Pular para o conteúdo principal

SAPUCAIA DO SUL / RIO GRANDE DO SUL - Para passear, para curtir, para descobrir o Zoo, restaurantes inesquecíveis, shows, as melhores lojas, a vida pulsando... Sapucaia do sul, vibrante e irresistível!




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "SAPUCAIA DO SUL" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL

PARQUE ZOOLÓGICO 
Com 50 anos de existência, o Zoológico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul mantém cerca de 1.200 animais de 129 espécies, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como o urso-de-óculos, a onça-pintada e o papagaio-de-peito-roxo, além de tartarugas, tigres, tucanos, leões e girafas, entre outros.

É programa para um dia inteiro – quem quiser pode aproveitar o passeio para fazer piqueniques ou usar as churrasqueiras. O ingresso custa R$ 35 por automóvel ou R$ 7 por pedestre.
BEM VINDO A CIDADE DE SAPUCAIA DO SUL NO RIO GRANDE DO SUL
imagem - ?
População estimada 2016 (1) - 138.933
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 58,309
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 2.245,91
Código do Município 4320008
Gentílico - sapucaiense
ORIGEM DO NOME
O nome Sapucaia do Sul se deve ao fato da cidade ter nascido aos pés do morro Sapucaia.
Gentílico: sapucaiense
HISTÓRICO
Também conhecida como a "Fazenda do Cerro", foi fundada em 1737, pelo retirante da Colônia de Sacramento, o português Antônio de Souza Fernando. A fazenda localizava-se no sopé do Morro Sapucaia. A estância se estendia desde o rio Gravataí até o rio dos Sinos. Ao lado, localizava-se a "Fazenda Guaixinin-Sapucaia" que se estendia até Porto Alegre, de propriedade de Francisco Pinto Bandeira, genro de Antônio de Souza Fernando.
Para povoar essas fazendas, os tropeiros prearam o gado bravio que se criava selvagem pelos campos, remanescente do gado criado pelos padres jesuítas das missões, destruídas pelos bandeirantes. Por mais de um século, o meio de vida da região foi a criação de gado.
Já no final do século XIX, foram surgindo os matadouros no território de Sapucaia. No início do século XX, oito matadouros abasteciam toda a região, inclusive Porto Alegre. Por toda esta época as fazendas deram lugar a grandes invernadas, que recebiam o gado de outros lugares, das tropas e dos trens, em vagões especialmente preparados para tal.
Por volta de 1930, surgiu a moda, junto às famílias mais abastadas, de ter uma casa no campo. O distrito de Sapucaia distava apenas 25km de Porto Alegre, sendo ligada à capital pelo trem, que fazia duas viagens diárias e tornou-se o local ideal para os sítios de lazer. Os grandes proprietários passaram a dividir suas terras em pequenos sítios, que eram comercializados principalmente na capital. 
A era da industrialização iniciou em 1940, com a construção da BR2, hoje BR 116. O governo do Estado e o Município de São Leopoldo concederam isenções de tributos a todas as empresas que viessem a se estabelecer nesta região. 
Estas empresas transformaram o 7º Distrito de São Leopoldo numa verdadeira potência econômica, encerrando a luta pela emancipação, ocorrida em 1961.
AQUI A CASA DE CULTURA
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Sérgio R. Matte
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM -
imagem - Sérgio R. Matte
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
SEMINÁRIO
imagem - Sérgio R. Matte
ESCOLA
imagem - ?
IGREJA DE SÃO PEDRO
imagem - Sérgio R. Matte
IGREJA DE JESUS CRISTO
imagem - Sérgio R. Matte
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE SAPUCAIA DO SUL
imagem -  ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem -  Cláudio L. Bender
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - ?
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
imagem - Sérgio R. Matte
TEATRO MUNICIPAL
imagem - Sérgio R. Matte
UM BELO CASARÃO
imagem - Sérgio R. Matte
MORRO SAPUCAIA
imagem - R. Santos P.
POR DO SOL
imagem - Sérgio R. Matte
AMANHECER
imagem - Sérgio R. Matte
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SAPUCAIA DO SUL, RS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA DO SUL, RS

VALEU PELA VISITA


fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Portal da Prefeitura de Sapucaia do Sul /



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…