Pular para o conteúdo principal

RONDÔNIA / BRASIL - Único estado cujo nome homenageia uma figura histórica nacional eh um mosaico de diversas culturas formadas por imigrantes Bolivianos, Libaneses, japoneses e de diversos estados brasileiro




LINHA DO TEMPO DO ESTADO DE "RONDÔNIA" / BRASIL / WORLD
SÍNTESE 
Capital - Porto Velho 
População estimada 2016 - 1.787.279 
Área 2015 (km²) - 237.765,376 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 6,58 
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 822 
Número de Municípios - 52 
Gentílico - rondoniense ou rondoniano(a) 
HISTÓRICO 
Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região norte. Sua capital e município mais populoso é Porto Velho, banhada pelo rio Madeira. Além desta, há outras cidades importantes como Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Rolim de Moura e Vilhena. 
É o terceiro estado mais populoso da Região Norte. A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta de migrantes oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais destacam-se os paranaenses, paulistas e mineiros seguidos por gaúchos, capixabas, baianos, mato grossenses e sergipano, além de cearenses, maranhenses, amazonenses e acrianos, que fixaram-se na capital, preservando-se ainda os fortes traços amazônicos da população nativa nas cidades banhadas por grandes rios, sobretudo em Porto Velho e Guajará-Mirim, as duas cidades mais antigas do estado. 
O clima é equatorial e a economia é baseada na pecuária e na agricultura (café, cacau, arroz, mandioca, milho) e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha. 
É o único estado brasileiro cujo nome homenageia uma figura histórica nacional, no caso, o Marechal Rondon (1865-1958), que desbravou o norte do país em meados dos anos 1900, inclusive a região que hoje leva seu nome. 
Construção do Complexo Administrativo Rio Madeira (Atual sede do Governo do Estado de Rondônia) e ao fundo o centro de Porto Velho, Rondônia
CULTURA 
O Estado é um mosaico de diversas culturas, tal modo que ainda nenhum traço cultural prevalece sobre o outro, devido ao grande número de imigrantes, oriundos principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo, além de outros países, como Bolívia, Líbano, Barbados e Japão. 
Casa da Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, Rondônia
Reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR em Porto Velho,RO
A diversidade cultural de Rondônia é facilmente percebida através de seu calendário de festas, em que destaca-se o bloco carnavalesco Banda do Vai Quem Quer, fundada no ano de 1981 por Manoel Mendoça, o Manelão, e que reúne mais de 100 mil pessoas nas ruas da capital de Rondônia durante os festejos de Carnaval. 
Outra festa de grande importância é o Arraial Flor do Maracujá, realizado a mais de 30 anos na cidade de Porto Velho durante as festas juninas e que representa a força da cultura nordestina na Capital do Estado, sendo também o segundo maior arraial do Brasil.
Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em Porto Velho, Rondônia
Também durante as festas juninas, destaca-se o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, em que as grandes atrações são as apresentações dos bois-bumbás, expressão da cultura amazônida na região, e para marcar a imensa força da cultura agropecuária oriunda das regiões sul e sudeste do Brasil há a realização de diversas festas de rodeio e exposições agropecuárias na maioria dos municípios do Estado, destacando-se a Expovil, em Vilhena, Expojipa, em Ji-Paraná e a Expovel, em Porto Velho.
Museu das Comunicações Marechal Rondon, em Ji-Paraná, RO
ECONOMIA
A economia do estado de Rondônia tem como principais atividades a agricultura, a pecuária, a indústria alimentícia e o extrativismo vegetal e mineral.
Pastagens de gado nos arredores da cidade de Ji-Paraná em Rondônia
As plantações de soja invadiram o cerrado rondoniense. Aqui em Vilhena, Rondônia
ALGUMAS DAS CIDADES DE RONDÔNIA
Trecho duplicado da BR-364, próximo a capital Porto Velho em Rondônia
A CAPITAL "PORTO VELHO", RONDÔNIA
Às margens do Rio Madeira, surgiu em função da estrada de ferro Madeira-Mamoré. Hoje as obras que atraem investimentos e pessoas são as do complexo hidrelétrico Jirau-Santo Antônio. Estradas e vias de acesso estão em obras, deixando o trânsito confuso. Com poucos atrativos no Centro, os melhores passeios são os de barco pelo Madeira. Tem uma hora a menos em relação a Brasília.
O anoitecer no Rio Madeira em Porto Velho, Rondônia, Brasil
Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Porto Velho (RO)
foto - Guilherme Jofili
Maria Fumaça exposta no Museu da Estrada de Ferro de Porto Velho
A capital de Rondônia surgiu às margens do Rio Madeira, e cresceu sendo abastecida pela estrada de ferro Madeira-Mamoré
Vista aérea de Porto Velho, Rondônia
Vista aérea de Porto Velho (RO); a principal atração é passear de barco pelas águas do Rio Madeira, que margeia a cidade
Rio Madeira em Porto Velho, Rondônia, Brasil
Embarcação fluvial é um meio de transporte largamente utilizado na região Norte do Brasil
Entrada do Mercado Municipal de Porto velho, Rondônia, Brasil
Pôr-do-sol no Rio Madeira, principal da cidade
Prefeitura da cidade
A cidade de Porto Velho está rodeada pela biodiversidade amazônica. É da floresta que sai a maior parte da matéria-prima da gastronomia local. O Rio Madeira (foto) também corre nas veias da cultura portovelhense
Rio Madeira em Porto Velho, Rondônia, Brasil
CIDADE DE GUAJARÁ-MIRIM, RONDÔNIA
O terceiro maior município de Rondônia, na fronteira com a Bolívia, é zona franca desde 1991. As melhores opções de compras estão no país vizinho.
Guajará-Mirim possui a maior oferta de atrativos turísticos do estado de Rondônia
Igreja de Nossa Senhora do perpétuo Socorro em Guajará-Mirim, Rondônia, Brasil
Locomotiva 17. Pátio do Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Guajará Mirim, Rondônia
Vista aérea da cidade de Guajará-Mirim, Rondônia, Brasil
CIDADE DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA
Segunda maior cidade de Rondônia, cresceu ao longo da BR-364. No Centro ficam bancos e repartições públicas, e o comércio concentra-se em Nova Brasília. Vive da pecuária e da extração e beneficiamento de madeira.
Em Ji-Paraná, a natureza serve como opção de lazer. Nas águas dos rios Machado e Urupá, é possível pescar, nadar, praticar esqui aquático ou remar. Também é possível passar algumas horas andando pela mata fechada, onde a fauna e flora oferecem um espetáculo de rara beleza, e para aqueles que não gostam de correr riscos, podem se divertir nas quadras e piscinas dos clubes ou então fazer algumas visitas nos pontos turísticos da cidade
Aeronave desembarcando passageiros em Ji-Paraná, Rondônia, Brasil
Foliões no Carnaval fora de época de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil
Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil
Prédios residenciais em um dos bairros mais valorizados de Ji-Paraná, Rondônia
Sede do Jornal Folha de Rondônia, e ao fundo o Hotel Transcontinental em Ji-Paraná, RO
Teatro Dominguinhos, centro cultural da cidade de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil
Trecho onde o Rio Urupá onde corta a cidade de Ji-paraná, Rondônia, Brasil
CIDADE DE VILHENA, RONDÔNIA
Com o segundo melhor IDH de Rondônia, a cidade encontra-se em constante expansão nos setores da indústria, comércio e serviços, além de constituir um forte pólo agrícola na região. Além disso, a cidade vem se tornando um grande pólo educacional, atraindo diversos estudantes de uma macrorregião que abrange a região sul de Rondônia e norte do Mato Grosso. 
O município é conhecido como Portal da Amazônia por estar situado na entrada da região Amazônica Ocidental. Além disso, é conhecida também como Cidade Clima da Amazônia por ter uma temperatura média menor que outras cidades da Região Norte. Nos tempos de sua colonização também recebeu a alcunha de Eldorado Amazônico. O termo fazia referência à cidade de Eldorado que, segundo a lenda de índios, seria feita de ouro maciço.
Centro da cidade de Vilhena, Rondônia, Brasil
Uma sala de cinema em Vilhena, Rondônia, Brasil
Escola Municipal Marcos Donadon em Vilhena, Rondônia, Brasil
Hospital regional de Vilhena, Rondônia 
Igreja Batista Manancial de Vilhena, Rondônia, Brasil
Shopping Center de Vilhena, Rondônia, Brasil
Vista aérea da cidade de Vilhena, Rondônia, Brasil
CIDADE DE ESPIGÃO DO OESTE
Um dos quinze maiores centros financeiros de Rondônia, Espigão do Oeste passa hoje por uma transformação em sua economia. Durante muito tempo a indústria madeireira constituiu uma atividade econômica bastante presente na cidade, porém Espigão do Oeste tem atravessado nos últimos 5 anos uma clara mudança em seu perfil econômico devido a grandes operações de combate ao desmatamento da Amazônia: de uma cidade com forte caráter madeireiro, o município tem cada vez mais assumido um papel de cidade de pequenas, médias e grande indústrias e comércios de serviços e negócios.
Câmara de Vereadores de Espigão do Oeste, Rondônia, Brasil
Região central da cidade de Espigão do Oeste, Rondônia, Brasil
O bonito Ipê florido na praça central de Espigão do Oeste, Rondônia, Brasil
Portal em Homenagem aos Pomeranos de Espigão do Oeste, Rondônia, Brasil
Avenida 7 de setembro que leva ao centro da cidade de Espigão do Oeste, Rondônia
PASSEIO DE BARCO
No passeio da agência Água Tour (3223-0303) pelo Rio Madeira, até a Usina Santo Antônio, há chance de ver botos pelo caminho. As saídas, sem horário definido, costumam ocorrer apenas nos fins de semana, no porto da Praça Madeira-Mamoré, ao lado do Museu Ferroviário (preços sob consulta). Pelo Rio Guaporé, a agência Eco Turismo Nova Vida (3621-2795) promove roteiros de pesca esportiva com até 7 dias de duração. Custam R$ 380 por dia e incluem hospedagem e refeições no próprio barco. A melhor época para pescar é entre julho e novembro, quando os rios não estão tão cheios. R$ 5.

RESTAURANTE SAN GENNARO
Uma referência da culinária italiana em Porto Velho. Assim que o Restauraante San Gennaro é conhecido. Bem localizado, o restaurante está em uma área das construções mais antigas da cidade, o que já dá um ar completamente diferente ao ambiente.
foto - Divulgação
INFORMAÇÕES
Especialidade: italiana
De R$ 26,00 a R$ 50,00
Horário de funcionamento:
Terça a domingo, das 19h à 0h
Formas de pagamento:
Cartões de Crédito: American Express, Diners, Elo, Mastercard, Visa; Cartões de Débito: Maestro, Rede Shop, Visa Electron
Comida italiana.
R. Duque de Caxias, 568
Caiari
(69) 3223-2000 (Telefone)
foto - Divulgação
RESTAURANTE ASSADOS NA BRASA
Local bem simples, aberto, com mesas externas, sistema self-service, custo de R$ 40,00 (jan 2015) por pessoa com buffet e churrascos livres. O diferencial é o peixe dourada ou filhote (peies de couro) da região amazônica que é assado na brasa. Muito bom mesmo.
foto - Divulgação
Especialidade: carnes
De R$ 26,00 a R$ 50,00
Horário de funcionamento:
Das 11h às 16h
Formas de pagamento:
Cartões de Crédito: American Express, Diners, Elo, Mastercard, Visa; Cartões de Débito: Maestro, Rede Shop, Visa Electron
Carnes (self-service).
foto - Divulgação
RONDON PÁLACE HOTEL
Os hóspedes do Rondon Palace Hotel poderão escolher entre apartamentos ou suítes, muito aconchegantes. O Hotel coloca ao seu dispor tudo o que se faz necessário para o seu máximo conforto.
O Rondon Palace Hotel possui uma excelente infra-estrutura para abrigar grandes eventos e convenções.
Oferecemos acesso à internet banda larga, WI-FI, gratuitamente, em todas as dependências do hotel.
Desfrute o conforto de nossos serviços. Oferecemos ótimo café da manhã e a cortesia de uma equipe totalmente dedicada aos nossos clientes.
Esperamos por você. Venha desfrutar da nossa hospitalidade. Teremos muito prazer em atende-lo.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE RONDÔNIA, BRASIL
Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira em Porto Velho, Rondônia
Aeroporto da cidade de Vilhena em Rondônia, Brasil
BR 364 passando pela cidade de Vilhena, Rondônia
Centro da cidade de Vilhena, a cidade mais urbanizada de Rondônia
Cidade de Vilhena, Rondônia
Floresta Amazônica na cidade de Espigão do oeste em Rondônia
Porto na Capital Porto Velho, Rondônia, Brasil
Rio Madeira margeando a Capital Porto velho em Rondônia, Brasil
Trecho duplicado da BR 364 na capital Porto velho, Rondônia, Brasil
Vista do Rio Madeira na capital Porto Velho em Rondônia, Brasil
ESTA EH A BANDEIRA DO ESTADO DE RONDÔNIA, BRASIL
ESTE EH O BRASÃO DO ESTADO DE RONDÔNIA, BRASIL


fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Divulgação / viajeaqui.abril.com.br / 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

PIUMHI / CIDADE DAS MAIS BONITAS PRAÇAS DE MINAS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PIUMHI. UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE CAFÉ E UMA DAS MAIS AGRADÁVEIS CIDADE DE SE ESTAR.
foto - Thymonthy Becker
PIUMHI TEM 31.883 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM PIUMHI EH: PIUIENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE JUNTO E FOI FUNDADA EM 1.868

UM MORADOR DA CIDADE COM QUEM ESTIVE QUANDO TIREI ESTAS FOTOS, DISSE QUE O NOME DA CIDADE VINHA DE UM MOSQUITO QUE ERA ABUNDANTE NA REGIÃO E OS ÍNDIOS LOCAIS O CHAMAVAM DE PIUM.
PERGUNTEI O MOTIVO DO "HI" NO FINAL DO NOME. ESTA PESSOA NÃO SOUBE EXPLICAR O PORQUE DO "HI" AO FINAL DE PIUM.
CONCLUI QUE PODERIA TER SIDO PELO FATO DOS GRANDES FAZENDEIROS IREM ATÉ A REGIÃO COMPRAREM TERRAS E AO DEPARAREM COM OS TAIS MOSQUITOS, ACONTECIA O SEGUINTE DIÁLOGO:
FAZENDEIRO: __EH PIUM?
VENDEDOR :  __ SIM.
FAZENDEIRO: HIIIIIIII. NÃO VAI DAR NEGÓCIO.
DAI O NOME FICOU "PIUM HI. BEM, ESTA EH MINHA VERSÃO.

AQUI PODEMOS VER UMA AVENIDA CENTRAL
foto - Thymonthy Becker
POR VOLTA DE 1707, FAMÍLIA…

CARACARAÍ / RORAIMA - A "Cidade Porto" tem Corredeiras, Hotel de Selva, Estação Ecológica, Parques Ambientais e grande Potencial Agrícola

LINHA DO TEMPO DE "CARACARAÍ" / RORAIMA / BRASIL Caracaraí é conhecida como “Cidade-Porto” por ter o maior movimento fluvial do estado de Roraima. A cidade nasceu como um local de embarque de gado para a capital amazonense. Os animais desciam até a boca da estrada, onde se iniciam as Corredeiras do Bem-Querer. Ali eram desembarcados e tangidos até um curral no porto municipal, onde eram embarcados para Manaus. As mercadorias vindas de Manaus, que tem como destino Boa Vista faziam este caminho em sentido inverso, e isso desenvolveu o lugar. O Aeroporto de Caracaraí possui a quarta maior pista de pouso da Amazônia Ocidental, com 2.500 metros de extensão, concluída pela Comissão de Aeroportos da Amazônia. A navegabilidade de Caracaraí a Manaus pelo baixo rio Branco é maior do que em outros pontos a Norte (ainda que grandes embarcações tenham dificuldades durante as fortes secas). As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte&…

ALMENARA - CIDADE DA MAIOR PRAIA FLUVIAL DO BRAZIL

BEM VINDO A CIDADE DE ALMENARA. 
foto - Danilo D. Lisboa
ALMENARA TEM 38.775 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ALMENARA EH: ALMENARENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 13 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME  

ALFENAS / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E BELA

BEM VINDO A CIDADE DE ALFENAS. BANHADA PELO MAR DE MINAS. UMA CIDADE CULTA E BELA.  imagem - ? ALFENAS TEM 73.774 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM ALFENAS EH: ALFENENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 15 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.869 ORIGEM DO NOME A designação do município, originou-se da expressão "Vamos nos Alfenas", usada pelos habitantes da região ao se dirigirem ao povoado, em virtude dos membros da família Martins Alfenas serem os moradores mais próximos. HISTÓRIA Por volta de 1800, procedentes de Campanha da Princesa da Beira, São Gonçalo, Caldas e Jacuí, aproximaram-se da região do atual município, os primeiros habitantes. Embora não se tenha notícia de descobertas auríferas no local, a abundância de água, fartura de pastagens e o clima, atraíram os faiscadores em busca de descanso. Alguns se fixaram, iniciando o povoamento. Ao mesmo tempo, o sítio passou a interessar aos criadores, desenvolvendo-se as fazendas. Em 1805, Francisco Siqueira Ramos e sua mulher, Floriana F…

PASSOS / MG -

VEJA AS IGREJAS DA CIDADE DE PASSOS, NO SUL DAS MINAS GERAIS.
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA  PENHA
imagem de Thymonthy Becker
AQUI ELA VISTA DO LADO ESQUERDO
imagem de Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO DA ABÓBODA. MUITO BONITA POR SINAL
imagem de Thymonthy Becker
A ABÓBODA VISTA MAIS DE PERTO. MUITO BONITA MESMO,. NÃO EH COMUM A GENTE VER IGREJAS COM ABÓBODAS COMO ESTA.
imagem de Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO GERAL DA IGREJA, COM PARTE DA BONITA PRAÇA QUE A CERCA.
imagem de Thymonthy becker
ESTA EH A CAPELA DO CARMELO SÃO JOSÉ
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PENHA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A CAPELA DO EDUCANDÁRIO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS
imagem de Altemiro Olinto Cristo
AQUI A CAPELA DE SANTA RITA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. A ARQUITETURA NÃO IDENTIFICA SÓ DE OLHAR, SER UMA IGREJA. MAS FICOU MUITO LEGAL
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
imag…

SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO / A CIDADE DOS IPÊS

BEM VINDO A SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO.
imagem de Alexandre Bonacini SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO, TEM 65.034 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É: PARAISENSE O IDH DO MUNIC[IPIO É DE 0,812, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É CONHECIDA COMO A CIDADE DOS IPÊS, VISTO SER MUITA A QUANTIDA DESTA ÁRVORE NA REGIÃO. imagem de Auro Queiroz


imagem de Auro Queiroz
Em uma das propriedades foi doado, em 1821, terreno para a construção da Capela de São Sebastião, em torno da qual se desenvolveu o povoado. O lugar se tornou pouso obrigatório para os viajantes em trânsito para São Paulo, Jacuí e outros povoados sul mineiros. Em 1855 foi criada a Freguesia e, três anos depois, o Curato de São Sebastião do Paraíso. O intercâmbio comercial intensificou-se. As notícias da excelência das terras atraíram agricultores e pecuaristas, gerando grande surto de desenvolvimento, consubstanciado pela elevação a Vila e a Cidade, em 1870 e 1873, respectivam…

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

CONCEIÇÃO DE IPANEMA

SEJA BEM VINDO A CIDADE QUE FICA ENTRE AS BELAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CONCEIÇÃO DE IPANEMA. AGRADAVELMENTE BELA. AQUI PODEMOS VER A IGREJA MATRIZ AO PÉ DA SERRA. imagem - Elivander QUEM NASCE EM CONCEIÇÃO DE IPANEMA EH: IPANEMENSE (IBGE) -    SEGUNDO O WIKIPÉDIA EH: CONCEIÇOENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1.954 CONCEIÇÃO DE IPANEMA TEM 4.456 HABITANTES - IBGE 2010 A TAXA DE CRESCIMENTO ANUAL É NEGATIVA DE 0,88%. O QUE VALE DIZER QUE A CIDADE ESTA, AINDA QUE LENTAMENTE, CAMINHANDO PARA SEU DESAPARECIMENTO. HISTÓRIA A REGIÃO FOI PRIMEIRAMENTE HABITADA POR ÍNDIOS AIMORÉS. O PRIMEIRO BRANCO A CHEGAR NAQUELAS TERRAS FOI JOSÉ PEDRO DE ALCÂNTARA, SEGUIDO POR MANOEL FRANCISCO DE PAULA CUNHA, DESERTOR DA GUARDA NACIONAL, FUGITIVO DA GUERRA DE SANTA LUZIA, EM 1842. O POVOADO TEVE SEU INÍCIO NA FAZENDA DE FRANCISCO INÁCIO FERNANDES LEÃO, EM 1850. NAQUELE ANO, O FAZENDEIRO MANDOU CONSTRUIR EM SUA PROPRIEDADE UMA CAPELA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA CONC…

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…