TURISTANDO PELO MUNDO: sábado, 15 de dezembro de 2012

sábado, 15 de dezembro de 2012

OLHOS D'ÁGUA / NO PARQUE NACIONAL DAS SEMPRE VIVAS


















BEM VINDO A CIDADE DE OLHOS D'ÁGUA. NA SERRA DO ESPINHAÇO
AQUI UMA CACHOEIRA DA REGIÃO
imagem - ?
OLHOS D'ÁGUA TEM 5.267 HABITANTES
QUEM NASCE EM OLHOS D'ÁGUA EH: OLHOS D'AGUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.845

ORIGEM DO NOME

O primeiro nome de do vilarejo foi Pasto das Éguas, dado a condição de ser pouso dos tropeiros, o apoio dos Bandeirantes, Sertanistas e mineradores, nas suas andanças.
Mais tarde devido a presença de três nascentes de água, que os moradores do local usufruíam conduzindo água até mesmo para os quintais de suas casas, deu-se o nome de Santana de Olhos D′Água. O nome Santana, teve influência de famílias provenientes de Diamantina e talvez origens relacionadas com os Bandeirantes, que resolveram se instalar. Posteriormente Olhos D’água
HISTÓRIA


Foram as primeiras entradas baianas de pesquisa mineral, na busca de ouro e diamante, para a Coroa Portuguesa, no século XVI, que atingiram o Norte de Minas. Alguns historiadores afirmam que a primeira expedição a penetrar na região norte-mineira foi a de Espinosa e Navarro. Partindo de Porto Seguro em 13 de julho de 1553, foi se dispersando, deixando componentes em pontos escolhendo as melhores terras, povoando a região, (Fernandes Ribeiro, 1988).
Em 1573, também partindo de Porto seguro, a Bandeira de Sebastião Fernandes Tourinho, atingiu regiões do Rio Jequitinhonha e do rio Araçuai.
A segunda entrada para o Norte de Minas foi a grande Bandeira de Fernão Dias Pais, que partiu de São Paulo em 21 de julho de 1674, em busca de esmeraldas e outras pedras preciosas. Nessa bandeira, Matias Cardoso, organizou-se nas margens do Rio São Francisco, instalando grandes fazendas de apoio aos Bandeirantes e para criação de gado. Antônio Gonçalves Figueira, guia da Bandeira de João Amaro, que saiu de São Paulo em 1691, instalou também grandes fazendas na região de Jaíba, Montes Claros e Olhos D′ Água, (Fernandes Ribeiro, 1988).
É importante ressaltar que em 1820 o padre naturalista francês Auguste de Saint-Hilare, passou pelo Norte de Minas registrando a presença de várias famílias grandes e tradicionais que povoaram vários pontos do Município.
A região de Olhos D′Água, foi povoada em função destas mesmas atividades mineradoras, pois era o caminho que ligava Montes Claros a Diamantina, que unia os vales do São Francisco e Jequitinhonha.
Muitos descendentes das famílias tradicionais de Olhos D′Água ainda moravam na Fazenda Ribeirão, que hoje é um vilarejo.
O povoado de Olhos D′Água nascia sobre influência de várias famílias tradicionais, dentre elas as famílias Dias, Vieira e Praes, havendo fusões como Vieira Dias, etc.

AQUI O ENTORNO DA CIDADE
imagem - F. Welber
ESCOLA PÚBLICA
imagem - F. Aguiar
RIO
imagem - Miro Bilharvas
A PRAÇA DA IGREJA
imagem - Donbigon
IGREJA DE SANT'ANA
imagem - Gildazio Fernandes
PADARIA
imagem -  Miro Bilharvas
VISTA PARCIAL
imagem -  Joel Junior BA
GERAL
imagem - Donbigon
POSTO E HOTEL
imagem - Miro Bilharvas
PRAÇA
imagem - F. Aguiar
PRAÇA
imagem - F. Aguiar
PRAÇA
imagem - F. Aguiar
RIO JEQUITINHONHA
imagem - Gildazio Fernandes
RUA
imagem - F. Aguiar
RUA DA IGREJA
imagem - Gildazio Fernandes
BAIRRO POPULAR
imagem - Miro Bilharvas
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE

Nanuque, Minas Gerais - Na Serra dos Aimorés, maior ponto de montanhismo do nordeste das Minas Gerias, de onde pode ser visto os limites de três estados. Vem ver:



















Na Serra dos Aimorés, maior ponto de montanhismo do nordeste das Minas Gerias, de onde pode ser visto os limites de três estados. Vem ver:
Foto - Evando Costa
REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE NANUQUE, MINAS GERAIS 
Foto - Evando Costa
Numa aventura pela terra, céu e água, Nanuque se destaca como um point turístico de aventura brasileiro, harmonizando os elementos da natureza, com locais desafiadores e uma vista de rara beleza, onde os turistas podem desafiar seus próprios limites.


Dentre os pontos turísticos naturais estão a Serra dos Aimorés, onde pode ser visto os limites de três estados subindo na Pedra do Fritz, que fica a 25 km do centro de Nanuque e possui aproximadamente oitocentos metros de altitude, sendo um dos maiores pontos de montanhismo do nordeste de Minas Gerais, avistando de lá as belezas mineiras, capixabas e baianas num raio de 360º. O Fritz é um local perfeito para a prática de alguns esportes como o paraquedismo de montanha e escalada, por conta de seu enorme paredão de pedra, que requer um bom preparo físico e conhecimento do local. (Wikipédia)
A cidade também possui a Pedra Presidente Bueno, com uma deslumbrante vista para a cidade e um belo por do sol, o Rio Mucuri, um bom local para a prática de canoagem, a Pedreira Santa Helena, que é um mirante natural ao norte da cidade, a popular Árvore das Garças na área Central, dentre outros.
Os pontos turísticos construídos estão a Represa de Santa Clara no Rio Mucuri, próximo a Usina Hidrelétrica de Santa Clara, a Lagoa dos Namorados no Bairro Israel Pinheiro, as praças da região central nanuquense, a Ponte Magalhães Pinto e o Calçadão da Caxambú. (Wikipédia)
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE DE NANUQUE, MG COM O RIO MUCURI QUE A CORTA AO MEIO
imagem - Wagson
imagem - Wagson
AEROPORTO DA CIDADE DE NANUQUE, MG
imagem - Jurandir Rios
ALBERGUE MUNICIPAL DE NANUQUE, MG
imagem - Jurandir Rios
EXTINTA FÁBRICA DE TECIDOS EM NANUQUE, MG
imagem - Wagson
CACHOEIRA NA REGIÃO DA CIDADE DE NANUQUE, MG
imagem - Stelio Bueno
FACULDADE DA CIDADE DE NANUQUE, MG
imagem - PMN
FIAT AUTOMÓVEIS EM NANUQUE, MG
imagem - Jurandir Rios
LAGOA DOS NAMORADOS EM NANUQUE, MG
imagem - Evando Costa


MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA CIDADE DE NANUQUE, MG
imagem - Vicente A. Queiroz
imagem - Jurandir Rios
FAMOSA PEDRA DO BUENO NA CIDADE DE NANUQUE, MG
imagem - Stelio Almeida
imagem - Evando Costa
Foto - Evando Costa
SUPER MERCADO DA CIDADE DE NANUQUE, MG
imagem - Jurandir Rios
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DA CIDADE DE NANUQUE, MG
imagem - Jurandir Rios
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE NANUQUE, MG
imagem - PMN
CONHEÇA UM POUCO MAIS A CIDADE DE NANUQUE, MG
Foto - Evando Costa
NANUQUE, MG
Foto - Evando Costa
NANUQUE, MG
Foto - Evando Costa
NANUQUE, MG
Foto - Evando Costa

NANUQUE, MG
Foto - Evando Costa
NANUQUE, MG AO ENTARDECER
Foto - Evando Costa
imagem - Jurandir Rios
NANUQUE, MG
imagem - Stelio Bueno
imagem - Jurandir Rios
imagem - Jurandir Rios
imagem - Jurandir Rios
imagem - Evando Costa
imagem - Jurandir Rios
imagem - Jurandir Rios
NANUQUE, MG
imagem - Jurandir Rios
imagem - Jurandir Rios




NANUQUE, MG
imagem - Jurandir Rios
imagem - Jurandir Rios
imagem - Jurandir Rios
RIO MUCURI NA CIDADE DE NANUQUE, MG
Foto - Evando Costa
NANUQUE, MG
Foto - Evando Costa
imagem - Hersino
imagem - Gegeu
População estimada 2016 (1) - 41.808
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.517,941
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 26,90
Código do Município 3144300
Gentílico - nanuquense
Prefeito 2017 / ROBERTO DE JESUS
ORIGEM DO NOME
Nanuque significa Bugre de cabelos negro

Gentílico: nanuquense
Histórico
Nanuque
Minas Gerais
HISTÓRICO 
A região que compreendia o município de Nanuque, desde o descobrimento do Brasil, atraía, demasiadamente, as atenções portuguesas, embora a presença dos ferozes índios Botocudos (Nak-Nucks, Giporoc, Pataxós, Machacalis, Potés, etc), impedissem a exploração adequada do local.

O Sr. Teófilo Benedito Otoni teve uma ideia em relação à região inóspita, habitada pelos ferozes Botocudos: submeteu o plano de sua Cia. de Comércio e Navegação do Rio Mucuri à consideração do Governo Imperial, que assinou parecer favorável a 31 de março de 1874. Ele larga do rio, a 4 de setembro do mesmo ano a bordo do Princesa Imperial, chega à Vila de São José do Porto Alegre (atualmente Mucuri-BA) e depois prossegue até as proximidades de Santa Clara.


A inavegabilidade do Mucuri a partir de Santa Clara não o desanimaria , e sua Cia. de Navegação efetivada pelo Decreto n° 802 de 12/07/1851, passaria a construir estradas. Depois da Cia. de Comércio e Navegação do Mucuri, sob responsabilidade de Teófilo Otoni, outro empreendimento, tendo a frente o engenheiro Miguel de Teive e Argolo, seria propulso-civilizador do Mucuri. Em 25/10/1878, a Lei mineira de n° 2.775 e a baiana de n° 1.946, de 28/08/1879, davam origem a Estrada de Ferro Bahia-Minas, que só se iniciou a 25 de janeiro de 1881, tendo a 9 de novembro do mesmo ano quase 143 km em tráfego.


A região ficou conhecida como Sete de Setembro, devido a um córrego com este nome, que desembocava no rio Mucuri, na fazenda Cachoeira, de propriedade de Antônio Barroso, no km 170 da Estrada de Ferro Bahia-Minas, onde as locomotivas passavam, quando em trânsito, para se abastecerem de água e lenha , exatamente no pontilhão. O serviço era feito por intermédio de baldes, não havia bombas nem caixa d'água. Depois, por construírem uma Caixa D'água, entre a atual e a estação da EFBM, a localidade adotou esta denominação, assim permanecendo durante algum tempo.


Em 1911 o armador João Américo Machado, depois arrendatário da EFBM, fez uma visita a Caixa D'água e entendeu-se com a família Schieber adquirindo terrenos por quinhentos mil réis para instalar uma grande serraria. Ao retornar, João Américo veio de uma só vez com vasto material e ferramentas, famílias de nacionalidades diversas, operários de várias especialidades e um carro da Estrada de Ferro que foi transformado em estação e nele instalado um aparelho Morse.


Com a inauguração da Serraria Industrial do Mucuri, a 7 de Setembro de 1912, consagrou-se esta data como de fundação do povoado Caixa D'água. O carro-estação telégrafo assim funcionou até 30 de julho de 1918 quando inaugurava-se a Estação Presidente Bueno, homenageando a Bueno Brandão ao assumir o governo do Estado . O nome seria extensivo à localidade por alguns anos.


Em 1920 introduziu-se uma grande serraria automática, sob a administração de Trajano de Medeiros e Cia. quando se construiu um ramal rodoviário que saía de Chapadinha , atravessava por uma ponte, que prosseguia margeando o rio. Seis anos depois uma enchente levaria a ponte da Estrada de Ferro de Trajano, passando a travessia a ser feita por um cabo de aço ligado a duas torres nas margens do rio. 
Gentílico: Nanuquense
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE NANUQUE, MINAS GERAIS 
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE NANUQUE, MINAS GERAIS 




VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Nanuque, MG / Wikipédia /