Pular para o conteúdo principal

SÃO LUIZ DO PARAITINGA / SÃO PAULO - Em um cenário de ladeiras, ruas, praças, casarões antigos, acontece o carnaval de marchinhas que atrai milhares de turistas anualmente




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "SÃO LUIZ DO PARAITINGA" / SÃO PAULO / BRASIL
A parte central da área urbana foi tombada em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat)
A Igreja das Mercês foi reerguida com êxito e inaugurada com grande festa no fim de 2011. Paralelamente, surgem novas atrações, como é o caso do Instituto Elpídio dos Santos, um casarão reformado que conta a trajetória do músico nascido na cidade (e traz um memorial sobre as dificuldades enfrentadas nas enchentes).
São Luiz do Paraitinga, São Paulo
COMO CHEGAR
Quem vem de São Paulo deve seguir pelo Complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto até o final e entrar na Via Dutra. Depois de 10 km, em Taubaté, vire à direita na Rod. Oswaldo Cruz (SP-125), seguindo até a cidade. Quem vem do Rio de Janeiro e outros estados ao Norte, deve pegar a Via Dutra até Taubaté.
São Luiz é a cidade paulista com o maior número de imóveis tombados Patrimônio Histórico
COMO CIRCULAR
Além de bater pernas pelas atrações do Centro Histórico, São Luiz do Paraitinga tem atrativos naturais em que o carro é indispensável. Com acesso pela Rod. Oswaldo Cruz, no sentido de Ubatuba, o distrito de Catuçaba (a 20 km) abriga a Trilha das Sete Cachoeiras. Na mesma direção o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar (a 40 km) tem trilhas e rafting
Construções históricas em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo
ONDE COMER
Comida típica - Herança dos tropeiros, é um prato forte e vigoroso que, segundo a tradição do Vale do Paraíba, deve ser provado com uma boa cachaça. Originalmente, era preparado com partes menos nobres do boi, e o tutano engrossava o caldo. Hoje, utiliza-se o músculo e, no lugar do mocotó, toucinho de porco. O conjunto é cozido por mais de duas horas - na versão tropeira o prato pode permanecer entre oito e dez horas em fogo brando. O molho normalmente leva alho, cebola, um pouco de cominho, urucum, cebolinha, salsinha e pimenta. Misturado à farinha de mandioca, forma um saboroso pirão. O prato é um dos pontos altos da festa do Divino Espírito Santo, quando milhares de pessoas consomem a receita. 
Onde comer: Cantinho dos Amigos
O QUE FAZER
Carnaval em São Luiz do Paraitinga 
CARNAVAL
São Luiz do Paraitinga se acostumou a ver suas ruas cheias de gente pulando atrás dos blocos durante o Carnaval. As tradicionais marchinhas, selecionadas entre composições locais num festival que antecede o evento, são perfeitas para quem quer fugir do circuito do axé. A folia ocorre no Centro Histórico e em outros pontos da cidade, como a recém-inaugurada praça de eventos. Programação: 12/3671-1672 (Secretaria de Turismo).
São Luiz do Paraitinga se acostumou a ver suas ruas cheias de gente no Carnaval
Bonecões gigantes do Bloco Juca Teles desfilam em São Luiz do Paraitinga
PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR
O Núcleo Santa Virgínia tem duas bases e várias trilhas, feitas sempre com guia. Na base administrativa, as principais caminhadas são longas e repletas de atrativos naturais. A da Pirapitinga (5,5 km de extensão, 4h o circuito) tem formato de ferradura e leva às cachoeiras das Andorinhas, Salto Grande e Saltinho. A Poço do Pito (8 km, cinco horas ida e volta) margeia o Rio Paraibuna e passa pelas quedas do Lajeado, recortada por nascentes d'água. A mais longa, a trilha do Ipiranga (14 km, seis horas ida e volta), acompanha o rio e leva à Cachoeira do Ipiranga (no caminho há rios menores que cortam o Ipiranga e boa variedade de aves e mamíferos). A base de Vargem Grande, que pertence ao município de Natividade da Serra, concentra outras três trilhas. A Trilha do Garcez (6 km, cinco horas, ida e volta); a do Rio Grande (13 km, seis horas, ida e volta); e o difícil trajeto da trilha do Corcovado (17 km, dez horas, ida e volta), que é compensado pela vista do litoral de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, do alto de um mirante de 1 168 m.
O rafting no Rio Paraibuna, em São Luiz do Paraitinga, está no cardápio de aventura da região
Rafting no Rio Paraibuna, em São Luiz do Paraitinga, São Paulo
A cidade de São Luiz do Paraitinga também é muito procurada por praticantes de esportes de aventura
Em São Luiz do Paraitinga, o Carnaval havia sido banido pela Igreja Católica durante 50 anos, até ser liberada em 1981
MELHOR ÉPOCA
No Carnaval, em fevereiro, as ruas ficam lotadas de foliões. Quem pretende visitar o Parque Estadual da Serra do Mar para fazer a trilha do Corcovado, na base Vargem Grande, prefira os meses de maio a outubro - chove menos e dá para aproveitar melhor a vista do mirante. As trilhas da base administrativa podem ser percorridas em qualquer época.
O Carnaval em São Luiz do Paraitinga ocorre no Centro Histórico e em outros pontos da cidade
BEM VINDO A CIDADE HISTÓRICA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA.
Em São Luiz do Paraitinga, as marchinhas são perfeitas para quem quer fugir do circuito do axé, durante o Carnaval
População estimada 2016 (1) - 10.735
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 617,315
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 16,84
Código do Município 3550001
Gentílico - luisense
ORIGEM DO NOME
DESDE SEUS PRIMÓRDIOS, O POVOADO TOMOU O NOME DE SÃO LUiz DO PARAITINGA EM HOMENAGEM AO CAPITÃO-GENERAL DA PROVÍNCIA, QUE ORDENOU SUA FUNDAÇÃO, ACRESCIDO DO NOME DO RIO PARAITINGA, EM CUJAS MARGENS ESTÁ LOCALIZADO O MUNICÍPIO.
PARAITINGA É TERMO TUPI " PARAHY-TINGA" QUE SIGNIFICA RIO DE ÁGUAS CLARAS, ASSIM DENOMINADO PELOS INDÍGENAS QUE COMPUNHAM AS PRIMEIRAS EXPEDIÇÕES DO RIO.
Gentílico: luisense
Histórico
SÃO LUIZ DO PARAITINGA SÃO PAULO 
HISTÓRICO 
Os tropeiros que, partindo de Taubaté, desciam a encostas da Serra do Mar em direção ao Porto de Parati, costumavam parar às margens do rio Paraitinga, onde desde os tempos dos bandeirantes, havia um Porto avançado. 
Visando colonizar esta região, o Capitão-general da Província de São Paulo, D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, nomeou para Juiz das Demarcações das Sesmarias, o Sargento Manoel Antônio de Carvalho que, logo após a demarcação, em 1769, fundou um povoado. 
Construída a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, após 1800, esboçou-se um pequeno povoado, mais tarde São Luís do Paraitinga, que se desenvolveu, a partir de então, devido à exploração de minérios, os engenhos de cana e à produção leiteira. 
Desde seus primórdios, o povoado tomou o nome de São Luís do Paraitinga em homenagem ao Capitão-general da Província, que ordenou sua fundação, acrescido do nome do rio Paraitinga, em cujas margens está localizado. Paraitinga é termo tupi ? parahy-tinga? que significa rio de águas claras, assim denominado pelos indígenas que compunham as primeiras expedições do rio. 
GENTÍLICO: LUISENSE
AQUI UM CASARÃO DA ESQUINA
imagem - ?
A IGREJA NA SERRA DO MAR
imagem - Kem Badgley
OLHE QUE BELOS CASARÕES / NESTE NASCEU OSWALDO CRUZ
imagem - Wikipédia
imagem - Vilma Borges
ESTA EH A PADARIA
imagem - Vilma Borges
imagem - Vilma Borges
AQUI O CURSINO
imagem - Vilma Borges
VISTA PARCIAL
imagem -  ?
AS JANELAS
imagem - ?
MIRANTE DA TORRE
foto/fonte: www.paraitinga.com
Este é o ponto mais alto da cidade, entrando por uma ruazinha bem em frente ao Mirante do Cruzeiro, basta seguir em frente, a rua é bem estreita e com depressões. De lá se tem um vista incrível da cidade e da região montanhosa.
No meio do caminho, uma parada no Mirante do Alto do Cruzeiro:
A cidade tem em um, dos seus muitos morros, uma cruz. Era lá a marcação inicial do caminho para Ubatuba, conhecido por “Alto de São Sebastião”. Os jesuítas que passaram por esse caminho, em 1881, batizaram com nome atual, “Alto do Cruzeiro”.
Recomendações:
O local é bem ingrime, requer atenção para os motoristas quando for de carro, principalmente pelas ruas estreitas lá em cima do morro.
Estrutura do Local:
Não possui estrutura, o local é aberto e ideal para boas fotos panorâmicas. Pelo caminho existem os comércios locais.
foto/fonte: www.paraitinga.com
HOMENS TRABALHANDO
imagem - ?
CENTRO HISTÓRICO
COM ARQUITETURA EM ESTILO COLONIAL, A CIDADE PRESERVA CARACTERÍSTICAS DA ÉPOCA DOS BARÕES DO CAFÉ. ANDANDO PELO CENTRO, PODEMOS VER LINDOS CASARÕES, LADEIRAS, CAPELAS, PRAÇAS, CORETOS E FONTES.
PASSEAR PELO CENTRO HISTÓRICO É COMO VIAJAR NO TEMPO
imagem - Consuelo
imagem - Eduardo M. Rocha
imagem - Nilson Kabuki
imagem - Eduardo M. Rocha
imagem - Eduardo M. Rocha
imagem - Kem Badgley
imagem - Kem Badgley
imagem - Kem Badgley
imagem - Kem Badgley
imagem - Eduardo M. Rocha
MATRIZ DE SÃO LUIZ DE TOLOSA
imagem - ?
PRAÇA DA MATRIZ COM O CORETO
imagem - Wikipédia
IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
imagem - Antônio J. Vidal
OUTRO CASARÃO
imagem -  Eduardo M. Rocha
PRAÇA DOS CASARÕES
imagem - ?
CORREDEIRAS
imagem - Fábio Vicentin Diniz
CACHOEIRA ARCO
imagem - ?
CACHOEIRA DAS BROMÉLIAS
imagem - ?
CACHOEIRA DO RENÓ MARTINS
MUITO BONITA É UMA DAS MAIS VISITADAS DA REGIÃO, POSSUI UM BAR E ESTACIONAMENTO. OUTRO PONTO POSITIVO É A LOCALIZAÇÃO AO LADO DA ESTRADA QUE LEVA AO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR E NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA.
A VISITAÇÃO É LIVRE E NÃO É COBRADA TAXA DE VISITAÇÃO POREM SEMPRE É BOM PRESTIGIAR O COMERCIO LOCAL.
A CACHOEIRA É MUITO BEM CUIDADA E COM BOA MANUTENÇÃO PARA OS VISITANTES.
NÃO É NECESSÁRIO PERCORRER TRILHA, POIS A CACHOEIRA FICA BEM AO LADO DA ESTRADA.
imagem - ?
CACHOEIRA GRANDE
LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LAGOINHA É MUITO VISITADA TAMBÉM PELOS VISITANTES DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA POIS FICA ENTRE OS DOIS MUNICÍPIOS. A CACHOEIRA É A MAIS CONHECIDA DE TODA A REGIÃO E CENÁRIO DE VÁRIOS COMERCIAIS DE TV, A CACHOEIRA GRANDE POSSUI UMA GRANDE QUEDA D´ÁGUA COM 40 METROS DE ALTURA.
SUAS ÁGUAS DESAGUAM EM UM GRANDE POÇO COM FUNDO DE AREIA.
O LOCAL TAMBÉM É REFERENCIA PARA PRÁTICA DO CASCADING (DESCIDA DE RAPEL PELA QUEDA DA CACHOEIRA). PARA QUEM PRETENDE PRATICAR O ESPORTE NOS FINAIS DE SEMANA EXISTE UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA QUE POSSUI QUALIFICAÇÃO E EQUIPAMENTOS QUE GARANTE UMA AVENTURA INESQUECÍVEL COM MUITA SEGURANÇA.
imagem - ?
CACHOEIRA E CORREDEIRA DOS BANCOS
AS CORREDEIRAS DOS BANCOS OU CACHOEIRA DOS BANCOS COMO TAMBÉM É CONHECIDA É MUITO VISITADA, POIS POSSUI ÁGUAS CRISTALINAS E MUITO REFRESCANTES. O LOCAL É A MELHOR OPÇÃO PARA BANHO, POIS POSSUI BONS POÇOS TANTO PARA CRIANÇAS E PESSOAS QUE NÃO SABEM NADAR QUANTO PONTOS MAIS PROFUNDOS. PARA OS MAIS AVENTUREIROS É POSSÍVEL DESCER AS CORREDEIRAS COM BOIAS OU BOTES.
SUA LOCALIZAÇÃO É MUITO BOA, FICA AO LADO DA RODOVIA OSWALDO CRUZ.
imagem - ?
CACHOEIRA DO CHAPÉU
Local muito bonito na região de Catuçaba. Possui grande declividade e várias quedas d'água, tem esse nome por causa de sua localização, no bairro do Chapéu grande. É muito visitada, possui águas refrescantes do Rio do Chapéu. O local é uma ótima opção para banho pois possui bons poços tanto para crianças e pessoas que não sabem nadar quanto pontos mais profundos. Destaque para a pedra em formato de coração.
foto/ paraitinga.com
Recomendações
Todo cuidado é pouco! o local é bem íngrime, oferece riscos de escorregamento e quedas altas. Não abusar nas corredeiras, fendas de pedras e em locais profundos. O risco de afogamento é constante se não tomar as devidas precauções.
foto/ paraitinga.com
Estrutura do Local:
Não possui estrutura, porém as trilhas apesar de ser ingrime são abertas. O local é ideal para um bom piquenique, pois tem boa área com sombra. Estacione às margens da estrada de terra.
RAFTING NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA
foto/ paraitinga.com
Dentro do Parque Estadual da Serra do Mar esse roteiro é o mais completo, sempre dentro da mata fechada, com grande potencial para avistamentos de pássaros e mamíferos. Muitas pedras e grandes desníveis com muitas corredeiras, este trajeto possui três corredeiras classe IV, várias corredeiras classe II e III, além de uma corredeira classe V e duas corredeiras classe VI onde é feito portagem. Uma parada para lanche e descanso no meio do percurso.
foto/ paraitinga.com
Percurso:
A atividade tem trecho de 8 Km de rafting no rio Paraibuna.
Tempo de atividade:
6h00 com parada para lanche no meio do percurso.
O que está incluso:
Transporte, alimentação (sucos, lanche, frutas, chocolate, biscoitos doces e salgados e água), equipamentos, seguro aventura e fotos da expedição.
foto/ paraitinga.com
Horário e ponto de encontro:
às 8h30 no Camping Bicho D'água
Valor por pessoa:
R$ 200,00
Forma de Pagamento:
2x com depósito de 50% para confirmação do agendamento e 50% no dia da atividade.
foto paraitinga.com
IMPORTANTE:
Atividade ocorre com agendamento prévio.
PARA AGENDAMENTO ENTRAR EM CONTATO:
Montana Rafting e Expedições:
email: gutoslp@yahoo.com.br 
(12) 99637-7931 watts
Recomendações:
Dormir bem, não ingerir bebidas alcoólicas, trazer roupa extra, vestir roupas leves e utilizar o protetor solar.
foto/ paraitinga.com
A BELA ARQUITETURA
imagem - ?
imagem - ?
VISTA CENTRAL DA CIDADE
imagem - ?
CASARÃO DA FAZENDA
imagem - Eduardo M. Rocha
A CIDADE NA SERRA DO MAR
imagem - Kem Badgley
PARCIAL
imagem - Nilson Kabuki
RUA
imagem - Eduardo M. Rocha
OUTRA PARCIAL
imagem - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / SUGESTÃO 
foto - Divulgação
HOTEL FAZENDA CATUÇABA 
Recria a vida no campo com charme. Boa parte dos alimentos consumidos é produzida ali. Generosas vistas para rios, lagos e montanhas surgem pela área verde – nela, são incentivados piqueniques, cavalgadas e caminhadas. Não há internet na fazenda, nem TVs nos quartos – por outro lado, as suítes exibem camas grandes, vestidas por lençóis de fios egípcios. As casas, mais simples, primam pela localização, ao lado de uma cachoeira ou de um lago. 
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
Estrada Municipal, km 5, 20 km (5 km de terra) 
Pinga, distrito de Catuçaba 
(12) 3836-9105 (Reservas) 
(12) 3671-6158 (Fone) 
www.catucaba.com
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
DIA NUBLADO
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA / SP
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA / SP

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / Montana Rafting e Expedições / IBGE / viajeaqui.abril.com.br / paraitinga.com / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

POÇOS DE CALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A CIDADE DAS ROSAS / BEM VINDO A POÇOS DE CALDAS MONTANHAS DA REGIÃO copyrigth "Enioprado" POÇOS DE CALDAS TEM HOJE 152.496 HABITANTES O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0.841 - CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1872 QUEM NASCE EM POÇOS DE CALDAS EH: POÇOS-CALDENSE. HISTÓRIA A região onde se localiza o atual Município de Poços de Caldas foi inicialmente habitada pelos indios Cataguases que, em 1675, ofereceram combate e venceram a célebre bandeira de Lourenço Castanho, cognominado "O Velho". Com a busca de pastagens para manter a pecuária valorizou-se a região dos "Campos de Caldas'', como passou a ser chamado o local. Com isto, facilitou a instalação do núcleo pastoril que, economicamente, substituiu a lavra e grupiara. Entre os que vieram para os "Campos de Caldas", nos últimos anos de 1700, encontrava-se o Padre Manoel Gonçalves Correia, que instalou uma fazenda no &q…

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

SARZEDO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM E RICA NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO VEJA QUE BELA AVENIDA imagem - Montanha SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995 HISTÓRIA OS PRIMEIROS CONTATOS DO HOMEM BRANCO COM A REGIÃO RECUAM AO INÍCIO DO CICLO DO OURO. AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO FICARAM À MARGEM DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO QUE CARACTERIZOU AS REGIÕES AURÍFERAS DE MINAS GERAIS. O POVOAMENTO DE SARZEDO TEVE MAIOR IMPULSO COM A IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, LINHA DO PARAOPEBA. A ESTAÇÃO DE SARZEDO FOI INAUGURADA EM 20 DE JUNHO DE 1917. O NOME DA ESTAÇÃO E, DEPOIS, DO MUNICÍPIO, É UMA HOMENAGEM AO ENGENHEIRO ESPANHOL FRANCISCO SARZEDO QUE TRABALHOU NA CONSTRUÇÃO DO RAMAL FERROVIÁRIO. AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. ONDE A CIDADE COMEÇOU imagem - T…

SETE LAGOAS / MG - CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS - TERRA NATAL DO TRAPALHÃO "ZACARIAS"

BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO. TERRA NATAL DO TRAPALHÃO ZACARIAS imagem - ? 7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 -  QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. HISTÓRIA Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

NAZÁRIO / GOIÁS - NO CORAÇÃO DA CRIANÇA RESIDE O SEGREDO DA PAZ - CIDADE AMIGA DAS MINAS GERAIS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE NAZÁRIO. NO CORAÇÃO DE GOIÁS. A MAIOR PRODUTORA DE PÓ DE GELATINA DO BRAZIL. UMA CIDADE ACOLHEDORA E DE PESSOAS PRESTATIVAS. foto - Thymonthy Becker Comunicação NAZÁRIO TEM 8.421 HABITANTES (ESTIMATIVA IBGE 2013) QUEM NASCE EM NAZÁRIO EH: NAZARINENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 25 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME O NOME NAZÁRIO EH UMA HOMENAGEM AO PRIMEIRO MORADOR (NAZÁRIO PEREIRA DE OLIVEIRA) QUE SE ESTABELECEU NA REGIÃO. ERA DE DESCENDÊNCIA ESPANHOLA E CHEGOU AO LOCAL POR VOLTA DE 1.880  HISTÓRIA DA CIDADE Por volta de 1880, Nazário Pereira de Oliveira, de descendência espanhola, radicou-se com sua família em lugar bem próximo à Serra da Jibóia, no então Município de Palmeiras de Goiás, onde tentou, sem êxito, a fortuna, procurando ouro ou pedras preciosas. Pouco tempo depois, transferiu-se para o local onde mais tarde nasceria o povoado, nas proximidades da confluência do Córrego Buriti com o Rio dos Bois. Fez erigir aí uma capela, à qual c…

AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER - Hong Kong, uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e combina a cultura oriental com a ocidental, livre comércio, baixos impostos; lidera

LINHA DO TEMPO DAS "10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER" / WORLD O ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT (EIU) DIVULGOU UM NOVO RANKING LISTANDO AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER. A LISTA, QUE TEM CAUSADO DEBATES, TRAZ HONG KONG EM PRIMEIRO LUGAR.
1° - HONG KONG (CHINA)
Uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e 1,1 mil km² de área, que combina a cultura oriental com a ocidental. Sua população tem um padrão de vida comparável ao das grandes potências, com um PIB per capita de 43,8 mil dólares. O custo de vida da cidade, entretanto, é um dos mais caros do mundo. É o principal centro comercial da China. Possui uma economia de livre mercado, baixos impostos e mínima intervenção do governo central, seguindo a filosofia de "um país, dois sistemas".

2° - AMSTERDÃ (HOLANDA)
Amsterdã é prática, moderna e vanguardista. E essas qualidades de certa forma resumem as características de toda a Holanda, um país de território minúsculo que foi uma g…