Pular para o conteúdo principal

TORRES / RIO GRANDE DO SUL - CONSIDERADO O TRECHO MAIS BONITO DO LITORAL GAÚCHO, A CIDADE TEM MAR ESVERDEADO E UM CENTRINHO CHARMOSO




LINHA DO TEMPO DE "TORRES" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
O nome da cidade de Torres tem uma razão de ser: as formações homônimas são, na verdade, enormes penhascos que marcam a orla. O destino, aliás, é um desafio: em meio a tantas belas cidades serranas, vinícolas e cenários de inverno do Rio Grande do Sul, o lugar vai pelo caminho oposto ao apresentar belas praias.
Considerado o trecho mais bonito do litoral gaúcho, a cidade tem mar esverdeado e um centrinho charmoso que convida o visitante a caminhar. Quem quiser curtir uma praia mais deserta pode atravessar a ponte pênsil até a vizinha catarinense Passo de Torres e passar o dia na Praia de Bellatorres.
Ainda assim: vale a pena dar uma chance aos cenários e incluir o lugar como uma boa opção durante a alta temporada do verão brasileiro.
COMO CHEGAR
Partindo da capital Porto Alegre, são aproximadamente duas horas de viagem partindo da BR-290 e da BR-101. Ônibus da empresa UneSul também fornecem opções de trajetos de uma cidade para a outra.

ATRAÇÕES
É claro que as praias são os principais atrativos locais. A Praia da Guarita, por exemplo, tem águas límpidas e montanhas em seu entorno. Na Ilha dos Lobos, a melhor pedida é fazer passeios de barco para observar lobos e leões-marinhos. Já na Praia da Cal, por outro lado, o que predomina é o sossego em meio a formações rochosas.

O centrinho charmoso da cidade é um lugar gostoso para visitar com a família. Vale a pena dar uma esticada por lá para poder caminhar por suas ruas e fazer comprinhas.
foto - ?
SEJA BEM VINDO AO PARAÍSO DOS SURFISTAS. SEJA BEM VINDO A CIDADE DE TORRES. A ILHA DOS LOBOS
imagem - ?
A CIDADE DE TORRES TEM 36.595 HABITANTES. - IBGE ESTIMATIVA 2013
QUEM NASCE EM TORRES EH: TORRENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE MAIO E FOI EMANCIPADA EM 1.878
ORIGEM DO NOME
O Município de Torres possui este nome devido à existência de três grandes rochedos de origem vulcânica, formados por rochas basálticas, do período Jurássico/Cretáceo (Era dos Dinossauros), com aproximadamente 140 milhões de anos, que afloram à beira-mar, um aspecto único do Litoral Brasileiro.
São as seguintes as torres: Torre do Norte (Morro do Farol); Torre do Centro (Morro das Furnas) e Torre do Sul (onde está a Praia da Guarita).
HISTÓRICO
A CIDADE DE TORRES É UM DOS MAIS ANTIGOS NÚCLEOS POPULACIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL. OMITIDAS AS DIVERSAS INCURSÕES ANTERIORES NA REGIÃO, O INÍCIO DO POVOAMENTO DATA DE 1809, ANO EM QUE DOM DIOGO DE SOUZA, PRIMEIRO CAPITÃO-MOR DA CAPITANIA DO RIO GRANDE DE SÃO PEDRO, DECIDIU CRIAR UMA GUARNIÇÃO MILITAR NESSAS TERRAS, QUE INTEGRAVAM O MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA, CRIADO EM 27 DE ABRIL DE 1809, E UM DOS QUATRO MAIS ANTIGOS DO ESTADO, JUNTAMENTE COM RIO GRANDE, PORTO ALEGRE E RIO PARDO. ESSA GUARNIÇÃO INSTALOU-SE NAS PROXIMIDADES DA ATUAL DIVISA NORTE COM SANTA CATARINA, NO LOCAL ONDE HOJE SE ENCONTRA A CIDADE DE TORRES. 
AQUI A CIDADE EM UM DIA DE COMPETIÇÃO
imagem - Gutemberg Otemberg
EM 1830, A POPULAÇÃO DE TORRES ERA DE 1.200 HABITANTES, ENTRE OS QUAIS 401 COLONOS ALEMÃES.
EM 1884, APÓS VIBRANTE CAMPANHA ABOLICIONISTA, O TENENTE-CORONEL MANOEL FORTUNATO DE SOUZA DECLAROU LIVRE A VILA DE TORRES.
O TURISMO TROUXE PROGRESSO E CRESCIMENTO, TORNANDO A CIDADE UM PÓLO ESTADUAL PARA EVENTOS, FESTAS, COMPETIÇÕES ESPORTIVAS, ESPETÁCULOS E OUTRAS ATRAÇÕES.
UMA OUTRA PARTE DA CIDADE
imagem - Gerson LDN
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE A BEIRA MAR
imagem - Gerson LDN
VISTA PARCIAL COM O GRANDE LAGO
imagem - Gerson LDN
AQUI A REGIÃO CENTRAL DA CIDADE
imagem - Gerson LDN
VEJA QUE LEGAL ESTA CENA. A ESQUERDA TEMOS A CIDADE DE TORRES E A DIREITA, O ESTADO DE SANTA CATARINA
imagem - Gerson LDN
AQUI UMA AÉREA DA CIDADE. MUITO BONITA
imagem - ?
AQUI UMA GERAL DA CIDADE
imagem - ?
AQUI A MATRIZ DE SÃO DOMINGOS
imagem - PMT
A LATERAL DA MATRIZ
imagem - PMT
AQUI VISTA MAIS DE PERTO
imagem - PMT
AQUI O MORRO DO FAROL
imagem - Clara Micheline
AQUI A GUARITA
imagem - ?
AQUI A PRAIA DA CAL
imagem - ?
TAMBÉM A PRAIA DO CAL
imagem - ?
AQUI O MORRO DO FAROL AO LONGE
imagem - Clara Micheline
A ILHA DOS LOBOS
imagem - PMT
TAMBÉM A ILHA DOS LOBOS
imagem - ?
AQUI O MONUMENTO AO SURFISTA
imagem - PMT
A PRAIA DA CAL
imagem - PMT
AQUI TAMBÉM PARTE DA PRAIA DA CAL
imagem - PMT
AQUI A PRAIA DA GUARITA
imagem - PMT
MAIS PRAIA DA GUARITA
imagem - PMT
VEJA COMO EH BONITA ESTA PRAIA DA GUARITA
imagem - PMT
ESTA EH A PRAIA GRANDE
imagem - PMT
TAMBÉM A PRAIA GRANDE
imagem - PMT
AQUI A PRAINHA. PRAIA DO MEIO
imagem - PMT
TAMBÉM A PRAINHA
imagem - PMT
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO

VALEU PELA VISITA


fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Portal da prefeitura de Torres / IBGE/ Divulgação / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…