Pular para o conteúdo principal

PIRENÓPOLIS / GOIÁS - Unem-se as duas vertentes formadoras de uma cultura vigorosa: o bem patrimonial conservado e o pensar e fazer cotidiano de seus moradores, pautado em tradições seculares que a contemporaneidade não conseguiu ainda abalar.




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PIRENÓPOLIS" / GOIÁS / BRASIL
PIRENÓPOLIS / GOIÁS / BRASIL
Dona de um bom número de cachoeiras, fica cheia nos fins de semana, graças à proximidade com Brasília e Goiânia. A rua do Lazer concentra bares e restaurantes. o grande evento é a festa do Divino Espírito Santo, 40 dias após o domingo de Páscoa.
Na ocasião, é realizada a mais conhecida Cavalhada do Brasil – encenação de origem portuguesa que representa a batalha entre cristãos e mouros.
Restaurante em Pirenópolis, Goiás 
BEM VINDO A PIRENÓPOLIS. CIDADE QUE MANTÉM A NATUREZA PRESERVADA.
imagem - Wikipédia
TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL (IPHAN), SEUS CASARÕES, RUAS E IGREJAS DE ARQUITETURA COLONIAL. SEU POVO ALEGRE, DEVOTO E FESTEIRO PROMOVE AS FESTAS MAIS POPULARES DE GOIÁS, COMO A "FESTA DO DIVINO", CONHECIDA INTERNACIONALMENTE. A NATUREZA EXUBERANTE PROPICIOU A FORMAÇÃO DO "PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS", LOCAL DE PESQUISAS SOBRE A FAUNA E A FLORA TÍPICAS DO CERRADO BRASILEIRO, REPLETA DE ANIMAIS, FLORES, PLANTAS, NASCENTES, RIOS E CACHOEIRAS.
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 24.604
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.205,010
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 10,43
Código do Município 5217302
Gentílico - pirenopolino
ORIGEM DO NOME
A DENOMINAÇÃO "PIRENÓPOLIS" FOI ESTABELECIDA EM FEVEREIRO DE 1890, EM VIRTUDE DA CIDADE SE ACHAR PLANTADA AOS PÉS DOS PIRENEUS, CORDILHEIRA MAIS EXPRESSIVA DO ESTADO.
SEGUNDO A TRADIÇÃO LOCAL, A SERRA RECEBEU ESTE NOME POR HAVER NA REGIÃO, IMIGRANTES ESPANHÓIS, PROVAVELMENTE CATALÃES. POR SAUDOSISMO OU POR ENCONTRAR ALGUMA SEMELHANÇA COM OS PIRENÉUS DA EUROPA, CADEIAS DE MONTANHAS SITUADAS ENTRE A ESPANHA E A FRANÇA, DERAM ENTÃO A ESTA SERRA O NOME DE PIRENÉUS, MAS MAIS TARDE, DEVIDO À PRONÚNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL, SURGIU A GRAFIA SEM ACENTO.
Gentílico: pirenopolino
Histórico
Pirenópolis 
Goiás - GO 
HISTÓRICO
Em 1727, uma bandeira chefiada pelo bandeirante Manoel Rodriques Tomar e guiada por Urbano do Couto Menezes chegou a região das "Serras dos Pireneus". Pela exuberante quantidade de ouro na região, fundou as "Minas de Nossa Senhora do Rosário" aos pés desta serra. Por ter sido um centro urbano florescente até fins do século XIX, sendo até considerada cidade mais importante do estado e, em seguida, ter experimentado um período de estabilidade e isolamento, que a manteve quase intocada pelas transformações do século XX, a antiga "Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte" conservou praticamente intacta sua feição original. Pirenópolis constitui-se hoje em um dos mais ricos acervos patrimoniais do Brasil Central, sendo tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1988. Em Pirenópolis, unem-se as duas vertentes formadoras de uma cultura vigorosa: o bem patrimonial conservado e o pensar e fazer cotidiano de seus moradores, pautado em tradições seculares que a contemporaneidade não conseguiu ainda abalar.
Pirenópolis manteve-se como testemunho vivo dos primeiros tempos da ocupação do território goiano. Cristalizou-se a feição do arraial das primeiras décadas do século XIX, que vivia então o auge de sua prosperidade e cultura, constituindo-se no que hoje é um bem histórico de valor inestimável, tanto para o estado de Goiás, como para a nação. 
O arraial foi elevado a vila por decreto de regência, em 10 de julho de 1832 e a primeira comarca municipal foi instalada em abril de 1833. A Vila Meia Ponte foi elevada à categoria de cidade em agosto de 1853. 
A denominação "Pirenópolis" foi estabelecida em fevereiro de 1890, em virtude da cidade se achar plantada aos pés dos Pireneus, cordilheira mais expressiva do estado. 
Gentílico: pirenopolino 
Distrito criado com a denominação de Meia Ponte, pela carta Régia de 10-08-1754.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Meia Ponte, pelo decreto de 10­07-1832. Instalado 14-04-1833.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Meia Ponte, pela lei provincial nº 3, de 02-08-1853.
Pelo decreto estadual nº 18, de 27-02-1890, o município de Meia Ponte passou a denominar-se Pirenópolis.
Os amplos aposentos da pousada Taman Baru ficam espalhados no tranquilo bosque dentro de uma área de proteção ambiental na serra dos Pirineus
À noite, o movimento se concentra na Rua do Rosário, mais conhecida como rua do Lazer
Ao lado da Igreja Matriz, o Theatro de Pyrenópolis, construído em 1899 com donativos da população, conserva desenhos e estruturas originais
Construída em 1728, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário sofreu um incêndio em 2002 que destruiu 90% do seu interior
Congada, evento cultural e folclórico tradicional da região
Formada pelo Rio das Almas, a Cachoeira do Abade tem poço para banho e prainha
Centro histórico de Pirenópolis, Goiás
Fundada por bandeirantes no século 18, Pirenópolis possui casario colonial preservado
As janelas das casas em estilo colonial de Pirenópolis são cativantes; a cidade goiana tem um centro histórico muito bem preservado
Localizado a 20 quilômetros do Centro Histórico de Pirenópolis (GO), o Parque Estadual dos Pireneus tem trilhas para formações rochosas peculiares, como o Morro Cabeludo, ao fundo, e ao Pico dos Pireneus, a 1 385 metros de altitude
A caminho do Parque dos Pireneus, a Cachoeira do Lázaro é uma das atrações dos arredores de Pirenópolis (GO)
AQUI A PONTE CENTRAL
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
EM ESTILO COLONIAL, A MATRIZ TEM OS ALICERCES DE CANTARIA (PEDRA) E AS PAREDES FEITAS DE TAIPA DE PILÃO (BARRO SOCADO). APENAS AS PAREDES MAIS ALTAS DAS TORRES SÃO FEITAS DE ADOBE (TIJOLO COZIDO AO SOL). NA PARTE FRONTAL, A TAIPA É REFORÇADA POR UMA GAIOLA DE MADEIRA (AROEIRA), EXTERNA E INTERNAMENTE.
A IGREJA FOI CONSTRUÍDA DE FORMA QUE, A QUALQUER HORA DO DIA, O SOL ILUMINE A SUA FACHADA. A TORRE DO LADO DO NASCENTE FOI CONSTRUÍDA EM 1763. ATÉ ESSA ÉPOCA, SÓ EXISTIA A TORRE ONDE SE ENCONTRA O SINO.
imagem - Wikipédia
imagem - ?
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, é o cartão-postal da cidade; lembre-se de usar roupas que escondem a pele para entrar no interior da construção
imagem - Wikipédia
PIRENÓPOLIS CONSTITUI-SE HOJE EM UM DOS MAIS RICOS ACERVOS PATRIMONIAIS DO BRASIL CENTRAL, SENDO TOMBADA PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL EM 1988. EM PIRENÓPOLIS, UNEM-SE AS DUAS VERTENTES FORMADORAS DE UMA CULTURA VIGOROSA: O BEM PATRIMONIAL CONSERVADO E O PENSAR E FAZER COTIDIANO DE SEUS MORADORES, PAUTADO EM TRADIÇÕES SECULARES QUE A CONTEMPORANEIDADE NÃO CONSEGUIU AINDA ABALAR.
CACHOEIRA DO ROSÁRIO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DO ABADE
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DAS ARARAS
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DOS DRAGÕES
imagem - Sílvio Quirino
CACHOEIRA SANTA MARIA
imagem - Wikipédia
CAVALHADAS E FESTA DO DIVINO
PALCO DAS FAMOSAS CAVALHADAS E DA FESTA DO DIVINO. AS CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS É UMA ATIVIDADE QUE GIRA EM TORNO DE UMA REPRESENTAÇÃO DRAMÁTICA EQUESTRE DE UMA LUTA ENTRE MOUROS E CRISTÃOS PELA SOBERANIA DA PENÍNSULA IBÉRICA DURANTE A IDADE MÉDIA NA EUROPA E SÃO ALEGRADOS POR CENTENAS DE MASCARADOS, MONTADOS A CAVALO OU NÃO.
A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE PIRENÓPOLIS, É UM FESTEJO RELIGIOSO QUE DURA CERCA DE 20 DIAS E É DE ORIGEM PORTUGUESA E FOI RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO. MANTÉM COMO SÍMBOLOS O IMPERADOR DO DIVINO, A COROA, O CETRO A AS BANDEIRAS. AMBAS ACONTECEM DURANTE AS FESTIVIDADES DE PENTECOSTES, 50 DIAS APÓS A PÁSCOA, E REÚNEM DIVERSAS OUTRAS MANIFESTAÇÕES, COMO CONGADAS, REINADOS, JUIZADOS, FOLIAS, QUEIMA DE FOGOS, PASTORINHAS, MISSAS E A NOVENA DO DIVINO, COM SEUS CÂNTICOS EM LATIM.
Secular, a Festa do Divino Espírito Santo, com suas célebres apresentações da Cavalhada, começa 40 dias depois do domingo de Páscoa
A luta coreográfica entre os 12 cavaleiros de azul (os cristãos) e 12 de vermelho (os mouros) é o auge da Cavalhada
PIRENÓPOLIS ENTRE MONTANHAS

A cidade está situada a uma altitude de 740 metros acima do nível do mar. É no município de Pirenópolis que se encontram os majestosos Pireneus, formados de três blocos, um dos quais se acha a 1 380 metros de altura. CLIMA - O clima da cidade pertence ao grupo provável clima tropical de altitude, sendo que no interior do município, o clima é tropical úmido. A temperatura registrada no posto metereológico da cidade é a seguinte: Média das máximas, 28,5ºC; médias das mínimas, 15,9ºC; média compensada, 22,3ºC. 
imagem - Wikipédia
VISTA AÉREA
imagem - ?
PRIVILÉGIO
CERCADA DE MORROS E DE PRIVILEGIADA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, ESTANDO AOS PÉS DA SERRA DOS PIRENEUS, PIRENÓPOLIS SE DESTACA POR MANTER UMA NATUREZA PRESERVADA. É O MUNICÍPIO GOIANO QUE MAIS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO POSSUI, SÃO AO TODO 8 UCS, ENTRE PARQUE (PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS), MONUMENTO NATURAL (MONUMENTO NATURAL CIDADE DE PEDRA), ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (APA DOS PIRENEUS) E 5 RPPNS (FAZENDA ARRUDA, RESERVA ECOLÓGICA VARGEM GRANDE, FAZENDA VAGAFOGO, SANTUÁRIO FLOR DAS ÁGUAS E SANTUÁRIO GABRIEL). O PICO DOS PIRENEUS SE ENCONTRA A 1.385 m, É POSSÍVEL CONTEMPLARMOS TODAS AS DIVERSAS FITO-FISIONOMIAS (FORMAÇÕES VEGETAIS) DO CERRADO.
SALA DE CINEMA
imagem - ?
VEJA AGORA A CIDADE E SUAS BELAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS TOTALMENTE PRESERVADAS.
Nos fins de semanas, Pirenópolis recebe muitos turistas de Brasília e Goiânia, por isso reserve o hotel com antecedência
imagem - ?
AQUI PODE-SE JOGAR O JOGO DA VELHA
imagem - ?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO
imagem - CMP
imagem - Rusty Marcellini
RUA DOS FUSCAS
imagem - Rusty Marcellini
AS COLORIDAS CASAS
imagem - Rusty Marcellini
SAÍDA DE CAVALOS
imagem - Rusty Marcellini
VIELA DE PEDRA
imagem - Rusty Marcellini
LADEIRAS
imagem - Rusty Marcellini
AS COLORIDAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS
imagem - Rusty Marcellini
MURO DE PEDRAS
imagem - Rusty Marcellini
AVENIDA PRINCIPAL
imagem - Rusty Marcellini
RUA PRINCIPAL
imagem - Rusty Marcellini
INTERIOR DE UMA POUSADA
imagem - Rusty Marcellini
ARTE E ARTESANATO
O ARTESANATO TÍPICO DE PIRENÓPOLIS PROVEM DA PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO BÁSICOS DA POPULAÇÃO, COMO OS TECIDOS RÚSTICOS FEITOS EM TEARES DE MADEIRA E A CERÂMICA UTILITÁRIA.
NAS ARTES, TEMOS OS HISTÓRICOS TRABALHOS BARROCOS NOS ALTARES DA IGREJA MATRIZ, DO BONFIM E DO CARMO; DESENHOS E COMPOSIÇÕES MUSICAIS DO ARTISTA ANTÔNIO DA COSTA NASCIMENTO (TONICO DO PADRE) DO SÉCULO XIX; POESIAS E PINTURAS EM ÓLEO SOBRE TELA, EM ESPECIAL OS CONTEMPORÂNEOS PÉRSIO FORZANI E JOSÉ INÁCIO SANTEIRO
imagem - Rusty Marcellini
imagem - Rusty Marcellini
AS ARIADAS PANELAS DA POUSADA
imagem - Rusty Marcellini
NA FESTA DO DIVINO
imagem - Rusty Marcellini
RUA DO COMÉRCIO - SÓ TEM BARES E RESTAURANTES
imagem - ?
RUAS ESTREITA E DE PEDRAS
imagem - ?
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), seus casarões, ruas e igrejas de arquitetura colonial. Seu povo alegre, devoto e festeiro promove as festas mais populares de Goiás, como a "Festa do Divino", conhecida internacionalmente. A natureza exuberante propiciou a formação do "Parque Estadual da Serra dos Pireneus", local de pesquisas sobre a fauna e a flora típicas do cerrado brasileiro, repleta de animais, flores, plantas, nascentes, rios e cachoeiras.
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
SERRA DOS PIRINEUS
O principal acidente geográfico é a Serra dos Pireneus, onde se encontra o famoso Pico dos Pireneus, com uma altitude aproximadamente de 1 380 metros. Seguem-se as Serras do Cocalzinho, Dourada, Pouso Alegre, Passa Três, Raizama e outras. O município é bem provido hidrograficamente, sendo banhado pelos rios Maranhão, que com o Rio das Almas formam o Tocantins. O Rio das Almas que banha a cidade, Rio dos Bois, Peixe, Patos e outros menos importantes, além de inúmeros ribeirões e córregos. 
Pirenópolis divide-se entre seguintes bairros Centro, Bonfim, Carmo, Vila Matutina, e Vila Zizito Pompeu.
imagem - ?
O COMÉRCIO
imagem - ?
AQUI A BANDEIRA DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / IBGE / Divulgação / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

PEQUI / MINAS GERAIS - Descer de tobogã em cachoeira numa belíssima vista da cidade e cidades vizinhas, com existência de grutas, grotas e rica vegetação natural

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PEQUI" / MINAS GERAIS / BRASIL foto (acima) Thymonthy Becker BEM VINDO A CIDADE DE PEQUI. AOS PÉS DA SERRA DO RIO DO PEIXE. Pórtico da estrada da cidade de Pequi, Minas Gerais foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 4.369 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 203,991 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 19,98 Código do Município 3149606 Gentílico - pequiense ORIGEM DO NOME O termo significa, em tupi, "coxa áspera", e origina-se de um velho e frondoso pequizeiro, que existiu em frente a uma venda no largo da igreja, cuja sombra abrigava a população que ali se reunia Gentílico: pequiense Histórico Pequi  Minas Gerais - MG HISTÓRICO A fixação da povoação do atual município deve-se, principalmente, aos solos férteis e ao grande número de córregos e riachos que cortam a região. Pequi foi criada em 1841, quando o distrito de Santo Antônio de São Joanico, no município de Pitangui, foi dividido em dois: Pequi e Maravilha.…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

CAMBARÁ DO SUL / RIO GRANDE DO SUL - Uma pequena cidade com grandes cânions e pontos de ecoturismo com pousadas, clima de montanha e belas paisagens

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CAMBARÁ DO SUL" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL foto - Angelo Ronchi
A CIDADE Cambará do Sul é conhecida também como a "terra dos cânions" e "capital do mel". A pequena Cambará do Sul é campeã no ranking de baixas temperaturas, sendo que o seu inverno está sempre entre os lugares mais frios do Brasil. Como um típico município do interior conserva hábitos antigos, como a reunião familiar e de amigos na cozinha, ao redor do fogão à lenha. Nas épocas frias, o pinhão na chapa é o tira gosto do gaúcho serrano. foto - Angelo Ronchi
Localiza-se a 185 quilômetros de Porto Alegre, a uma altitude de 1.031 m. 
foto - Angelo Ronchi População estimada 2016 (1) - 6.687 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.208,647 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,41 Código do Município 4303608 Gentílico - cambaraense ORIGEM DO NOME A palavra Cambará em tupi-guarani significa "Folha de Casca Rugosa". É uma árvore preciosa por sua bele…

VARZEA DA PALMA - NO CAMINHO DA BAHIA

BEM VINDO A CIDADE DE VARZEA DA PALMA. 
foto - Alonso Alves dos Reis Neto
VARZEA DA PALMA TEM 35.809 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM VARZEA DA PALMA EH: VÁRZEA PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953
ORIGEM DO NOME

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

SÃO JOAQUIM DE BICAS

ESTA EH A CIDADE DE SÃO JOAQUIM DAS BICAS. CERCADA POR UMA PAISAGEM EXUBERANTE. TERRA NATAL DO MESTRE PEDRO AMARAL BAMBIRRA imagem - Mavalwie QUEM NASCE EM SÃO JOAQUIM DAS BICAS EH SANJOAQUIMBIQUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO FOI FUNDADA EM 1995 SÃO JOAQUIM DE BICAS TEM  25.537 HABITANTES - IBGE 2010 - ORIGEM DO NOME Uma imagem de São Joaquim foi esculpida em madeira e colocada no topo do altar de uma capelinha que haviam construída para rezarem ao entardecer, marcando a fé e a religiosidade do povo do nosso município. A imagem de São Joaquim e a vegetação deram o primeiro nome ao arraial: São Joaquim do Campo Verde. Com o passar dos anos, o lugar passou a ser chamado de São Joaquim de Bicas, porque a busca de minerais no leito do Rio Paraopeba englobava a dragagem dos cascalhos que depois eram lavados com jatos de água (bicas). HISTÓRIA A religião foi um fato marcante na história do arraial. Os primeiros moradores construíram uma capelinha para a realização de novenas e oraçõ…

CARLOS CHAGAS

BOM DIA CARLOCHAGUENSES / BOM DIA VISITANTE. SEJA BEM VINDO A CARLOS CHAGAS / A CAPITAL DO BOI E A PÉROLA DO MUCURI
foto - ? CARLOS CHAGAS, NO VALE DO MUCURI, TEM  20.087 HABITANTES. - (IBGE 2010) DESTE TOTAL, 51% É MULHER. O IDH DO MUNCÍPÍO É DE: 0,681 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU QUEM NASCE EM CARLOS CHAGAS É: CARLOCHAGUENSE ESTIVE EM CARLOS CHAGAS DIA 10 DE FEVEREIRO 2011, MAIS PRECISAMENTE NO FRIGORIFICO "MAX BEEF" FUI FAZER A MEDIÇÃO DA QUALIDADE DO AR. QUEM ME RECEBEU LÁ FOI O ENGENHEIRO AMBIENTAL "FELIPE" (GENTE FINA DA MELHOR QUALIDADE) CHEGUEI AS 7 DA MANHÃ, DEPOIS DE 11 HORAS VIAJANDO DE DIVINÓPOLIS; NÃO FIQUEI MUITO TEMPO EM CARLOS CHAGAS, MAS DEU PARA TIRAR ALGUMAS FOTOS. AQUI, NA ENTRADA DA CIDADE. copyrigth "Thymonthy Becker" CARLOS CHAGAS JÁ FOI CONHECIDA COMO A "PÉROLA DO MUCURI". POR TER SIDO POR MUITOS ANOS, A CIDADE MAIS BONITA DO VALE DO MUCURI. HOJE, JÁ NÃO DETÉM MAIS ESTE TÍTULO.
foto - ? MAS MANTÉM O TÍTULO DE CAPITAL DO …