Pular para o conteúdo principal

OEIRAS / PIAUÍ - Na cidade que respira fé ocorre uma densa manifestação religiosa com procissões, peregrinação e turismo religioso




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OEIRAS" PIAUÍ / BRASIL
A CIDADE
Oeiras tem origem numa capela fundada em 1695 e dedicada a Nossa Senhora da Vitória. O povoado foi elevado a vila e sede de concelho em 1712. Tornou-se capital do Piauí em 1759, sendo elevada o município em 1761. Foi capital até 1851.
Centrinho histórico de Oeiras, Piauí
TURISMO
Oeiras é uma das cidades mais religiosas do Estado, onde ocorre uma densa manifestação religiosa. Destacam-se as festas da Padroeira Nossa Senhora da Vitória, em 15/08, de Nossa Senhora da Conceição, em 08/12 e a Semana Santa, talvez a mais movimentada do Piauí, que inclui Procissões como a do Domingo de Ramos, do Fogaréu (quinta-feira) e do Senhor Morto (sexta-feira da Paixão).
Vista parcial da cidade de Oeiras, Piauí
PONTOS TURÍSTICOS 
Dentre os pontos turísticos mais visitados, pode-se destacar: o Morro do Leme, onde se ergueu uma estátua em homenagem a Nossa Senhora da Vitória, à qual se chega através de uma enorme escadaria; o Morro da Cruz (que teve a cruz, de pedras sobrepostas há mais 100 anos não se sabe por quem nem para quê, deu nome ao morro destruída por vândalos, e construída outra de concreto bem maior e em local diferente), que permite visão privilegiada do município; o Pé de Deus; a Casa da Pólvora; o Museu mais antigo do Piauí; a Catedral de Nossa Senhora da Vitória; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário; o Café Oeiras (reaberto); o Cine-Teatro (abandonado); dentre os inúmeros Casarios coloniais, ruas estreitas de paralelepípedos e Praças com fontes luminosas.
A coloridas casas margeadas por rua de paralelepípedo, do centro histórico de Oeiras, Piauí
CAPITAL DA FÉ
Oeiras é um ponto de peregrinação de fiéis em diversas datas religiosas. A tradicional Semana Santa, maior festa religiosa da região, atrai pessoas de várias regiões do Piauí, provendo um espetáculo ímpar de fé e religiosidade popular. A Procissão de Bom Jesus do Passos, a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz, são uns dos mais significativos eventos da Primeira Capital.
Sem contar na Expressões Culturais de seu Folclore e Cultura, destacando-se os Congos do Rosário, tido como uma das mais belas expressões Afro-Brasileiras.
OEIRAS / PIAUI
foto - ?
BEM VINDO A CIDADE DE OEIRAS. UM PATRIMÔNIO A SER PRESERVADO.
imagem - W. Luiz
População estimada 2016 (1) - 36.385
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.702,493
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 13,19
Código do Município 2207009
Gentílico - oeirense
ORIGEM DO NOME
O nome da cidade é uma homenagem ao todo poderoso primeiro, "Ministro do Reino, o futuro Marquês de Pombal conde de Oeiras de Portugal."
Segundo o dicionário onomástico etimológico de língua portuguesa, Oeiras pode vir pode vim do latim Aurarias, acusativo plural de aurarai, . Deste modo, o nome de Oeiras leva-nós a aproximar a fundação da povoação a eventuais atividades auríferas no local.
Gentílico: oeirense
Histórico
Oeiras Piauí - PI 
HISTÓRICO

Diversas expedições tentaram a exploração das terras do atual Estado do Piauí. Dentre elas, a de Domingos Afonso Mafrense, em 1674, penetrou toda a região centro-sul, resultando o domínio de vasto sertão até o Parnaíba. Outra, vinda de Pernambuco, por influência da expedição de Mafrense, teria invadido os sertões de Cabrobó, avançando sempre para o nordeste. Acredita-se que ambas penetraram no território onde mais tarde se instalou a sede do Município de Oeiras. 
Há registros de pedidos de sesmarias, feitos anteriormente (em 1667) por Mafrense, Julião Afonso Serra e outros, abrangendo a região que vai desde o Parnaíba até a Serra do Araripe. Sabe-se, por outro lado, que Mafrense fundou no local diversas fazendas, entre as quais a "Cabrobó", onde residiu, e que Serra organizou ali um arraial de índios domesticados. Dividem-se, por isso, entre os dois desbravadores as opiniões sobre quem se instalou primeiramente nas terras do atual Município, embora predominem as versões que indicam a primazia de Mafrense. 
O fato é que no lugar com o nome de "Mocha", tomado de um riacho ali situado, formou-se uma povoação, com capela filiada à freguesia de Cabrobó, da Diocese de Pernambuco. Essa povoação passou ao nível de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Vitória, em 1696, e foi elevada à categoria de vila em 1712. 
Ao ser criada a Capitania do Piauí, em 1758 (Carta Régia de 29 de julho), a vila de Mocha, que era o seu maior núcleo, tornou-se sede do Governo. Somente em 1761 ganhou ela foros de cidades, passando, então, a denominar-se Oeiras, em homenagem ao Conde de igual nome, depois Marquês de Pombal. 
Oeiras é considerada o núcleo mais antigo do Piauí e berço da história e colonização do Estado. Foi sede da Província até 1852, quando o Conselheiro Saraiva transferiu a capital para a "Chapada do Corisco", onde hoje se encontra Teresina. 
Gentílico: oeirense
Agência do Banco do Brasil em Oeiras, Piauí
imagem - David Jales
A casa das 12 janelas eh o centro cultural de Oeiras, Piauí
imagem - Fernando Salge
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Wikipédia
BELOS CASARÕES
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Agamenon Pedrosa
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE OEIRAS, PIAUÍ
imagem - Eliel Damasceno
imagem - Antônio de Pádua Rêis
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Antônio de Pádua Rêis
imagem - Flávio Cipriano
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Agamenon Pedrosa
A cidade oferece boas pousadas para os turistas, em Oeiras, Piauí
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Xande Fema
imagem -  Antônio de Pádua Rêis
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Thompson Sá
imagem - Agamenon Pedrosa
Museu de Arte Sacra em Oeiras, Piauí
imagem - Antônio de Pádua Reis
Morro do leme ou Morro da Santa onde tem uma estátua da Santa Vitória em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Para se chagar ao topo do Morro da santa tem esta escadaria em Oeiras, Piauí
imagem - Antônio de Pádua Rêis
Nossa Senhora da Vitória no alto do Morro em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Igreja de Nossa Senhora do rosário em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Wikipédia
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
Esta igreja foi a primeira igreja construída no estado do Piauí. Data de 1.733 e foi dedicada a Nossa Senhora da Vitória em referência a conquista do, então, sertão bravio do capitania de Piauí.
imagem - Agamenon Pedrosa
AS ESCADARIAS DA MATRIZ
imagem - Agamenon Pedrosa
A praça da Matriz forma esta bonita paisagem interagindo igreja, casarões e arborização em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Igreja da Sagrada família em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
CAFÉ OEIRAS
magem - Agamenon Pedrosa
Neste bonito casarão de 9 janelas funciona a Prefeitura Municipal de Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE OEIRAS, PIAUÍ
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE OEIRAS, PI

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Divulgação / Prefeitura Municipal de Oeiras / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…