Pular para o conteúdo principal

PALMAS / TOCANTINS - Na região turística de serras e lagos, em meio a uma paisagem deslumbrante, a cidade eh rica em belezas naturais variadas, repleta de trilhas com cachoeiras e praias de água doce que são um encanto.




LINHA DO TEMPO DE "PALMAS" / TOCANTINS / BRASIL
Os principais hotéis de Palmas ficam nas quadras vizinhas à Praça dos Girassóis, onde está a sede do governo

Palmas está entre as principais cidades turísticas da região Norte do País, eleita pelo Ministério do Turismo como um dos Destinos Indutores do Brasil, um sistema que prioriza a gestão estratégica, a troca de informações e a capacitação para o fortalecimento da governança local. 
Fundada em 1989, Palmas é a capital mais nova do Brasil. Cidade planejada, tem avenidas largas e rotatórias ajardinadas
Além de sua arquitetura arrojada, Palmas conta com um lago formado pela UHE Luis Eduardo Magalhães, com 8 Km de largura, onde podem ser praticados diversos esportes náuticos.
Cinturão verde da cidade de Palmas
A jovem Capital oferece atrativos como praias, parques entre outros espaços de lazer
PALMAS A CAPITAL DO TOCANTIS
foto - ?
SEJA BEM VINDO A ÚLTIMA CIDADE PLANEJADA DO SÉCULO XX NO BRASIL E A SEGUNDA CAPITAL MAIS SEGURA DO PAÍS. SEJA BEM VINDO A PALMAS.
AQUI PODEMOS VER ESTE BELO AMANHECER NO RIO QUE CORTA A CIDADE DE PALMAS.
imagem - ?
PALMAS TEM 242.070 HABITANTES - IBGE 2012
QUEM NASCE EM PALMAS EH: PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.989
ORIGEM DO NOME
O NOME PARA BATIZAR A CAPITAL DO TOCANTINS, PALMAS, FOI ESCOLHIDO EM HOMENAGEM A COMARCA DE SÃO JOÃO DA PALMA (ATUAL PARANÃ), SEDE DO PRIMEIRO MOVIMENTO SEPARATISTA DA REGIÃO, INSTALADA EM 1809 NA BARRA DO RIO PALMA COM O RIO PARANÃ. OUTRO FATOR QUE INFLUENCIOU O NOME FOI A GRANDE QUANTIDADE DE PALMEIRAS NA REGIÃO.
HISTÓRIA
DESDE O SÉCULO XIX A IDEIA DE SEPARAR AS REGIÕES NORTE E SUL DE GOIÁS JÁ ALIMENTAVA MOVIMENTOS POPULARES. EM 1821, UMA REVOLTA SEPARATISTA EXPLODE AO NORTE DE GOIÁS.
EM PROTESTO CONTRA O ISOLAMENTO DA REGIÃO, PROMOVIDO PELO REI D. JOÃO VI, O DESEMBARGADOR JOAQUIM TEOTÔNIO SEGUNDO PROCLAMA O GOVERNO AUTÔNOMO DO TOCANTINS.
A REVOLTA É DOMINADA POR CAETANO MARIA GAMA, PRIMEIRO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA, NOMEADO POR D. PEDRO I, EM 1824.
NO INÍCIO DO SÉCULO A IDEIA É RETOMADA, MAS, SÓ A PARTIR DA DÉCADA DE 70 PASSA A SER SERIAMENTE DISCUTIDA NO CONGRESSO.
EM 1988, FINALMENTE, TOCANTINS É DESMEMBRADA DO ESTADO DE GOIÁS, TENDO COMO CAPITAL O MUNICÍPIO DE PALMAS, CRIADO PELA RESOLUÇÃO Nº 28, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1989, DESMEMBRADO DO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL. 
PALMAS MAIOR CIDADE DO ESTADO DO TOCANTINS. A CIDADE FOI FUNDADA EM 20 DE MAIO DE 1989, LOGO APÓS A CRIAÇÃO DO TOCANTINS PELA CONSTITUIÇÃO DE 1988. ANTES DESTA DATA, PALMAS FOI PLANEJADA INICIALMENTE PELOS ARQUITETOS LUIZ FERNANDO CRUVINEL TEIXEIRA E WALFREDO ANTUNES DE OLIVEIRA FILHO, SENDO QUE A PARTIR DAÍ, A CIDADE COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA PELOS TRABALHADORES QUE VIERAM DO INTERIOR DO TOCANTINS E DE VÁRIOS OUTROS ESTADOS DO PAÍS. ENTRETANTO, SOMENTE A PARTIR DO DIA 1° DE JANEIRO DE 1990, É QUE PALMAS PASSOU A SER A CAPITAL DEFINITIVA DO ESTADO, JÁ QUE ANTES A CIDADE AINDA NÃO POSSUÍA CONDIÇÕES FÍSICAS DE SEDIAR O GOVERNO ESTADUAL, QUE ESTAVA ALOCADO TEMPORARIAMENTE NO MUNICÍPIO VIZINHO DE MIRACEMA DO TOCANTINS.
AQUI A SEDE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO.
imagem - ?
SEGUNDA CAPITAL MAIS SEGURA DO BRASIL (SUPERADA APENAS POR NATAL) É TAMBÉM, A ÚLTIMA CIDADE DO SÉCULO XX COMPLETAMENTE PLANEJADA, JÁ QUE A CIDADE NASCEU E FOI PROJETADA DESDE O INÍCIO PARA SER A CAPITAL DO ESTADO DO TOCANTINS, SENDO TAMBÉM A MAIS NOVA CAPITAL ESTADUAL DO PAÍS. O MUNICÍPIO CARACTERIZA-SE TAMBÉM POR SER A SEGUNDA CAPITAL COM MELHOR QUALIDADE DE VIDA DO NORTE DO BRASIL.
Ponte sobre o lago de Palmas (TO)
LAGO DE PALMAS
O mar do Tocantins não é o mar. O mar do Tocantins é no lago que encanta a todos pela sua imensidão de águas verde-turquesa e transparentes.
O imenso lago de 172 km de extensão e 8 Km de largura (compreendendo uma área de 630 km²) se formou com a construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. Somente na Capital do Tocantins, são 54 km de espelho d’água, onde também estão presentes, o ano inteiro, ótimas praias de águas doces.
As praias da Graciosa, do Prata, do Caju, dos Buritis, das Arnos e a Ilha Canela são praias permanentes e contam com infraestrutura e barracas, onde o turista pode desfrutar de incríveis opções culinárias, como o tradicional tucunaré frito ou assado; além de apreciar umas das características mais marcantes da cidade: o pôr do sol incomparável.
Uma vez no lago, as alternativas de diversão são muitas. O stand up paddle, a canoagem, os passeios de lancha e flutuante estão entre os mais pedidos. Outra opção são os passeios de lancha, que levam cerca de 20 pessoas por um passeio de duas horas. Em toda a sua extensão, o lago também é o destino dos amantes da pesca esportiva, pela diversidade de espécies encontradas, como tucunarés, piaus, caranhas, mandis, entre outras.

AQUI A SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
AQUI O AEROPORTO DA CIDADE
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
imagem - Vallimm
ESTA EH A AVENIDA JK ILUMINADA PARA O NATAL.
imagem - Marcos André
AQUI A AVENIDA LO 15
imagem - Émerson BM3
AVENIDA NS 02
imagem - Émerson BM3
AVENIDA TEOTÔNIO. OLHE COMO EH ARBORIZADA.
imagem - Marcos André
OLHE QUE AVENIDA MAIS LEGAL. TOTALMENTE ARBORIZADA.
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
AQUI TAMBÉM A AVENIDA TEOTÔNIO.
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
TORRE DE COMANDO DO AEROPORTO DA CIDADE
imagem - ?
Aqui, com a participação de cidadãos de todos os Estados brasileiros, criamos uma cidade de braços abertos para todos que chegam para trabalhar e viver. Essa gente é a força que alavanca a cidade, dona de uma rica diversidade cultural, que a cada dia recebe mais infraestrutura e diversidade seus serviços.
VISTA AÉREA DA CIDADE
imagem - ?
BOSQUE DA PREFEITURA
imagem - Marcos André
RODOVIA BR 010 QUE CORTA A CIDADE
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
AGÊNCIA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS
imagem - Émerson BM3
UM DOS EDIFÍCIOS DA CIDADE
imagem - Émerson BM3
ESTAÇÃO DE CULTURA
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
ESTÁDIO NILTON SANTOS
imagem - Émerson BM3
FÓRUM DE JUSTIÇA
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
TURISMO EM PALMAS 
Fim de tarde na Praia da Graciosa, uma das mais agitadas da cidade
CACHOEIRA RONCADEIRA 
Acesso pela T0-030 para Santa Teresa do Tocantins, 32 km 
Distrito de Taquaruçu 
A cerca de uma hora de Palmas, com acesso fácil, é a cachoeira mais famosa da região de Taquaruçu. Na trilha, que tem início a 1,5 km do mirante da Serra do Lajeado, você passa pela cachoeira Escorrega Macaco (50 m), com boas duchas. 
INFORMAÇÕES 
Horário de funcionamento: 
Das 8h às 16h30 
R$-8.00 

CACHOEIRA SAMBAÍBA 
Estrada do Vale do Vai-Quem-Quer, 41 km (11 km de terra) 
Distrito de Taquaruçu 
Vale a pena enfrentar os 11 km de estrada de terra, assim como a escada íngreme que leva à queda. A recompensa é o ótimo poço para banho, com água azulada. 
Preço - R$-4,00 

MEMORIAL LUÍS CARLOS PRESTES 
Pça. dos Girassóis, s/n, (Centro) 
Projetado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 2011 para homenagear o líder comunista (1898-1990). Há sala de vídeo, auditório e sala de exposições com fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes. Agendar. 
INFORMAÇÕES 
Horário de funcionamento: 
3ª/6ª 8h/18h, sáb/dom 8h/12h 
Praça dos Girassóis, Palmas (TO)
FEIRA 304 SUL 
Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, 304-S 
Centro 
Ocorre às terças e sextas-feiras, das 12h à 0h. Feirantes de 14 municípios ofertam artesanato de capim dourado, frutos do cerrado, queijos, doces de buriti e especiarias de Tocantins e do Pará. Um estande de paçoca salgada costuma atrair filas.

PRAIA DA GRACIOSA 
A Praia da Graciosa é a principal praia da cidade e conta com estrutura para receber turistas e moradores. São 520 metros de orla que comportam bares e restaurantes, quadras de esporte, marina com atracadouro, píer e vista para a Ponte da Amizade, de 8 Km de comprimento. 

Com uma estrutura moderna, a Graciosa serve também, como ponto de realização de eventos culturais, esportivos e de lazer. Pra dar sorte, os palmenses sempre passam a virada de ano no local, aproveitando o show de fogos de artifício e apresentações artísticas. Um programa imperdível e assistir ao pôr- do- sol no lago. 

TAQUARUÇU 
Taquaruçu, destino serrano a 35 km de Palmas, tem catalogado 80 diferentes cachoeiras, mas pouco mais de 10% delas são utilizadas com fins turísticos. Porcentagem suficiente para transformar esse distrito fundado por maranhenses e piauienses em uma das mais belas opções naturais e turísticas próximas à capital tocantinense, frequentada sobretudo por visitantes descolados que possuem casas na região ou que se hospedam em pousadas.

Além da tranqüilidade, o distrito é bastante procurado pelos praticantes de esportes radicais, como rapel, pois conta com cachoeiras como a do Roncador, com 70 metros, ideais para a prática da atividade. 
ILHA CANELA 
Outra opção bastante procurada é a Ilha do Canela. Propriedade particular, a Ilha fica a 3 Km da margem direita da Capital, possui uma extensão de 45 mil metros quadrados e uma área de banho de 9 mil metros quadrados. Para chegar ao local o visitante deve procurar um barco na marina da praia da Graciosa. 

PALMAS A NOITE
imagem - Giovane RM
UM DOS MUITOS HOTÉIS DA CIDADE
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
UM BELO JARDIM
imagem - Émerson BM3
É conhecida como a Capital das Oportunidades. Esta máxima se ancora em um projeto de desenvolvimento sustentável onde o meio ambiente e homem estão no centro de estudo. A cidade é dotada de um ecossistema de grande beleza cênica com parques urbanos, jardins e áreas verdes estrategicamente projetadas.
JARDIM DOS GIRASSÓIS
imagem - Émerson BM3
O CARRO DO BATENTE NO HOTEL ONDE FIQUEI HOSPEDADO
foto - Thymonthy Becker 
PRAÇA DOS PODERES
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
BANDEIRA NO CENTRO DA BONITA PRAÇA DO PODERES
foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker
AQUI COMEÇOU A PLANEJADA CIDADE DE PALMAS
foto - Thymonthy Becker 
 foto - Thymonthy Becker 
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
A PONTE QUE TEM MAIS DE 08 km DE COMPRIMENTO
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
Além de sua arquitetura arrojada, Palmas conta com um lago formado pela UHE Luis Eduardo Magalhães, com 8 Km de largura, onde podem ser praticados diversos esportes náuticos.
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
MONUMENTO À BÍBLIA
imagem - Émerson BM3
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - Émerson BM3
OUTRA PARTE DA CIDADE
imagem - Émerson BM3
PARCIAL DO CENTRO
imagem - Émerson BM3
PARQUE CEZAMAR
imagem - Émerson BM3
GINÁSIO POLIESPORTIVO AYRTON SENNA
imagem - Émerson BM3
PONTE FHC
imagem - ?
PRAIA DO CAJU
imagem - Giovane RM
PRAIA DOS ARNOS
imagem - Émerson BM3
AQUI A PRAÇA DOS GIRASSÓIS
imagem - Marcos André
AQUI A "PUC" PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA 
imagem - Émerson BM3
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem - Émerson BM3
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
TORRE DE CONTROLE DE VOO 
imagem - Lúcio G. Lobo Junior
ENTARDECER NO RIO EM PALMAS. COMO ESTE VOCÊ NUNCA VIU.
imagem - Giovane RM
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
foto - ?

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia /  abrajet-to.com.br / turismo.to.gov.br / Divulgação / viajeaqui.abril.com.br / 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO / A CIDADE DOS IPÊS

BEM VINDO A SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO.
imagem de Alexandre Bonacini SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO, TEM 65.034 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É: PARAISENSE O IDH DO MUNIC[IPIO É DE 0,812, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É CONHECIDA COMO A CIDADE DOS IPÊS, VISTO SER MUITA A QUANTIDA DESTA ÁRVORE NA REGIÃO. imagem de Auro Queiroz


imagem de Auro Queiroz
Em uma das propriedades foi doado, em 1821, terreno para a construção da Capela de São Sebastião, em torno da qual se desenvolveu o povoado. O lugar se tornou pouso obrigatório para os viajantes em trânsito para São Paulo, Jacuí e outros povoados sul mineiros. Em 1855 foi criada a Freguesia e, três anos depois, o Curato de São Sebastião do Paraíso. O intercâmbio comercial intensificou-se. As notícias da excelência das terras atraíram agricultores e pecuaristas, gerando grande surto de desenvolvimento, consubstanciado pela elevação a Vila e a Cidade, em 1870 e 1873, respectivam…

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

LIMA DUARTE

BOM DIA. BEM VINDO A LIMA DUARTE / CIDADE CERCADA DE MONTANHAS E DO AR MAIS PURO DAS MINAS GERAIS copyrigth "Rosana4" LIMA DUARTE JÁ TEM A SEGUNDA PÁGINA. CLIK AQUI E VEJA A SEGUNDA PÁGINA DA CIDADE DE LIMA DUARTE
LIMA DUARTE TEM UMA POPULAÇÃO DE 16.166 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM LIMA DUARTE É: LIMADUARTINO. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,739 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. LIMA DUARTE É CERCADA POR BELÍSSIMAS MONTANHAS, E POR ISTO O AR DA CIDADE É CONSIDERADO PURO. Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio d…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…

ALMENARA - CIDADE DA MAIOR PRAIA FLUVIAL DO BRAZIL

BEM VINDO A CIDADE DE ALMENARA. 
foto - Danilo D. Lisboa
ALMENARA TEM 38.775 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ALMENARA EH: ALMENARENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 13 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME  

PASSOS / MG -

VEJA AS IGREJAS DA CIDADE DE PASSOS, NO SUL DAS MINAS GERAIS.
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA  PENHA
imagem de Thymonthy Becker
AQUI ELA VISTA DO LADO ESQUERDO
imagem de Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO DA ABÓBODA. MUITO BONITA POR SINAL
imagem de Thymonthy Becker
A ABÓBODA VISTA MAIS DE PERTO. MUITO BONITA MESMO,. NÃO EH COMUM A GENTE VER IGREJAS COM ABÓBODAS COMO ESTA.
imagem de Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO GERAL DA IGREJA, COM PARTE DA BONITA PRAÇA QUE A CERCA.
imagem de Thymonthy becker
ESTA EH A CAPELA DO CARMELO SÃO JOSÉ
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PENHA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A CAPELA DO EDUCANDÁRIO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS
imagem de Altemiro Olinto Cristo
AQUI A CAPELA DE SANTA RITA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. A ARQUITETURA NÃO IDENTIFICA SÓ DE OLHAR, SER UMA IGREJA. MAS FICOU MUITO LEGAL
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
imag…

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

ALFENAS / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E BELA

BEM VINDO A CIDADE DE ALFENAS. BANHADA PELO MAR DE MINAS. UMA CIDADE CULTA E BELA.  imagem - ? ALFENAS TEM 73.774 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM ALFENAS EH: ALFENENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 15 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.869 ORIGEM DO NOME A designação do município, originou-se da expressão "Vamos nos Alfenas", usada pelos habitantes da região ao se dirigirem ao povoado, em virtude dos membros da família Martins Alfenas serem os moradores mais próximos. HISTÓRIA Por volta de 1800, procedentes de Campanha da Princesa da Beira, São Gonçalo, Caldas e Jacuí, aproximaram-se da região do atual município, os primeiros habitantes. Embora não se tenha notícia de descobertas auríferas no local, a abundância de água, fartura de pastagens e o clima, atraíram os faiscadores em busca de descanso. Alguns se fixaram, iniciando o povoamento. Ao mesmo tempo, o sítio passou a interessar aos criadores, desenvolvendo-se as fazendas. Em 1805, Francisco Siqueira Ramos e sua mulher, Floriana F…