Pular para o conteúdo principal

SAPUCAIA DO SUL / RIO GRANDE DO SUL - Para passear, para curtir, para descobrir o Zoo, restaurantes inesquecíveis, shows, as melhores lojas, a vida pulsando... Sapucaia do sul, vibrante e irresistível!




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "SAPUCAIA DO SUL" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL

PARQUE ZOOLÓGICO 
Com 50 anos de existência, o Zoológico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul mantém cerca de 1.200 animais de 129 espécies, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como o urso-de-óculos, a onça-pintada e o papagaio-de-peito-roxo, além de tartarugas, tigres, tucanos, leões e girafas, entre outros.

É programa para um dia inteiro – quem quiser pode aproveitar o passeio para fazer piqueniques ou usar as churrasqueiras. O ingresso custa R$ 35 por automóvel ou R$ 7 por pedestre.
BEM VINDO A CIDADE DE SAPUCAIA DO SUL NO RIO GRANDE DO SUL
imagem - ?
População estimada 2016 (1) - 138.933
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 58,309
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 2.245,91
Código do Município 4320008
Gentílico - sapucaiense
ORIGEM DO NOME
O nome Sapucaia do Sul se deve ao fato da cidade ter nascido aos pés do morro Sapucaia.
Gentílico: sapucaiense
HISTÓRICO
Também conhecida como a "Fazenda do Cerro", foi fundada em 1737, pelo retirante da Colônia de Sacramento, o português Antônio de Souza Fernando. A fazenda localizava-se no sopé do Morro Sapucaia. A estância se estendia desde o rio Gravataí até o rio dos Sinos. Ao lado, localizava-se a "Fazenda Guaixinin-Sapucaia" que se estendia até Porto Alegre, de propriedade de Francisco Pinto Bandeira, genro de Antônio de Souza Fernando.
Para povoar essas fazendas, os tropeiros prearam o gado bravio que se criava selvagem pelos campos, remanescente do gado criado pelos padres jesuítas das missões, destruídas pelos bandeirantes. Por mais de um século, o meio de vida da região foi a criação de gado.
Já no final do século XIX, foram surgindo os matadouros no território de Sapucaia. No início do século XX, oito matadouros abasteciam toda a região, inclusive Porto Alegre. Por toda esta época as fazendas deram lugar a grandes invernadas, que recebiam o gado de outros lugares, das tropas e dos trens, em vagões especialmente preparados para tal.
Por volta de 1930, surgiu a moda, junto às famílias mais abastadas, de ter uma casa no campo. O distrito de Sapucaia distava apenas 25km de Porto Alegre, sendo ligada à capital pelo trem, que fazia duas viagens diárias e tornou-se o local ideal para os sítios de lazer. Os grandes proprietários passaram a dividir suas terras em pequenos sítios, que eram comercializados principalmente na capital. 
A era da industrialização iniciou em 1940, com a construção da BR2, hoje BR 116. O governo do Estado e o Município de São Leopoldo concederam isenções de tributos a todas as empresas que viessem a se estabelecer nesta região. 
Estas empresas transformaram o 7º Distrito de São Leopoldo numa verdadeira potência econômica, encerrando a luta pela emancipação, ocorrida em 1961.
AQUI A CASA DE CULTURA
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Sérgio R. Matte
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM -
imagem - Sérgio R. Matte
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
SEMINÁRIO
imagem - Sérgio R. Matte
ESCOLA
imagem - ?
IGREJA DE SÃO PEDRO
imagem - Sérgio R. Matte
IGREJA DE JESUS CRISTO
imagem - Sérgio R. Matte
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE SAPUCAIA DO SUL
imagem -  ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem -  Cláudio L. Bender
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - ?
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
TEATRO MUNICIPAL
imagem - Sérgio R. Matte
UM BELO CASARÃO
imagem - Sérgio R. Matte
MORRO SAPUCAIA
imagem - R. Santos P.
POR DO SOL
imagem - Sérgio R. Matte
AMANHECER
imagem - Sérgio R. Matte
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SAPUCAIA DO SUL, RS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA DO SUL, RS

VALEU PELA VISITA


fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Portal da Prefeitura de Sapucaia do Sul /



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…