Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

CÂNIONS DO RIO SÃO FRANCISCO / BRASIL - Paredões de arenitos impressionam pela imensidão, pela vasta vegetação preservada e pelas imagens que se formam nas rochas




LINHA DO TEMPO DOS "CÂNIONS DO RIO SÃO FRANCISCO" / BRASIL
Explorar o Monumento Natural (Mona) do São Francisco por rotas alagoanas é uma das opções de passeios mais atraentes do Alto Sertão. O roteiro com cinco horas de duração começa com o embarque no catamarã "Menestrel das Alagoas", no cais do município de Olho D’Água do Casado, prossegue pelos riachos das Águas Mortas e Talhado, explorando os paredões rochosos dos cânions do São Francisco, até chegar ao receptivo ecológico, que fica no município de Delmiro Gouveia, ponto de parada para descansar, repor as energias com um banho de rio, e partir para novas aventuras.
O PASSEIO
São três horas de passeio na parte represada do Rio São Francisco, com parada para banho em um belo local, conhecido como Paraíso do Talhado. R$ 50 por pessoa.
De lancha, o passeio dura 2 horas e custa R$ 70 por pessoa (mínimo de 4 pessoas).
Saídas de segunda a domingo, a partir das 11h30, do restaurante Karranca's. O local fica a 10 quilômetros do Reservatório de Xingó.
(79) 9972-1320 (Telefone da MF-Tur)
www.mturxingo.com.br
Cânion de Xingó na cidade de Canindé do São Francisco em Sergipe
Cânion de Xingó na cidade de Canindé do São Francisco em Sergipe
Gruta do Talhado no Cânion do Paraíso Talhado, no Rio São Francisco
Muitos são os atrativos turísticos como Paredões Sedimentares, Caatinga, Animais Silvestres, Restaurante Ecológico Castanho, Mergulhos, Trilhas e o passeio no Catamarã Menestrel das Alagoas que guardam a simplicidade e beleza da região
CÂNIONS DO RIO SÃO FRANCISCO / BELEZA NATURAL ÚNICA
Você tem belos motivos para viajar até os Cânions do São Francisco: Diversidade geológica, história, culinária...


O G1 apresenta um roteiro turístico que começa em Piranhas, cidade histórica de Alagoas tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Segue pela Rota do Cangaço, percorrendo a trilha que a volante militar fez em busca do bando de Lampião e Maria Bonita, até a Grota do Angico, onde parte do grupo foi morto, para depois desvendar parte das belezas dos Cânions do São Francisco e um pouco da arte e dos sabores do Sertão.
No trajeto até o ponto de parada, os paredões de arenitos impressionam pela imensidão, pela vasta vegetação preservada e pelas imagens que se formam nas rochas. Entre os principais estão a pedra do gavião e os morros gêmeos, conhecidos como "peitos da cabocla", além da gruta de São Francisco, que foi esculpida e ganhou até escadaria para receber a imagem do santo que dá nome ao rio da Integração Nacional.
No restaurante ecológico Castanho, uma carranca, espécie de amuleto típico do São Francisco, dá as boas vindas aos visitantes. No local há uma prainha propícia para quem deseja se banhar no rio e redes para descansar, além do restaurante que oferece pratos da culinária local.
Aos aventureiros há opcionais, com trajeto por terra e pela água, que vale a pena desbravar. O primeiro é uma trilha por dentro da caatinga de aproximadamente 2 km até um mirante formado pelas rochas. No trajeto, além de curiosidades sobre a biodiversidade do bioma, há registro da passagem do homem pré-histórico deixado nas pedras. No mirante, a vista principal é de parte do cânion do São Francisco.
Cenário encantador
Devido à beleza singular, os cânions do São Francisco foram cenário de locação da novela da Rede Globo, 'Cordel Encantado', exibida em 2011. Onde a história de amor entre Jesuíno, interpretado pelo ator Cauã Reymond, e Açucena, vivida por Bianca Bin, ganhou vida em meio à paisagem típica do Sertão.
O passeio envolve contato com a vegetação típica do semi-árido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. A caminhada em si envolve grandes dificuldades e uma boa porção de aventura, o sol forte cobra o seu tributo exigindo do visitante, chapéu, filtro solar e muita água. Sempre com o acompanhamento de profissionais devidamente qualificados. A experiência de percorrer trilhas que no passado eram apenas dos primeiros habitantes da região, os índios, passando pelos vaqueiros e mais recentemente por cangaceiros, como os do grupo do renomado Lampião. A beleza dos paredões e do bioma da Caatinga unidas as emoções da trilha, recompensam todo esforço.
É assim que começa a viagem pelos “Caminhos do São Francisco”, que pode ser feita em cerca de 4 ou 5 dias, com agência ou de forma independente. A rota turística nasce no meio do sertão alagoano, uma terra cheia de histórias de cangaceiros, vaqueiros e rendeiras que tecem a sobrevivência na soleira das janelas. Por ali, há receitas com plantas da caatinga para quase todo tipo de aperreio que se imagine.
Entre os pontos de parada possíveis estão os sítios arqueológicos de nove mil anos em Olho D’água do Casado, paisagens cenográficas como o “Porto de Borogodó” (da novela "Cordel Encantado", da TV Globo), a charmosa cidade de Piranhas (AL), por onde circulou a cabeça de Lampião, uma vila de bordadeiras que já hospedou Dom Pedro 1º e a histórica Penedo, primeiro povoado de Alagoas. É só depois de banhar todas essas atrações que, finalmente, o Rio São Francisco se entrega ao belíssimo mar de Piaçabuçu (AL), última estação do roteiro.
Para imergir na cultura sertaneja do caminho, o ideal é alugar um carro e seguir direto para o ponto de partida do roteiro em Delmiro Gouveia. Lá, operadoras de turismo conduzem trilhas que saem do próprio Mirante do Talhado e seguem por um trecho de caatinga coberto de areia, cactos de todos os tipos, arbustos espinhosos e árvores belíssimas como o cajueiro, o anjico e a imburana. 
Quando menos se espera, o cânion se descortina a frente, surpreendendo os turistas com a vista das águas em tom esmeralda, 50 metros abaixo. A trilha segue serpenteando o paredão com um visual impressionante. Dali é possível encarar em uma descida de rapel nas paredes areníticas e lá debaixo experimentar uma modalidade chamada de psicobloc (escalada esportiva sem equipamento, em que a única proteção é a água). Ainda que você não se arrisque em nenhuma das duas opções, a caminhada termina em clima de aventura em uma descida íngreme na Gruta do Talhado, que dá direito a um merecido batismo nas águas translúcidas do lago.
No fim do passeio, uma lancha leva os turistas rumo ao Restaurante do Castanho, servido de coloridas canoas e caiaques para os adeptos do remo. As redes sob a sombra de cajueiros são perfeitas para um "relax" enquanto se espera um caprichado bode guisado ou um peixe fresquinho ao molho de camarão. O restaurante também opera saídas de barco para o Vale dos Mestres, um recanto com águas mornas e claras a 20 minutos dali, que vai te convencer que mergulhar no São Francisco nunca é demais.
OS CÂNIONS QUE PODEMOS ADMIRAR, NO NOSSO BELO BRASIL, FICA AO LONGO DO RIO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL, O RIO SÃO FRANCISCO. RIO ESTE QUE NASCE NO ESTADO DAS MINAS GERAIS. COM NASCENTE NA SERRA DA CANASTRA, EM MINAS GERAIS, A APROXIMADAMENTE 1.200 METROS DE ALTITUDE, CORTA OS ESTADOS DA BAHIA, FAZENDO A DIVISA COM PERNAMBUCO. E FAZ A DIVISA NATURAL DOS ESTADOS DE SERGIPE E ALAGOAS, ONDE TERMINA NO OCEANO ATLÂNTICO.
SÃO DE UMA RARA BELEZA, E SE VOCÊ AINDA NÃO VEIO VER OS CÂNIONS DO RIO SÃO FRANCISCO, PROGRAME SUAS PRÓXIMAS FÉRIAS PARA UMA VISITA.
VOCÊ NUNCA MAIS ESQUECERÁ ESTA BELEZA CONSTRUÍDA PELA MÃE NATUREZA.

fonte / fotos - uol.com.br / globo.com / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

TOMBOS - NAS QUEDAS DA CACHOEIRA

BEM VINDO A CIDADE DE TOMBOS. ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
TOMBOS TEM 9.537 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM TOMBOS EH: TOMBOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

PEDRO LEOPOLDO - TERRA NATAL DO MÉDIUM CHICO XAVIER

BEM VINDO A CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO. TERRA NATAL DO JOGADOR DIRCEU LOPES
foto - ?
PEDRO LEOPOLDO TEM 58,740 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PEDRO LEOPOLDO EH: PEDRO LEOPOLDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.924
ORIGEM DO NOME

SARZEDO / RICA EM PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO
VEJA QUE BELA AVENIDA
imagem - Montanha
SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995

JORDÂNIA

BOM DIA / BEM VINDO A JORDÂNIA. CIDADE BAHIAMINAS foto - ? Jordânia fica na região do vale do Jequitinhonha O primeiro nome da região foi Palestina, tendo pertencido ao município de Vigia, hoje, Almenara.  Em 1948, passa a município, já com a denominação de Jordânia. A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO É DE 10.319 HABITANTES (IBGE 2010) O primeiro bairro da cidade é o BEIRA RIO A primeira residência construída foi feita pelo Sr. Lídio Figueiredo, conhecida pela casa de seu Gulino, na antiga rua do Gavião, em homenagem ao seu construtor. Rua do Gavião, devido aos antigos dizerem que existia um enorme gavião feito de massa de cimento, em cima dessa casa, o qual vinham muitos curiosos para verem. FORAM REALIZADOS EM JORDÂNIA, ATÉ O MOMENTO, 29 CASAMENTOS. NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO ATÉ ENTÃO. JORDÂNIA POSSUI 05 PRÉ-ESCOLAS 02 DE ENSINO MÉDIO 18 DE ENSINO FUNDAMENTAL AQUI, A ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE foto - ? A região Pastoril de Almenara, onde se situa o município, foi desbravada entre 1550 e 1600 por band…

ABADIA DOS DOURADOS / CIDADE ONDE SE ENCONTRA ENTERRADO O BAU DE TIRADENTES

BOM DIA. BEM VINDO A ABADIA DOS DOURADOS. UMA CIDADE HOSPITALEIRA, DE UM POVO ACOLHEDOR, VÁRIOS PONTOS TURÍSTICOS ECOLÓGICOS E RELIGIOSO, COMIDA MINEIRA DE PRIMEIRA QUALIDADE. E COM UMA HISTÓRIA QUE FALE A PENA VOCÊ CONHECER. copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
Abadia dos Dourados tem uma população de 6.704 habitantes. (IBGE 2010) Sendo 3.586 do sexo masculino e 3.118 do sexo feminino. QUEM NASCE EM ABADIA DOS DOURADOS É:  ABADIENSE ABADIA DOS DOURADOS FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO. FOI FUNDADA EM 1948. HISTÓRICO IMPORTANTE DE ABADIA QUE MERECE INVESTIGAÇÃO: Segundo o Sr. Laerte Esteves dos Santos, bisneto do fundador da cidade, Manoel Esteves dos Santos, o seu bisavô era amigo íntimo de Tiradentes e veio foragido de Sao Joao Del Rei para Abadia dos Dourados e com ele trouxe inumeras CARTAS  DE TIRADENTES. Estas cartas estavam em um bau de metal que foi enterrado por volta do ano de 1965, pela avó do sr Laerte, em um local próximo a cidade. Esteveram no local, juntamente com o sr…

GALILÉIA / CIDADE DAS MANGAS

BEM A CIDADE DE GALILÉIA. TERRA NATAL DE SÃO TOMÉ (HOMENAGEM) imagem - Lamarthine C. Ribeiro GALILEIA TEM 6.951 HABITANTES
QUEM NASCE EM GALILEIA EH: GALILEENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

NOVA LIMA / MG - RODEADA PELAS MAIS BELAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS

BEM VINDO A CIDADE DE NOVA LIMA. BRITANICAMENTE BRASILEIRA. RODEADA PELAS MAIS BELAS MONTANHAS MINEIRA imagem - Rick Machado NOVA LIMA TEM 80.998 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM NOVA LIMA EH: NOVALIMENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 05 DE FEVEREIRO E FOI FUNDADA EM 1.891 ORIGEM DO NOME Pela Lei Provincial de abril de 1836, foi criado o distrito de Congonhas do Sabará. Em 1891 foi elevada a cidade com o nome de Vila Nova de Lima em homenagem ao governador Augusto de Lima Júnior. Em 7 de setembro de 1923, passou a se chamar Nova Lima. HISTÓRIA Ao iniciar o século XVIII, as bandeiras vindas de São Paulo descobriram que as novas terras que começavam a ser desbravadas possuíam solos fecundos de riquezas minerais, principalmente ouro. Esse foi o motivo do início do povoamento na região de Nova Lima. No ano de 1701, o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, cunhado de Garcia Rodrigues Pais, encontra ribeirões auríferos e inicia atividades mineradoras; isso foi o suficiente para…