Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

GUARULHOS / SÃO PAULO - A CIDADE NÃO CAPITAL MAIS POPULOSA DO PAÍS TAMBÉM TEM TRILHAS, MUSEUS E GENTE BONITA DE VARIADAS IDADES




LINHA DO TEMPO DE "GUARULHOS" / SÃO PAULO / BRASIL
Guarulhos é conhecida no Brasil por abrigar o Aeroporto Internacional de São Paulo, um dos mais importantes do país. Caracterizada por receber visitantes em trânsito, Guarulhos possui uma infraestrutura planejada para recepcionar bem esses visitantes, que encontram ali serviços diferenciados, como os diversos hotéis com tarifas “day use”, que possibilita aos hóspedes diárias com menos tempo, apenas o suficiente para tomar banho e descansar enquanto aguardam o horário de seu voo. 
Além disso, a cidade possui muitas fábricas e diversos parques e praças, opções de lazer para quem vai a Guarulhos passar alguns dias. 
Se você é um desses turistas que querem explorar as atrações da cidade, conheça os pontos turísticos Guarulhos mais visitados: 
MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL 
Criado em 1960, o Museu Histórico Municipal está localizado na Praça Cícero Miranda, no Centro Cultural “Professor João Cavalheiro Salem”. 
Com o objetivo de incentivar e colaborar com os estudos históricos e geográficos de Guarulhos, o museu reúne em seu acervo aproximadamente mil peças que se relacionam à fundação e toda a história da cidade. Entre as peças do acervo estão objetos de tecelagem, arte sacra, utensílios domésticos, instrumentos de precisão, folclore e instrumentos musicais. 
Para quem se interessa na história dos locais que visita, sem dúvida este é um ótimo passeio. 
BOSQUE MAIA 
O Recanto Municipal da Árvore, mais conhecido como Bosque Maia, possui em torno de 170 mil m², caracterizando-se como o maior parque urbano da cidade. Sua grande área verde faz também com que seja classificado como o pulmão de Guarulhos. 
Fundado em 1972, o parque fica na Avenida Paulo Faccini e seu horário de funcionamento é das 6h às 22h, diariamente. 
O Bosque Maia com sua beleza natural aumenta a qualidade de vida das pessoas, proporciona beleza natural e ainda é repleto de outros atrativos. O que não faltam são motivos para ir até lá: gente bonita de variadas idades, quadras de esporte, inclusive de areia, pista de bicicross e skate, trilha na mata, playgrounds, aparelhos de ginástica e para quem quer beber ou comer algo, do lado de fora tem lugares que vendem água de coco, hot dog , as opções são variadas e ainda tem os bares, cafés e restaurantes que tem na avenida Paulo Facini, o que não faltam são opções. A vida moderna realmente é cheia de afazeres e compromissos para muitas pessoas, onde o estilo de vida acaba sendo bem acelerado, mas isso não é desculpa para deixar de ter momento de lazer, esquecendo os problemas do dia a dia e os dilemas que aflingem o pais. O Bosque Maia está bem pertinho e é ótimo para passear, fazer caminhada e outros esportes. Vá até o Bosque Maia e relaxe, sem ter nenhuma obrigatoriedade que não seja você mesmo
No local, há uma pista de 3 km para Cooper e caminhada, além de trilhas na mata superior, pista de skate, quadra de capoeira, academia ao ar livre e quadras poliesportivas. Ali também estão um lago artificial com ponte paisagística, nascentes e uma praça de eventos esportivos e de lazer. 
Sem deixar de lado a cultura e a educação, o parque possui um Centro de Educação Ambiental, onde ocorrem exposições de arte, tardes musicais e encontros de meio ambiente, um espaço cultural e a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

PRAÇA GETÚLIO VARGAS 
Construída no local em que seria o Paço Municipal, a Praça Getúlio Vargas demorou a ficar com a aparência que ostenta hoje. A princípio, a praça era apenas um largo, construído em 1951. Mais tarde, a prefeitura instalou um jardim, que deu início à área verde que existe ali atualmente. 
Com a colaboração de comerciantes, a praça ganhou bancos de concreto, além de instalações sanitárias e postes com luminárias. Em meio a isso tudo, o local conta com caminhos arborizados e sinuosos, uma beleza que encanta. 
A praça Getúlio Vargas é uma das praças mais antigas do município. Lá já foi campo de futebol, já funcionou a sede da Prefeitura e a Câmara Municipal. Localizada no centro da cidade, nela é possível andar em meio a caminhos arborizados ou simplesmente sentar em um dos bancos, inclusive nos antigos bancos que foram doados por famílias tradicionais e comerciantes e aliviar por alguns instantes o estresse do cotidiano moderno que é tão agitado. Na praça tem o coreto onde tocava a Lira Musical Guarulhense, o monumento símbolo do IV Centenário da cidade, um bonito paisagismo e chafariz onde a noite se vê as luzes colorindo suas águas. A praça Getúlio Vargas faz parte da história da cidade e certamente é um lugar para ser contemplado.
Devido a diversas remodelações feitas pelas gestões políticas, a praça ganhou ainda um coreto e uma fonte luminosa e colorida, com águas dançantes. 
Hoje em dia, essa bela praça é o ponto central da cidade, onde está o monumento do marco geográfico de Guarulhos e um busto em homenagem à “Mãe Negra”, além de servir como ponto de encontro dos moradores e ser o símbolo da cidade, resumindo os mais de 400 anos do município. 
CAPELA CABUÇU
Se você for a Guarulhos com mais tempo, não pode deixar de conhecer a Capela Cabuçu. O nome real é Capela do Senhor Bom Jesus da Cabeça, mas é conhecida por estar em um morro perto da represa do Cabuçu. A capela foi construída em 1850, a mando da Dona Joaquina Fortes Rendon de Toledo, que foi executada pelo negro escravo e pajem, Raymundo Fortes, e é cercada de mistérios sobre uma cabeça aparecida no local e conservada no altar até hoje. 
HORTO FLORESTAL
E realmente não faltará o que fazer em Guarulhos. Se você gosta de natureza e meio ambiente, deve ir também ao Horto Florestal, na Estrada do Morro Grande, no bairro Água Azul. No local são extraídas centenas de mudas de árvores e flores. Lá também funciona uma pequena usina de fabricação de adubo, além de um Centro de Educação Ambiental. Monitores acompanham visitas, que devem ser pré-agendadas. E pra completar a contemplação da natureza, você deve fazer um passeio de pedalinho, na Lagoa dos Patos, que fica na rua Francisco Vasconcelos. Trata-se de um dos mais tradicionais pontos de lazer da cidade, e conta ainda com parque infantil, mesas e bancos; além de um centro de exposição de arte, aparelhos de ginástica, pista para corrida e feiras de artesanato. 
foto - Carlos Poly/ACS

E claro que os pacotes em Guarulhos não poderiam deixar de incluir uma passada em São Paulo, uma das maiores cidades do mundo e que está apenas a 25 km de lá. Com uma vida cultural intensa, as noites são um convite a amanhecer dançando em clubes de alto padrão ou saborear delícias nos renomados restaurantes espalhados por toda a cidade. Depois de alguns dias visitando os principais pontos turísticos de Guarulhos, você deve também dar um pulinho na capital do Estado, conhecer o Ibirapuera, o Masp, a Avenida Paulista e a boemia da Vila Madalena. Sem dúvidas, uma viagem e tanto!
BIBLIOTECA PÚBLICA "MONTEIRO LOBATO"
SERRA CANTAREIRA 
AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE NÃO CAPITAL MAIS POPULOSA DO BRASIL. 
foto - Marcio Lino
A CIDADE DE GUARULHOS TEM 1.22.357 HABITANTES
QUEM NASCE EM GUARULHOS EH: GUARULHENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 8 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.560
ORIGEM DO NOME
A TRIBO GUAIANASES ERA DE BAIXA ESTATURA E BARRIGUDOS, DAÍ TEREM RECEBIDO O NOME DE GUARUS - POR SE ASSEMELHAREM AOS PEIXINHOS DE ÁGUA DOCE, CHAMADOS GUARU-GUARUS, MAIS CONHECIDOS POR BARRIGUDINHOS, DERIVANDO A TRANSFORMAÇÃO PELO COLONIZADOR, PARA GUARULHOS.
HISTÓRICO
DENTRE AS DIVERSAS VERSÕES SOBRE A FUNDAÇÃO DE GUARULHOS, A MAIS ACEITA PELOS HISTORIADORES LOCAIS, É A QUE SE REFERE AO TEMPO DA FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO, QUANDO O SETOR NORTE ERA POVOADO POR DUAS TRIBOS DA NAÇÃO TUPI: UMA A DOS GUARULHOS, DA FAMÍLIA GUAIANASES, QUE DOMINAVAM A MARGEM DIREITA DO TIETÊ; A DO URARAÍ, OCUPANDO A MARGEM OPOSTA, DESDE OS BAIRROS DA PENHA E SÃO MIGUEL, NA CAPITAL.
E, EM 1560, PELA NECESSIDADE DE DEFESA E PARA FAVORECER A CATEQUESE, OS JESUÍTAS CONCENTRARAM AS DUAS TRIBOS, FORMANDO AS ALDEIAS DOS GUARULHOS E A DE SÃO MIGUEL, CADA QUAL À SUA MARGEM.
EM GUARULHOS, QUE ERA UMA DAS DOZE ALDEIAS DE APOIO À DEFESA DE SÃO PAULO DE PIRATININGA, FOI INICIADA, PELO PADRE JESUÍTA JOÃO ÁLVARES, A CONSTRUÇÃO DA CAPELA SOB A ÉGIDE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
ESSE GRUPAMENTO FOI O QUE MAIS PROSPEROU, SOBRETUDO A PARTIR DAS NOTÍCIAS DE DESCOBRIMENTO DE OURO NAQUELAS PARAGENS, EM 1590 APROXIMADAMENTE, ATRAINDO MUITA GENTE, PROPICIANDO A FORMAÇÃO DO POVOADO À MARGEM DA ALDEIA DOS GUARULHOS.
POR VEZES CHAMADA CONCEIÇÃO DOS GUARULHOS, OUTRAS, SIMPLESMENTE GUARULHOS, FOI ELEVADA A PARÓQUIA, COM O NOME DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DOS GUARULHOS. EM 1675, PASSOU A FIGURAR COMO DISTRITO DE SÃO PAULO E, MAIS TARDE, GANHOU FOROS DE FREGUESIA. 
AQUI PARTE DA REGIÃO CENTRAL
imagem - ?
COMO NÚCLEO IRRADIADOR DAS PRIMEIRAS ESTRADAS QUE DEMANDAVAM AO SERTÃO BRUTO, TORNOU-SE BERÇO DOS BANDEIRANTES E CENTRO DE ABASTECIMENTO DE SUAS PROVISÕES.
DIVERSOS SÍTIOS FORAM IMPLANTADOS CUJAS CULTURAS DE TRIGO E FABRICO DE AÇÚCAR, DERAM DESTAQUE ECONÔMICO A POVOAÇÃO QUE, EM 1880, FOI ELEVADA À CATEGORIA DE MUNICÍPIO, COM O NOME DE CONCEIÇÃO DOS GUARULHOS (REDUZIDO PARA GUARULHOS SOMENTE EM 1906).
TRATAVA-SE DA EXPANSÃO INDUSTRIAL PAULISTA QUE ALTEROU AS CARACTERÍSTICAS DE GUARULHOS, DE HORTIFRUTIGRANJEIRO PARA INDUSTRIAL.
COM A EXPANSÃO DAS INDÚSTRIAS FORAM ATRAÍDOS GRANDES CONTINGENTES DE MÃO-DE-OBRA, CUJA POPULAÇÃO FIXOU-SE NA ÁREA URBANA, NUM PROCESSO DE CONTÍNUOS LOTEAMENTOS. NESSAS CONDIÇÕES A POPULAÇÃO CRESCEU DE 35 MIL EM 1950, PARA 101 MIL EM 1960, 237 MIL EM 1970 A 532.726 EM 1980, OS QUAIS SE DEDICAM EM SUA MAIOR PARTE, ÀS ATIVIDADES INDUSTRIAIS DE GUARULHOS (CERCA DE 2000 ESTABELECIMENTOS) E SÃO PAULO. 
AQUI A ÁREA RURAL
imagem - ?
AO FUNDO A SERRA DA CANTAREIRA
imagem - ?
AS BELAS PAISAGENS DO ENTORNO
imagem - ?
CACHOEIRAS
imagem - ?
UMA VISÃO GERAL
imagem - ?
CONSTRUÇÃO AS MARGENS DA RODOVIA
imagem - André
AVENIDA PRESTE MAIA
imagem - ?
AVENIDA TIRADENTES
imagem - ?
O MERCADO MUNICIPAL
imagem - ?
LAGO DAS CARPAS NA SERRA DA CANTAREIRA
imagem - ?
foto - Marcio Lino
CENTRO FINANCEIRO
imagem - ?
PRAÇA GETÚLIO VARGAS
imagem - ?
FONTE DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS
imagem - Richard Alberto
REGIÃO CENTRAL
imagem - ?
AEROPORTO INTERNACIONAL
imagem - ?
SAGUÃO DO AEROPORTO
imagem - ?
LAGO DAS CARPAS
imagem - ?
BOSQUE MAIA
imagem - Mario Konno
LINHA FÉRREA
imagem - ?
PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ
imagem - André Bornach
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
imagem - Vicente A. Queiroz
SHOPPING CENTER INTERNACIONAL
O SHOPPING INTERNACIONAL POSSUI O MAIOR PARQUE INDOOR DO BRASIL, CONTANDO COM MAIS DE 10.000M², MAIS DE 300 LOJAS E 15 SALAS DE CINEMA, SENDO O 36° MAIOR SHOPPING DO BRASIL. ESTÁ SITUADO ÀS MARGENS DA RODOVIA PRESIDENTE DUTRA.
imagem - Fábio Barros
ANJO GABRIEL NA PRAÇA IV CENTENÁRIO
imagem - Joaquim Neto
ENTARDECER NA CIDADE
imagem - ?
CIDADE MIRI "AYRTON SENNA"
imagem - Sidney Barros
BOSQUE MAIA E CIDADE
imagem - Richard Alberto
DO BAIRRO AO CENTRO
imagem - ?
TAMBÉM NO BOSQUE MAIA
imagem - Sílvio Siqueira
VISTA PARCIAL
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

fonte / fotos - Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / viajando.expedia.com.br / falaturista.com.br / cidadedeguarulhos.com.br / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

TOMBOS - NAS QUEDAS DA CACHOEIRA

BEM VINDO A CIDADE DE TOMBOS. ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
TOMBOS TEM 9.537 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM TOMBOS EH: TOMBOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

PARAOPEBA / CAPITAL NACIONAL DO QUIABO

BEM VINDO AO MAR AZUL. MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PARAOPEBA
foto - Thymonthy Becker
Afirma a tradição que foi o Cel. Marques, donatário da Sesmaria, que ao deparar-se com uma onça no meio da mata, indefeso e julgando-se perdido, ele, como católico e de fé, ajoelhou-se e fez uma prece a Nossa Senhora do Carmo rogando que, se sua vida fosse salva, mandaria construir uma capela em sua honra.
O animal não o atacou e ele se retirou são e salvo. Posteriormente, ele voltou e cumpriu a promessa, fazendo construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora do Carmo (Padroeira de Paraopeba).
Aos poucos, por ser um local de passagem obrigatória dos tropeiros que conduziam boiadas para o sertão da Bahia, foram surgindo algumas casas em torno da capela e o lugar passou a ser chamado de Nossa Senhora do Tabuleiro Grande. Tabuleiro Grande porque tabuleiro era o nome com que os antigos costumavam caracterizar os pontos mais ou menos elevados e de vastas superfícies planas do sertão e na l…

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

JEQUITIBA / CAPITAL MINEIRA DO FOLCLORE

BOM DIA. BEM VINDO A JEQUITIBÁ. CIDADE DE GENTE FELIZ
copyrigth "Ralj"
JEQUITIBA TEM HOJE 5.153 HABITANTES. QUEM NASCE EM JEQUITIBA É: JEQUITIBAENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,692 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1949 HISTÓRIA
Bandeirantes, buscando ouro pedras preciosas ou terras férteis para cultura, atingiram a região onde se localiza o município. Em 1670, chegava ao local, procedente de Sabará, um sertanista de barbas longas e brancas conhecido pelo nome de "Borba Gato". Veio pelo rio das Velhas, trazendo escravos e índios mansos e ao encontrar um lugar aprazível nele, fixou-se. O lugar ficava à margem de uma lagoa, próximo à foz do ribeirão Jequitibá, naquele rio. A capital de Minas quase foi transferida de Ouro Preto para Jequitibá, em 1867. O deputado Agostinho Francisco de Souza Paraíso conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa da província uma lei transferindo a capital de Ouro Pr…

PARACATU / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS
imagem - Revoredo

PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728
ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
HISTÓRIA

Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de São Paulo com objetivos de conquista, não …

PEDRO LEOPOLDO - TERRA NATAL DO MÉDIUM CHICO XAVIER

BEM VINDO A CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO. TERRA NATAL DO JOGADOR DIRCEU LOPES
foto - ?
PEDRO LEOPOLDO TEM 58,740 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PEDRO LEOPOLDO EH: PEDRO LEOPOLDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.924
ORIGEM DO NOME

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

JORDÂNIA

BOM DIA / BEM VINDO A JORDÂNIA. CIDADE BAHIAMINAS foto - ? Jordânia fica na região do vale do Jequitinhonha O primeiro nome da região foi Palestina, tendo pertencido ao município de Vigia, hoje, Almenara.  Em 1948, passa a município, já com a denominação de Jordânia. A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO É DE 10.319 HABITANTES (IBGE 2010) O primeiro bairro da cidade é o BEIRA RIO A primeira residência construída foi feita pelo Sr. Lídio Figueiredo, conhecida pela casa de seu Gulino, na antiga rua do Gavião, em homenagem ao seu construtor. Rua do Gavião, devido aos antigos dizerem que existia um enorme gavião feito de massa de cimento, em cima dessa casa, o qual vinham muitos curiosos para verem. FORAM REALIZADOS EM JORDÂNIA, ATÉ O MOMENTO, 29 CASAMENTOS. NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO ATÉ ENTÃO. JORDÂNIA POSSUI 05 PRÉ-ESCOLAS 02 DE ENSINO MÉDIO 18 DE ENSINO FUNDAMENTAL AQUI, A ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE foto - ? A região Pastoril de Almenara, onde se situa o município, foi desbravada entre 1550 e 1600 por band…