Pular para o conteúdo principal

SÃO NICOLAU / RIO GRANDE DO SUL - Desvenda a história, as lendas e crenças, para viver a magia que envolve essa terra ha quase 400 anos.




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "SÃO NICOLAU" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
SÃO NICOLAU / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
foto - PMSN
Conhecer a história de São Nicolau é desvendar e vivenciar a magia que envolve essa terra há quase 400 anos. Sua história, suas lendas, crenças e seu povo são heranças vivas de uma experiência única no mundo.
foto - PMSN
São Nicolau foi das reduções mais alegres e sua igreja era uma das mais bonitas, afirmou o escritor botânico francês Auguste de Saint Hilaire, que por aqui passou em viagens de estudos, em 1821.
São Nicolau foi redução de elevado índice de desenvolvimento cultural. Seu povo se desenvolveu na religião, música, cantos, dança teatro, desenhos, pinturas e esculturas.
foto - PMSN
Sítio Arqueológico da Redução de São Nicolau
Onde se localizava a Igreja da Redução, que preserva o piso original, parte das paredes externas em pedras de arenito, parte de suas colunas de sustentação, alicerce, altar-mor; os remanescentes do Cabildo, a adega e o sistema de esgoto da Redução.
foto - PMSN
Piso original da Igreja da redução em São Nicolau, Rio Grande do Sul
imagem - Léo Figueiredo
Remanescentes da Igreja da Redução com a parede lateral e piso originais, em São Nicolau, RS
foto - PMSN
BEM VINDO A CIDADE DE SÃO NICOLAU. ÚNICA COM ADEGA JESUÍTICA ORIGINAL.
AQUI NA COMEMORAÇÃO DA SEMANA DO MUNICÍPIO
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 5.704
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 485,354
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 11,80
Código do Município 4319208
Gentílico - são-nicolauense
ORIGEM DO NOME
FOI ESCOLHIDO O NOME DE SÃO NICOLAU, POR SER UM SANTO DA IGREJA CATÓLICA AO QUAL SE ATRIBUI A FIGURA DO PAPAI NOEL.
Gentílico: são-nicolauense
HISTÓRICO
São Nicolau foi fundada em 1626, pelo Padre Roque Gonzales de Santa Cruz, sendo a primeira Redução Jesuítica da Companhia de Jesus, localizada na chamada Banda Oriental do Rio Uruguai.
Os primeiros habitantes da região foram índios tupi-guaranis, povo dócil por natureza, favorecendo o trabalho de catequese dos padres da Companhia de Jesus.
No início de 1683, a Bandeira de Francisco Bueno investe contra as Reduções. Os portugueses levam consigo 2.000 índios, compondo então o primeiro ciclo de evangelização jesuítica. Em 2 de fevereiro de 1687 funda-se novamente São Nicolau, contando com cerca de 3.000 índios, todos provenientes da Planície Argentina.
Foi escolhido o nome de São Nicolau, santo da Igreja Católica ao qual se atribui a figura do Papai Noel.
A CIDADE NAS PLANÍCIES GAÚCHA
foto - ?
ESCOLHA DA RAINHA DO MUNICÍPIO
foto - ?
FESTA COMEMORANDO A SEMANA DO MUNICÍPIO
foto - ?
ROMARIA DAS ÁGUAS
foto - ?
RUA ARBORIZADA COM CANTEIRO CENTRAL
foto - ?
CASA DE PEDRA
Construída toda com pedras da antiga redução. 
Tombada Patrimônio Histórico do Estado do RS pelo IPHAE. 
Não há cobrança de ingresso para visitação
imagem - Léo Figueiredo
SECRETARIA DA AGRICULTURA
foto - ?
PASSO DO PADRE 
O Passo do Padre fica as margens do Rio Uruguai, em Santo Izidro, a 24 km do município. Foi neste local que nasceu o Rio Grande. Lá, o padre Roque Gonzáles rezou a primeira missa, em 03 de maio de 1626 e também foi por onde passou o primeiro gado introduzido no Rio Grande do Sul pelo Padre Cristóvão de Mendonça e Orelhana, em 1634.
foto - PMSN
AQUI A UMA POUSADA DA CIDADE
imagem - ?
ADEGA JESUÍTICA
São Nicolau possui a adega jesuítica construída em pedra de arenito, que é a única em todos os povos da margem oriental do Rio Uruguai e encontra-se em ótimo estado de conservação. 
Não há cobrança de ingressos para visitação.
foto - PMSN
CAPTAÇÃO DE ÁGUA
imagem - ?
MUSEU HISTÓRICO MISSIONÁRIO
POSSUI ACERVO COM PAINÉIS, VITRINES COM FRAGMENTOS DA CIVILIZAÇÃO MISSIONEIRA, PROVENIENTES DAS ESCAVAÇÕES REALIZADAS NAS RUÍNAS JESUÍTICAS DE SÃO NICOLAU. 
VISITAÇÃO: DE SEGUNDAS A SEXTAS FEIRAS DAS 8 ÀS 12H, E DAS 13:30 ÀS 17H.
imagem - ?
foto - ?
CABILDO
ÚNICO SÍTIO ARQUEOLÓGICO MISSIONEIRO QUE CONSERVA AS RUÍNAS DO CENTRO ADMINISTRATIVO DA REDUÇÃO JESUÍTICA. UM ESPÉCIE DE PREFEITURA. ONDE UMA ÁRVORE CENTENÁRIA – GÊNERO FICUS, NOME POPULAR: FIGUEIRA – SE ENRAIZOU EM UMA PAREDE E SUAS RAÍZES SE ESTENDERAM ATÉ A OUTRA PAREDE FICANDO UMA PORTA DE ENTRADA PELO MEIO DA ÁRVORE.
imagem - Valfredo Neves
imagem - Valfredo Neves
SALA DE EXPOSIÇÃO
“Fragmentos de uma civilização”
A exposição foi organizada no ano de 1988, pela Arqueológa Vera Thadeu, totalmente voltada para a arte guaranítica. A exposição está composta por peças encontradas durante as escavações do IPHAN no ano de 1979, identificadas e tombadas pelo instituto e posteriormente colocadas em exposição. Pode-se apreciar na mostra “Fragmentos de uma civilização”. Há três vitrinas compostas de cerâmica guaranítica, uma vitrina de materiais de ferro originadas da fundição de ferro jesuítica, uma vitrina com amostras de piso, amostras de lápides de túmulos com inscrições em tupi-guarani. Em pedra de arenito há duas pias batismais, esculpidas por indígenas e fotos do período das escavações feitas pelo IPHAN.
foto - PMSN
SOBRADO DA FAMÍLIA SILVA
O Sobrado da Família Silva é uma obra de grande valor histórico e arquitetônico por ter sido construído todo com pedras da Redução. O Sobrado pertenceu ao Coronel Inocêncio Silva, filho de açorianos, que foi Coronel da Guarda Nacional. Segundo relatos o Sobrado foi construído antes da guerra de 1914. O planejamento e execução da obra foram feito por dois engenheiros imigrantes da Polônia. O Sobrado foi cenário para recepções e reuniões festivas, acolheu visitantes ilustres e também serviu de palco para reuniões que culminaram com a Coluna Prestes.
O projeto de restauro está pronto e iniciará a fase de captação de recursos.
Não há cobrança de ingressos.
foto - PMSN
ÁREA RURAL
foto - ?
ROMARIA DAS ÁGUAS
foto - ?
imagem - Rosane Nunes
PRAÇA ROQUE GONZALES
imagem - Rosane Nunes
PARTE DO PISO E ALTAR DA ANTIGA IGREJA
imagem - Rosane Nunes
imagem - ?
Imagens Sacras 
Encontram-se na Igreja Matriz, que está localizada em frente à Praça padre Roque Gonzáles de Santa Cruz. Dentro da Igreja, podemos apreciar três imagens sacras da Estatuária Jesuítica de São Nicolau. As imagens são: Santo Antonio, Santo Izidro e Senhor dos Passos. 
Informações pelo fone da Igreja : 55 3363 1208 ou Secretaria Municipal de Turismo 55 3363 2132
foto - PMSN
A MISS SÃO NICOLAU
foto - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO NICOLAU, RS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO NICOLAU, RS
OBRIGADO PELA VISITA


fonte / fotos = Prefeitura Municipal de São Nicolau / Thymonthy Becker / IBGE / Wikipédia / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…