domingo, 23 de outubro de 2016

ÓPERA DE SYDNEY / AUSTRÁLIA - Inspirado em templos maias e no iate do pai do projetista, essa construção icônica tem uma acústica que não eh das melhores, mas quem se importa?




LINHA DO TEMPO DA "ÓPERA DE SYDNEY" / SYDNEY / AUSTRÁLIA / WORLD
OPERA DE SYDNEY / SYDNEY / AUSTRÁLIA
foto - ?
Essa construção foi eleita um dos projetos arquitetônicos mais inovadores do século 20. Inspirado em templos maias e no iate do pai, o dinamarquês Jorn Utzon começou, em 1959, a erguer o monumento mais fotografado da Austrália, palco das principais apresentações clássicas, óperas e balés do país. A construção icônica tem uma acústica que não é das melhores, mas quem se importa? Uma curiosidade: Utzon, após uma briga com o governo australiano, largou a construção incompleta e nunca a visitou. As visitas guiadas são diárias, duram uma hora e saem por A$ 35,00.
foto - ?
A CASA DA ÓPERA DE SYDNEY (EM INGLÊS: SYDNEY OPERA HOUSE)
Depois de obter a vitória em uma competição internacional em 1959 o arquiteto dinamarquês Jørn Utzon começou a construção de seu edifício controverso da Ópera House, em Sydney, Bennelong Point, na ideia de que o mesmo arquiteto definiu como "fatias de laranja". Os extraordinários problemas de engenharia complexos que enfrentarsm Utzon causou o atraso na conclusão do projeto, o engenheiro havia anunciado o fim em três anos e um custo de três milhões de dólares australianos, quando o prédio foi concluído 15 anos depois de sua criação, com um custo total de 102 milhões de dólares. Utzon abandonou o projeto, porque a qualidade do som no interior do edifício não correspondia a sua espetacularidade exterior.
O edifício, que está estruturado com uma série de casco marítimo, hospeda vários complexos de cinema, todos organizados no eixo central e axialidade. Ele tem mais de 1.000 salas, a maioria deles dedicados a estudos de música, com capacidade para mais de 5.000 pessoas confortavelmente sentadas.
foto - Mauro Diotto e Mara
TAMBÉM CONHECIDA COMO TEATRO DE SYDNEY, É UM DOS EDIFÍCIOS DE ESPETÁCULO MAIS MARCANTES A NÍVEL MUNDIAL, E UM DOS SÍMBOLOS DA AUSTRÁLIA, LOCALIZADA NA CIDADE DE SYDNEY.
A CONSTRUÇÃO, PROJETADA POR JØRN UTZON, COMEÇOU EM 1959 E ESTÁ LOCALIZADA SOBRE A BAÍA DE SYDNEY. APESAR DO ARQUITETO TER ABANDONADO O PROJETO EM 1966, FOI INAUGURADA EM 1973.
foto - Ikzip
QUANDO O EDIFÍCIO DA ÓPERA DE SYDNEY FICOU CONCLUÍDO EM 1973, CONSTITUIU UMA MARCA GEOGRÁFICA, NA VERDADEIRA ACEPÇÃO DA PALAVRA, QUE COLOCOU TODO O CONTINENTE AUSTRALIANO NO MAPA MUNDIAL.
foto - ?
LOCALIZAÇÃO
Opera é construído sobre uma pequena península, em Bennelong Point, no lado sul da baía deSydney, Austrália. Ele está localizado no nordeste do Sydney Central Business District (CBD), cercada em três lados pelo porto (Sydney Cove e Farm Cove) e até o Jardim Botânico Real.foto - Photo KC
foto - Photo.kc
O MAIOR AUDITÓRIO, CONHECIDO COMO CONCERT HALL, TEM CAPACIDADE PARA 2690 ESPECTADORES SENTADOS.
FICA PRÓXIMA A PONTE DA BAÍA DE SYDNEY, UMA FAMOSA PONTE NA CIDADE.
foto - Narcis 76

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação / 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minas são muitas, Todas são gerais