Pular para o conteúdo principal

ARARAS / SÃO PAULO - Um convite para conhecerem suas ruas arborizadas, seus pontos turísticos interessantes e apreciar sua beleza




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "ARARAS" / SÃO PAULO / BRASIL
ARARAS / SÃO PAULO / BRASIL
Grandes empresas movimentam a economia. Pacata, preserva um lago perto do Centro, paisagem que estimula muita gente a caminhar.
A cidade Araras fica na região de São Paulo e é um ótimo recanto com muitos pontos turísticos. A cidade é muito agradável e cheia de atrativos para passeios incríveis. Ao procurar um local para viajar temos que estar cientes de o bom roteiro, onde podemos conhecer lugares incríveis para estarmos passeando e nos divertindo. conhecer uma nova cidade é importante, uma grande renovação de conhecimentos e muitas satisfações. 
Araras é uma cidade muito apreciada por turistas, atualmente uma grande demanda de visitantes chega até a cidade para fazer muitas festas. A cidade tem vários locais para visitar e ótimos passeios. 
PARQUE ECOLÓGICO E CULTURAL GILBERTO RUEGGER OMETTO: 
O parque ecológico fica em duas áreas distintas da cidade, uma para eventos musicais como shows, feiras e também exposições e a outra para a Festa do Peão de Araras e Feira das Nações que é em outubro. O parque tem infraestrutura para 30 mil pessoas, com praça de alimentação, parque de diversão, sanitários, estacionamento e arenas. 
Esse é outro ponto muito interessante para se visitar em Araras. A outra parte do do parque são para atividades Ecológicas, freiras agroindustriais, exposições diversas, eventos religiosos e esportivos. Podemos, também, ao visitar local fazer atividades físicas como caminhadas e atividades de esportes, tendo no lugar mais de mil metros quadrados. 


ARARAS, A CIDADE MAIS ARBORIZADA DO BRASIL. 
CASA DA MEMÓRIA
foto - PMA
AQUI A AVENIDA CENTRAL.
imagem - ?
População estimada 2016 (1) - 130.102
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 644,831
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 184,30
Código do Município 3503307
Gentílico - ararense
ORIGEM DO NOME
O POVOADO CRESCEU AO REDOR DO "PÁTIO GRANDE", ONDE SE ENCONTRAVA "A CAPELA", RECEBENDO MAIS TARDE O NOME DE PRAÇA BARÃO DE ARARAS.
A CAPELA ERA CONHECIDA COMO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO DAS ARARAS. A DESIGNAÇÃO "DAS ARARAS" ERA DEVIDO À PROXIMIDADE DESTA AO RIBEIRÃO QUE ERA ASSIM CHAMADO. O RIBEIRÃO RECEBERA ESTE NOME EM FUNÇÃO DAS INÚMERAS ARARAS QUE HABITAVAM O MESMO.
Gentílico: ararense
HISTÓRICO
O primeiro registro do povoado foi em 1818, através de uma sesmaria de légua e meia, formada pelas bacias hidrográficas do rio Mogi, ribeirão Itapura e ribeirão das Araras, em terras pertencentes ao município de Limeira. Em 1862, o proprietário da sesmaria erguia a primeira capela de Nossa Senhora do Patrocínio das Araras, rodeada de algumas casas. A inauguração foi em 15 de agosto de 1862, Dia da Padroeira.
Em maio de 1865, os então proprietários da sesmaria, Bento de Lacerda Guimarães (futuro Barão de Araras), e José de Lacerda Guimarães (Barão de Arary), doaram o terreno para o patrimônio da respectiva igreja dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio.
As grandes fazendas de lavoura de café predominavam na cidade e eram responsáveis pelo progresso que surgia na região. Em abril de 1877, os trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro eram a principal forma de escoamento da produção agrícola da região, o que acelerou o progresso da cidade.
A imigração foi grande influenciadora na formação da população de Araras. Com o ciclo do café, italianos, portugueses, suíços e alemães se incorporaram à vida econômica que vinha sofrendo prejuízo com a falta de mão de obra na lavoura devido à abolição da escravatura.
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. HOJE O CENTRO CULTURAL
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Kirk Daves Moriama
BAIRRO DE FÁTIMA
imagem - Lpslps
BAIRRO JARDIM PEDRAS PRECIOSAS
imagem - Lpslps
PARQUE MUNICIPAL FÁBIO DA SILVA PRADO
CONHECIDO COMO “LAGO”, ESTA LOCALIZADO NA REGIÃO CENTRAL E PERMANECE ABERTO AO PÚBLICO DURANTE 24 HORAS. OFERECE AO VISITANTE UM BELO PAISAGISMO, ESPAÇO PARA ATIVIDADE FÍSICA (ALONGAMENTO E CAMINHADA), CICLOVIA E DEZENAS DE PEDALINHOS PARA UM PASSEIO DENTRO DO LAGO. O CENÁRIO PITORESCO É COMPLETADO POR CISNES, PATOS E GANSOS ACOMPANHANDO OS VISITANTES EM BANDO PRÓXIMOS AOS PEDALINHOS ENCANTANDO A TODOS COM SUAS DANÇAS. O PARQUE CONTA COM UM ESPAÇO PARA ATRAÇÕES MUSICAIS COMO O MUSICA NO LAGO QUE ACONTECE TODOS OS DOMINGOS DAS 15 ÀS 17 HORAS. PARA O PUBLICO INFANTIL UM AMPLO ESPAÇO COM BALANÇOS, GANGORRAS, ESCORREGADORES E MUITOS BRINQUEDOS. O LAGO MUNICIPAL OFERECE AOS SEUS VISITANTES TODA INFRA-ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O SEU DIA DE LAZER COM ÁGUA POTÁVEL, QUIOSQUES EM UMA AMPLA ÁREA DE DESCANSO, ESTACIONAMENTO, RESTAURANTES E LANCHONETES.
imagem -Kirk Daves Moriama
imagem - Lpslps
imagem - Lpslps
imagem - Lpslps
imagem - Wikipédia
imagem - Lpslps
imagem - Lpslps
imagem - Lpslps
imagem - Lpslps
imagem - Lpslps
CORETO DA PRAÇA BARÃO
imagem - Lpslps
CRISTO DA CIDADE
imagem - Lpslps
BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
imagem - PMA
CAPELA DE SÃO JOÃO BATISTA
imagem - ?
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
imagem - Luiz Cruz Frata
IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
imagem - Lpslps
BIBLIOTECA PÚBLICA
imagem - Liz
CASA DE CULTURA
imagem - Lpslps
imagem - ?
CAIXA D'ÁGUA
imagem - ?
ESCOLA ESTADUAL
imagem - Lpslps
MONUMENTO ÀS ÁRVORES
imagem - Lpslps
A ESCOLA COM O MONUMENTO ÀS ÁRVORES EM FRENTE
imagem - Lpslps
MONUMENTO NO CALÇADÃO
imagem - Lpslps
TEATRO
imagem - Lpslps
VISÃO PARCIAL
imagem - Kirk Daves Moriama
PRAÇA DO BARÃO
imagem - Liz
imagem - ?
imagem - Wikipédia
UNIVERSIDADE
imagem - ?
imagem - Lpslps
POLIESPORTIVO
imagem - Lpslps
PRAÇA DA UNIMED
imagem - Lpslps
VIA ANHANGUERA
imagem - Lpslps
imagem - Lpslps
imagem - Lpslps
imagem - Lpslps
USINA
imagem - Lpslps
PARCIAL EM DIA DE CORRIDA DE VELOTROL
imagem - Lpslps
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


fonte / fotos - IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…