TURISTANDO PELO MUNDO: CATEDRAL METROPOLITANA / DA SÉ / SÃO PAULO - Na capital paulista, na linha imaginária do Trópico de Capricórnio, o carrilhão com 92 sinos ressoa sempre às 12h e às 18h

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

CATEDRAL METROPOLITANA / DA SÉ / SÃO PAULO - Na capital paulista, na linha imaginária do Trópico de Capricórnio, o carrilhão com 92 sinos ressoa sempre às 12h e às 18h




LINHA DO TEMPO DA "CATEDRAL METROPOLITANA DA SÉ" / SÃO PAULO / BRASIL
Vista aérea do centro de São Paulo (SP), com destaque para as abóbodas esverdeadas da Catedral da Sé
A catedral neogótica acomoda até 8 mil pessoas, tem torres de 92 m de altura e pé-direito interno de 65 m. Repare nos dois mosaicos laterais, em estilo bizantino, e nos elementos brasileiros, como o tucano e o tatu, esculpidos no topo das colunas da entrada.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo. A belíssima arquitetura do templo atual é em estilo neogótico, possui cinco naves, com capacidade para cerca de oito mil pessoas, e um carrilhão de 92 sinos.
O carrilhão com 92 sinos ressoa sempre às 12h e às 18h. Na cripta (R$ 5,00) estão enterrados personagens históricos da cidade (3ª a domingo, exceto último domingo do mês). Na praça em frente fica o Marco Zero de São Paulo.
É a maior construção em estilo neogótico do País. O edifício tem 111m de comprimento e 46m de largura. As duas torres frontais têm 97m. A linha imaginária do Trópico de Capricórnio passa no local onde está instalado o templo.
Com fachada neogótica, a Catedral Metropolitana tem 111m de comprimento, torres de 92 m e ocupa o quarteirão todo
A Sé possui em seu interior um grande número de obras de arte sacra, magníficos vitrais e mosaicos. O grandioso órgão, com cinco teclados e 12 mil tubos, é o maior da América do Sul. Antes da reforma de 1999, sua execução era restrita, pois temia-se que a elevada potência das vibrações do instrumento pudesse abalar a estrutura do prédio.
Catedral da Sé, São paulo (SP)
ESTA EH A CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO. MAIS CONHECIDA COMO "CATEDRAL DA SÉ.
A HISTÓRIA DA CATEDRAL DE SÃO PAULO COMEÇA EM 1589, QUANDO SE DECIDIU QUE UMA IGREJA PRINCIPAL (MATRIZ) SERIA CONSTRUÍDA NA PEQUENA VILA DE SÃO PAULO DE PIRATININGA. ESTA IGREJA, SITUADA NO LOCAL DA CATEDRAL ATUAL, FOI TERMINADA EM TORNO DE 1616.
SÃO PAULO TRANSFORMOU-SE EM SEDE DE DIOCESE EM 1745, E A PARTIR DESSA DATA A ANTIGA IGREJA FOI DEMOLIDA E SUBSTITUÍDA POR UMA NOVA, CONSTRUÍDA EM ESTILO BARROCO, TERMINADA EM TORNO DE 1764. ESTA MODESTA IGREJA SERIA A CATEDRAL DE SÃO PAULO ATÉ 1911, QUANDO FOI DEMOLIDA.
A grandiosa Catedral da Sé


Praça da Sé e a Catedral, centro histórico da cidade de São Paulo
A CATEDRAL ATUAL FOI CONSTRUÍDA POR INICIATIVA DE DOM DUARTE LEOPOLDO E SIVA, PRIMEIRO ARCEBISPO DE SÃO PAULO. OS TRABALHOS COMEÇARAM EM 1913 NO LOCAL DA CATEDRAL COLONIAL DEMOLIDA. O ARQUITETO RESPONSÁVEL FOI O ALEMÃO MAXIMILIAN EMIL HEHL, QUE PROJETOU UMA ENORME IGREJA EM ESTILO ECLÉTICO, POR POSSUIR VÁRIOS ELEMENTOS DE ESTILOS DISTINTOS, COMO A CÚPULA E O ARCO OGIVAL, MAS QUE PREDOMINA CLARAMENTE O NEOGÓTICO, INSPIRADA NAS GRANDES CATEDRAIS MEDIEVAIS EUROPEIAS.
TODOS OS MOSAICOS, ESCULTURAS E MOBILIÁRIO QUE COMPÕEM A IGREJA FORAM TRAZIDOS POR NAVIO DA ITÁLIA. ENTRETANTO, DEVIDO ÀS GUERRAS MUNDIAIS, HOUVE GRANDE DIFICULDADE PARA SE CONCLUIR A OBRA.
ASSIM, A INAUGURAÇÃO DA NOVA CATEDRAL OCORREU SOMENTE EM 1954, COM AS TORRES AINDA INACABADAS, MAS A TEMPO PARA A CELEBRAÇÃO DO QUARTO CENTENÁRIO DE SÃO PAULO, NO DIA 25 DE JANEIRO. AS TORRES FORAM TERMINADAS SOMENTE EM 1967
Praça da Sé, s/n
Centro
(11) 3107-6832
catedraldase.org.br


fonte / fotos - Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal do Governo de São paulo / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação / catedraldase.org.br / 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez turismo neste lugar? Conte sua aventura