Pular para o conteúdo principal

PIRENÓPOLIS / GOIÁS - Unem-se as duas vertentes formadoras de uma cultura vigorosa: o bem patrimonial conservado e o pensar e fazer cotidiano de seus moradores, pautado em tradições seculares que a contemporaneidade não conseguiu ainda abalar.




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PIRENÓPOLIS" / GOIÁS / BRASIL
PIRENÓPOLIS / GOIÁS / BRASIL
Dona de um bom número de cachoeiras, fica cheia nos fins de semana, graças à proximidade com Brasília e Goiânia. A rua do Lazer concentra bares e restaurantes. o grande evento é a festa do Divino Espírito Santo, 40 dias após o domingo de Páscoa.
Na ocasião, é realizada a mais conhecida Cavalhada do Brasil – encenação de origem portuguesa que representa a batalha entre cristãos e mouros.
Restaurante em Pirenópolis, Goiás 
BEM VINDO A PIRENÓPOLIS. CIDADE QUE MANTÉM A NATUREZA PRESERVADA.
imagem - Wikipédia
TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL (IPHAN), SEUS CASARÕES, RUAS E IGREJAS DE ARQUITETURA COLONIAL. SEU POVO ALEGRE, DEVOTO E FESTEIRO PROMOVE AS FESTAS MAIS POPULARES DE GOIÁS, COMO A "FESTA DO DIVINO", CONHECIDA INTERNACIONALMENTE. A NATUREZA EXUBERANTE PROPICIOU A FORMAÇÃO DO "PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS", LOCAL DE PESQUISAS SOBRE A FAUNA E A FLORA TÍPICAS DO CERRADO BRASILEIRO, REPLETA DE ANIMAIS, FLORES, PLANTAS, NASCENTES, RIOS E CACHOEIRAS.
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 24.604
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.205,010
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 10,43
Código do Município 5217302
Gentílico - pirenopolino
ORIGEM DO NOME
A DENOMINAÇÃO "PIRENÓPOLIS" FOI ESTABELECIDA EM FEVEREIRO DE 1890, EM VIRTUDE DA CIDADE SE ACHAR PLANTADA AOS PÉS DOS PIRENEUS, CORDILHEIRA MAIS EXPRESSIVA DO ESTADO.
SEGUNDO A TRADIÇÃO LOCAL, A SERRA RECEBEU ESTE NOME POR HAVER NA REGIÃO, IMIGRANTES ESPANHÓIS, PROVAVELMENTE CATALÃES. POR SAUDOSISMO OU POR ENCONTRAR ALGUMA SEMELHANÇA COM OS PIRENÉUS DA EUROPA, CADEIAS DE MONTANHAS SITUADAS ENTRE A ESPANHA E A FRANÇA, DERAM ENTÃO A ESTA SERRA O NOME DE PIRENÉUS, MAS MAIS TARDE, DEVIDO À PRONÚNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL, SURGIU A GRAFIA SEM ACENTO.
Gentílico: pirenopolino
Histórico
Pirenópolis 
Goiás - GO 
HISTÓRICO
Em 1727, uma bandeira chefiada pelo bandeirante Manoel Rodriques Tomar e guiada por Urbano do Couto Menezes chegou a região das "Serras dos Pireneus". Pela exuberante quantidade de ouro na região, fundou as "Minas de Nossa Senhora do Rosário" aos pés desta serra. Por ter sido um centro urbano florescente até fins do século XIX, sendo até considerada cidade mais importante do estado e, em seguida, ter experimentado um período de estabilidade e isolamento, que a manteve quase intocada pelas transformações do século XX, a antiga "Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte" conservou praticamente intacta sua feição original. Pirenópolis constitui-se hoje em um dos mais ricos acervos patrimoniais do Brasil Central, sendo tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1988. Em Pirenópolis, unem-se as duas vertentes formadoras de uma cultura vigorosa: o bem patrimonial conservado e o pensar e fazer cotidiano de seus moradores, pautado em tradições seculares que a contemporaneidade não conseguiu ainda abalar.
Pirenópolis manteve-se como testemunho vivo dos primeiros tempos da ocupação do território goiano. Cristalizou-se a feição do arraial das primeiras décadas do século XIX, que vivia então o auge de sua prosperidade e cultura, constituindo-se no que hoje é um bem histórico de valor inestimável, tanto para o estado de Goiás, como para a nação. 
O arraial foi elevado a vila por decreto de regência, em 10 de julho de 1832 e a primeira comarca municipal foi instalada em abril de 1833. A Vila Meia Ponte foi elevada à categoria de cidade em agosto de 1853. 
A denominação "Pirenópolis" foi estabelecida em fevereiro de 1890, em virtude da cidade se achar plantada aos pés dos Pireneus, cordilheira mais expressiva do estado. 
Gentílico: pirenopolino 
Distrito criado com a denominação de Meia Ponte, pela carta Régia de 10-08-1754.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Meia Ponte, pelo decreto de 10­07-1832. Instalado 14-04-1833.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Meia Ponte, pela lei provincial nº 3, de 02-08-1853.
Pelo decreto estadual nº 18, de 27-02-1890, o município de Meia Ponte passou a denominar-se Pirenópolis.
Os amplos aposentos da pousada Taman Baru ficam espalhados no tranquilo bosque dentro de uma área de proteção ambiental na serra dos Pirineus
À noite, o movimento se concentra na Rua do Rosário, mais conhecida como rua do Lazer
Ao lado da Igreja Matriz, o Theatro de Pyrenópolis, construído em 1899 com donativos da população, conserva desenhos e estruturas originais
Construída em 1728, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário sofreu um incêndio em 2002 que destruiu 90% do seu interior
Congada, evento cultural e folclórico tradicional da região
Formada pelo Rio das Almas, a Cachoeira do Abade tem poço para banho e prainha
Centro histórico de Pirenópolis, Goiás
Fundada por bandeirantes no século 18, Pirenópolis possui casario colonial preservado
As janelas das casas em estilo colonial de Pirenópolis são cativantes; a cidade goiana tem um centro histórico muito bem preservado
Localizado a 20 quilômetros do Centro Histórico de Pirenópolis (GO), o Parque Estadual dos Pireneus tem trilhas para formações rochosas peculiares, como o Morro Cabeludo, ao fundo, e ao Pico dos Pireneus, a 1 385 metros de altitude
A caminho do Parque dos Pireneus, a Cachoeira do Lázaro é uma das atrações dos arredores de Pirenópolis (GO)
AQUI A PONTE CENTRAL
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
EM ESTILO COLONIAL, A MATRIZ TEM OS ALICERCES DE CANTARIA (PEDRA) E AS PAREDES FEITAS DE TAIPA DE PILÃO (BARRO SOCADO). APENAS AS PAREDES MAIS ALTAS DAS TORRES SÃO FEITAS DE ADOBE (TIJOLO COZIDO AO SOL). NA PARTE FRONTAL, A TAIPA É REFORÇADA POR UMA GAIOLA DE MADEIRA (AROEIRA), EXTERNA E INTERNAMENTE.
A IGREJA FOI CONSTRUÍDA DE FORMA QUE, A QUALQUER HORA DO DIA, O SOL ILUMINE A SUA FACHADA. A TORRE DO LADO DO NASCENTE FOI CONSTRUÍDA EM 1763. ATÉ ESSA ÉPOCA, SÓ EXISTIA A TORRE ONDE SE ENCONTRA O SINO.
imagem - Wikipédia
imagem - ?
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, é o cartão-postal da cidade; lembre-se de usar roupas que escondem a pele para entrar no interior da construção
imagem - Wikipédia
PIRENÓPOLIS CONSTITUI-SE HOJE EM UM DOS MAIS RICOS ACERVOS PATRIMONIAIS DO BRASIL CENTRAL, SENDO TOMBADA PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL EM 1988. EM PIRENÓPOLIS, UNEM-SE AS DUAS VERTENTES FORMADORAS DE UMA CULTURA VIGOROSA: O BEM PATRIMONIAL CONSERVADO E O PENSAR E FAZER COTIDIANO DE SEUS MORADORES, PAUTADO EM TRADIÇÕES SECULARES QUE A CONTEMPORANEIDADE NÃO CONSEGUIU AINDA ABALAR.
CACHOEIRA DO ROSÁRIO
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DO ABADE
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DAS ARARAS
imagem - Wikipédia
CACHOEIRA DOS DRAGÕES
imagem - Sílvio Quirino
CACHOEIRA SANTA MARIA
imagem - Wikipédia
CAVALHADAS E FESTA DO DIVINO
PALCO DAS FAMOSAS CAVALHADAS E DA FESTA DO DIVINO. AS CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS É UMA ATIVIDADE QUE GIRA EM TORNO DE UMA REPRESENTAÇÃO DRAMÁTICA EQUESTRE DE UMA LUTA ENTRE MOUROS E CRISTÃOS PELA SOBERANIA DA PENÍNSULA IBÉRICA DURANTE A IDADE MÉDIA NA EUROPA E SÃO ALEGRADOS POR CENTENAS DE MASCARADOS, MONTADOS A CAVALO OU NÃO.
A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE PIRENÓPOLIS, É UM FESTEJO RELIGIOSO QUE DURA CERCA DE 20 DIAS E É DE ORIGEM PORTUGUESA E FOI RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO. MANTÉM COMO SÍMBOLOS O IMPERADOR DO DIVINO, A COROA, O CETRO A AS BANDEIRAS. AMBAS ACONTECEM DURANTE AS FESTIVIDADES DE PENTECOSTES, 50 DIAS APÓS A PÁSCOA, E REÚNEM DIVERSAS OUTRAS MANIFESTAÇÕES, COMO CONGADAS, REINADOS, JUIZADOS, FOLIAS, QUEIMA DE FOGOS, PASTORINHAS, MISSAS E A NOVENA DO DIVINO, COM SEUS CÂNTICOS EM LATIM.
Secular, a Festa do Divino Espírito Santo, com suas célebres apresentações da Cavalhada, começa 40 dias depois do domingo de Páscoa
A luta coreográfica entre os 12 cavaleiros de azul (os cristãos) e 12 de vermelho (os mouros) é o auge da Cavalhada
PIRENÓPOLIS ENTRE MONTANHAS

A cidade está situada a uma altitude de 740 metros acima do nível do mar. É no município de Pirenópolis que se encontram os majestosos Pireneus, formados de três blocos, um dos quais se acha a 1 380 metros de altura. CLIMA - O clima da cidade pertence ao grupo provável clima tropical de altitude, sendo que no interior do município, o clima é tropical úmido. A temperatura registrada no posto metereológico da cidade é a seguinte: Média das máximas, 28,5ºC; médias das mínimas, 15,9ºC; média compensada, 22,3ºC. 
imagem - Wikipédia
VISTA AÉREA
imagem - ?
PRIVILÉGIO
CERCADA DE MORROS E DE PRIVILEGIADA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, ESTANDO AOS PÉS DA SERRA DOS PIRENEUS, PIRENÓPOLIS SE DESTACA POR MANTER UMA NATUREZA PRESERVADA. É O MUNICÍPIO GOIANO QUE MAIS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO POSSUI, SÃO AO TODO 8 UCS, ENTRE PARQUE (PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS), MONUMENTO NATURAL (MONUMENTO NATURAL CIDADE DE PEDRA), ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (APA DOS PIRENEUS) E 5 RPPNS (FAZENDA ARRUDA, RESERVA ECOLÓGICA VARGEM GRANDE, FAZENDA VAGAFOGO, SANTUÁRIO FLOR DAS ÁGUAS E SANTUÁRIO GABRIEL). O PICO DOS PIRENEUS SE ENCONTRA A 1.385 m, É POSSÍVEL CONTEMPLARMOS TODAS AS DIVERSAS FITO-FISIONOMIAS (FORMAÇÕES VEGETAIS) DO CERRADO.
SALA DE CINEMA
imagem - ?
VEJA AGORA A CIDADE E SUAS BELAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS TOTALMENTE PRESERVADAS.
Nos fins de semanas, Pirenópolis recebe muitos turistas de Brasília e Goiânia, por isso reserve o hotel com antecedência
imagem - ?
AQUI PODE-SE JOGAR O JOGO DA VELHA
imagem - ?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO
imagem - CMP
imagem - Rusty Marcellini
RUA DOS FUSCAS
imagem - Rusty Marcellini
AS COLORIDAS CASAS
imagem - Rusty Marcellini
SAÍDA DE CAVALOS
imagem - Rusty Marcellini
VIELA DE PEDRA
imagem - Rusty Marcellini
LADEIRAS
imagem - Rusty Marcellini
AS COLORIDAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS
imagem - Rusty Marcellini
MURO DE PEDRAS
imagem - Rusty Marcellini
AVENIDA PRINCIPAL
imagem - Rusty Marcellini
RUA PRINCIPAL
imagem - Rusty Marcellini
INTERIOR DE UMA POUSADA
imagem - Rusty Marcellini
ARTE E ARTESANATO
O ARTESANATO TÍPICO DE PIRENÓPOLIS PROVEM DA PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO BÁSICOS DA POPULAÇÃO, COMO OS TECIDOS RÚSTICOS FEITOS EM TEARES DE MADEIRA E A CERÂMICA UTILITÁRIA.
NAS ARTES, TEMOS OS HISTÓRICOS TRABALHOS BARROCOS NOS ALTARES DA IGREJA MATRIZ, DO BONFIM E DO CARMO; DESENHOS E COMPOSIÇÕES MUSICAIS DO ARTISTA ANTÔNIO DA COSTA NASCIMENTO (TONICO DO PADRE) DO SÉCULO XIX; POESIAS E PINTURAS EM ÓLEO SOBRE TELA, EM ESPECIAL OS CONTEMPORÂNEOS PÉRSIO FORZANI E JOSÉ INÁCIO SANTEIRO
imagem - Rusty Marcellini
imagem - Rusty Marcellini
AS ARIADAS PANELAS DA POUSADA
imagem - Rusty Marcellini
NA FESTA DO DIVINO
imagem - Rusty Marcellini
RUA DO COMÉRCIO - SÓ TEM BARES E RESTAURANTES
imagem - ?
RUAS ESTREITA E DE PEDRAS
imagem - ?
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), seus casarões, ruas e igrejas de arquitetura colonial. Seu povo alegre, devoto e festeiro promove as festas mais populares de Goiás, como a "Festa do Divino", conhecida internacionalmente. A natureza exuberante propiciou a formação do "Parque Estadual da Serra dos Pireneus", local de pesquisas sobre a fauna e a flora típicas do cerrado brasileiro, repleta de animais, flores, plantas, nascentes, rios e cachoeiras.
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
SERRA DOS PIRINEUS
O principal acidente geográfico é a Serra dos Pireneus, onde se encontra o famoso Pico dos Pireneus, com uma altitude aproximadamente de 1 380 metros. Seguem-se as Serras do Cocalzinho, Dourada, Pouso Alegre, Passa Três, Raizama e outras. O município é bem provido hidrograficamente, sendo banhado pelos rios Maranhão, que com o Rio das Almas formam o Tocantins. O Rio das Almas que banha a cidade, Rio dos Bois, Peixe, Patos e outros menos importantes, além de inúmeros ribeirões e córregos. 
Pirenópolis divide-se entre seguintes bairros Centro, Bonfim, Carmo, Vila Matutina, e Vila Zizito Pompeu.
imagem - ?
O COMÉRCIO
imagem - ?
AQUI A BANDEIRA DA CIDADE DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PIRENÓPOLIS, GOIÁS

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / IBGE / Divulgação / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARECHAL DEODORO / ALAGOAS - A primeira capital de Alagoas, Patrimônio Histórico Nacional, numa simpática viela de colorido casario colonial, nasceu Marechal Deodoro da Fonseca

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "MARECHAL DEODORO" / ALAGOAS / BRASIL
O centro histórico de Marechal Deodoro em Alagoas tem muitas construções antigas, mas nem tudo está preservado A primeira capital de Alagoas ganhou, em 2006, o título de Patrimônio Histórico Nacional. Reúne um conjunto de dez igrejas, a maioria em ruínas. Entre elas estão a Senhor do Bonfim (1755), no bairro de Taperaguá, a N.S. do Amparo (1757), na Rua Ladislau Neto, e o importante complexo (atualmente em restauração, fechado para visitas) onde ficam o Museu de Arte Sacra, o Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Maria Madalena. A casa onde o Marechal Deodoro da Fonseca viveu até os 16 anos é um museu, na rua que leva o seu nome (uma simpática viela de colorido casario colonial). Você pode estacionar o carro ali e, com um guia do museu, conhecer os arredores. foto - ? População estimada 2016 (1) - 51.715
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 332,140
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 138,62
Código…

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

QUARTEL GERAL / MINAS GERAIS - Paisagens naturais, Trilhas do Indaiá, Cachoeiras, esportes Radicais, Jipeiros, Construções Históricas. Aventure-se nesta jornada

LINHA DO TEMPO DE "QUARTEL GERAL" / MINAS GERAIS / BRASIL
Quartel Geral faz parte do circuito turístico caminhos do Indaiá. Quartel Geral uma cidade tão especial e peculiar para os mineiros. Eugênia, esposa de Tiradentes, depois de sua morte morou na cidade com seu filho em uma fazenda. A mineração dos diamantes também foi um ponto marcante para a criação do povoado e posteriormente, da cidade. São aspectos que permeiam a história de Quartel Geral e que somente entrando nas verdes matas para descobrir os caminhos do Indaiá, o Rio que atravessa vários municípios e que deu nome ao circuito turístico. Para quem gosta de esportes radicais, os trilheiros, jipeiros e de cachoeiras, Quartel Geral pode proporcionar muitas aventuras.
Academia da Saúde em Quartel Geral, Minas Gerais,  tem por objetivo manter a população saudável
foto - Câmara Municipal Conhecer Quartel Geral também é uma aventura por tudo que o município tem a oferecer com suas paisagens naturais. Aventure-se nessa jornada. Q…

VARZEA DA PALMA - NO CAMINHO DA BAHIA

BEM VINDO A CIDADE DE VARZEA DA PALMA. 
foto - Alonso Alves dos Reis Neto
VARZEA DA PALMA TEM 35.809 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM VARZEA DA PALMA EH: VÁRZEA PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953
ORIGEM DO NOME

PARACATU / MG

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO imagem - Revoredo
PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728 ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. HISTÓRIA Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de Sã…

RIO GRANDE DO SUL / BRASIL - As lembranças, as emoções que ficam, as histórias para contar, os pequenos prazeres que só tem valor quando a gente vive o momento

LINHA DO TEMPO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL / BRASIL Como não se render à beleza e os encantos de cada pedacinho de chão desse Rio Grande do Sul? Alguns destinos onde a natureza encanta por sua serenidade, e se apresenta por trilhas ecológicas, belas cascatas, cachoeiras, grutas, cânions e montanhas. E assim nos recebe esse Rio Grande... Conversando com nossa gente, com um mate bem cevado às mãos e a tradição gaúcha no coração... Aventure-se! Existem várias formas de conhecer o Rio Grande do Sul. Você pode optar pela rota metropolitana, onde estão as principais cidades mais próximas de Porto Alegre, o Litoral, onde poderá conhecer as melhores praias, a Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados por turistas que visitam o Estado, e ainda a Rota Central e Interior, onde cidades atrativas esperam a sua visitação. Ser gaúcho é motivo de muito orgulho para cada um dos 10,5 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul. Mais dia menos dia, mesmo quem não é nascido no estado, mas ali vive, co…

DIVINÓPOLIS / MINAS GERAIS - COM O 5º MELHOR IDH, 10ª MELHOR PARA INVESTIR E CONSIDERADA A METRÓPOLE DO FUTURO SEGUNDO A REVISTA "VEJA"

LINHA DO TEMPO DE DIVINÓPOLIS / MINAS GERAIS / BRASIL  HISTÓRIA Os índios que habitavam Divinópolis, mais de quatro mil, eram um povo pacífico. A Legião da Conquista (cerca de 1400 homens fortemente armados sob o comando do Mestre de Campo Inácio Correia de Pamplona), pelos idos de 1785, expulsou a comunidade indígena na região que partiu em direção à Floresta Amazônica (Alto Xingu). Segundo o pesquisador Flávio Flora, os índios que habitavam Divinópolis eram os índios da Nação Caipó, da tribo Candidés. Manoel Fernandes Teixeira marca sua chegada em 1684, as margens do rio Itapecerica, habitadas pelos índios Candidés, o começo da cidade. Conta – se que ele era de origem portuguesa. Mais tarde em 1770, quando se tornou próspero fazendeiro doou à Mitra Arquidiocesana de Mariana um terreno de “40 alqueires de terra e um lote de casas”, onde se construiu uma capela destinada ao Divino Espírito Santo e a São Francisco de Paula, iniciando o povoado do Divino Espírito Santo do Itapecerica. A cida…

GALILÉIA / CIDADE DAS MANGAS

BEM A CIDADE DE GALILÉIA. TERRA NATAL DE SÃO TOMÉ (HOMENAGEM) imagem - Lamarthine C. Ribeiro GALILEIA TEM 6.951 HABITANTES
QUEM NASCE EM GALILEIA EH: GALILEENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948

PIUMHI / CIDADE DAS MAIS BONITAS PRAÇAS DE MINAS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PIUMHI. UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE CAFÉ E UMA DAS MAIS AGRADÁVEIS CIDADE DE SE ESTAR.
foto - Thymonthy Becker
PIUMHI TEM 31.883 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM PIUMHI EH: PIUIENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE JUNTO E FOI FUNDADA EM 1.868

UM MORADOR DA CIDADE COM QUEM ESTIVE QUANDO TIREI ESTAS FOTOS, DISSE QUE O NOME DA CIDADE VINHA DE UM MOSQUITO QUE ERA ABUNDANTE NA REGIÃO E OS ÍNDIOS LOCAIS O CHAMAVAM DE PIUM.
PERGUNTEI O MOTIVO DO "HI" NO FINAL DO NOME. ESTA PESSOA NÃO SOUBE EXPLICAR O PORQUE DO "HI" AO FINAL DE PIUM.
CONCLUI QUE PODERIA TER SIDO PELO FATO DOS GRANDES FAZENDEIROS IREM ATÉ A REGIÃO COMPRAREM TERRAS E AO DEPARAREM COM OS TAIS MOSQUITOS, ACONTECIA O SEGUINTE DIÁLOGO:
FAZENDEIRO: __EH PIUM?
VENDEDOR :  __ SIM.
FAZENDEIRO: HIIIIIIII. NÃO VAI DAR NEGÓCIO.
DAI O NOME FICOU "PIUM HI. BEM, ESTA EH MINHA VERSÃO.

AQUI PODEMOS VER UMA AVENIDA CENTRAL
foto - Thymonthy Becker
POR VOLTA DE 1707, FAMÍLIA…