontos turísticos preferido, em Setenil De Las Bodegas, Espanha 
Uma pedra tão vistosa, tão sólida, que os primeiros habitantes da cidade espanhola de Setenil de Las Bodegas, na região da Andaluzia, na Espanha, optaram por dançar conforme a música e se instalar corajosamente debaixo de grandes rochas, às margens do rio. Muitos anos mais tarde, a engenhosidade arquitetônica chamou a atenção de curiosos.
Toda a pequena cidade de Setenil De Las Bodegas, Espanha, está sobre ou entre as grandes rochas
Conhecido como abrigo bajo rocas, o tipo de construção em Setenil se diferencia de outros alojamentos em pedras porque não alterou a forma original da montanha: nada foi cavado; as casas que parecem sustentar a pedra são, na realidade, apenas uma parede levantada para fechar o abrigo. Desta forma, muitos aposentos ainda exibem paredes da própria pedra.
Hoje, o visitante pode aproveitar a passagem pela região e tomar um café de baixo de uma grande fenda. Mas se a ideia eh pernoitar, o turista deve planejar com um pouco de antecedência, já que Setenil de Las Bodegas possui poucas opções de hospedagem e permanece pacata como nos velhos tempos.
PRINCIPAIS ATRAÇÕES:
CASTILLO FORTALEZA
Construção do século 12 pode ser vista na parte mais alta do vilarejo. Foi tomada pelos árabes no fim do século 15. Eh um recinto aberto, que pode ser visitado em qualquer horário sem pagamento de taxa.
IGLESIA DE NUESTRA SENORA DE LA ENCARNACIÕN
De estilo gótico e renascentista, esta igreja construída no começo do século 16 abriga várias imagens e objetos de valor. Abre apenas em horário de culto e para grupos de turismo que tenham agendado a visita.
ERMITA DE SAN SEBÁSTIAN
A primeira edificação cristã da região foi erguida no século 15. Reza a lenda que teria sido uma homenagem ao filho prematuro da Rainha Isabel, que morreu poucas horas depois de nascer - mas que teria sido nomeado de Sebástian.
CASA CONSISTORIAL
Eh nesta casa do século 16 que fica o escritório de informação turística da cidade. Lá, o visitante tem a oportunidade de conferir um pouco das técnicas utilizadas pela arquitetura na região.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE ACINIPO
Ruínas de uma antiga cidade criada ha mais de 2 mil anos para soldados romanos aposentadosEh possível ver um teatro romano em perfeito estado. Pode ser visitado de terça a sábado, das 10 as 17 h. Aberto nos domingos das 9 as 14 h 30.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Setenil de Las Bodegas fica a apenas 118 quilômetros de Málaga e 147 quilômetros de Sevilha, para onde o visitante pode chegar de avião. Há ônibus diários a partir de Málaga, Ronda e Cádiz. Uma estação a 5 quilômetros de Setenil recebe trens da linha Algeciras-Granada (quem vem de Málaga, Sevilha, Córdoba e Madri pode fazer a baldeação em Bobadilla).
Caso fique mais a vontade com a companhia de um guia, pode fazer o tour pela cidade e restaurantes por cerca de 50 euros. Contato: turismo@setenil.com.
Setenil de las Bodegas é um município da Espanha na província de Cádis, comunidade autónoma da Andaluzia, de área 82 km² com população de 3016 habitantes (2005) e densidade populacional de 36,75 hab/km². 
O principal atrativo deste município é a própria localidade de Setenil de las Bodegas, devido à beleza e originalidade do traçado urbano, que em alto declive desce do castelo adaptando-se ao percurso do rio, o que lhe confere uma singular disposição com diferentes níveis em altura. Na parte baixa os habitantes aproveitaram a erosão da rocha pelo rio para construir debaixo da rocha as suas casas. É um excepcional exemplo de um tipo de casa denominado "abrigo sob rochas" que, contrariamente a outras construções semitroglodíticas desenvolvidas na Andaluzia, não escava a rocha, antes se limita a fechar a parede rochosa e desenvolve a residência de forma longitudinal. 

Faz parte da Rota das aldeias brancas.


ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE



fonte / fotos = Thymonthy Becker / ig.com.br / Wikipédia / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…