Pular para o conteúdo principal

BREJO ALEGRE / MINAS GERAIS - Muito sossegado, em meio a natureza, sem poluição, mas com muitas histórias para se viver, só esperando você




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BREJO ALEGRE" / MINAS GERAIS / BRASIL
foto - Thymonthy Becker
SEJA MUITO BEM VINDO AO POVOADO DE BREJO ALEGRE. FICA ALI, NUM CANTINHO DE MINAS.
AQUI O NASCER DO SOL EM BREJO ALEGRE EM UM DIA EM QUE A NEBLINA ESTAVA FORTE
foto - Thymonthy Becker
BREJO ALEGRE EH UM POVOADO QUE PERTENCE A CIDADE DE ITAÚNA.
FICA A 11 KM DE ITAÚNA, PEGANDO A SAÍDA DA RODOVIA MG 050, QUE TEM LOGO DEPOIS DA FABRICA DE TECIDOS "SANTANENSE" NO SENTIDO PARA DIVINÓPOLIS, NA ENTRADA PARA O DISTRITO INDUSTRIAL.
LOGO QUE SAIR DA 050, VOCÊ PASSARÁ PELO DISTRITO INDUSTRIAL E NOVE QUILÔMETROS DEPOIS SEGUINDO PELA MG 431 (QUE EH DE TERRA), VOCÊ PASSARÁ PELO POVOADO DE SÃO JOSÉ DE PEDRAS. EM SÃO JOSÉ DE PEDRAS, VOCÊ DEIXARÁ A MG 431 E SEGUIRÁ UMA ESTRADA MUNICIPAL NO SENTIDO BREJO ALEGRE QUE ESTÁ A DOIS QUILÔMETROS DESTA.
foto - Google
BREJO ALEGRE TEM APROXIMADAMENTE 600 HABITANTES (INFORMAÇÃO DE MORADOR.
O POVOADO ESTÁ A 790 KM DA CAPITAL FEDERAL DA REPÚBLICA
ESTÁ A 90 KM DA DE BELO HORIZONTE
ESTÁ A 50 KM DE DIVINÓPOLIS
A HISTÓRIA DO POVOADO ESTÁ LIGADA A HISTÓRIA DA CIDADE DE ITAÚNA.
AQUI TEMOS A IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA NA PRAÇA QUE A CERCA
foto - Thymonthy Becker
AQUI A LATERAL DA IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
foto - Thymonthy Becker
ESTA EH A RUA NA FRENTE DA IGREJA
foto - Thymonthy Becker
AQUI A PRAÇA DA IGREJA
foto - Thymonthy Becker
A LATERAL ESQUERDA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA PARECIDA
foto - Thymonthy Becker
AQUI O SALÃO COMUNITÁRIO DO POVOADO
foto - Thymonthy Becker
ESTA EH A ESCOLA MUNICIPAL
foto - Thymonthy Becker
O CARRO DO BATENTE NA AVENIDA PRINCIPAL DO POVOADO
foto - Thymonthy Becker
OLHA QUE PRACINHA MAIS LEGAL
foto - Thymonthy Becker
OUTRA PARTE DA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
AQUI ALGUMAS CASAS NA PERIFERIA DO POVOADO
foto - Thymonthy Becker
OUTRO LADO DA RUA DA PERIFERIA
foto - Thymonthy Becker
AQUI UMA ESQUINA E UMA BONITA CASA ALARANJADA AO FUNDO
foto - Thymonthy Becker
OUTRAS CASAS DA PERIFERIA
foto - Thymonthy Becker
AQUI TAMBÉM FORA DA REGIÃO CENTRAL
foto - Thymonthy Becker
AQUI NA REGIÃO CENTRAL ONDE PODEMOS VER A IGREJA AO FUNDO
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
ENTÃO EH ISSO. ESTE EH O DISTRITO DE BREJO ALEGRE.
A ECONOMIA DO POVOADO VEM DAS CERÂMICAS DE TIJOLOS, AQUI TEM MUITAS DESTAS CERÂMICAS. A REGIÃO NA VERDADE EH PROPÍCIA PARA ESTE NEGÓCIO.
E DEVIDO A QUALIDADE DA ARGILA USADA, OS TIJOLOS SÃO DE PRIMEIRA QUALIDADE.
OS MORADORES SÃO GENTE BOA, TODOS AMIGOS E CONHECIDOS UNS DOS OUTROS. MUITO BOM DE PROZA E SÃO TRABALHADORES.
ALI NA PRACINHA DA IGREJA EH MUITO SOSSEGADO. UMA TRANQUILIDADE QUE SÓ ESTANDO AQUI PARA VER E SENTIR O SOSSEGO DO LUGAR.
FIQUEI UM BOM TEMPO  CONVERSANDO COM O DONO DA MERCEARIA. PERGUNTEI A ELE SOBRE A HISTÓRIA DO POVOADO, MAS ELE NÃO SABIA DIZER. DISSE QUE MORA ALI A UM TEMPÃO, MAS NUNCA HAVIA PERGUNTADO A NINGUÉM COMO SURGIU O POVOADO. SÓ DEPOIS QUE EU PERGUNTEI QUE ELE FICOU CURIOSO E IRIA TENTAR DESCOBRIR. SE EU VOLTASSE ALI, TALVEZ ELE JÁ TERIA A RESPOSTA.
ESTE POVOADO DE BREJO ALEGRE FICA NO MEIO DE OUTROS TRÊS POVOADOS, UM ANTES E DOIS DEPOIS. ISTO VINDO DE ITAÚNA. MAS SE VOCÊ VIER DE DIVINÓPOLIS PELA MG 050, A ENTRADA PARA BREJO ALEGRE EH PELO TREVO DE VISTA ALEGRE, QUE FICA ANTES DO POSTO DE GASOLINA. NA VERDADE NEM TEM TREVO. SÓ MESMO UMA PLACA DIZENDO QUE A ESQUERDA EH A SAÍDA PRA VISTA ALEGRE.
SÃO QUATRO DISTRITOS PRÓXIMOS. VISTA ALEGRE, BREJO ALEGRE, SÃO JOSÉ DE PEDRAS E RETIRO DOS FARIA.
O POVOADO ESTA CRESCENDO, SEGUNDO O PROPRIETÁRIO DA MERCEARIA. 
ENTÃO, SE VOCÊ ESTA BUSCANDO UM LUGAR TRANQUILO, MUITO SOSSEGADO, EM MEIO A NATUREZA, SEM POLUIÇÃO E COM MUITAS HISTÓRIAS, VENHA PARA BREJO ALEGRE. O VERDADEIRO CANTINHO NO MEIO DO NADA, MAS COM MUITA HISTÓRIA PRA SE VIVER.
(Texto - Thymonthy Becker)

ATÉ UM DIA QUALQUER ENTÃO. A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM PEQUENO GRANDE LUGAR DE MINAS.

fonte / fotos = Thymonthy Becker / IBGE / Google / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…