Pular para o conteúdo principal

GUARULHOS / SÃO PAULO - A CIDADE NÃO CAPITAL MAIS POPULOSA DO PAÍS TAMBÉM TEM TRILHAS, MUSEUS E GENTE BONITA DE VARIADAS IDADES




LINHA DO TEMPO DE "GUARULHOS" / SÃO PAULO / BRASIL
Guarulhos é conhecida no Brasil por abrigar o Aeroporto Internacional de São Paulo, um dos mais importantes do país. Caracterizada por receber visitantes em trânsito, Guarulhos possui uma infraestrutura planejada para recepcionar bem esses visitantes, que encontram ali serviços diferenciados, como os diversos hotéis com tarifas “day use”, que possibilita aos hóspedes diárias com menos tempo, apenas o suficiente para tomar banho e descansar enquanto aguardam o horário de seu voo. 
Além disso, a cidade possui muitas fábricas e diversos parques e praças, opções de lazer para quem vai a Guarulhos passar alguns dias. 
Se você é um desses turistas que querem explorar as atrações da cidade, conheça os pontos turísticos Guarulhos mais visitados: 
MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL 
Criado em 1960, o Museu Histórico Municipal está localizado na Praça Cícero Miranda, no Centro Cultural “Professor João Cavalheiro Salem”. 
Com o objetivo de incentivar e colaborar com os estudos históricos e geográficos de Guarulhos, o museu reúne em seu acervo aproximadamente mil peças que se relacionam à fundação e toda a história da cidade. Entre as peças do acervo estão objetos de tecelagem, arte sacra, utensílios domésticos, instrumentos de precisão, folclore e instrumentos musicais. 
Para quem se interessa na história dos locais que visita, sem dúvida este é um ótimo passeio. 
BOSQUE MAIA 
O Recanto Municipal da Árvore, mais conhecido como Bosque Maia, possui em torno de 170 mil m², caracterizando-se como o maior parque urbano da cidade. Sua grande área verde faz também com que seja classificado como o pulmão de Guarulhos. 
Fundado em 1972, o parque fica na Avenida Paulo Faccini e seu horário de funcionamento é das 6h às 22h, diariamente. 
O Bosque Maia com sua beleza natural aumenta a qualidade de vida das pessoas, proporciona beleza natural e ainda é repleto de outros atrativos. O que não faltam são motivos para ir até lá: gente bonita de variadas idades, quadras de esporte, inclusive de areia, pista de bicicross e skate, trilha na mata, playgrounds, aparelhos de ginástica e para quem quer beber ou comer algo, do lado de fora tem lugares que vendem água de coco, hot dog , as opções são variadas e ainda tem os bares, cafés e restaurantes que tem na avenida Paulo Facini, o que não faltam são opções. A vida moderna realmente é cheia de afazeres e compromissos para muitas pessoas, onde o estilo de vida acaba sendo bem acelerado, mas isso não é desculpa para deixar de ter momento de lazer, esquecendo os problemas do dia a dia e os dilemas que aflingem o pais. O Bosque Maia está bem pertinho e é ótimo para passear, fazer caminhada e outros esportes. Vá até o Bosque Maia e relaxe, sem ter nenhuma obrigatoriedade que não seja você mesmo
No local, há uma pista de 3 km para Cooper e caminhada, além de trilhas na mata superior, pista de skate, quadra de capoeira, academia ao ar livre e quadras poliesportivas. Ali também estão um lago artificial com ponte paisagística, nascentes e uma praça de eventos esportivos e de lazer. 
Sem deixar de lado a cultura e a educação, o parque possui um Centro de Educação Ambiental, onde ocorrem exposições de arte, tardes musicais e encontros de meio ambiente, um espaço cultural e a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

PRAÇA GETÚLIO VARGAS 
Construída no local em que seria o Paço Municipal, a Praça Getúlio Vargas demorou a ficar com a aparência que ostenta hoje. A princípio, a praça era apenas um largo, construído em 1951. Mais tarde, a prefeitura instalou um jardim, que deu início à área verde que existe ali atualmente. 
Com a colaboração de comerciantes, a praça ganhou bancos de concreto, além de instalações sanitárias e postes com luminárias. Em meio a isso tudo, o local conta com caminhos arborizados e sinuosos, uma beleza que encanta. 
A praça Getúlio Vargas é uma das praças mais antigas do município. Lá já foi campo de futebol, já funcionou a sede da Prefeitura e a Câmara Municipal. Localizada no centro da cidade, nela é possível andar em meio a caminhos arborizados ou simplesmente sentar em um dos bancos, inclusive nos antigos bancos que foram doados por famílias tradicionais e comerciantes e aliviar por alguns instantes o estresse do cotidiano moderno que é tão agitado. Na praça tem o coreto onde tocava a Lira Musical Guarulhense, o monumento símbolo do IV Centenário da cidade, um bonito paisagismo e chafariz onde a noite se vê as luzes colorindo suas águas. A praça Getúlio Vargas faz parte da história da cidade e certamente é um lugar para ser contemplado.
Devido a diversas remodelações feitas pelas gestões políticas, a praça ganhou ainda um coreto e uma fonte luminosa e colorida, com águas dançantes. 
Hoje em dia, essa bela praça é o ponto central da cidade, onde está o monumento do marco geográfico de Guarulhos e um busto em homenagem à “Mãe Negra”, além de servir como ponto de encontro dos moradores e ser o símbolo da cidade, resumindo os mais de 400 anos do município. 
CAPELA CABUÇU
Se você for a Guarulhos com mais tempo, não pode deixar de conhecer a Capela Cabuçu. O nome real é Capela do Senhor Bom Jesus da Cabeça, mas é conhecida por estar em um morro perto da represa do Cabuçu. A capela foi construída em 1850, a mando da Dona Joaquina Fortes Rendon de Toledo, que foi executada pelo negro escravo e pajem, Raymundo Fortes, e é cercada de mistérios sobre uma cabeça aparecida no local e conservada no altar até hoje. 
HORTO FLORESTAL
E realmente não faltará o que fazer em Guarulhos. Se você gosta de natureza e meio ambiente, deve ir também ao Horto Florestal, na Estrada do Morro Grande, no bairro Água Azul. No local são extraídas centenas de mudas de árvores e flores. Lá também funciona uma pequena usina de fabricação de adubo, além de um Centro de Educação Ambiental. Monitores acompanham visitas, que devem ser pré-agendadas. E pra completar a contemplação da natureza, você deve fazer um passeio de pedalinho, na Lagoa dos Patos, que fica na rua Francisco Vasconcelos. Trata-se de um dos mais tradicionais pontos de lazer da cidade, e conta ainda com parque infantil, mesas e bancos; além de um centro de exposição de arte, aparelhos de ginástica, pista para corrida e feiras de artesanato. 
foto - Carlos Poly/ACS

E claro que os pacotes em Guarulhos não poderiam deixar de incluir uma passada em São Paulo, uma das maiores cidades do mundo e que está apenas a 25 km de lá. Com uma vida cultural intensa, as noites são um convite a amanhecer dançando em clubes de alto padrão ou saborear delícias nos renomados restaurantes espalhados por toda a cidade. Depois de alguns dias visitando os principais pontos turísticos de Guarulhos, você deve também dar um pulinho na capital do Estado, conhecer o Ibirapuera, o Masp, a Avenida Paulista e a boemia da Vila Madalena. Sem dúvidas, uma viagem e tanto!
BIBLIOTECA PÚBLICA "MONTEIRO LOBATO"
SERRA CANTAREIRA 
AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE NÃO CAPITAL MAIS POPULOSA DO BRASIL. 
foto - Marcio Lino
A CIDADE DE GUARULHOS TEM 1.22.357 HABITANTES
QUEM NASCE EM GUARULHOS EH: GUARULHENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 8 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.560
ORIGEM DO NOME
A TRIBO GUAIANASES ERA DE BAIXA ESTATURA E BARRIGUDOS, DAÍ TEREM RECEBIDO O NOME DE GUARUS - POR SE ASSEMELHAREM AOS PEIXINHOS DE ÁGUA DOCE, CHAMADOS GUARU-GUARUS, MAIS CONHECIDOS POR BARRIGUDINHOS, DERIVANDO A TRANSFORMAÇÃO PELO COLONIZADOR, PARA GUARULHOS.
HISTÓRICO
DENTRE AS DIVERSAS VERSÕES SOBRE A FUNDAÇÃO DE GUARULHOS, A MAIS ACEITA PELOS HISTORIADORES LOCAIS, É A QUE SE REFERE AO TEMPO DA FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO, QUANDO O SETOR NORTE ERA POVOADO POR DUAS TRIBOS DA NAÇÃO TUPI: UMA A DOS GUARULHOS, DA FAMÍLIA GUAIANASES, QUE DOMINAVAM A MARGEM DIREITA DO TIETÊ; A DO URARAÍ, OCUPANDO A MARGEM OPOSTA, DESDE OS BAIRROS DA PENHA E SÃO MIGUEL, NA CAPITAL.
E, EM 1560, PELA NECESSIDADE DE DEFESA E PARA FAVORECER A CATEQUESE, OS JESUÍTAS CONCENTRARAM AS DUAS TRIBOS, FORMANDO AS ALDEIAS DOS GUARULHOS E A DE SÃO MIGUEL, CADA QUAL À SUA MARGEM.
EM GUARULHOS, QUE ERA UMA DAS DOZE ALDEIAS DE APOIO À DEFESA DE SÃO PAULO DE PIRATININGA, FOI INICIADA, PELO PADRE JESUÍTA JOÃO ÁLVARES, A CONSTRUÇÃO DA CAPELA SOB A ÉGIDE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
ESSE GRUPAMENTO FOI O QUE MAIS PROSPEROU, SOBRETUDO A PARTIR DAS NOTÍCIAS DE DESCOBRIMENTO DE OURO NAQUELAS PARAGENS, EM 1590 APROXIMADAMENTE, ATRAINDO MUITA GENTE, PROPICIANDO A FORMAÇÃO DO POVOADO À MARGEM DA ALDEIA DOS GUARULHOS.
POR VEZES CHAMADA CONCEIÇÃO DOS GUARULHOS, OUTRAS, SIMPLESMENTE GUARULHOS, FOI ELEVADA A PARÓQUIA, COM O NOME DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DOS GUARULHOS. EM 1675, PASSOU A FIGURAR COMO DISTRITO DE SÃO PAULO E, MAIS TARDE, GANHOU FOROS DE FREGUESIA. 
AQUI PARTE DA REGIÃO CENTRAL
imagem - ?
COMO NÚCLEO IRRADIADOR DAS PRIMEIRAS ESTRADAS QUE DEMANDAVAM AO SERTÃO BRUTO, TORNOU-SE BERÇO DOS BANDEIRANTES E CENTRO DE ABASTECIMENTO DE SUAS PROVISÕES.
DIVERSOS SÍTIOS FORAM IMPLANTADOS CUJAS CULTURAS DE TRIGO E FABRICO DE AÇÚCAR, DERAM DESTAQUE ECONÔMICO A POVOAÇÃO QUE, EM 1880, FOI ELEVADA À CATEGORIA DE MUNICÍPIO, COM O NOME DE CONCEIÇÃO DOS GUARULHOS (REDUZIDO PARA GUARULHOS SOMENTE EM 1906).
TRATAVA-SE DA EXPANSÃO INDUSTRIAL PAULISTA QUE ALTEROU AS CARACTERÍSTICAS DE GUARULHOS, DE HORTIFRUTIGRANJEIRO PARA INDUSTRIAL.
COM A EXPANSÃO DAS INDÚSTRIAS FORAM ATRAÍDOS GRANDES CONTINGENTES DE MÃO-DE-OBRA, CUJA POPULAÇÃO FIXOU-SE NA ÁREA URBANA, NUM PROCESSO DE CONTÍNUOS LOTEAMENTOS. NESSAS CONDIÇÕES A POPULAÇÃO CRESCEU DE 35 MIL EM 1950, PARA 101 MIL EM 1960, 237 MIL EM 1970 A 532.726 EM 1980, OS QUAIS SE DEDICAM EM SUA MAIOR PARTE, ÀS ATIVIDADES INDUSTRIAIS DE GUARULHOS (CERCA DE 2000 ESTABELECIMENTOS) E SÃO PAULO. 
AQUI A ÁREA RURAL
imagem - ?
AO FUNDO A SERRA DA CANTAREIRA
imagem - ?
AS BELAS PAISAGENS DO ENTORNO
imagem - ?
CACHOEIRAS
imagem - ?
UMA VISÃO GERAL
imagem - ?
CONSTRUÇÃO AS MARGENS DA RODOVIA
imagem - André
AVENIDA PRESTE MAIA
imagem - ?
AVENIDA TIRADENTES
imagem - ?
O MERCADO MUNICIPAL
imagem - ?
LAGO DAS CARPAS NA SERRA DA CANTAREIRA
imagem - ?
foto - Marcio Lino
CENTRO FINANCEIRO
imagem - ?
PRAÇA GETÚLIO VARGAS
imagem - ?
FONTE DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS
imagem - Richard Alberto
REGIÃO CENTRAL
imagem - ?
AEROPORTO INTERNACIONAL
imagem - ?
SAGUÃO DO AEROPORTO
imagem - ?
LAGO DAS CARPAS
imagem - ?
BOSQUE MAIA
imagem - Mario Konno
LINHA FÉRREA
imagem - ?
PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ
imagem - André Bornach
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
imagem - Vicente A. Queiroz
SHOPPING CENTER INTERNACIONAL
O SHOPPING INTERNACIONAL POSSUI O MAIOR PARQUE INDOOR DO BRASIL, CONTANDO COM MAIS DE 10.000M², MAIS DE 300 LOJAS E 15 SALAS DE CINEMA, SENDO O 36° MAIOR SHOPPING DO BRASIL. ESTÁ SITUADO ÀS MARGENS DA RODOVIA PRESIDENTE DUTRA.
imagem - Fábio Barros
ANJO GABRIEL NA PRAÇA IV CENTENÁRIO
imagem - Joaquim Neto
ENTARDECER NA CIDADE
imagem - ?
CIDADE MIRI "AYRTON SENNA"
imagem - Sidney Barros
BOSQUE MAIA E CIDADE
imagem - Richard Alberto
DO BAIRRO AO CENTRO
imagem - ?
TAMBÉM NO BOSQUE MAIA
imagem - Sílvio Siqueira
VISTA PARCIAL
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

fonte / fotos - Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / viajando.expedia.com.br / falaturista.com.br / cidadedeguarulhos.com.br / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…