Pular para o conteúdo principal

XAMBIOÁ / TOCANTINS - Com atividades agropastoris, agronegócio, carnaval, micaretas e várias praias de água doce. Tudo isso com o Rio Araguaia como pano de fundo




LINHA DO TEMPO DE "XAMBIOÁ" / TOCANTINS / BRASIL
XAMBIOÁ
foto - PMX
BEM VINDO A CIDADE DE XAMBIOÁ. TERRADO MAIOR BLOCO DE AMETISTA DO MUNDO, COM TRÊS QUILOS E OITOCENTOS GRAMAS.
imagem - Maverick 75
População estimada 2016 (1) - 11.695
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.186,428
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 9,68
Código do Município 1722107
Gentílico - Xambiosense
ORIGEM DO NOME

EXISTEM TRÊS VERSÕES PARA A ORIGEM DO NOME DA CIDADE, TODAS NA LÍNGUA KARAJÁ.
(TRONCO MACRO-JÊ): "UMA OUTRA ALDEIA".
XAM = AVE, BIOÁ = VELOZ, OU SEJA: "AVE VELOZ" OU "PÁSSARO VELOZ".
XAM = TERRA, BIOÁ OU BIGUÁ = ÁGUA, OU SEJA: "TERRA DE MUITA ÁGUA".

HISTÓRICO
Xambioá 
Tocantins - TO
Histórico 
Com a descoberta de uma jazida de cristal de rocha quartzo na chapada do Chiqueirão em junho de 1952, através do caçador José Coelho da Silva (Zé Grande) é que se iniciou a povoação não índia na região que hoje é o município de Xambioá. 
Mas no ano de 1881, o presidente da Província de Goiás e escritor, Dr. J. A leite Morais, navegando pelo rio Araguaia encontrou por aqui ruínas do antigo Presídio de Chambioás (eram colônias militares edificadas aos longos dos rios, mares e fronteiras no reinado de Dom Pedro II, para defesa das riquezas do território brasileiro), fundado em 1868, pelo escritor e general José Vieira Couto de Magalhães e pelo Frei Savino Remini (capelão militar). 
Entre 1910 e 1917 o Coronel João Crisóstomo Moreira residiu aqui com sua família e diversos agregados. 
De 1930 a 1952, outro morador, o lavrador e barqueiro José (Zé Toco) Gomes Leitão e sua família e alguns agregados habitaram estas terras que outrora pertenciam à nação indígena Chambioá que convivia pacificamente com estes moradores.
E finalmente em dezembro de 1952, adquirindo então este aprazível lugar de nome Chambioazinho, do senhor Zé Toco, o comprador de cristal e comerciante Francisco Souza Oliveira em uma reunião com dezenas de garimpeiros, no dia 26 de janeiro de 1953 na Chapada resolve doar 100 lotes para construção de 66 barracos de palha de babaçu nas hoje avenidas Araguaia e Presidente Vargas. 
foto - Luis Alves Ribeiro
 
foto - PMX
foto - Rafael Santos
A temporada do veraneio Araguaiano é garantida como uma vasta programação no mês de julho. Ilhas e Praias do Araguaia: do Murici, do Meio, do Paletó, de campo. Situada à margem do Rio Araguaia é uma das opções de lazer da região, o rio coloca-se ainda como alternativa de desenvolvimento sustentável com a pesca controlada e inspecionada pela Colônia de Pescadores da cidade além de órgãos ambientais do Estado do Tocantins e outros órgãos nacionais. 
foto - PMX
A história de Xambioá é marcada também pelo Turismo, pelos carnavais e micaretas. Destacam-se dois blocos de carnaval, o Bloco dos Sujos e o Bloco das Piranhas, no primeiro os foliões jogam polvilho nas pessoas que passam pela localidade que estão dançando e o segundo são homens que se vestem de mulher para brincarem o carnaval na primeira noite, abrindo a festa de Momo. 
foto - Rafael Santos
Além da pesca existem atividades agropastoris que colocam o município na linha do desenvolvimento no campo por meio do agronegócio, renda pujante na região. Sua população estimada em 2015 é de 11.709 habitantes. Está a 515 km de Palmas, a Capital do Estado do Tocantins. Sua prefeita é a Pedagoga e empresária Silvia Ferreira Chaves, eleita em 07 de outubro de 2012 e empossada em 01 de janeiro de 2013. (Fonte: Prefeitura de Xambioá)
imagem - Iano Flávio Maia
PORTO
imagem - Geovanni Souza Barbosa
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
O RIO ARAGUAIA QUE BANHA A CIDADE
imagem - Maverick 75
A CASA LARANJA
imagem - Iano Flávio Maia
AS PRAIAS DE ÁGUA DOCE
foto - PMX
foto - PMX
foto - PMX
foto - PMX
FESTAS TRADICIONAIS / O CARNAVAL EH A PRINCIPAL DELAS
foto - PMX
foto - PMX
foto - PMX
foto - PMX
foto - PMX
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
foto - PMX
foto - PMX
PREFEITURA MUNICIPAL 
foto - PMX
foto - PMX
foto - Rafael Santos
foto - PMX
foto - PMX
BALSA QUE LEVA MORADORES ENTRE XAMBIOÁ E CIDADES VIZINHAS.
imagem - Geovanni Souza Barbosa
foto - PMX
A CIDADE BANHADA PELO RIO ARAGUAIA
imagem - Maverick 75
imagem - Iano Flávio Maia
imagem - Geovanni Souza Barbosa
foto - PMX
imagem - Geovanni Souza Barbosa
imagem - Iano Flávio Maia
imagem - Iano Flávio Maia
foto - Rafael Santos
AQUI O BALNEÁRIO POÇÃO
imagem - ?
foto - PMX
PRAIA DO MURICY
imagem - Siboney
imagem - ?
O MERCADO MUNICIPAL
imagem - ?
VISTA PARCIAL
imagem - Siboney
BARRACA NA PRAIA DO MURICY
imagem - Luiz Cláudio - Brasília
XAMBIOÁ PRODUZIU O MAIOR BLOCO DE CRISTAL DO MUNDO, DE 286 QUILOGRAMAS, RETIRADO DO MANCHÃO DO SARAMPO, REGIÃO DA CHAPADA DO CHIQUEIRÃO, EM 1959, COMO TAMBÉM O MAIOR BLOCO DE AMETISTA, DE 03 QUILOS E 800 GRAMAS, RETIRADA DO KM 04, EM 1954.
PRAÇA BEIRA RIO
imagem - Siboney
foto - PMX
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / SUGESTÕES
HOTEL TOMAZINI
O Hotel dispõe de 33 acomodações sendo: 10 suítes luxo e 23 apartamentos 
Café da manhã incluso na diária e dispõe de serviço de quarto.
Recepção com TV.
Estacionamento interno com monitoramento 24 horas e portões eletrônicos.
Aceita todos os cartões
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
Endereço
RUA ANTONIO MARANHÃO, S/Nº - CAIXA POSTAL 14
Bairro: CENTRO
Telefones
(63) 3473-1102 / 3473-1720 / 98147-2743 (TIM)
foto - Divulgação
foto - Divulgação
HOTEL RIO ARAGUAIA
São 33 apartamentos alguns com vista para Rio Araguaia com ar split, tv, frigobar, wi-fi, equipado com armários e mesa sob medidas para trabalho, ducha quente, próximos de Restaurantes e possui locadora de veículos.
foto - Divulgação
 foto - Divulgação
 foto - Divulgação
 foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Divulgação / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

PEQUI / MINAS GERAIS - Descer de tobogã em cachoeira numa belíssima vista da cidade e cidades vizinhas, com existência de grutas, grotas e rica vegetação natural

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PEQUI" / MINAS GERAIS / BRASIL foto (acima) Thymonthy Becker BEM VINDO A CIDADE DE PEQUI. AOS PÉS DA SERRA DO RIO DO PEIXE. Pórtico da estrada da cidade de Pequi, Minas Gerais foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 4.369 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 203,991 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 19,98 Código do Município 3149606 Gentílico - pequiense ORIGEM DO NOME O termo significa, em tupi, "coxa áspera", e origina-se de um velho e frondoso pequizeiro, que existiu em frente a uma venda no largo da igreja, cuja sombra abrigava a população que ali se reunia Gentílico: pequiense Histórico Pequi  Minas Gerais - MG HISTÓRICO A fixação da povoação do atual município deve-se, principalmente, aos solos férteis e ao grande número de córregos e riachos que cortam a região. Pequi foi criada em 1841, quando o distrito de Santo Antônio de São Joanico, no município de Pitangui, foi dividido em dois: Pequi e Maravilha.…

POÇOS DE CALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A CIDADE DAS ROSAS / BEM VINDO A POÇOS DE CALDAS MONTANHAS DA REGIÃO copyrigth "Enioprado" POÇOS DE CALDAS TEM HOJE 152.496 HABITANTES O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0.841 - CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1872 QUEM NASCE EM POÇOS DE CALDAS EH: POÇOS-CALDENSE. HISTÓRIA A região onde se localiza o atual Município de Poços de Caldas foi inicialmente habitada pelos indios Cataguases que, em 1675, ofereceram combate e venceram a célebre bandeira de Lourenço Castanho, cognominado "O Velho". Com a busca de pastagens para manter a pecuária valorizou-se a região dos "Campos de Caldas'', como passou a ser chamado o local. Com isto, facilitou a instalação do núcleo pastoril que, economicamente, substituiu a lavra e grupiara. Entre os que vieram para os "Campos de Caldas", nos últimos anos de 1700, encontrava-se o Padre Manoel Gonçalves Correia, que instalou uma fazenda no &q…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

SARZEDO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM E RICA NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO VEJA QUE BELA AVENIDA imagem - Montanha SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995 HISTÓRIA OS PRIMEIROS CONTATOS DO HOMEM BRANCO COM A REGIÃO RECUAM AO INÍCIO DO CICLO DO OURO. AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO FICARAM À MARGEM DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO QUE CARACTERIZOU AS REGIÕES AURÍFERAS DE MINAS GERAIS. O POVOAMENTO DE SARZEDO TEVE MAIOR IMPULSO COM A IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, LINHA DO PARAOPEBA. A ESTAÇÃO DE SARZEDO FOI INAUGURADA EM 20 DE JUNHO DE 1917. O NOME DA ESTAÇÃO E, DEPOIS, DO MUNICÍPIO, É UMA HOMENAGEM AO ENGENHEIRO ESPANHOL FRANCISCO SARZEDO QUE TRABALHOU NA CONSTRUÇÃO DO RAMAL FERROVIÁRIO. AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. ONDE A CIDADE COMEÇOU imagem - T…

SETE LAGOAS / MG - CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS - TERRA NATAL DO TRAPALHÃO "ZACARIAS"

BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO. TERRA NATAL DO TRAPALHÃO ZACARIAS imagem - ? 7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 -  QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. HISTÓRIA Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1…

NAZÁRIO / GOIÁS - NO CORAÇÃO DA CRIANÇA RESIDE O SEGREDO DA PAZ - CIDADE AMIGA DAS MINAS GERAIS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE NAZÁRIO. NO CORAÇÃO DE GOIÁS. A MAIOR PRODUTORA DE PÓ DE GELATINA DO BRAZIL. UMA CIDADE ACOLHEDORA E DE PESSOAS PRESTATIVAS. foto - Thymonthy Becker Comunicação NAZÁRIO TEM 8.421 HABITANTES (ESTIMATIVA IBGE 2013) QUEM NASCE EM NAZÁRIO EH: NAZARINENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 25 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME O NOME NAZÁRIO EH UMA HOMENAGEM AO PRIMEIRO MORADOR (NAZÁRIO PEREIRA DE OLIVEIRA) QUE SE ESTABELECEU NA REGIÃO. ERA DE DESCENDÊNCIA ESPANHOLA E CHEGOU AO LOCAL POR VOLTA DE 1.880  HISTÓRIA DA CIDADE Por volta de 1880, Nazário Pereira de Oliveira, de descendência espanhola, radicou-se com sua família em lugar bem próximo à Serra da Jibóia, no então Município de Palmeiras de Goiás, onde tentou, sem êxito, a fortuna, procurando ouro ou pedras preciosas. Pouco tempo depois, transferiu-se para o local onde mais tarde nasceria o povoado, nas proximidades da confluência do Córrego Buriti com o Rio dos Bois. Fez erigir aí uma capela, à qual c…

AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER - Hong Kong, uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e combina a cultura oriental com a ocidental, livre comércio, baixos impostos; lidera

LINHA DO TEMPO DAS "10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER" / WORLD O ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT (EIU) DIVULGOU UM NOVO RANKING LISTANDO AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER. A LISTA, QUE TEM CAUSADO DEBATES, TRAZ HONG KONG EM PRIMEIRO LUGAR.
1° - HONG KONG (CHINA)
Uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e 1,1 mil km² de área, que combina a cultura oriental com a ocidental. Sua população tem um padrão de vida comparável ao das grandes potências, com um PIB per capita de 43,8 mil dólares. O custo de vida da cidade, entretanto, é um dos mais caros do mundo. É o principal centro comercial da China. Possui uma economia de livre mercado, baixos impostos e mínima intervenção do governo central, seguindo a filosofia de "um país, dois sistemas".

2° - AMSTERDÃ (HOLANDA)
Amsterdã é prática, moderna e vanguardista. E essas qualidades de certa forma resumem as características de toda a Holanda, um país de território minúsculo que foi uma g…