Pular para o conteúdo principal

TORRES / RIO GRANDE DO SUL - CONSIDERADO O TRECHO MAIS BONITO DO LITORAL GAÚCHO, A CIDADE TEM MAR ESVERDEADO E UM CENTRINHO CHARMOSO




LINHA DO TEMPO DE "TORRES" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
O nome da cidade de Torres tem uma razão de ser: as formações homônimas são, na verdade, enormes penhascos que marcam a orla. O destino, aliás, é um desafio: em meio a tantas belas cidades serranas, vinícolas e cenários de inverno do Rio Grande do Sul, o lugar vai pelo caminho oposto ao apresentar belas praias.
Considerado o trecho mais bonito do litoral gaúcho, a cidade tem mar esverdeado e um centrinho charmoso que convida o visitante a caminhar. Quem quiser curtir uma praia mais deserta pode atravessar a ponte pênsil até a vizinha catarinense Passo de Torres e passar o dia na Praia de Bellatorres.
Ainda assim: vale a pena dar uma chance aos cenários e incluir o lugar como uma boa opção durante a alta temporada do verão brasileiro.
COMO CHEGAR
Partindo da capital Porto Alegre, são aproximadamente duas horas de viagem partindo da BR-290 e da BR-101. Ônibus da empresa UneSul também fornecem opções de trajetos de uma cidade para a outra.

ATRAÇÕES
É claro que as praias são os principais atrativos locais. A Praia da Guarita, por exemplo, tem águas límpidas e montanhas em seu entorno. Na Ilha dos Lobos, a melhor pedida é fazer passeios de barco para observar lobos e leões-marinhos. Já na Praia da Cal, por outro lado, o que predomina é o sossego em meio a formações rochosas.

O centrinho charmoso da cidade é um lugar gostoso para visitar com a família. Vale a pena dar uma esticada por lá para poder caminhar por suas ruas e fazer comprinhas.
foto - ?
SEJA BEM VINDO AO PARAÍSO DOS SURFISTAS. SEJA BEM VINDO A CIDADE DE TORRES. A ILHA DOS LOBOS
imagem - ?
A CIDADE DE TORRES TEM 36.595 HABITANTES. - IBGE ESTIMATIVA 2013
QUEM NASCE EM TORRES EH: TORRENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE MAIO E FOI EMANCIPADA EM 1.878
ORIGEM DO NOME
O Município de Torres possui este nome devido à existência de três grandes rochedos de origem vulcânica, formados por rochas basálticas, do período Jurássico/Cretáceo (Era dos Dinossauros), com aproximadamente 140 milhões de anos, que afloram à beira-mar, um aspecto único do Litoral Brasileiro.
São as seguintes as torres: Torre do Norte (Morro do Farol); Torre do Centro (Morro das Furnas) e Torre do Sul (onde está a Praia da Guarita).
HISTÓRICO
A CIDADE DE TORRES É UM DOS MAIS ANTIGOS NÚCLEOS POPULACIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL. OMITIDAS AS DIVERSAS INCURSÕES ANTERIORES NA REGIÃO, O INÍCIO DO POVOAMENTO DATA DE 1809, ANO EM QUE DOM DIOGO DE SOUZA, PRIMEIRO CAPITÃO-MOR DA CAPITANIA DO RIO GRANDE DE SÃO PEDRO, DECIDIU CRIAR UMA GUARNIÇÃO MILITAR NESSAS TERRAS, QUE INTEGRAVAM O MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA, CRIADO EM 27 DE ABRIL DE 1809, E UM DOS QUATRO MAIS ANTIGOS DO ESTADO, JUNTAMENTE COM RIO GRANDE, PORTO ALEGRE E RIO PARDO. ESSA GUARNIÇÃO INSTALOU-SE NAS PROXIMIDADES DA ATUAL DIVISA NORTE COM SANTA CATARINA, NO LOCAL ONDE HOJE SE ENCONTRA A CIDADE DE TORRES. 
AQUI A CIDADE EM UM DIA DE COMPETIÇÃO
imagem - Gutemberg Otemberg
EM 1830, A POPULAÇÃO DE TORRES ERA DE 1.200 HABITANTES, ENTRE OS QUAIS 401 COLONOS ALEMÃES.
EM 1884, APÓS VIBRANTE CAMPANHA ABOLICIONISTA, O TENENTE-CORONEL MANOEL FORTUNATO DE SOUZA DECLAROU LIVRE A VILA DE TORRES.
O TURISMO TROUXE PROGRESSO E CRESCIMENTO, TORNANDO A CIDADE UM PÓLO ESTADUAL PARA EVENTOS, FESTAS, COMPETIÇÕES ESPORTIVAS, ESPETÁCULOS E OUTRAS ATRAÇÕES.
UMA OUTRA PARTE DA CIDADE
imagem - Gerson LDN
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE A BEIRA MAR
imagem - Gerson LDN
VISTA PARCIAL COM O GRANDE LAGO
imagem - Gerson LDN
AQUI A REGIÃO CENTRAL DA CIDADE
imagem - Gerson LDN
VEJA QUE LEGAL ESTA CENA. A ESQUERDA TEMOS A CIDADE DE TORRES E A DIREITA, O ESTADO DE SANTA CATARINA
imagem - Gerson LDN
AQUI UMA AÉREA DA CIDADE. MUITO BONITA
imagem - ?
AQUI UMA GERAL DA CIDADE
imagem - ?
AQUI A MATRIZ DE SÃO DOMINGOS
imagem - PMT
A LATERAL DA MATRIZ
imagem - PMT
AQUI VISTA MAIS DE PERTO
imagem - PMT
AQUI O MORRO DO FAROL
imagem - Clara Micheline
AQUI A GUARITA
imagem - ?
AQUI A PRAIA DA CAL
imagem - ?
TAMBÉM A PRAIA DO CAL
imagem - ?
AQUI O MORRO DO FAROL AO LONGE
imagem - Clara Micheline
A ILHA DOS LOBOS
imagem - PMT
TAMBÉM A ILHA DOS LOBOS
imagem - ?
AQUI O MONUMENTO AO SURFISTA
imagem - PMT
A PRAIA DA CAL
imagem - PMT
AQUI TAMBÉM PARTE DA PRAIA DA CAL
imagem - PMT
AQUI A PRAIA DA GUARITA
imagem - PMT
MAIS PRAIA DA GUARITA
imagem - PMT
VEJA COMO EH BONITA ESTA PRAIA DA GUARITA
imagem - PMT
ESTA EH A PRAIA GRANDE
imagem - PMT
TAMBÉM A PRAIA GRANDE
imagem - PMT
AQUI A PRAINHA. PRAIA DO MEIO
imagem - PMT
TAMBÉM A PRAINHA
imagem - PMT
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO

VALEU PELA VISITA


fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Portal da prefeitura de Torres / IBGE/ Divulgação / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…