Pular para o conteúdo principal

SENADOR GUIOMARD / ACRE - Cercada de histórias e culturas que herdaram na consolidação da cidade, reunindo etnias e tradições diversas, mantém acesa a centelha formadora do desenvolvimento




LINHA DO TEMPO DE "SENADOR GUIOMARD" / ACRE / BRASIL
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 21.369
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.321,454 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 8,69 
Código do Município 1200450 
Gentílico - guiomaense 
ORIGEM DO NOME
O nome da cidade, Senador Guiomard, eh uma homenagem ao seu fundador. Porém, grande parte da população continua usando o antigo nome da cidade, Quinari, que eh de origem indígena, por não concordar com a mudança do nome da cidade.
Gentílico: guiomaense 
HISTÓRICO
A história de Senador Guiomard começa em 1930, com formação da colocação Quinarizinho, durante o auge do extrativismo. 
Foram 32 famílias oriundas do Nordeste do país que iniciaram o povoamento daquela região, tendo sido aberta a estrada até Rio Branco em 1947. Foi elevado à categoria de vila em 1956, sendo seu primeiro subprefeito nomeado em 1957, passando então a se chamar Vila Grande Quinari. 
Seu nome, segundo os moradores mais antigos, está associado à uma árvore denominada Quinaquina, que havia em abundância no município e de cujas raízes se faz chá para curar febres e várias doenças. Há, porém, questionamentos a essa referência, pois para alguns historiadores a origem do nome Quinari é indígena, já que no passado a área era habitada por índios. 
Em 1959, registra-se a chegada de famílias japonesas, que até hoje se fazem presentes e desenvolvem a cultura do amendoim. Durante a década de 70, chegam dezenas de famílias provenientes do Sudeste brasileiro, atraídas pelo grande incentivo à pecuária desenvolvido pelo governo do Estado. 
Dos fatos históricos, o que a população mais questiona foi a alteração do nome para Senador Guiomard, pois não se levou em consideração a opinião dos moradores nem a história do município, tendo sido uma escolha que atendeu a interesses políticos. A população, contudo, não perdeu o hábito de se referir ao município como Quinari.
foto - ?
ECONOMIA
O município baseia sua economia na agropecuária, correspondendo a mais de um terço da composição econômica do município, na área produtiva, com usinas de beneficiamento e alguma agroindústrias. Descendentes de japoneses que moram no município investiram no plantio e produção de amendoim. A administração pública já deixou de ser destaque, o grande triunfo econômico do município é a Zona de Processamento de Exportação, que tem na sua localização estratégica para os portos pacífico o seu maior atrativo. Encontra-se em fase de implantação.
A economia de Senador Guiomard tem na agricultura uma forte fonte de recursos, em Senador Guiomard, Acre
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE SENADOR GUIOMAR
Fórum de Justiça de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Matriz de Nossa Senhora das Graças em Senador Guiomar, Acre
foto - Vicente A. Queiroz
Posto de Saúde Municipal de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Sede da Prefeitura Municipal de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Sede da Polícia Civil de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Praça de Alimentação em Senador Guiomard, Acre
foto - ?
foto - GE
foto - ?
foto - ?
Biblioteca Municipal de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Praça central de Senador Guiomard, Acre
foto - Denílson  Almeida
A principal avenida da cidade de Senador Guiomard, Acre eh arborizada
foto - Globo.com
foto - ?
foto - ?
foto - Jurandir Lima
foto - ?
foto - Globo.com
Sesc em Senador Guiomard, Acre
foto - Sesc
foto - ?
foto - ?
Visão ampla da cidade de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - PMSG
O Paraíso Hotel eh uma das opções de hospedagem em Senador Guiomard, Acre 
foto - GE
foto - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD (QUINARI)
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD (QUINARI)

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…