Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

OEIRAS / PIAUÍ - Na cidade que respira fé ocorre uma densa manifestação religiosa com procissões, peregrinação e turismo religioso




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OEIRAS" PIAUÍ / BRASIL
A CIDADE
Oeiras tem origem numa capela fundada em 1695 e dedicada a Nossa Senhora da Vitória. O povoado foi elevado a vila e sede de concelho em 1712. Tornou-se capital do Piauí em 1759, sendo elevada o município em 1761. Foi capital até 1851.
Centrinho histórico de Oeiras, Piauí
TURISMO
Oeiras é uma das cidades mais religiosas do Estado, onde ocorre uma densa manifestação religiosa. Destacam-se as festas da Padroeira Nossa Senhora da Vitória, em 15/08, de Nossa Senhora da Conceição, em 08/12 e a Semana Santa, talvez a mais movimentada do Piauí, que inclui Procissões como a do Domingo de Ramos, do Fogaréu (quinta-feira) e do Senhor Morto (sexta-feira da Paixão).
Vista parcial da cidade de Oeiras, Piauí
PONTOS TURÍSTICOS 
Dentre os pontos turísticos mais visitados, pode-se destacar: o Morro do Leme, onde se ergueu uma estátua em homenagem a Nossa Senhora da Vitória, à qual se chega através de uma enorme escadaria; o Morro da Cruz (que teve a cruz, de pedras sobrepostas há mais 100 anos não se sabe por quem nem para quê, deu nome ao morro destruída por vândalos, e construída outra de concreto bem maior e em local diferente), que permite visão privilegiada do município; o Pé de Deus; a Casa da Pólvora; o Museu mais antigo do Piauí; a Catedral de Nossa Senhora da Vitória; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário; o Café Oeiras (reaberto); o Cine-Teatro (abandonado); dentre os inúmeros Casarios coloniais, ruas estreitas de paralelepípedos e Praças com fontes luminosas.
A coloridas casas margeadas por rua de paralelepípedo, do centro histórico de Oeiras, Piauí
CAPITAL DA FÉ
Oeiras é um ponto de peregrinação de fiéis em diversas datas religiosas. A tradicional Semana Santa, maior festa religiosa da região, atrai pessoas de várias regiões do Piauí, provendo um espetáculo ímpar de fé e religiosidade popular. A Procissão de Bom Jesus do Passos, a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz, são uns dos mais significativos eventos da Primeira Capital.
Sem contar na Expressões Culturais de seu Folclore e Cultura, destacando-se os Congos do Rosário, tido como uma das mais belas expressões Afro-Brasileiras.
OEIRAS / PIAUI
foto - ?
BEM VINDO A CIDADE DE OEIRAS. UM PATRIMÔNIO A SER PRESERVADO.
imagem - W. Luiz
População estimada 2016 (1) - 36.385
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.702,493
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 13,19
Código do Município 2207009
Gentílico - oeirense
ORIGEM DO NOME
O nome da cidade é uma homenagem ao todo poderoso primeiro, "Ministro do Reino, o futuro Marquês de Pombal conde de Oeiras de Portugal."
Segundo o dicionário onomástico etimológico de língua portuguesa, Oeiras pode vir pode vim do latim Aurarias, acusativo plural de aurarai, . Deste modo, o nome de Oeiras leva-nós a aproximar a fundação da povoação a eventuais atividades auríferas no local.
Gentílico: oeirense
Histórico
Oeiras Piauí - PI 
HISTÓRICO

Diversas expedições tentaram a exploração das terras do atual Estado do Piauí. Dentre elas, a de Domingos Afonso Mafrense, em 1674, penetrou toda a região centro-sul, resultando o domínio de vasto sertão até o Parnaíba. Outra, vinda de Pernambuco, por influência da expedição de Mafrense, teria invadido os sertões de Cabrobó, avançando sempre para o nordeste. Acredita-se que ambas penetraram no território onde mais tarde se instalou a sede do Município de Oeiras. 
Há registros de pedidos de sesmarias, feitos anteriormente (em 1667) por Mafrense, Julião Afonso Serra e outros, abrangendo a região que vai desde o Parnaíba até a Serra do Araripe. Sabe-se, por outro lado, que Mafrense fundou no local diversas fazendas, entre as quais a "Cabrobó", onde residiu, e que Serra organizou ali um arraial de índios domesticados. Dividem-se, por isso, entre os dois desbravadores as opiniões sobre quem se instalou primeiramente nas terras do atual Município, embora predominem as versões que indicam a primazia de Mafrense. 
O fato é que no lugar com o nome de "Mocha", tomado de um riacho ali situado, formou-se uma povoação, com capela filiada à freguesia de Cabrobó, da Diocese de Pernambuco. Essa povoação passou ao nível de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Vitória, em 1696, e foi elevada à categoria de vila em 1712. 
Ao ser criada a Capitania do Piauí, em 1758 (Carta Régia de 29 de julho), a vila de Mocha, que era o seu maior núcleo, tornou-se sede do Governo. Somente em 1761 ganhou ela foros de cidades, passando, então, a denominar-se Oeiras, em homenagem ao Conde de igual nome, depois Marquês de Pombal. 
Oeiras é considerada o núcleo mais antigo do Piauí e berço da história e colonização do Estado. Foi sede da Província até 1852, quando o Conselheiro Saraiva transferiu a capital para a "Chapada do Corisco", onde hoje se encontra Teresina. 
Gentílico: oeirense
Agência do Banco do Brasil em Oeiras, Piauí
imagem - David Jales
A casa das 12 janelas eh o centro cultural de Oeiras, Piauí
imagem - Fernando Salge
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Wikipédia
BELOS CASARÕES
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Agamenon Pedrosa
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE OEIRAS, PIAUÍ
imagem - Eliel Damasceno
imagem - Antônio de Pádua Rêis
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Antônio de Pádua Rêis
imagem - Flávio Cipriano
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Agamenon Pedrosa
A cidade oferece boas pousadas para os turistas, em Oeiras, Piauí
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Xande Fema
imagem -  Antônio de Pádua Rêis
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Thompson Sá
imagem - Agamenon Pedrosa
Museu de Arte Sacra em Oeiras, Piauí
imagem - Antônio de Pádua Reis
Morro do leme ou Morro da Santa onde tem uma estátua da Santa Vitória em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Para se chagar ao topo do Morro da santa tem esta escadaria em Oeiras, Piauí
imagem - Antônio de Pádua Rêis
Nossa Senhora da Vitória no alto do Morro em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Igreja de Nossa Senhora do rosário em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Wikipédia
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
Esta igreja foi a primeira igreja construída no estado do Piauí. Data de 1.733 e foi dedicada a Nossa Senhora da Vitória em referência a conquista do, então, sertão bravio do capitania de Piauí.
imagem - Agamenon Pedrosa
AS ESCADARIAS DA MATRIZ
imagem - Agamenon Pedrosa
A praça da Matriz forma esta bonita paisagem interagindo igreja, casarões e arborização em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Igreja da Sagrada família em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
CAFÉ OEIRAS
magem - Agamenon Pedrosa
Neste bonito casarão de 9 janelas funciona a Prefeitura Municipal de Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE OEIRAS, PIAUÍ
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE OEIRAS, PI

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Divulgação / Prefeitura Municipal de Oeiras / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO LUIZ DO PARAITINGA / SÃO PAULO - Em um cenário de ladeiras, ruas, praças, casarões antigos, acontece o carnaval de marchinhas que atrai milhares de turistas anualmente

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "SÃO LUIZ DO PARAITINGA" / SÃO PAULO / BRASIL A parte central da área urbana foi tombada em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) A Igreja das Mercês foi reerguida com êxito e inaugurada com grande festa no fim de 2011. Paralelamente, surgem novas atrações, como é o caso do Instituto Elpídio dos Santos, um casarão reformado que conta a trajetória do músico nascido na cidade (e traz um memorial sobre as dificuldades enfrentadas nas enchentes). São Luiz do Paraitinga, São Paulo COMO CHEGAR Quem vem de São Paulo deve seguir pelo Complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto até o final e entrar na Via Dutra. Depois de 10 km, em Taubaté, vire à direita na Rod. Oswaldo Cruz (SP-125), seguindo até a cidade. Quem vem do Rio de Janeiro e outros estados ao Norte, deve pegar a Via Dutra até Taubaté. São Luiz é a cidade paulista com o maior número de imóveis tombados Patrimônio Histórico COMO CIRCULAR Além d…

INHAPIM / MINAS GERAIS - No vale do Rio Doce entre as Verdes Montanhas das Minas gerais, uma cidade hospitaleira e charmosa

LINHA DO TEMPO DE "INHAPIM" / MINAS GERAIS / BRASIL
foto - Byllea INHAPIM TEM UMA POPULAÇÃO DE 24.269 HABITANTES(IBGE 2010) Quem nasce em Inhapim é: INHAPINHENSE

ORIGEM DO NOME A origem do nome da cidade vem do pássaro inhapim (Icterus cayanenis) nativo da região.
foto - ? Inhapim é uma palavra do tupi que significa “amanhece” ou “amanhecer”.
A igreja matriz é a porta de entrada da cidade.

foto - ? CONHEÇA UM POUCO MAIS DE INHAPIM POR FOTOS BAIRRO SANTO ANTÔNIO Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira DISTRITO DE MACADAME Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira AABB (ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL) Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira

PONTE NOVA - NAS MARGENS DO RIO PIRANGA

BEM VINDO A CIDADE DE PONTE NOVA. TERRA NATAL DE REINALDO -  ÍDOLO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO E DA DUPLA SERTANEJA VICTOR & LÉO
foto - ?
PONTE NOVA TEM 57.390 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PONTE NOVA EH: PONTENOVENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE OUTUBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.856
ORIGEM DO NOME 

CÓRREGO FUNDO - 2ª PÁGINA

SEJA MUITO BEM VINDO DE VOLTA À CIDADE DE CÓRREGO FUNDO. TRÊS DISTRITOS QUE SE UNIRAM PARA FORMAR ESTA PEQUENA GRANDE CIDADE DO CENTRO OESTE DAS MINAS GERAIS. DO SONHO À REALIDADE. foto - Thymonthy Becker
CLIK AQUI E VEJA A PRIMEIRA PÁGINA DE CÓRREGO FUNDO
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE CÓRREGO FUNDO PELAS LENTES DE MINHA CÂMERA. VEJA ONDE ESTAMOS. CÓRREGO FUNDO JÁ PERTENCEU ÀS CIDADES DE OURO PRETO, SÃO JOÃO DEL REY, TIRADENTES, ITAPECERICA E, POR ÚLTIMO, FORMIGA.

CÓRREGO FUNDO ESTÁ A 727 QUILÔMETROS (08h50min) DA CAPITAL FEDERAL A CIDADE SE ENCONTRA A 203 QUILÔMETROS (03h00min) DA CAPITAL MINEIRA. O MUNICÍPIO ESTÁ A 87 QUILÔMETROS (01h20min) DE DIVINÓPOLIS AQUI PODEMOS VER A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL. FICA NO CÓRREGO FUNDO DE CIMA. foto - Thymonthy Becker ESTIVE EM CÓRREGO FUNDO DIAS ATRÁS E CONHECI UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA CIDADE. (NÃO PUDE VISITAR, AINDA, CÓRREGO FUNDO DO MEIO) CÓRREGO FUNDO FOI FORMADA COM A UNIÃO DE TRÊS DISTRITOS PRÓXIMOS UM DOS OUTROS.  (CÓRREGO FUNDO DE BAIXO) (CÓRREGO FUND…

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

ITABIRITO - ENTRE A HISTÓRIA E A MODERNIDADE

BEM VINDO A CIDADE DE ITABIRITO. TERRA DO FAMOSO E PATRIMÔNIO CULTURAL, PASTEL DE ANGU.
foto - Gui Torres
ITABIRITO TEM 45.449 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ITABIRITO EH: ITABIRITENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

ACAÍACA / A MAIS BELA CIDADE DA REGIÃO

BEM VINDO A CIDADE QUE EM QUALQUER DIREÇÃO QUE VOCE LER SEU NOME SERÁ SEMPRE O MESMO. BEM VINDO A ACAIACA.
AQUI DOIS CASARÕES DA CIDADE
imagem - ?
ACAIACA TEM 3.920 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ACAIACA EH: ACAIAQUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.962
ORIGEM DO NOME

RIO PARDO DE MINAS / NAS SETE QUEDAS QUE ENCANTAM

BEM VINDO A CIDADE DE RIO PARDO DE MINAS. imagem - ? RIO PARDO DE MINAS TEM 29.099 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM RIO PARDO DE MINAS EH: RIOPARDENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 13 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.831 ORIGEM DO NOME Rio Pardo deve o seu nome ao rio de igual nome, em virtude de serem suas águas de cor parda e lamacentas. HISTÓRIA A povoação teve sua origem na mineração de ouro e diamantes praticada por Portugueses, nas serras do atual distrito de Serra Nova. O comércio era estabelecido diretamente com a capital da Bahia e com as cidades de Condeúba, Jacaraci, Caculé e Feira de Santana. Sabe-se que a primeira expedição que pisou terras do atual município foi a denominada Espinosa Navarro, procedente de Caravelas, que percorreu todo o vale do Rio Pardo até entrar no município de Espinosa. Predominavam em todo o município as grandes fazendas de propriedades dos primeiros povoadores portugueses. E desde aquela época toda a atividade econômica do município girava em torno da agr…

LAGOA FORMOSA / CIDADE DAS ROSAS

BEM VINDO A CIDADE QUE EH UMA PEDACINHO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A LAGOA FORMOSA.
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE COM A LAGOA AO CENTRO.
imagem - CMLF
LAGOA FORMOSA TEM 17.161 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM LAGOA FORMOSA EH: LAGOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.962
ORIGEM DO NOME

DIVISA ALEGRE - NAS MARGENS DA 116 / DIVISA ALEGRE - THE MARGINS OF 116

BEM VINDO A CIDADE DE DIVISA ALEGRE
Welcome to the city of Divisa Alegre foto (photo) Thymonthy Becker DIVISA ALEGRE TEM 5.884 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM DIVISA ALEGRE EH: DIVISALEGRENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 22 DE DEZEMBRO E FUI EMANCIPADA EM 1.995 ORIGEM DO NOME O nome da cidade eh uma referência a sua localização, na divisa com o estado da Bahia.

Divisa Alegre have  5884 inhabitants - ibge 2010 - Who is born  in Divisa Alegre eh: divisalegrense City makes birthday on december 22, 1995 and went emancipated Origin of the name The name of the city eh a reference to its location on the border with the state of bahia. HISTÓRIA  Primeiro morador desta pequena cidade foi José Vaz da Costa e sua esposa Alcina Sousa Meira, que deram a luz ao primeiro filho da cidade, Gilberto Sousa Costa em 10 de Janeiro de 1952. Eles se estabeleceram no local, construíram uma pensão, e em pouco tempo outras pessoas construíram casas e pontos de comércio. Dando origem ao municio que pertencia a Águas …