Pular para o conteúdo principal

GUARULHOS / SÃO PAULO - A CIDADE NÃO CAPITAL MAIS POPULOSA DO PAÍS TAMBÉM TEM TRILHAS, MUSEUS E GENTE BONITA DE VARIADAS IDADES




LINHA DO TEMPO DE "GUARULHOS" / SÃO PAULO / BRASIL
Guarulhos é conhecida no Brasil por abrigar o Aeroporto Internacional de São Paulo, um dos mais importantes do país. Caracterizada por receber visitantes em trânsito, Guarulhos possui uma infraestrutura planejada para recepcionar bem esses visitantes, que encontram ali serviços diferenciados, como os diversos hotéis com tarifas “day use”, que possibilita aos hóspedes diárias com menos tempo, apenas o suficiente para tomar banho e descansar enquanto aguardam o horário de seu voo. 
Além disso, a cidade possui muitas fábricas e diversos parques e praças, opções de lazer para quem vai a Guarulhos passar alguns dias. 
Se você é um desses turistas que querem explorar as atrações da cidade, conheça os pontos turísticos Guarulhos mais visitados: 
MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL 
Criado em 1960, o Museu Histórico Municipal está localizado na Praça Cícero Miranda, no Centro Cultural “Professor João Cavalheiro Salem”. 
Com o objetivo de incentivar e colaborar com os estudos históricos e geográficos de Guarulhos, o museu reúne em seu acervo aproximadamente mil peças que se relacionam à fundação e toda a história da cidade. Entre as peças do acervo estão objetos de tecelagem, arte sacra, utensílios domésticos, instrumentos de precisão, folclore e instrumentos musicais. 
Para quem se interessa na história dos locais que visita, sem dúvida este é um ótimo passeio. 
BOSQUE MAIA 
O Recanto Municipal da Árvore, mais conhecido como Bosque Maia, possui em torno de 170 mil m², caracterizando-se como o maior parque urbano da cidade. Sua grande área verde faz também com que seja classificado como o pulmão de Guarulhos. 
Fundado em 1972, o parque fica na Avenida Paulo Faccini e seu horário de funcionamento é das 6h às 22h, diariamente. 
O Bosque Maia com sua beleza natural aumenta a qualidade de vida das pessoas, proporciona beleza natural e ainda é repleto de outros atrativos. O que não faltam são motivos para ir até lá: gente bonita de variadas idades, quadras de esporte, inclusive de areia, pista de bicicross e skate, trilha na mata, playgrounds, aparelhos de ginástica e para quem quer beber ou comer algo, do lado de fora tem lugares que vendem água de coco, hot dog , as opções são variadas e ainda tem os bares, cafés e restaurantes que tem na avenida Paulo Facini, o que não faltam são opções. A vida moderna realmente é cheia de afazeres e compromissos para muitas pessoas, onde o estilo de vida acaba sendo bem acelerado, mas isso não é desculpa para deixar de ter momento de lazer, esquecendo os problemas do dia a dia e os dilemas que aflingem o pais. O Bosque Maia está bem pertinho e é ótimo para passear, fazer caminhada e outros esportes. Vá até o Bosque Maia e relaxe, sem ter nenhuma obrigatoriedade que não seja você mesmo
No local, há uma pista de 3 km para Cooper e caminhada, além de trilhas na mata superior, pista de skate, quadra de capoeira, academia ao ar livre e quadras poliesportivas. Ali também estão um lago artificial com ponte paisagística, nascentes e uma praça de eventos esportivos e de lazer. 
Sem deixar de lado a cultura e a educação, o parque possui um Centro de Educação Ambiental, onde ocorrem exposições de arte, tardes musicais e encontros de meio ambiente, um espaço cultural e a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

PRAÇA GETÚLIO VARGAS 
Construída no local em que seria o Paço Municipal, a Praça Getúlio Vargas demorou a ficar com a aparência que ostenta hoje. A princípio, a praça era apenas um largo, construído em 1951. Mais tarde, a prefeitura instalou um jardim, que deu início à área verde que existe ali atualmente. 
Com a colaboração de comerciantes, a praça ganhou bancos de concreto, além de instalações sanitárias e postes com luminárias. Em meio a isso tudo, o local conta com caminhos arborizados e sinuosos, uma beleza que encanta. 
A praça Getúlio Vargas é uma das praças mais antigas do município. Lá já foi campo de futebol, já funcionou a sede da Prefeitura e a Câmara Municipal. Localizada no centro da cidade, nela é possível andar em meio a caminhos arborizados ou simplesmente sentar em um dos bancos, inclusive nos antigos bancos que foram doados por famílias tradicionais e comerciantes e aliviar por alguns instantes o estresse do cotidiano moderno que é tão agitado. Na praça tem o coreto onde tocava a Lira Musical Guarulhense, o monumento símbolo do IV Centenário da cidade, um bonito paisagismo e chafariz onde a noite se vê as luzes colorindo suas águas. A praça Getúlio Vargas faz parte da história da cidade e certamente é um lugar para ser contemplado.
Devido a diversas remodelações feitas pelas gestões políticas, a praça ganhou ainda um coreto e uma fonte luminosa e colorida, com águas dançantes. 
Hoje em dia, essa bela praça é o ponto central da cidade, onde está o monumento do marco geográfico de Guarulhos e um busto em homenagem à “Mãe Negra”, além de servir como ponto de encontro dos moradores e ser o símbolo da cidade, resumindo os mais de 400 anos do município. 
CAPELA CABUÇU
Se você for a Guarulhos com mais tempo, não pode deixar de conhecer a Capela Cabuçu. O nome real é Capela do Senhor Bom Jesus da Cabeça, mas é conhecida por estar em um morro perto da represa do Cabuçu. A capela foi construída em 1850, a mando da Dona Joaquina Fortes Rendon de Toledo, que foi executada pelo negro escravo e pajem, Raymundo Fortes, e é cercada de mistérios sobre uma cabeça aparecida no local e conservada no altar até hoje. 
HORTO FLORESTAL
E realmente não faltará o que fazer em Guarulhos. Se você gosta de natureza e meio ambiente, deve ir também ao Horto Florestal, na Estrada do Morro Grande, no bairro Água Azul. No local são extraídas centenas de mudas de árvores e flores. Lá também funciona uma pequena usina de fabricação de adubo, além de um Centro de Educação Ambiental. Monitores acompanham visitas, que devem ser pré-agendadas. E pra completar a contemplação da natureza, você deve fazer um passeio de pedalinho, na Lagoa dos Patos, que fica na rua Francisco Vasconcelos. Trata-se de um dos mais tradicionais pontos de lazer da cidade, e conta ainda com parque infantil, mesas e bancos; além de um centro de exposição de arte, aparelhos de ginástica, pista para corrida e feiras de artesanato. 
foto - Carlos Poly/ACS

E claro que os pacotes em Guarulhos não poderiam deixar de incluir uma passada em São Paulo, uma das maiores cidades do mundo e que está apenas a 25 km de lá. Com uma vida cultural intensa, as noites são um convite a amanhecer dançando em clubes de alto padrão ou saborear delícias nos renomados restaurantes espalhados por toda a cidade. Depois de alguns dias visitando os principais pontos turísticos de Guarulhos, você deve também dar um pulinho na capital do Estado, conhecer o Ibirapuera, o Masp, a Avenida Paulista e a boemia da Vila Madalena. Sem dúvidas, uma viagem e tanto!
BIBLIOTECA PÚBLICA "MONTEIRO LOBATO"
SERRA CANTAREIRA 
AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE NÃO CAPITAL MAIS POPULOSA DO BRASIL. 
foto - Marcio Lino
A CIDADE DE GUARULHOS TEM 1.22.357 HABITANTES
QUEM NASCE EM GUARULHOS EH: GUARULHENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 8 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.560
ORIGEM DO NOME
A TRIBO GUAIANASES ERA DE BAIXA ESTATURA E BARRIGUDOS, DAÍ TEREM RECEBIDO O NOME DE GUARUS - POR SE ASSEMELHAREM AOS PEIXINHOS DE ÁGUA DOCE, CHAMADOS GUARU-GUARUS, MAIS CONHECIDOS POR BARRIGUDINHOS, DERIVANDO A TRANSFORMAÇÃO PELO COLONIZADOR, PARA GUARULHOS.
HISTÓRICO
DENTRE AS DIVERSAS VERSÕES SOBRE A FUNDAÇÃO DE GUARULHOS, A MAIS ACEITA PELOS HISTORIADORES LOCAIS, É A QUE SE REFERE AO TEMPO DA FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO, QUANDO O SETOR NORTE ERA POVOADO POR DUAS TRIBOS DA NAÇÃO TUPI: UMA A DOS GUARULHOS, DA FAMÍLIA GUAIANASES, QUE DOMINAVAM A MARGEM DIREITA DO TIETÊ; A DO URARAÍ, OCUPANDO A MARGEM OPOSTA, DESDE OS BAIRROS DA PENHA E SÃO MIGUEL, NA CAPITAL.
E, EM 1560, PELA NECESSIDADE DE DEFESA E PARA FAVORECER A CATEQUESE, OS JESUÍTAS CONCENTRARAM AS DUAS TRIBOS, FORMANDO AS ALDEIAS DOS GUARULHOS E A DE SÃO MIGUEL, CADA QUAL À SUA MARGEM.
EM GUARULHOS, QUE ERA UMA DAS DOZE ALDEIAS DE APOIO À DEFESA DE SÃO PAULO DE PIRATININGA, FOI INICIADA, PELO PADRE JESUÍTA JOÃO ÁLVARES, A CONSTRUÇÃO DA CAPELA SOB A ÉGIDE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
ESSE GRUPAMENTO FOI O QUE MAIS PROSPEROU, SOBRETUDO A PARTIR DAS NOTÍCIAS DE DESCOBRIMENTO DE OURO NAQUELAS PARAGENS, EM 1590 APROXIMADAMENTE, ATRAINDO MUITA GENTE, PROPICIANDO A FORMAÇÃO DO POVOADO À MARGEM DA ALDEIA DOS GUARULHOS.
POR VEZES CHAMADA CONCEIÇÃO DOS GUARULHOS, OUTRAS, SIMPLESMENTE GUARULHOS, FOI ELEVADA A PARÓQUIA, COM O NOME DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DOS GUARULHOS. EM 1675, PASSOU A FIGURAR COMO DISTRITO DE SÃO PAULO E, MAIS TARDE, GANHOU FOROS DE FREGUESIA. 
AQUI PARTE DA REGIÃO CENTRAL
imagem - ?
COMO NÚCLEO IRRADIADOR DAS PRIMEIRAS ESTRADAS QUE DEMANDAVAM AO SERTÃO BRUTO, TORNOU-SE BERÇO DOS BANDEIRANTES E CENTRO DE ABASTECIMENTO DE SUAS PROVISÕES.
DIVERSOS SÍTIOS FORAM IMPLANTADOS CUJAS CULTURAS DE TRIGO E FABRICO DE AÇÚCAR, DERAM DESTAQUE ECONÔMICO A POVOAÇÃO QUE, EM 1880, FOI ELEVADA À CATEGORIA DE MUNICÍPIO, COM O NOME DE CONCEIÇÃO DOS GUARULHOS (REDUZIDO PARA GUARULHOS SOMENTE EM 1906).
TRATAVA-SE DA EXPANSÃO INDUSTRIAL PAULISTA QUE ALTEROU AS CARACTERÍSTICAS DE GUARULHOS, DE HORTIFRUTIGRANJEIRO PARA INDUSTRIAL.
COM A EXPANSÃO DAS INDÚSTRIAS FORAM ATRAÍDOS GRANDES CONTINGENTES DE MÃO-DE-OBRA, CUJA POPULAÇÃO FIXOU-SE NA ÁREA URBANA, NUM PROCESSO DE CONTÍNUOS LOTEAMENTOS. NESSAS CONDIÇÕES A POPULAÇÃO CRESCEU DE 35 MIL EM 1950, PARA 101 MIL EM 1960, 237 MIL EM 1970 A 532.726 EM 1980, OS QUAIS SE DEDICAM EM SUA MAIOR PARTE, ÀS ATIVIDADES INDUSTRIAIS DE GUARULHOS (CERCA DE 2000 ESTABELECIMENTOS) E SÃO PAULO. 
AQUI A ÁREA RURAL
imagem - ?
AO FUNDO A SERRA DA CANTAREIRA
imagem - ?
AS BELAS PAISAGENS DO ENTORNO
imagem - ?
CACHOEIRAS
imagem - ?
UMA VISÃO GERAL
imagem - ?
CONSTRUÇÃO AS MARGENS DA RODOVIA
imagem - André
AVENIDA PRESTE MAIA
imagem - ?
AVENIDA TIRADENTES
imagem - ?
O MERCADO MUNICIPAL
imagem - ?
LAGO DAS CARPAS NA SERRA DA CANTAREIRA
imagem - ?
foto - Marcio Lino
CENTRO FINANCEIRO
imagem - ?
PRAÇA GETÚLIO VARGAS
imagem - ?
FONTE DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS
imagem - Richard Alberto
REGIÃO CENTRAL
imagem - ?
AEROPORTO INTERNACIONAL
imagem - ?
SAGUÃO DO AEROPORTO
imagem - ?
LAGO DAS CARPAS
imagem - ?
BOSQUE MAIA
imagem - Mario Konno
LINHA FÉRREA
imagem - ?
PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ
imagem - André Bornach
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
imagem - Vicente A. Queiroz
SHOPPING CENTER INTERNACIONAL
O SHOPPING INTERNACIONAL POSSUI O MAIOR PARQUE INDOOR DO BRASIL, CONTANDO COM MAIS DE 10.000M², MAIS DE 300 LOJAS E 15 SALAS DE CINEMA, SENDO O 36° MAIOR SHOPPING DO BRASIL. ESTÁ SITUADO ÀS MARGENS DA RODOVIA PRESIDENTE DUTRA.
imagem - Fábio Barros
ANJO GABRIEL NA PRAÇA IV CENTENÁRIO
imagem - Joaquim Neto
ENTARDECER NA CIDADE
imagem - ?
CIDADE MIRI "AYRTON SENNA"
imagem - Sidney Barros
BOSQUE MAIA E CIDADE
imagem - Richard Alberto
DO BAIRRO AO CENTRO
imagem - ?
TAMBÉM NO BOSQUE MAIA
imagem - Sílvio Siqueira
VISTA PARCIAL
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

fonte / fotos - Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / viajando.expedia.com.br / falaturista.com.br / cidadedeguarulhos.com.br / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

PIUMHI / CIDADE DAS MAIS BONITAS PRAÇAS DE MINAS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PIUMHI. UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE CAFÉ E UMA DAS MAIS AGRADÁVEIS CIDADE DE SE ESTAR.
foto - Thymonthy Becker
PIUMHI TEM 31.883 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM PIUMHI EH: PIUIENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE JUNTO E FOI FUNDADA EM 1.868

UM MORADOR DA CIDADE COM QUEM ESTIVE QUANDO TIREI ESTAS FOTOS, DISSE QUE O NOME DA CIDADE VINHA DE UM MOSQUITO QUE ERA ABUNDANTE NA REGIÃO E OS ÍNDIOS LOCAIS O CHAMAVAM DE PIUM.
PERGUNTEI O MOTIVO DO "HI" NO FINAL DO NOME. ESTA PESSOA NÃO SOUBE EXPLICAR O PORQUE DO "HI" AO FINAL DE PIUM.
CONCLUI QUE PODERIA TER SIDO PELO FATO DOS GRANDES FAZENDEIROS IREM ATÉ A REGIÃO COMPRAREM TERRAS E AO DEPARAREM COM OS TAIS MOSQUITOS, ACONTECIA O SEGUINTE DIÁLOGO:
FAZENDEIRO: __EH PIUM?
VENDEDOR :  __ SIM.
FAZENDEIRO: HIIIIIIII. NÃO VAI DAR NEGÓCIO.
DAI O NOME FICOU "PIUM HI. BEM, ESTA EH MINHA VERSÃO.

AQUI PODEMOS VER UMA AVENIDA CENTRAL
foto - Thymonthy Becker
POR VOLTA DE 1707, FAMÍLIA…

CARACARAÍ / RORAIMA - A "Cidade Porto" tem Corredeiras, Hotel de Selva, Estação Ecológica, Parques Ambientais e grande Potencial Agrícola

LINHA DO TEMPO DE "CARACARAÍ" / RORAIMA / BRASIL Caracaraí é conhecida como “Cidade-Porto” por ter o maior movimento fluvial do estado de Roraima. A cidade nasceu como um local de embarque de gado para a capital amazonense. Os animais desciam até a boca da estrada, onde se iniciam as Corredeiras do Bem-Querer. Ali eram desembarcados e tangidos até um curral no porto municipal, onde eram embarcados para Manaus. As mercadorias vindas de Manaus, que tem como destino Boa Vista faziam este caminho em sentido inverso, e isso desenvolveu o lugar. O Aeroporto de Caracaraí possui a quarta maior pista de pouso da Amazônia Ocidental, com 2.500 metros de extensão, concluída pela Comissão de Aeroportos da Amazônia. A navegabilidade de Caracaraí a Manaus pelo baixo rio Branco é maior do que em outros pontos a Norte (ainda que grandes embarcações tenham dificuldades durante as fortes secas). As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte&…

ALMENARA - CIDADE DA MAIOR PRAIA FLUVIAL DO BRAZIL

BEM VINDO A CIDADE DE ALMENARA. 
foto - Danilo D. Lisboa
ALMENARA TEM 38.775 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ALMENARA EH: ALMENARENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 13 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME  

ALFENAS / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E BELA

BEM VINDO A CIDADE DE ALFENAS. BANHADA PELO MAR DE MINAS. UMA CIDADE CULTA E BELA.  imagem - ? ALFENAS TEM 73.774 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM ALFENAS EH: ALFENENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 15 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.869 ORIGEM DO NOME A designação do município, originou-se da expressão "Vamos nos Alfenas", usada pelos habitantes da região ao se dirigirem ao povoado, em virtude dos membros da família Martins Alfenas serem os moradores mais próximos. HISTÓRIA Por volta de 1800, procedentes de Campanha da Princesa da Beira, São Gonçalo, Caldas e Jacuí, aproximaram-se da região do atual município, os primeiros habitantes. Embora não se tenha notícia de descobertas auríferas no local, a abundância de água, fartura de pastagens e o clima, atraíram os faiscadores em busca de descanso. Alguns se fixaram, iniciando o povoamento. Ao mesmo tempo, o sítio passou a interessar aos criadores, desenvolvendo-se as fazendas. Em 1805, Francisco Siqueira Ramos e sua mulher, Floriana F…

PASSOS / MG -

VEJA AS IGREJAS DA CIDADE DE PASSOS, NO SUL DAS MINAS GERAIS.
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA  PENHA
imagem de Thymonthy Becker
AQUI ELA VISTA DO LADO ESQUERDO
imagem de Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO DA ABÓBODA. MUITO BONITA POR SINAL
imagem de Thymonthy Becker
A ABÓBODA VISTA MAIS DE PERTO. MUITO BONITA MESMO,. NÃO EH COMUM A GENTE VER IGREJAS COM ABÓBODAS COMO ESTA.
imagem de Thymonthy Becker
AQUI A VISÃO GERAL DA IGREJA, COM PARTE DA BONITA PRAÇA QUE A CERCA.
imagem de Thymonthy becker
ESTA EH A CAPELA DO CARMELO SÃO JOSÉ
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PENHA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A CAPELA DO EDUCANDÁRIO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS
imagem de Altemiro Olinto Cristo
AQUI A CAPELA DE SANTA RITA
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. A ARQUITETURA NÃO IDENTIFICA SÓ DE OLHAR, SER UMA IGREJA. MAS FICOU MUITO LEGAL
imagem de Altemiro Olinto Cristo
ESTA EH A IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
imag…

SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO / A CIDADE DOS IPÊS

BEM VINDO A SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO.
imagem de Alexandre Bonacini SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO, TEM 65.034 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É: PARAISENSE O IDH DO MUNIC[IPIO É DE 0,812, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO É CONHECIDA COMO A CIDADE DOS IPÊS, VISTO SER MUITA A QUANTIDA DESTA ÁRVORE NA REGIÃO. imagem de Auro Queiroz


imagem de Auro Queiroz
Em uma das propriedades foi doado, em 1821, terreno para a construção da Capela de São Sebastião, em torno da qual se desenvolveu o povoado. O lugar se tornou pouso obrigatório para os viajantes em trânsito para São Paulo, Jacuí e outros povoados sul mineiros. Em 1855 foi criada a Freguesia e, três anos depois, o Curato de São Sebastião do Paraíso. O intercâmbio comercial intensificou-se. As notícias da excelência das terras atraíram agricultores e pecuaristas, gerando grande surto de desenvolvimento, consubstanciado pela elevação a Vila e a Cidade, em 1870 e 1873, respectivam…

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

CONCEIÇÃO DE IPANEMA

SEJA BEM VINDO A CIDADE QUE FICA ENTRE AS BELAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CONCEIÇÃO DE IPANEMA. AGRADAVELMENTE BELA. AQUI PODEMOS VER A IGREJA MATRIZ AO PÉ DA SERRA. imagem - Elivander QUEM NASCE EM CONCEIÇÃO DE IPANEMA EH: IPANEMENSE (IBGE) -    SEGUNDO O WIKIPÉDIA EH: CONCEIÇOENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1.954 CONCEIÇÃO DE IPANEMA TEM 4.456 HABITANTES - IBGE 2010 A TAXA DE CRESCIMENTO ANUAL É NEGATIVA DE 0,88%. O QUE VALE DIZER QUE A CIDADE ESTA, AINDA QUE LENTAMENTE, CAMINHANDO PARA SEU DESAPARECIMENTO. HISTÓRIA A REGIÃO FOI PRIMEIRAMENTE HABITADA POR ÍNDIOS AIMORÉS. O PRIMEIRO BRANCO A CHEGAR NAQUELAS TERRAS FOI JOSÉ PEDRO DE ALCÂNTARA, SEGUIDO POR MANOEL FRANCISCO DE PAULA CUNHA, DESERTOR DA GUARDA NACIONAL, FUGITIVO DA GUERRA DE SANTA LUZIA, EM 1842. O POVOADO TEVE SEU INÍCIO NA FAZENDA DE FRANCISCO INÁCIO FERNANDES LEÃO, EM 1850. NAQUELE ANO, O FAZENDEIRO MANDOU CONSTRUIR EM SUA PROPRIEDADE UMA CAPELA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA CONC…

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…