Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

PALMAS / TOCANTINS - Na região turística de serras e lagos, em meio a uma paisagem deslumbrante, a cidade eh rica em belezas naturais variadas, repleta de trilhas com cachoeiras e praias de água doce que são um encanto.




LINHA DO TEMPO DE "PALMAS" / TOCANTINS / BRASIL
Os principais hotéis de Palmas ficam nas quadras vizinhas à Praça dos Girassóis, onde está a sede do governo

Palmas está entre as principais cidades turísticas da região Norte do País, eleita pelo Ministério do Turismo como um dos Destinos Indutores do Brasil, um sistema que prioriza a gestão estratégica, a troca de informações e a capacitação para o fortalecimento da governança local. 
Fundada em 1989, Palmas é a capital mais nova do Brasil. Cidade planejada, tem avenidas largas e rotatórias ajardinadas
Além de sua arquitetura arrojada, Palmas conta com um lago formado pela UHE Luis Eduardo Magalhães, com 8 Km de largura, onde podem ser praticados diversos esportes náuticos.
Cinturão verde da cidade de Palmas
A jovem Capital oferece atrativos como praias, parques entre outros espaços de lazer
PALMAS A CAPITAL DO TOCANTIS
foto - ?
SEJA BEM VINDO A ÚLTIMA CIDADE PLANEJADA DO SÉCULO XX NO BRASIL E A SEGUNDA CAPITAL MAIS SEGURA DO PAÍS. SEJA BEM VINDO A PALMAS.
AQUI PODEMOS VER ESTE BELO AMANHECER NO RIO QUE CORTA A CIDADE DE PALMAS.
imagem - ?
PALMAS TEM 242.070 HABITANTES - IBGE 2012
QUEM NASCE EM PALMAS EH: PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.989
ORIGEM DO NOME
O NOME PARA BATIZAR A CAPITAL DO TOCANTINS, PALMAS, FOI ESCOLHIDO EM HOMENAGEM A COMARCA DE SÃO JOÃO DA PALMA (ATUAL PARANÃ), SEDE DO PRIMEIRO MOVIMENTO SEPARATISTA DA REGIÃO, INSTALADA EM 1809 NA BARRA DO RIO PALMA COM O RIO PARANÃ. OUTRO FATOR QUE INFLUENCIOU O NOME FOI A GRANDE QUANTIDADE DE PALMEIRAS NA REGIÃO.
HISTÓRIA
DESDE O SÉCULO XIX A IDEIA DE SEPARAR AS REGIÕES NORTE E SUL DE GOIÁS JÁ ALIMENTAVA MOVIMENTOS POPULARES. EM 1821, UMA REVOLTA SEPARATISTA EXPLODE AO NORTE DE GOIÁS.
EM PROTESTO CONTRA O ISOLAMENTO DA REGIÃO, PROMOVIDO PELO REI D. JOÃO VI, O DESEMBARGADOR JOAQUIM TEOTÔNIO SEGUNDO PROCLAMA O GOVERNO AUTÔNOMO DO TOCANTINS.
A REVOLTA É DOMINADA POR CAETANO MARIA GAMA, PRIMEIRO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA, NOMEADO POR D. PEDRO I, EM 1824.
NO INÍCIO DO SÉCULO A IDEIA É RETOMADA, MAS, SÓ A PARTIR DA DÉCADA DE 70 PASSA A SER SERIAMENTE DISCUTIDA NO CONGRESSO.
EM 1988, FINALMENTE, TOCANTINS É DESMEMBRADA DO ESTADO DE GOIÁS, TENDO COMO CAPITAL O MUNICÍPIO DE PALMAS, CRIADO PELA RESOLUÇÃO Nº 28, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1989, DESMEMBRADO DO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL. 
PALMAS MAIOR CIDADE DO ESTADO DO TOCANTINS. A CIDADE FOI FUNDADA EM 20 DE MAIO DE 1989, LOGO APÓS A CRIAÇÃO DO TOCANTINS PELA CONSTITUIÇÃO DE 1988. ANTES DESTA DATA, PALMAS FOI PLANEJADA INICIALMENTE PELOS ARQUITETOS LUIZ FERNANDO CRUVINEL TEIXEIRA E WALFREDO ANTUNES DE OLIVEIRA FILHO, SENDO QUE A PARTIR DAÍ, A CIDADE COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA PELOS TRABALHADORES QUE VIERAM DO INTERIOR DO TOCANTINS E DE VÁRIOS OUTROS ESTADOS DO PAÍS. ENTRETANTO, SOMENTE A PARTIR DO DIA 1° DE JANEIRO DE 1990, É QUE PALMAS PASSOU A SER A CAPITAL DEFINITIVA DO ESTADO, JÁ QUE ANTES A CIDADE AINDA NÃO POSSUÍA CONDIÇÕES FÍSICAS DE SEDIAR O GOVERNO ESTADUAL, QUE ESTAVA ALOCADO TEMPORARIAMENTE NO MUNICÍPIO VIZINHO DE MIRACEMA DO TOCANTINS.
AQUI A SEDE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO.
imagem - ?
SEGUNDA CAPITAL MAIS SEGURA DO BRASIL (SUPERADA APENAS POR NATAL) É TAMBÉM, A ÚLTIMA CIDADE DO SÉCULO XX COMPLETAMENTE PLANEJADA, JÁ QUE A CIDADE NASCEU E FOI PROJETADA DESDE O INÍCIO PARA SER A CAPITAL DO ESTADO DO TOCANTINS, SENDO TAMBÉM A MAIS NOVA CAPITAL ESTADUAL DO PAÍS. O MUNICÍPIO CARACTERIZA-SE TAMBÉM POR SER A SEGUNDA CAPITAL COM MELHOR QUALIDADE DE VIDA DO NORTE DO BRASIL.
Ponte sobre o lago de Palmas (TO)
LAGO DE PALMAS
O mar do Tocantins não é o mar. O mar do Tocantins é no lago que encanta a todos pela sua imensidão de águas verde-turquesa e transparentes.
O imenso lago de 172 km de extensão e 8 Km de largura (compreendendo uma área de 630 km²) se formou com a construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. Somente na Capital do Tocantins, são 54 km de espelho d’água, onde também estão presentes, o ano inteiro, ótimas praias de águas doces.
As praias da Graciosa, do Prata, do Caju, dos Buritis, das Arnos e a Ilha Canela são praias permanentes e contam com infraestrutura e barracas, onde o turista pode desfrutar de incríveis opções culinárias, como o tradicional tucunaré frito ou assado; além de apreciar umas das características mais marcantes da cidade: o pôr do sol incomparável.
Uma vez no lago, as alternativas de diversão são muitas. O stand up paddle, a canoagem, os passeios de lancha e flutuante estão entre os mais pedidos. Outra opção são os passeios de lancha, que levam cerca de 20 pessoas por um passeio de duas horas. Em toda a sua extensão, o lago também é o destino dos amantes da pesca esportiva, pela diversidade de espécies encontradas, como tucunarés, piaus, caranhas, mandis, entre outras.

AQUI A SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
AQUI O AEROPORTO DA CIDADE
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
imagem - Vallimm
ESTA EH A AVENIDA JK ILUMINADA PARA O NATAL.
imagem - Marcos André
AQUI A AVENIDA LO 15
imagem - Émerson BM3
AVENIDA NS 02
imagem - Émerson BM3
AVENIDA TEOTÔNIO. OLHE COMO EH ARBORIZADA.
imagem - Marcos André
OLHE QUE AVENIDA MAIS LEGAL. TOTALMENTE ARBORIZADA.
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
AQUI TAMBÉM A AVENIDA TEOTÔNIO.
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
TORRE DE COMANDO DO AEROPORTO DA CIDADE
imagem - ?
Aqui, com a participação de cidadãos de todos os Estados brasileiros, criamos uma cidade de braços abertos para todos que chegam para trabalhar e viver. Essa gente é a força que alavanca a cidade, dona de uma rica diversidade cultural, que a cada dia recebe mais infraestrutura e diversidade seus serviços.
VISTA AÉREA DA CIDADE
imagem - ?
BOSQUE DA PREFEITURA
imagem - Marcos André
RODOVIA BR 010 QUE CORTA A CIDADE
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
AGÊNCIA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS
imagem - Émerson BM3
UM DOS EDIFÍCIOS DA CIDADE
imagem - Émerson BM3
ESTAÇÃO DE CULTURA
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
ESTÁDIO NILTON SANTOS
imagem - Émerson BM3
FÓRUM DE JUSTIÇA
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
TURISMO EM PALMAS 
Fim de tarde na Praia da Graciosa, uma das mais agitadas da cidade
CACHOEIRA RONCADEIRA 
Acesso pela T0-030 para Santa Teresa do Tocantins, 32 km 
Distrito de Taquaruçu 
A cerca de uma hora de Palmas, com acesso fácil, é a cachoeira mais famosa da região de Taquaruçu. Na trilha, que tem início a 1,5 km do mirante da Serra do Lajeado, você passa pela cachoeira Escorrega Macaco (50 m), com boas duchas. 
INFORMAÇÕES 
Horário de funcionamento: 
Das 8h às 16h30 
R$-8.00 

CACHOEIRA SAMBAÍBA 
Estrada do Vale do Vai-Quem-Quer, 41 km (11 km de terra) 
Distrito de Taquaruçu 
Vale a pena enfrentar os 11 km de estrada de terra, assim como a escada íngreme que leva à queda. A recompensa é o ótimo poço para banho, com água azulada. 
Preço - R$-4,00 

MEMORIAL LUÍS CARLOS PRESTES 
Pça. dos Girassóis, s/n, (Centro) 
Projetado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 2011 para homenagear o líder comunista (1898-1990). Há sala de vídeo, auditório e sala de exposições com fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes. Agendar. 
INFORMAÇÕES 
Horário de funcionamento: 
3ª/6ª 8h/18h, sáb/dom 8h/12h 
Praça dos Girassóis, Palmas (TO)
FEIRA 304 SUL 
Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, 304-S 
Centro 
Ocorre às terças e sextas-feiras, das 12h à 0h. Feirantes de 14 municípios ofertam artesanato de capim dourado, frutos do cerrado, queijos, doces de buriti e especiarias de Tocantins e do Pará. Um estande de paçoca salgada costuma atrair filas.

PRAIA DA GRACIOSA 
A Praia da Graciosa é a principal praia da cidade e conta com estrutura para receber turistas e moradores. São 520 metros de orla que comportam bares e restaurantes, quadras de esporte, marina com atracadouro, píer e vista para a Ponte da Amizade, de 8 Km de comprimento. 

Com uma estrutura moderna, a Graciosa serve também, como ponto de realização de eventos culturais, esportivos e de lazer. Pra dar sorte, os palmenses sempre passam a virada de ano no local, aproveitando o show de fogos de artifício e apresentações artísticas. Um programa imperdível e assistir ao pôr- do- sol no lago. 

TAQUARUÇU 
Taquaruçu, destino serrano a 35 km de Palmas, tem catalogado 80 diferentes cachoeiras, mas pouco mais de 10% delas são utilizadas com fins turísticos. Porcentagem suficiente para transformar esse distrito fundado por maranhenses e piauienses em uma das mais belas opções naturais e turísticas próximas à capital tocantinense, frequentada sobretudo por visitantes descolados que possuem casas na região ou que se hospedam em pousadas.

Além da tranqüilidade, o distrito é bastante procurado pelos praticantes de esportes radicais, como rapel, pois conta com cachoeiras como a do Roncador, com 70 metros, ideais para a prática da atividade. 
ILHA CANELA 
Outra opção bastante procurada é a Ilha do Canela. Propriedade particular, a Ilha fica a 3 Km da margem direita da Capital, possui uma extensão de 45 mil metros quadrados e uma área de banho de 9 mil metros quadrados. Para chegar ao local o visitante deve procurar um barco na marina da praia da Graciosa. 

PALMAS A NOITE
imagem - Giovane RM
UM DOS MUITOS HOTÉIS DA CIDADE
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
UM BELO JARDIM
imagem - Émerson BM3
É conhecida como a Capital das Oportunidades. Esta máxima se ancora em um projeto de desenvolvimento sustentável onde o meio ambiente e homem estão no centro de estudo. A cidade é dotada de um ecossistema de grande beleza cênica com parques urbanos, jardins e áreas verdes estrategicamente projetadas.
JARDIM DOS GIRASSÓIS
imagem - Émerson BM3
O CARRO DO BATENTE NO HOTEL ONDE FIQUEI HOSPEDADO
foto - Thymonthy Becker 
PRAÇA DOS PODERES
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
BANDEIRA NO CENTRO DA BONITA PRAÇA DO PODERES
foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker
AQUI COMEÇOU A PLANEJADA CIDADE DE PALMAS
foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
A PONTE QUE TEM MAIS DE 08 km DE COMPRIMENTO
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
Além de sua arquitetura arrojada, Palmas conta com um lago formado pela UHE Luis Eduardo Magalhães, com 8 Km de largura, onde podem ser praticados diversos esportes náuticos.
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
MONUMENTO À BÍBLIA
imagem - Émerson BM3
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - Émerson BM3
OUTRA PARTE DA CIDADE
imagem - Émerson BM3
PARCIAL DO CENTRO
imagem - Émerson BM3
PARQUE CEZAMAR
imagem - Émerson BM3
GINÁSIO POLIESPORTIVO AYRTON SENNA
imagem - Émerson BM3
PONTE FHC
imagem - ?
PRAIA DO CAJU
imagem - Giovane RM
PRAIA DOS ARNOS
imagem - Émerson BM3
AQUI A PRAÇA DOS GIRASSÓIS
imagem - Marcos André
AQUI A "PUC" PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA 
imagem - Émerson BM3
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem - Émerson BM3
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
TORRE DE CONTROLE DE VOO 
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
ENTARDECER NO RIO EM PALMAS. COMO ESTE VOCÊ NUNCA VIU.
imagem - Giovane RM
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
foto - ?

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia /  abrajet-to.com.br / turismo.to.gov.br / Divulgação / viajeaqui.abril.com.br / 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

TOMBOS - NAS QUEDAS DA CACHOEIRA

BEM VINDO A CIDADE DE TOMBOS. ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
TOMBOS TEM 9.537 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM TOMBOS EH: TOMBOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

PEDRO LEOPOLDO - TERRA NATAL DO MÉDIUM CHICO XAVIER

BEM VINDO A CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO. TERRA NATAL DO JOGADOR DIRCEU LOPES
foto - ?
PEDRO LEOPOLDO TEM 58,740 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PEDRO LEOPOLDO EH: PEDRO LEOPOLDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.924
ORIGEM DO NOME

SARZEDO / RICA EM PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO
VEJA QUE BELA AVENIDA
imagem - Montanha
SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995

JORDÂNIA

BOM DIA / BEM VINDO A JORDÂNIA. CIDADE BAHIAMINAS foto - ? Jordânia fica na região do vale do Jequitinhonha O primeiro nome da região foi Palestina, tendo pertencido ao município de Vigia, hoje, Almenara.  Em 1948, passa a município, já com a denominação de Jordânia. A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO É DE 10.319 HABITANTES (IBGE 2010) O primeiro bairro da cidade é o BEIRA RIO A primeira residência construída foi feita pelo Sr. Lídio Figueiredo, conhecida pela casa de seu Gulino, na antiga rua do Gavião, em homenagem ao seu construtor. Rua do Gavião, devido aos antigos dizerem que existia um enorme gavião feito de massa de cimento, em cima dessa casa, o qual vinham muitos curiosos para verem. FORAM REALIZADOS EM JORDÂNIA, ATÉ O MOMENTO, 29 CASAMENTOS. NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO ATÉ ENTÃO. JORDÂNIA POSSUI 05 PRÉ-ESCOLAS 02 DE ENSINO MÉDIO 18 DE ENSINO FUNDAMENTAL AQUI, A ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE foto - ? A região Pastoril de Almenara, onde se situa o município, foi desbravada entre 1550 e 1600 por band…

ABADIA DOS DOURADOS / CIDADE ONDE SE ENCONTRA ENTERRADO O BAU DE TIRADENTES

BOM DIA. BEM VINDO A ABADIA DOS DOURADOS. UMA CIDADE HOSPITALEIRA, DE UM POVO ACOLHEDOR, VÁRIOS PONTOS TURÍSTICOS ECOLÓGICOS E RELIGIOSO, COMIDA MINEIRA DE PRIMEIRA QUALIDADE. E COM UMA HISTÓRIA QUE FALE A PENA VOCÊ CONHECER. copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
Abadia dos Dourados tem uma população de 6.704 habitantes. (IBGE 2010) Sendo 3.586 do sexo masculino e 3.118 do sexo feminino. QUEM NASCE EM ABADIA DOS DOURADOS É:  ABADIENSE ABADIA DOS DOURADOS FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO. FOI FUNDADA EM 1948. HISTÓRICO IMPORTANTE DE ABADIA QUE MERECE INVESTIGAÇÃO: Segundo o Sr. Laerte Esteves dos Santos, bisneto do fundador da cidade, Manoel Esteves dos Santos, o seu bisavô era amigo íntimo de Tiradentes e veio foragido de Sao Joao Del Rei para Abadia dos Dourados e com ele trouxe inumeras CARTAS  DE TIRADENTES. Estas cartas estavam em um bau de metal que foi enterrado por volta do ano de 1965, pela avó do sr Laerte, em um local próximo a cidade. Esteveram no local, juntamente com o sr…

GALILÉIA / CIDADE DAS MANGAS

BEM A CIDADE DE GALILÉIA. TERRA NATAL DE SÃO TOMÉ (HOMENAGEM) imagem - Lamarthine C. Ribeiro GALILEIA TEM 6.951 HABITANTES
QUEM NASCE EM GALILEIA EH: GALILEENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

NOVA LIMA / MG - RODEADA PELAS MAIS BELAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS

BEM VINDO A CIDADE DE NOVA LIMA. BRITANICAMENTE BRASILEIRA. RODEADA PELAS MAIS BELAS MONTANHAS MINEIRA imagem - Rick Machado NOVA LIMA TEM 80.998 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM NOVA LIMA EH: NOVALIMENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 05 DE FEVEREIRO E FOI FUNDADA EM 1.891 ORIGEM DO NOME Pela Lei Provincial de abril de 1836, foi criado o distrito de Congonhas do Sabará. Em 1891 foi elevada a cidade com o nome de Vila Nova de Lima em homenagem ao governador Augusto de Lima Júnior. Em 7 de setembro de 1923, passou a se chamar Nova Lima. HISTÓRIA Ao iniciar o século XVIII, as bandeiras vindas de São Paulo descobriram que as novas terras que começavam a ser desbravadas possuíam solos fecundos de riquezas minerais, principalmente ouro. Esse foi o motivo do início do povoamento na região de Nova Lima. No ano de 1701, o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, cunhado de Garcia Rodrigues Pais, encontra ribeirões auríferos e inicia atividades mineradoras; isso foi o suficiente para…