Pular para o conteúdo principal

BAGÉ / RIO GRANDE DO SUL - Na rainha da fronteira, além do turismo histórico, cultural e ecoturismo, tem o festival internacional do churrasco que atrai milhares de pessoas




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BAGÉ" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
BAGÉ NO RIO GRANDE DO SUL FAZ FRONTEIRA COM O URUGUAI
População estimada 2016 (1) - 121.986
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 4.093,582
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 28,52
Código do Município 4301602
Gentílico - bageense
ORIGEM DO NOME
A HIPÓTESE MAIS ACEITA É QUE VENHA DA PALAVRA CHARRUA BAJ (OU BAAG), QUE SIGNIFICA CERRO OU COLINA, HAJA VISTA A GEOGRAFIA DA REGIÃO.
OUTRA VERSÃO FALA NA FAZENDA DE SÃO MIGUEL (HOJE, MUNICÍPIO DE BAGÉ), NA DEFESA DA MESMA CONTRA AS FORÇAS DE PORTUGAL E ESPANHA, EM NOME DO LENDÁRIO IMPÉRIO GUARANÍTICO, ENCONTRAVA-SE O ÍNDIO IBAGÉ, CUJO NOME SE TRANSMITIU À REGIÃO, ORIGINANDO-SE DAÍ O TOPÔNIMO BAGÉ
Gentílico: bageense
HISTÓRICO
Durante o domínio espanhol, os missionários jesuítas vindos de Buenos Aires fundam a Redução de São André dos Guenoas, na região onde hoje se localiza o município de Bagé.
Após a assinatura do Tratado de Madrid, em 1750, a comissão mista hispano portuguesa inicia o trabalho para demarcar a nova fronteira de Castilhos Grande (próximo o Forte de Santa Teresa) até as cabeceiras do Rio Negro, em Santa Tecla, próximo a atual cidade de Bagé.
Para que não houvesse possibilidades de os espanhóis voltarem a ocupar esta região, o governo português passa a fazer doações de sesmarias para fazenda de criação de gado, o que representa a conquista econômica e ao mesmo tempo resguarda as fronteiras do sul do país.
Um dos primeiros atos de Don Pedro I, como Príncipe Regente do Brasil, foi anexar as terras da Banda Oriental do Uruguai, que passou a se chamar Província Cisplatina. Juan Lavalleja, caudilho cisplatino, inicia uma revolta e declara que a Província deva pertencer à “República das Províncias Unidas do Prata”. Essa atitude feriu os brios de Don Pedro I e imediatamente o Brasil declara guerra à Argentina.
Finalmente na região do Poncho Verde, estavam reunidos os Imperiais e os Farroupilhas. Foi difícil reunir os Chefes Farroupilhas, mas Caxias intercedeu para insistir na obtenção da Paz. No dia 25 de fevereiro de 1845, conseguiram os farrapos ter sua reunião, sob a presidência de David Canabarro. Assim que Caxias recebeu os documentos assinados pelos farroupilhas, lançou sua Proclamação aos Rio-grandenses, datada de 01 de março de 1845. No início de março, Caxias entra em Bagé com seu Estado-Maior e um grande número de oficiais, entre os quais o Coronel João da Silva Tavares. Dois dias depois, é a vez de Bento Gonçalves e Antônio de Souza Netto. Houve muita festa com luminárias, bailes, Te-Deum e fogos. 
Neste ano, a população de Bagé, envia requerimento à Assembléia Legislativa Provincial, pedindo para elevá-la a categoria de freguesia. Atendendo tal apelo, defende com entusiasmo pelo Deputado Manoel Marques de Souza, a Assembléia Provincial, em 5 de junho, aprova duas leis (nº64 e nº65), elevando Bagé às condições de freguesia e município, respectivamente.
A ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem - Wikipédia
VISÃO PARCIAL DA CIDADE
imagem - Geo Repórter
AVENIDA 7 DE SETEMBRO
imagem - Viviane Abejaneda
TAMBÉM A AVENIDA 7 DE SETEMBRO
imagem - PMB

CASA DE CULTURA PEDRO WAYNE

O antigo prédio foi vendido em 1919 para o Banco do Comércio, e demolido na década de 20 para ser construído em seu lugar a sede da agência do Banco Nacional do Comércio. 
O atual prédio, com tendência positivista, foi inaugurado em 15 de maio de 1929. Na década de 70, a agência foi desativada. A Prefeitura adquiriu o prédio na década de 90, durante o governo de Luís Alberto Vargas, e o transformou num centro cultural da cidade. Recebeu o nome de Casa de Cultura Pedro Wayne, em homenagem a este ilustre escritor, jornalista e animador cultural de Bagé, falecido em 1951. 
Hoje, a Casa de Cultura, está disponibilizando eventos de cultura popular, erudita, regional e universal. Além das manifestações de arte (como desenho, gravura, pintura, escultura, literatura, música, dança, folclore e artesanato). Outros temas, como ecologia, fazem parte da vida da Casa de Cultura, que sempre conta com alguma exposição ou evento para presentear ao bageenses e visitantes. 
Avenida Sete de Setembro, 1001. 
Fone: 3242-8612
imagem - PMB
CASA GUARANY
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
CENTRO ADMINISTRATIVO - ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA 
O PRÉDIO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BAGÉ FOI INAUGURADO EM 02 DE DEZEMBRO DE 1884. EM 1924 O PRÉDIO FOI DESTRUÍDO POR UM INCÊNDIO. NO MESMO ANO O NOVO PRÉDIO COMEÇOU A SER CONSTRUÍDO. FOI FEITA UMA PERMUTA COM A VIAÇÃO FÉRREA E COMEÇOU A FUNCIONAR NO PRÉDIO O CENTRO ADMINISTRATIVO DE BAGÉ (1980).
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
O CORETO DA PRAÇAimagem - Ubirajara Buddin Cruz
CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃOimagem - Wikipédia
HOTEL DO COMÉRCIO
FOI FUNDADO EM 1842, PELO FRANCÊS JOÃO LUIZ CAPUTO E FOI O PRIMEIRO HOTEL DE BAGÉ. A FACHADA PRINCIPAL ERA NA RUA DO COMÉRCIO, RAZÃO DO NOME DO HOTEL. ATUALMENTE, FOI TRANSFORMADO EM CENTRO COMERCIAL.
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
AS OBRAS DA ANTIGA CAPELA FORAM INICIADAS EM 1869 E CONCLUÍDAS EM 1871. A PINTURA, INCLUINDO OS QUADROS DA PAIXÃO E A ABÓBADA, FICOU PRONTA EM 1888. A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO VEIO DE CONCEPCIÓN, EM 1870, E ERA UMA PRESA DA GUERRA DO PARAGUAI.
imagem - PMB
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E A PREFEITURA QUE FICA AO LADO.
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
A MESMA IGREJA DE OUTRO ÂNGULO
imagem - Ubirajara Buddin Cruz

INSTITUTO MUNICIPAL DE BELAS ARTES

ESTE PRÉDIO INICIOU A SER CONSTRUÍDO POR VOLTA DE 1905. O TERRENO ERA PROPRIEDADE DE NICOLAU ALAMON. ABRIGOU O CLUBE COMERCIAL, DURANTE ALGUNS ANOS, MESMO SEM TÉRMINO DA OBRA, SENDO QUE A CONCLUSÃO DO MESMO OCORREU EM 1929. OFERECE VÁRIOS CURSOS A POPULAÇÃO E HOJE É MOTIVO DE ORGULHO PARA OS BAGEENSES!
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
MONUMENTO A LIBERDADE
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
MUSEU DOM DIOGO DE SOUSA
imagem - Ubirajara Buddin Cruz

IGREJA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

FOI INAUGURADA EM 24 DE MAIO DE 1929, MAS SÓ FOI COMPLETAMENTE FINALIZADA NA DÉCADA DE 40. O IRMÃO SALESIANO HEITOR SCNHEIDER FOI QUEM REDEFINIU E COMANDOU O PROJETO. FOI ELE TAMBÉM QUEM DESENHOU E COLOCOU O ALTAR-MOR. OS CINCO SINOS VIERAM DA ITÁLIA E CADA UM REPRESENTA O SOM DE UMA NOTA MUSICAL: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL.
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
PALACETE PEDRO OSÓRIO
O PRÉDIO FOI CONSTRUÍDO NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PELO MÉDICO DR. PEDRO OSÓRIO. POSSUI ESTILO NEOCLÁSSICO, COM MÁRMORE, VITRAIS E FERRO. HÁ QUEM DIGA QUE É UMA RÉPLICA DE UMA CASA EXISTENTE EM BOLOGNA (ITÁLIA), OUTROS DIZEM QUE É RÉPLICA DE UMA CASA EM PARIS, QUE TERIA INCLUSIVE OS DOIS CACHORROS. AS DUAS ESTÁTUAS DOS CACHORROS, EM FERRO FUNDIDO, FORAM COLOCADAS ALGUNS ANOS DEPOIS DA SUA CONCLUSÃO. EXISTE, JUNTO AO PRÉDIO, UM BOSQUE PLANTADO POR PEDRO OSÓRIO, QUE ERA APAIXONADO POR PLANTAS E ÁRVORES. ATÉ HOJE O BOSQUE É ORGULHO PARA OS BAGEENSES. A PARTIR DE 1955 FOI SEDE DO COLÉGIO ESTADUAL CARLOS KLUWE, E HOJE ABRIGA A SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO.
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
imagem - PMB
PRAÇA JÚLIO DE CASTILHOS
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
PRAÇA RIO BRANCO
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
TORRE DA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
CLUBE CAIXEIRAL
FOI FUNDADO NO DIA 14 DE OUTUBRO DE 1894, POR FLAUBIANO CAMARGO, JUNTAMENTE COM JOÃO LOPART, FRANCISCO MATA E GINEZ GALIBERN, EM REUNIÃO REALIZADA NO “THEATRO 28 DE SETEMBRO”. O PRESIDENTE HERICH HOFFMANN, EM 1909 DEU INÍCIO AS OBRAS E, EM 07 DE MARÇO DE 1911, HOUVE A PRIMEIRA REUNIÃO DE DIRETORIA NO NOVO PRÉDIO. OS BELÍSSIMOS LUSTRES E FORROS FORAM IMPORTADOS DA FRANÇA. O PROJETO FOI ASSINADO PELO ARQUITETO PEDRO OBINO. JÁ RECEBEU NOMES ILUSTRES, COMO: MARTHA ROCHA, TENENTE EMÍLIO MÉDICI, ENTRE OUTROS TANTOS.
imagem - PMB
CLUBE COMERCIAL 
O PRÉDIO INICIALMENTE FOI RESIDÊNCIA DO SR. ANTÔNIO BARBOSA NETTO. MAIS TARDE FOI SEDE DO HOTEL PARIS, ATÉ 1925. FOI ADQUIRIDO PARA ALI SER CONSTRUÍDA A SEDE DO CLUBE COMERCIAL. O CLUBE COMERCIAL FOI INAUGURADO EM 03 DE JUNHO DE 1886. TEVE QUATRO SEDES. A SEDE ATUAL, NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO, FOI CONCLUÍDA EM 1937.
imagem - PMB
TAMBÉM A AVENIDA 7 DE SETEMBRO
imagem - Ana Padorno
TORRE DA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
imagem - PMB

ASSOCIAÇÃO RURAL DE BAGÉ
FUNDADA NO DIA 20 DE SETEMBRO DE 1904, POR UM GRUPO NUMEROSO DE ASSOCIADOS, 95 RURALISTAS, CUJOS NOMES ESTÃO ETERNAMENTE INSCRITOS NA PLACA DE BRONZE QUE FOI FIXADA NO SALÃO NOBRE, LIBERADOS PELO VISCONDE DE RIBEIRO MAGALHÃES. É A MAIS ANTIGA A REALIZAR EXPOSIÇÕES FEIRAS
imagem - PMB 
PRÉDIO DA INTENDÊNCIA MUNICIPAL
A INTENDÊNCIA MUNICIPAL FOI INAUGURADA EM 24 DE FEVEREIRO DE 1900, E FOI CONSTRUÍDA NA ADMINISTRAÇÃO DE JOSÉ OCTÁVIO GONÇALVES. NO SALÃO NOBRE, FUNCIONOU A CÂMARA DOS VEREADORES. A PORTA PRINCIPAL ORIGINAL FOI READAPTADA NO INTERIOR DO PRÉDIO, E A QUE HOJE ESTÁ NO LOCAL FOI DOADA PELO URUGUAIO DR. ROBERTO MAGALHÃES SUÑE QUE POSSUI 900 KG DE FERRO E 600 KG DE BRONZE.
imagem - PMB
RINCÃO
imagem - PMB
RELÓGIO DO MERCADO CENTRAL 
O RELÓGIO DO MERCADO DO MERCADO EH DE FABRICAÇÃO FRANCESA E DATADA DE 1917. AS COLUNAS QUE ATUALMENTE O SUSTENTAM FORAM PROJETADAS PELOS ARQUITETOS MARIA DE LOURDES COSTA E SÉRGIO COIROLO.
imagem - PMB
PARQUE DO GAÚCHO
imagem - PMB
BAGÉ POSSUI O SEGUNDO MAIOR GINÁSIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, O GINÁSIO POLI-ESPORTIVO PRESIDENTE MÉDICI, POPULARMENTE CONHECIDO COMO GINÁSIO MILITÃO. NAS CERCANIAS DO GINÁSIO TAMBÉM HÁ UM COMPLEXO ESPORTIVO, COM 8 CAMPOS DE FUTEBOL, ÁREA VERDE, VESTIÁRIOS E ESTRUTURA PARA REALIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES DO FUTEBOL AMADOR DO MUNICÍPIO.
AQUI A POUSADA CHÁCARA DAS ROSEIRAS
imagem - PMB
CENTRO HISTÓRICO VILA DE SANTA THEREZA
EM TORNO DA CHARQUEADA DE SANTA THEREZA FUNDADA POR ANTÔNIO DE RIBEIRO MAGALHÃES, EM 1897 SURGIU A “VILA DE SANTA THEREZA”. ALÉM DA RESIDÊNCIA DE VERÃO DA FAMÍLIA, A VILA ABRIGAVA INICIALMENTE CERCA DE 840 PESSOAS QUE TRABALHAVAM NAS CHARQUEADAS E NAS FÁBRICAS. A ASSISTÊNCIA AOS TRABALHADORES ERA COMPLETA: NÃO SÓ HABITAVAM A VILA OPERÁRIA, COMO TINHAM ASSISTÊNCIA MÉDICA E FARMACÊUTICA. A VILA TINHA CASAS DE MATERIAL PARA CERCA DE 1000 PESSOAS E TAMBÉM LUZ ELÉTRICA (USINA INDEPENDENTE). QUEM VIAJAVA DE TREM, AO PASSAR POR SANTA THEREZA, VISLUMBRAVA ALAMEDAS, CASAS DE BOA CONSTRUÇÃO, DISTRIBUÍDAS EM ALINHAMENTO SIMÉTRICO, SOLO TODO TERRAPLENADO, SEMPRE LIMPO, IMPRESSIONANDO DE FORMA AGRADÁVEL AOS VIAJANTES. A ESTRADA QUE DAVAM ACESSO AO ESTABELECIMENTO ERA MANTIDA PELO VISCONDE.
IGREJA DE SANTA THEREZA
foto - PMB
CASA DE PEDRA
imagem - ?
RINCÃO
imagem - PMB
imagem - PMB
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Divulgação / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

PEQUI / MINAS GERAIS - Descer de tobogã em cachoeira numa belíssima vista da cidade e cidades vizinhas, com existência de grutas, grotas e rica vegetação natural

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PEQUI" / MINAS GERAIS / BRASIL foto (acima) Thymonthy Becker BEM VINDO A CIDADE DE PEQUI. AOS PÉS DA SERRA DO RIO DO PEIXE. Pórtico da estrada da cidade de Pequi, Minas Gerais foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 4.369 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 203,991 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 19,98 Código do Município 3149606 Gentílico - pequiense ORIGEM DO NOME O termo significa, em tupi, "coxa áspera", e origina-se de um velho e frondoso pequizeiro, que existiu em frente a uma venda no largo da igreja, cuja sombra abrigava a população que ali se reunia Gentílico: pequiense Histórico Pequi  Minas Gerais - MG HISTÓRICO A fixação da povoação do atual município deve-se, principalmente, aos solos férteis e ao grande número de córregos e riachos que cortam a região. Pequi foi criada em 1841, quando o distrito de Santo Antônio de São Joanico, no município de Pitangui, foi dividido em dois: Pequi e Maravilha.…

POÇOS DE CALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A CIDADE DAS ROSAS / BEM VINDO A POÇOS DE CALDAS MONTANHAS DA REGIÃO copyrigth "Enioprado" POÇOS DE CALDAS TEM HOJE 152.496 HABITANTES O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0.841 - CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1872 QUEM NASCE EM POÇOS DE CALDAS EH: POÇOS-CALDENSE. HISTÓRIA A região onde se localiza o atual Município de Poços de Caldas foi inicialmente habitada pelos indios Cataguases que, em 1675, ofereceram combate e venceram a célebre bandeira de Lourenço Castanho, cognominado "O Velho". Com a busca de pastagens para manter a pecuária valorizou-se a região dos "Campos de Caldas'', como passou a ser chamado o local. Com isto, facilitou a instalação do núcleo pastoril que, economicamente, substituiu a lavra e grupiara. Entre os que vieram para os "Campos de Caldas", nos últimos anos de 1700, encontrava-se o Padre Manoel Gonçalves Correia, que instalou uma fazenda no &q…

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

SETE LAGOAS / MG - CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS - TERRA NATAL DO TRAPALHÃO "ZACARIAS"

BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO. TERRA NATAL DO TRAPALHÃO ZACARIAS imagem - ? 7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 -  QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. HISTÓRIA Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1…

IGATU / BAHIA - Vales profundos, chapadões, verde misturado ao cinza, marrom e rosa da secura do sertão e vento zunindo que da vozes às pedras

LINHA DO TEMPO DE "IGATU" / BAHIA / BRASIL SEJA BEM VINDO AO DISTRITO DE IGATU. A CIDADE DE PEDRAS / A MACHU PICCHU BRASILEIRA foto - Chico Ferreira O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. 
Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes.  foto - Prefeitura Municipal de Andaraí foto - Otávio Nogueira Dessa época, sobraram ruínas, principalmente de casas de garimpeiros, e utensílios, preservados na imperdível Galeria Arte & Memória.
Entre no verbete Chapada Diamantina para ver mais dicas de roteiros, passeios, como chegar, como circular e restaurantes na região. foto - Otávio Nogueira foto - Otávio Nogueira IGATU é uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. 
Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, …

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER - Hong Kong, uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e combina a cultura oriental com a ocidental, livre comércio, baixos impostos; lidera

LINHA DO TEMPO DAS "10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER" / WORLD O ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT (EIU) DIVULGOU UM NOVO RANKING LISTANDO AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER. A LISTA, QUE TEM CAUSADO DEBATES, TRAZ HONG KONG EM PRIMEIRO LUGAR.
1° - HONG KONG (CHINA)
Uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e 1,1 mil km² de área, que combina a cultura oriental com a ocidental. Sua população tem um padrão de vida comparável ao das grandes potências, com um PIB per capita de 43,8 mil dólares. O custo de vida da cidade, entretanto, é um dos mais caros do mundo. É o principal centro comercial da China. Possui uma economia de livre mercado, baixos impostos e mínima intervenção do governo central, seguindo a filosofia de "um país, dois sistemas".

2° - AMSTERDÃ (HOLANDA)
Amsterdã é prática, moderna e vanguardista. E essas qualidades de certa forma resumem as características de toda a Holanda, um país de território minúsculo que foi uma g…