Pular para o conteúdo principal

BAGÉ / RIO GRANDE DO SUL - Na rainha da fronteira, além do turismo histórico, cultural e ecoturismo, tem o festival internacional do churrasco que atrai milhares de pessoas




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BAGÉ" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
BAGÉ NO RIO GRANDE DO SUL FAZ FRONTEIRA COM O URUGUAI
População estimada 2016 (1) - 121.986
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 4.093,582
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 28,52
Código do Município 4301602
Gentílico - bageense
ORIGEM DO NOME
A HIPÓTESE MAIS ACEITA É QUE VENHA DA PALAVRA CHARRUA BAJ (OU BAAG), QUE SIGNIFICA CERRO OU COLINA, HAJA VISTA A GEOGRAFIA DA REGIÃO.
OUTRA VERSÃO FALA NA FAZENDA DE SÃO MIGUEL (HOJE, MUNICÍPIO DE BAGÉ), NA DEFESA DA MESMA CONTRA AS FORÇAS DE PORTUGAL E ESPANHA, EM NOME DO LENDÁRIO IMPÉRIO GUARANÍTICO, ENCONTRAVA-SE O ÍNDIO IBAGÉ, CUJO NOME SE TRANSMITIU À REGIÃO, ORIGINANDO-SE DAÍ O TOPÔNIMO BAGÉ
Gentílico: bageense
HISTÓRICO
Durante o domínio espanhol, os missionários jesuítas vindos de Buenos Aires fundam a Redução de São André dos Guenoas, na região onde hoje se localiza o município de Bagé.
Após a assinatura do Tratado de Madrid, em 1750, a comissão mista hispano portuguesa inicia o trabalho para demarcar a nova fronteira de Castilhos Grande (próximo o Forte de Santa Teresa) até as cabeceiras do Rio Negro, em Santa Tecla, próximo a atual cidade de Bagé.
Para que não houvesse possibilidades de os espanhóis voltarem a ocupar esta região, o governo português passa a fazer doações de sesmarias para fazenda de criação de gado, o que representa a conquista econômica e ao mesmo tempo resguarda as fronteiras do sul do país.
Um dos primeiros atos de Don Pedro I, como Príncipe Regente do Brasil, foi anexar as terras da Banda Oriental do Uruguai, que passou a se chamar Província Cisplatina. Juan Lavalleja, caudilho cisplatino, inicia uma revolta e declara que a Província deva pertencer à “República das Províncias Unidas do Prata”. Essa atitude feriu os brios de Don Pedro I e imediatamente o Brasil declara guerra à Argentina.
Finalmente na região do Poncho Verde, estavam reunidos os Imperiais e os Farroupilhas. Foi difícil reunir os Chefes Farroupilhas, mas Caxias intercedeu para insistir na obtenção da Paz. No dia 25 de fevereiro de 1845, conseguiram os farrapos ter sua reunião, sob a presidência de David Canabarro. Assim que Caxias recebeu os documentos assinados pelos farroupilhas, lançou sua Proclamação aos Rio-grandenses, datada de 01 de março de 1845. No início de março, Caxias entra em Bagé com seu Estado-Maior e um grande número de oficiais, entre os quais o Coronel João da Silva Tavares. Dois dias depois, é a vez de Bento Gonçalves e Antônio de Souza Netto. Houve muita festa com luminárias, bailes, Te-Deum e fogos. 
Neste ano, a população de Bagé, envia requerimento à Assembléia Legislativa Provincial, pedindo para elevá-la a categoria de freguesia. Atendendo tal apelo, defende com entusiasmo pelo Deputado Manoel Marques de Souza, a Assembléia Provincial, em 5 de junho, aprova duas leis (nº64 e nº65), elevando Bagé às condições de freguesia e município, respectivamente.
A ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem - Wikipédia
VISÃO PARCIAL DA CIDADE
imagem - Geo Repórter
AVENIDA 7 DE SETEMBRO
imagem - Viviane Abejaneda
TAMBÉM A AVENIDA 7 DE SETEMBRO
imagem - PMB

CASA DE CULTURA PEDRO WAYNE

O antigo prédio foi vendido em 1919 para o Banco do Comércio, e demolido na década de 20 para ser construído em seu lugar a sede da agência do Banco Nacional do Comércio. 
O atual prédio, com tendência positivista, foi inaugurado em 15 de maio de 1929. Na década de 70, a agência foi desativada. A Prefeitura adquiriu o prédio na década de 90, durante o governo de Luís Alberto Vargas, e o transformou num centro cultural da cidade. Recebeu o nome de Casa de Cultura Pedro Wayne, em homenagem a este ilustre escritor, jornalista e animador cultural de Bagé, falecido em 1951. 
Hoje, a Casa de Cultura, está disponibilizando eventos de cultura popular, erudita, regional e universal. Além das manifestações de arte (como desenho, gravura, pintura, escultura, literatura, música, dança, folclore e artesanato). Outros temas, como ecologia, fazem parte da vida da Casa de Cultura, que sempre conta com alguma exposição ou evento para presentear ao bageenses e visitantes. 
Avenida Sete de Setembro, 1001. 
Fone: 3242-8612
imagem - PMB
CASA GUARANY
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
CENTRO ADMINISTRATIVO - ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA 
O PRÉDIO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BAGÉ FOI INAUGURADO EM 02 DE DEZEMBRO DE 1884. EM 1924 O PRÉDIO FOI DESTRUÍDO POR UM INCÊNDIO. NO MESMO ANO O NOVO PRÉDIO COMEÇOU A SER CONSTRUÍDO. FOI FEITA UMA PERMUTA COM A VIAÇÃO FÉRREA E COMEÇOU A FUNCIONAR NO PRÉDIO O CENTRO ADMINISTRATIVO DE BAGÉ (1980).
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
O CORETO DA PRAÇAimagem - Ubirajara Buddin Cruz
CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃOimagem - Wikipédia
HOTEL DO COMÉRCIO
FOI FUNDADO EM 1842, PELO FRANCÊS JOÃO LUIZ CAPUTO E FOI O PRIMEIRO HOTEL DE BAGÉ. A FACHADA PRINCIPAL ERA NA RUA DO COMÉRCIO, RAZÃO DO NOME DO HOTEL. ATUALMENTE, FOI TRANSFORMADO EM CENTRO COMERCIAL.
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
AS OBRAS DA ANTIGA CAPELA FORAM INICIADAS EM 1869 E CONCLUÍDAS EM 1871. A PINTURA, INCLUINDO OS QUADROS DA PAIXÃO E A ABÓBADA, FICOU PRONTA EM 1888. A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO VEIO DE CONCEPCIÓN, EM 1870, E ERA UMA PRESA DA GUERRA DO PARAGUAI.
imagem - PMB
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E A PREFEITURA QUE FICA AO LADO.
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
A MESMA IGREJA DE OUTRO ÂNGULO
imagem - Ubirajara Buddin Cruz

INSTITUTO MUNICIPAL DE BELAS ARTES

ESTE PRÉDIO INICIOU A SER CONSTRUÍDO POR VOLTA DE 1905. O TERRENO ERA PROPRIEDADE DE NICOLAU ALAMON. ABRIGOU O CLUBE COMERCIAL, DURANTE ALGUNS ANOS, MESMO SEM TÉRMINO DA OBRA, SENDO QUE A CONCLUSÃO DO MESMO OCORREU EM 1929. OFERECE VÁRIOS CURSOS A POPULAÇÃO E HOJE É MOTIVO DE ORGULHO PARA OS BAGEENSES!
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
MONUMENTO A LIBERDADE
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
MUSEU DOM DIOGO DE SOUSA
imagem - Ubirajara Buddin Cruz

IGREJA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

FOI INAUGURADA EM 24 DE MAIO DE 1929, MAS SÓ FOI COMPLETAMENTE FINALIZADA NA DÉCADA DE 40. O IRMÃO SALESIANO HEITOR SCNHEIDER FOI QUEM REDEFINIU E COMANDOU O PROJETO. FOI ELE TAMBÉM QUEM DESENHOU E COLOCOU O ALTAR-MOR. OS CINCO SINOS VIERAM DA ITÁLIA E CADA UM REPRESENTA O SOM DE UMA NOTA MUSICAL: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL.
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
PALACETE PEDRO OSÓRIO
O PRÉDIO FOI CONSTRUÍDO NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PELO MÉDICO DR. PEDRO OSÓRIO. POSSUI ESTILO NEOCLÁSSICO, COM MÁRMORE, VITRAIS E FERRO. HÁ QUEM DIGA QUE É UMA RÉPLICA DE UMA CASA EXISTENTE EM BOLOGNA (ITÁLIA), OUTROS DIZEM QUE É RÉPLICA DE UMA CASA EM PARIS, QUE TERIA INCLUSIVE OS DOIS CACHORROS. AS DUAS ESTÁTUAS DOS CACHORROS, EM FERRO FUNDIDO, FORAM COLOCADAS ALGUNS ANOS DEPOIS DA SUA CONCLUSÃO. EXISTE, JUNTO AO PRÉDIO, UM BOSQUE PLANTADO POR PEDRO OSÓRIO, QUE ERA APAIXONADO POR PLANTAS E ÁRVORES. ATÉ HOJE O BOSQUE É ORGULHO PARA OS BAGEENSES. A PARTIR DE 1955 FOI SEDE DO COLÉGIO ESTADUAL CARLOS KLUWE, E HOJE ABRIGA A SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO.
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
imagem - PMB
PRAÇA JÚLIO DE CASTILHOS
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
PRAÇA RIO BRANCO
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
TORRE DA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
imagem - Ubirajara Buddin Cruz
CLUBE CAIXEIRAL
FOI FUNDADO NO DIA 14 DE OUTUBRO DE 1894, POR FLAUBIANO CAMARGO, JUNTAMENTE COM JOÃO LOPART, FRANCISCO MATA E GINEZ GALIBERN, EM REUNIÃO REALIZADA NO “THEATRO 28 DE SETEMBRO”. O PRESIDENTE HERICH HOFFMANN, EM 1909 DEU INÍCIO AS OBRAS E, EM 07 DE MARÇO DE 1911, HOUVE A PRIMEIRA REUNIÃO DE DIRETORIA NO NOVO PRÉDIO. OS BELÍSSIMOS LUSTRES E FORROS FORAM IMPORTADOS DA FRANÇA. O PROJETO FOI ASSINADO PELO ARQUITETO PEDRO OBINO. JÁ RECEBEU NOMES ILUSTRES, COMO: MARTHA ROCHA, TENENTE EMÍLIO MÉDICI, ENTRE OUTROS TANTOS.
imagem - PMB
CLUBE COMERCIAL 
O PRÉDIO INICIALMENTE FOI RESIDÊNCIA DO SR. ANTÔNIO BARBOSA NETTO. MAIS TARDE FOI SEDE DO HOTEL PARIS, ATÉ 1925. FOI ADQUIRIDO PARA ALI SER CONSTRUÍDA A SEDE DO CLUBE COMERCIAL. O CLUBE COMERCIAL FOI INAUGURADO EM 03 DE JUNHO DE 1886. TEVE QUATRO SEDES. A SEDE ATUAL, NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO, FOI CONCLUÍDA EM 1937.
imagem - PMB
TAMBÉM A AVENIDA 7 DE SETEMBRO
imagem - Ana Padorno
TORRE DA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
imagem - PMB

ASSOCIAÇÃO RURAL DE BAGÉ
FUNDADA NO DIA 20 DE SETEMBRO DE 1904, POR UM GRUPO NUMEROSO DE ASSOCIADOS, 95 RURALISTAS, CUJOS NOMES ESTÃO ETERNAMENTE INSCRITOS NA PLACA DE BRONZE QUE FOI FIXADA NO SALÃO NOBRE, LIBERADOS PELO VISCONDE DE RIBEIRO MAGALHÃES. É A MAIS ANTIGA A REALIZAR EXPOSIÇÕES FEIRAS
imagem - PMB 
PRÉDIO DA INTENDÊNCIA MUNICIPAL
A INTENDÊNCIA MUNICIPAL FOI INAUGURADA EM 24 DE FEVEREIRO DE 1900, E FOI CONSTRUÍDA NA ADMINISTRAÇÃO DE JOSÉ OCTÁVIO GONÇALVES. NO SALÃO NOBRE, FUNCIONOU A CÂMARA DOS VEREADORES. A PORTA PRINCIPAL ORIGINAL FOI READAPTADA NO INTERIOR DO PRÉDIO, E A QUE HOJE ESTÁ NO LOCAL FOI DOADA PELO URUGUAIO DR. ROBERTO MAGALHÃES SUÑE QUE POSSUI 900 KG DE FERRO E 600 KG DE BRONZE.
imagem - PMB
RINCÃO
imagem - PMB
RELÓGIO DO MERCADO CENTRAL 
O RELÓGIO DO MERCADO DO MERCADO EH DE FABRICAÇÃO FRANCESA E DATADA DE 1917. AS COLUNAS QUE ATUALMENTE O SUSTENTAM FORAM PROJETADAS PELOS ARQUITETOS MARIA DE LOURDES COSTA E SÉRGIO COIROLO.
imagem - PMB
PARQUE DO GAÚCHO
imagem - PMB
BAGÉ POSSUI O SEGUNDO MAIOR GINÁSIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, O GINÁSIO POLI-ESPORTIVO PRESIDENTE MÉDICI, POPULARMENTE CONHECIDO COMO GINÁSIO MILITÃO. NAS CERCANIAS DO GINÁSIO TAMBÉM HÁ UM COMPLEXO ESPORTIVO, COM 8 CAMPOS DE FUTEBOL, ÁREA VERDE, VESTIÁRIOS E ESTRUTURA PARA REALIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES DO FUTEBOL AMADOR DO MUNICÍPIO.
AQUI A POUSADA CHÁCARA DAS ROSEIRAS
imagem - PMB
CENTRO HISTÓRICO VILA DE SANTA THEREZA
EM TORNO DA CHARQUEADA DE SANTA THEREZA FUNDADA POR ANTÔNIO DE RIBEIRO MAGALHÃES, EM 1897 SURGIU A “VILA DE SANTA THEREZA”. ALÉM DA RESIDÊNCIA DE VERÃO DA FAMÍLIA, A VILA ABRIGAVA INICIALMENTE CERCA DE 840 PESSOAS QUE TRABALHAVAM NAS CHARQUEADAS E NAS FÁBRICAS. A ASSISTÊNCIA AOS TRABALHADORES ERA COMPLETA: NÃO SÓ HABITAVAM A VILA OPERÁRIA, COMO TINHAM ASSISTÊNCIA MÉDICA E FARMACÊUTICA. A VILA TINHA CASAS DE MATERIAL PARA CERCA DE 1000 PESSOAS E TAMBÉM LUZ ELÉTRICA (USINA INDEPENDENTE). QUEM VIAJAVA DE TREM, AO PASSAR POR SANTA THEREZA, VISLUMBRAVA ALAMEDAS, CASAS DE BOA CONSTRUÇÃO, DISTRIBUÍDAS EM ALINHAMENTO SIMÉTRICO, SOLO TODO TERRAPLENADO, SEMPRE LIMPO, IMPRESSIONANDO DE FORMA AGRADÁVEL AOS VIAJANTES. A ESTRADA QUE DAVAM ACESSO AO ESTABELECIMENTO ERA MANTIDA PELO VISCONDE.
IGREJA DE SANTA THEREZA
foto - PMB
CASA DE PEDRA
imagem - ?
RINCÃO
imagem - PMB
imagem - PMB
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Divulgação / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO / A CIDADE DOS IPÊS

BEM VINDO A SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO.
imagem de Alexandre Bonacini SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO, TEM 65.034 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É: PARAISENSE O IDH DO MUNIC[IPIO É DE 0,812, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É CONHECIDA COMO A CIDADE DOS IPÊS, VISTO SER MUITA A QUANTIDA DESTA ÁRVORE NA REGIÃO. imagem de Auro Queiroz


imagem de Auro Queiroz
Em uma das propriedades foi doado, em 1821, terreno para a construção da Capela de São Sebastião, em torno da qual se desenvolveu o povoado. O lugar se tornou pouso obrigatório para os viajantes em trânsito para São Paulo, Jacuí e outros povoados sul mineiros. Em 1855 foi criada a Freguesia e, três anos depois, o Curato de São Sebastião do Paraíso. O intercâmbio comercial intensificou-se. As notícias da excelência das terras atraíram agricultores e pecuaristas, gerando grande surto de desenvolvimento, consubstanciado pela elevação a Vila e a Cidade, em 1870 e 1873, respectivam…

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

LIMA DUARTE

BOM DIA. BEM VINDO A LIMA DUARTE / CIDADE CERCADA DE MONTANHAS E DO AR MAIS PURO DAS MINAS GERAIS copyrigth "Rosana4" LIMA DUARTE JÁ TEM A SEGUNDA PÁGINA. CLIK AQUI E VEJA A SEGUNDA PÁGINA DA CIDADE DE LIMA DUARTE
LIMA DUARTE TEM UMA POPULAÇÃO DE 16.166 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM LIMA DUARTE É: LIMADUARTINO. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,739 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. LIMA DUARTE É CERCADA POR BELÍSSIMAS MONTANHAS, E POR ISTO O AR DA CIDADE É CONSIDERADO PURO. Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio d…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…

ALMENARA - CIDADE DA MAIOR PRAIA FLUVIAL DO BRAZIL

BEM VINDO A CIDADE DE ALMENARA. 
foto - Danilo D. Lisboa
ALMENARA TEM 38.775 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ALMENARA EH: ALMENARENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 13 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME  

PASSOS / MG -

VEJA AS IGREJAS DA CIDADE DE PASSOS, NO SUL DAS MINAS GERAIS.
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA  PENHA
imagem de Thymonthy Becker
AQUI ELA VISTA DO LADO ESQUERDO
imagem de Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO DA ABÓBODA. MUITO BONITA POR SINAL
imagem de Thymonthy Becker
A ABÓBODA VISTA MAIS DE PERTO. MUITO BONITA MESMO,. NÃO EH COMUM A GENTE VER IGREJAS COM ABÓBODAS COMO ESTA.
imagem de Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO GERAL DA IGREJA, COM PARTE DA BONITA PRAÇA QUE A CERCA.
imagem de Thymonthy becker
ESTA EH A CAPELA DO CARMELO SÃO JOSÉ
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PENHA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A CAPELA DO EDUCANDÁRIO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS
imagem de Altemiro Olinto Cristo
AQUI A CAPELA DE SANTA RITA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. A ARQUITETURA NÃO IDENTIFICA SÓ DE OLHAR, SER UMA IGREJA. MAS FICOU MUITO LEGAL
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
imag…

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

ALFENAS / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E BELA

BEM VINDO A CIDADE DE ALFENAS. BANHADA PELO MAR DE MINAS. UMA CIDADE CULTA E BELA.  imagem - ? ALFENAS TEM 73.774 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM ALFENAS EH: ALFENENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 15 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.869 ORIGEM DO NOME A designação do município, originou-se da expressão "Vamos nos Alfenas", usada pelos habitantes da região ao se dirigirem ao povoado, em virtude dos membros da família Martins Alfenas serem os moradores mais próximos. HISTÓRIA Por volta de 1800, procedentes de Campanha da Princesa da Beira, São Gonçalo, Caldas e Jacuí, aproximaram-se da região do atual município, os primeiros habitantes. Embora não se tenha notícia de descobertas auríferas no local, a abundância de água, fartura de pastagens e o clima, atraíram os faiscadores em busca de descanso. Alguns se fixaram, iniciando o povoamento. Ao mesmo tempo, o sítio passou a interessar aos criadores, desenvolvendo-se as fazendas. Em 1805, Francisco Siqueira Ramos e sua mulher, Floriana F…