Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

SÃO NICOLAU / RIO GRANDE DO SUL - Desvenda a história, as lendas e crenças, para viver a magia que envolve essa terra ha quase 400 anos.




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "SÃO NICOLAU" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
SÃO NICOLAU / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
foto - PMSN
Conhecer a história de São Nicolau é desvendar e vivenciar a magia que envolve essa terra há quase 400 anos. Sua história, suas lendas, crenças e seu povo são heranças vivas de uma experiência única no mundo.
foto - PMSN
São Nicolau foi das reduções mais alegres e sua igreja era uma das mais bonitas, afirmou o escritor botânico francês Auguste de Saint Hilaire, que por aqui passou em viagens de estudos, em 1821.
São Nicolau foi redução de elevado índice de desenvolvimento cultural. Seu povo se desenvolveu na religião, música, cantos, dança teatro, desenhos, pinturas e esculturas.
foto - PMSN
Sítio Arqueológico da Redução de São Nicolau
Onde se localizava a Igreja da Redução, que preserva o piso original, parte das paredes externas em pedras de arenito, parte de suas colunas de sustentação, alicerce, altar-mor; os remanescentes do Cabildo, a adega e o sistema de esgoto da Redução.
foto - PMSN
Piso original da Igreja da redução em São Nicolau, Rio Grande do Sul
imagem - Léo Figueiredo
Remanescentes da Igreja da Redução com a parede lateral e piso originais, em São Nicolau, RS
foto - PMSN
BEM VINDO A CIDADE DE SÃO NICOLAU. ÚNICA COM ADEGA JESUÍTICA ORIGINAL.
AQUI NA COMEMORAÇÃO DA SEMANA DO MUNICÍPIO
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 5.704
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 485,354
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 11,80
Código do Município 4319208
Gentílico - são-nicolauense
ORIGEM DO NOME
FOI ESCOLHIDO O NOME DE SÃO NICOLAU, POR SER UM SANTO DA IGREJA CATÓLICA AO QUAL SE ATRIBUI A FIGURA DO PAPAI NOEL.
Gentílico: são-nicolauense
HISTÓRICO
São Nicolau foi fundada em 1626, pelo Padre Roque Gonzales de Santa Cruz, sendo a primeira Redução Jesuítica da Companhia de Jesus, localizada na chamada Banda Oriental do Rio Uruguai.
Os primeiros habitantes da região foram índios tupi-guaranis, povo dócil por natureza, favorecendo o trabalho de catequese dos padres da Companhia de Jesus.
No início de 1683, a Bandeira de Francisco Bueno investe contra as Reduções. Os portugueses levam consigo 2.000 índios, compondo então o primeiro ciclo de evangelização jesuítica. Em 2 de fevereiro de 1687 funda-se novamente São Nicolau, contando com cerca de 3.000 índios, todos provenientes da Planície Argentina.
Foi escolhido o nome de São Nicolau, santo da Igreja Católica ao qual se atribui a figura do Papai Noel.
A CIDADE NAS PLANÍCIES GAÚCHA
foto - ?
ESCOLHA DA RAINHA DO MUNICÍPIO
foto - ?
FESTA COMEMORANDO A SEMANA DO MUNICÍPIO
foto - ?
ROMARIA DAS ÁGUAS
foto - ?
RUA ARBORIZADA COM CANTEIRO CENTRAL
foto - ?
CASA DE PEDRA
Construída toda com pedras da antiga redução. 
Tombada Patrimônio Histórico do Estado do RS pelo IPHAE. 
Não há cobrança de ingresso para visitação
imagem - Léo Figueiredo
SECRETARIA DA AGRICULTURA
foto - ?
PASSO DO PADRE 
O Passo do Padre fica as margens do Rio Uruguai, em Santo Izidro, a 24 km do município. Foi neste local que nasceu o Rio Grande. Lá, o padre Roque Gonzáles rezou a primeira missa, em 03 de maio de 1626 e também foi por onde passou o primeiro gado introduzido no Rio Grande do Sul pelo Padre Cristóvão de Mendonça e Orelhana, em 1634.
foto - PMSN
AQUI A UMA POUSADA DA CIDADE
imagem - ?
ADEGA JESUÍTICA
São Nicolau possui a adega jesuítica construída em pedra de arenito, que é a única em todos os povos da margem oriental do Rio Uruguai e encontra-se em ótimo estado de conservação. 
Não há cobrança de ingressos para visitação.
foto - PMSN
CAPTAÇÃO DE ÁGUA
imagem - ?
MUSEU HISTÓRICO MISSIONÁRIO
POSSUI ACERVO COM PAINÉIS, VITRINES COM FRAGMENTOS DA CIVILIZAÇÃO MISSIONEIRA, PROVENIENTES DAS ESCAVAÇÕES REALIZADAS NAS RUÍNAS JESUÍTICAS DE SÃO NICOLAU. 
VISITAÇÃO: DE SEGUNDAS A SEXTAS FEIRAS DAS 8 ÀS 12H, E DAS 13:30 ÀS 17H.
imagem - ?
foto - ?
CABILDO
ÚNICO SÍTIO ARQUEOLÓGICO MISSIONEIRO QUE CONSERVA AS RUÍNAS DO CENTRO ADMINISTRATIVO DA REDUÇÃO JESUÍTICA. UM ESPÉCIE DE PREFEITURA. ONDE UMA ÁRVORE CENTENÁRIA – GÊNERO FICUS, NOME POPULAR: FIGUEIRA – SE ENRAIZOU EM UMA PAREDE E SUAS RAÍZES SE ESTENDERAM ATÉ A OUTRA PAREDE FICANDO UMA PORTA DE ENTRADA PELO MEIO DA ÁRVORE.
imagem - Valfredo Neves
imagem - Valfredo Neves
SALA DE EXPOSIÇÃO
“Fragmentos de uma civilização”
A exposição foi organizada no ano de 1988, pela Arqueológa Vera Thadeu, totalmente voltada para a arte guaranítica. A exposição está composta por peças encontradas durante as escavações do IPHAN no ano de 1979, identificadas e tombadas pelo instituto e posteriormente colocadas em exposição. Pode-se apreciar na mostra “Fragmentos de uma civilização”. Há três vitrinas compostas de cerâmica guaranítica, uma vitrina de materiais de ferro originadas da fundição de ferro jesuítica, uma vitrina com amostras de piso, amostras de lápides de túmulos com inscrições em tupi-guarani. Em pedra de arenito há duas pias batismais, esculpidas por indígenas e fotos do período das escavações feitas pelo IPHAN.
foto - PMSN
SOBRADO DA FAMÍLIA SILVA
O Sobrado da Família Silva é uma obra de grande valor histórico e arquitetônico por ter sido construído todo com pedras da Redução. O Sobrado pertenceu ao Coronel Inocêncio Silva, filho de açorianos, que foi Coronel da Guarda Nacional. Segundo relatos o Sobrado foi construído antes da guerra de 1914. O planejamento e execução da obra foram feito por dois engenheiros imigrantes da Polônia. O Sobrado foi cenário para recepções e reuniões festivas, acolheu visitantes ilustres e também serviu de palco para reuniões que culminaram com a Coluna Prestes.
O projeto de restauro está pronto e iniciará a fase de captação de recursos.
Não há cobrança de ingressos.
foto - PMSN
ÁREA RURAL
foto - ?
ROMARIA DAS ÁGUAS
foto - ?
imagem - Rosane Nunes
PRAÇA ROQUE GONZALES
imagem - Rosane Nunes
PARTE DO PISO E ALTAR DA ANTIGA IGREJA
imagem - Rosane Nunes
imagem - ?
Imagens Sacras 
Encontram-se na Igreja Matriz, que está localizada em frente à Praça padre Roque Gonzáles de Santa Cruz. Dentro da Igreja, podemos apreciar três imagens sacras da Estatuária Jesuítica de São Nicolau. As imagens são: Santo Antonio, Santo Izidro e Senhor dos Passos. 
Informações pelo fone da Igreja : 55 3363 1208 ou Secretaria Municipal de Turismo 55 3363 2132
foto - PMSN
A MISS SÃO NICOLAU
foto - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO NICOLAU, RS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO NICOLAU, RS
OBRIGADO PELA VISITA


fonte / fotos = Prefeitura Municipal de São Nicolau / Thymonthy Becker / IBGE / Wikipédia / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGOA FORMOSA

BEM VINDO A CIDADE QUE EH UMA PEDACINHO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A LAGOA FORMOSA. CIDADE DAS ROSAS AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE COM A LAGOA AO CENTRO. imagem - CMLF LAGOA FORMOSA TEM 17.161 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM LAGOA FORMOSA EH: LAGOENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.962 ORIGEM DO NOME TROPEIROS VINDOS DE PARACATU POUSAVAM AS MARGENS DE UMA LAGOA PRÓXIMA, LOCAL QUE CONSIDERARAM INCANTADOR. O LUGAR QUE O TROPEIRO TANTO APRECIOU, FORAM CHAMADOS INICIALMENTE DE LAGOA DAS ÉGUAS (OUTROS DIZIAM QUE SE CHAMAVA LAGOA DOS TROPEIROS), ALGUNS SE FIXARAM NESSE LUGAR, DANDO ORIGEM AO POVOADO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE DA ALAGOA FORMOSA.  QUE DEPOIS VIRA A SER LAGOA FORMOSA. COMEÇAVA AÍ A SER ESCRITA A HISTÓRIA ESPECÍFICA DO LUGAR. HISTÓRIA CONTAM OS NOSSOS ANTEPASSADOS QUE UM CERTO DIA, ALGUNS TROPEIROS VINHAM DE CONQUISTA INDO A OUTROS CENTROS BUSCAR SAL PARA OS ANIMAIS. PRÓXIMO AO RIBEIRÃO DA BABILÔNIA, QUE ERA A PRINCÍPIO UM LOCAL DE POUSO D…

MURIAÉ / CIDADE DO CINEASTA PAULO PORTO

BEM VINDO A CIDADE DE MURIAÉ. UMA CIDADE CULTURAL foto - A. Chieus MURIAÉ TEM 100.765 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM MURIAÉ EH: MURIAENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 16 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.855 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é provavelmente de origem indígena. Embora não exista consenso sobre o significado da palavra “Muriaé”. Por esta ótica, a evolução etimológica pode ter acontecido a partir de “Meru-aé” (mosquito diferente e mau) ou “Meruim-hu” (rio dos mosquitos). A informação do Almanaque das Casas Americanas, de 1914, de que 15% das crianças nascidas no município no ano de 1876 morreram em razão da febre amarela - doença provocada pela picada de mosquitos - faz essas versões ganharem força. Há ainda outras opções menos cotadas, segundo as quais o nome do rio e da cidade, com origem na palavra “Mboriahu”, significaria aflição e lamento. HISTÓRIA A REGIÃO que hoje compreende o Município de Muriaé foi, primitivamente, habitada pelos índios Puris. A própria colonização do terr…

SÃO LUIZ DO PARAITINGA / SÃO PAULO - Em um cenário de ladeiras, ruas, praças, casarões antigos, acontece o carnaval de marchinhas que atrai milhares de turistas anualmente

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "SÃO LUIZ DO PARAITINGA" / SÃO PAULO / BRASIL A parte central da área urbana foi tombada em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) A Igreja das Mercês foi reerguida com êxito e inaugurada com grande festa no fim de 2011. Paralelamente, surgem novas atrações, como é o caso do Instituto Elpídio dos Santos, um casarão reformado que conta a trajetória do músico nascido na cidade (e traz um memorial sobre as dificuldades enfrentadas nas enchentes). São Luiz do Paraitinga, São Paulo COMO CHEGAR Quem vem de São Paulo deve seguir pelo Complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto até o final e entrar na Via Dutra. Depois de 10 km, em Taubaté, vire à direita na Rod. Oswaldo Cruz (SP-125), seguindo até a cidade. Quem vem do Rio de Janeiro e outros estados ao Norte, deve pegar a Via Dutra até Taubaté. São Luiz é a cidade paulista com o maior número de imóveis tombados Patrimônio Histórico COMO CIRCULAR Além d…

ITABIRITO - ENTRE A HISTÓRIA E A MODERNIDADE

BEM VINDO A CIDADE DE ITABIRITO. TERRA DO FAMOSO E PATRIMÔNIO CULTURAL, PASTEL DE ANGU.
foto - Gui Torres
ITABIRITO TEM 45.449 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ITABIRITO EH: ITABIRITENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

LAGOA FORMOSA / CIDADE DAS ROSAS

BEM VINDO A CIDADE QUE EH UMA PEDACINHO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A LAGOA FORMOSA.
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE COM A LAGOA AO CENTRO.
imagem - CMLF
LAGOA FORMOSA TEM 17.161 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM LAGOA FORMOSA EH: LAGOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.962
ORIGEM DO NOME

PONTE NOVA - NAS MARGENS DO RIO PIRANGA

BEM VINDO A CIDADE DE PONTE NOVA. TERRA NATAL DE REINALDO -  ÍDOLO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO E DA DUPLA SERTANEJA VICTOR & LÉO
foto - ?
PONTE NOVA TEM 57.390 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PONTE NOVA EH: PONTENOVENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE OUTUBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.856
ORIGEM DO NOME 

BRASÍLIA DE MINAS / A CIDADE QUE CEDEU O NOME PARA A CAPITAL FEDERAL

BEM VINDO A CIDADE DE BRASÍLIA DE MINAS. A BRASILINHA DAS GERAIS.
imagem - PMBM
BRASÍLIA DE MINAS TEM 31.213 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM BRASÍLIA DE MINAS EH: BRASILMINENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 10 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.925
ORIGEM DO NOME
Seu primeiro nome foi Santana de Contenda em 1.832
Depois Vila de santana de Contendas em 1.877
Vila de Brasília em 1.890
Brasília em 1.925
Brasília de Minas em 1.962
O nome Brasília era uma homenagem ao pais acrescentado do sufixo "ia". De Minas foi acrescentado posteriormente quando cedeu o nome para a capital Federal. HISTÓRIA

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

SÃO THOMÉ DAS LETRAS / UM DOS SETE PONTOS ENERGÉTICOS DA TERRA

BEM VINDO A BELÍSSIMA CIDADE DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS
copyrigth "Ventania" BEM VINDO
copyrigth "Marco Corchetti
O ANIVERSÁRIODA CIDADE É: 01 DE MARÇO QUEM NASCE EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS É: SÃO-TOMEENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,717 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO THOMÉ DAS LETRAS TEM UMA POPULAÇÃO DE: 6.655 PESSOAS (IBGE 2010) A origem da cidade esta cercada de lendas. A primeira delas diz que, em 1770, um escravo fugido da fazenda Campo alegre, e morando numa gruta no alto da serra certo dia recebeu a visita de um estranho de maneiras finas e, depois de alguma conversa entre ambos, o desconhecido fez daquele escravo João Antão um mensageiro ao antigo senhor. Lida a mensagem, o fazendeiro João Francisco Junqueira partiu para o local onde encontrou apenas a imagem de São Thome. Neste local o fazendeiro mandou construir uma ermida dedicada ao Santo. AQUI, CHEGANDO NA CIDADE PELA ESTRADA DE TERRA copyrigth "Microlarm"
A outra lenda diz "da exi…

CÓRREGO FUNDO - 2ª PÁGINA

SEJA MUITO BEM VINDO DE VOLTA À CIDADE DE CÓRREGO FUNDO. TRÊS DISTRITOS QUE SE UNIRAM PARA FORMAR ESTA PEQUENA GRANDE CIDADE DO CENTRO OESTE DAS MINAS GERAIS. DO SONHO À REALIDADE. foto - Thymonthy Becker
CLIK AQUI E VEJA A PRIMEIRA PÁGINA DE CÓRREGO FUNDO
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE CÓRREGO FUNDO PELAS LENTES DE MINHA CÂMERA. VEJA ONDE ESTAMOS. CÓRREGO FUNDO JÁ PERTENCEU ÀS CIDADES DE OURO PRETO, SÃO JOÃO DEL REY, TIRADENTES, ITAPECERICA E, POR ÚLTIMO, FORMIGA.

CÓRREGO FUNDO ESTÁ A 727 QUILÔMETROS (08h50min) DA CAPITAL FEDERAL A CIDADE SE ENCONTRA A 203 QUILÔMETROS (03h00min) DA CAPITAL MINEIRA. O MUNICÍPIO ESTÁ A 87 QUILÔMETROS (01h20min) DE DIVINÓPOLIS AQUI PODEMOS VER A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL. FICA NO CÓRREGO FUNDO DE CIMA. foto - Thymonthy Becker ESTIVE EM CÓRREGO FUNDO DIAS ATRÁS E CONHECI UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA CIDADE. (NÃO PUDE VISITAR, AINDA, CÓRREGO FUNDO DO MEIO) CÓRREGO FUNDO FOI FORMADA COM A UNIÃO DE TRÊS DISTRITOS PRÓXIMOS UM DOS OUTROS.  (CÓRREGO FUNDO DE BAIXO) (CÓRREGO FUND…