Pular para o conteúdo principal

BASÍLICA DE SANTA SOFIA / TURQUIA - Construída para reafirmar o poderio de Roma, mas depois foi transformada em mesquita. Hoje o local eh um museu




LINHA DO TEMPO DA "BASÍLICA DE SANTA SOFIA" / ISTAMBUL / TURQUIA / 
A Basílica de Santa Sofia (Aya sofya) construída pelo imperador Justiniano entre os anos 527 e 537 para reafirmar o poderio de Roma e do cristianismo. Após a queda de Constantinopla perante o Império Otomano, no século 15, foi convertida em mesquita – mas nem os sultões tiveram coragem de desconfigurar tamanha beleza. No máximo, acrescentaram os poderosos minaretes ao seu exterior. 
Aya Sofya foi construída pelo imperador Justiniano entre os anos 527 e 537. No século 15 foi transformada em mesquita pelos otomanos e, hoje, é um museu
Hoje um museu, Aya Sofya foi construída entre os anos 527 e 537 para reafirmar o poderio de Roma e do cristianismo
A Basílica de Santa Sofia, ou Aya Sofya, é um marco da passagem de dois impérios: o Bizantino e o Otomano
Hoje o magnífico edifício é um museu, no qual as cúpulas e paredes pintadas são a maior atração. Do outro lado da rua (acessível por uma entrada separada e paga à parte), a Cisterna da Basílica, também construída por Justiniano em 532, merece ser vista. Escorada por colunas em vários estilos, servia para abastecer o glorioso palácio de Topkapi.
Aya Sofya foi construída para reafirmar o poderio de Roma, mas depois foi transformada em mesquita. Hoje o local é um museu
O interior da Aya Sofya exibe uma mistura de referências cristãs e muçulmanas
BASÍLICA DE SANTA SOFIA / TURQUIA
Ayasofya Meydani 
90 (212) 522-1750 
www.ayasofyamuzesi.gov.tr 
Abre diariamente. De 15/abril a 30/setembro: das 9h às 19h. De 1/outubro a 14/abril: das 9h às 17h.
foto - ?
Nenhum edifício representa melhor a atribulada trajetória de Istambul como a Basílica de Santa Sofia. Construída pelo imperador Justiniano no século 6 como uma igreja cristã, tornou-se mesquita sob os otomanos – quando ganhou seus icônicos minaretes – e hoje é um museu. Sua magnífica nave –com grandes medalhões com caligrafia árabe –, e a grande cúpula ladeada por belos mosaicos são obras de engenharia de surpreendente efeito.
foto - ?
A BASÍLICA DE SANTA SOFIA, TAMBÉM CONHECIDA COMO HAGIA SOPHIA (EM GREGO: ΆΓΙΑ ΣΟΦΙΑ; TRANSL.: HAGIA SOPHIA, QUE SIGNIFICA "SAGRADA SABEDORIA"; EM TURCO: AYASOFYA)
foto - ?
É UM IMPONENTE EDIFÍCIO CONSTRUÍDO ENTRE 532 E 537 PELO IMPÉRIO BIZANTINO PARA SER A CATEDRAL DE CONSTANTINOPLA (ATUALMENTE ISTAMBUL, NA TURQUIA). DA DATA EM QUE FOI DEDICADA EM 360 ATÉ 1453, ELA SERVIU NESTA FUNÇÃO, COM EXCEÇÃO DO PERÍODO ENTRE 1204 E 1261, QUANDO ELA FOI CONVERTIDA PARA UMA CATEDRAL CATÓLICA ROMANA DURANTE O PATRIARCADO LATINO DE CONSTANTINOPLA QUE SE SEGUIU AO SAQUE DA CAPITAL IMPERIAL PELA QUARTA CRUZADA.
foto - Ahmet Bekir
O EDIFÍCIO FOI UMA MESQUITA ENTRE 29 DE MAIO DE 1453 E 1931, QUANDO FOI SECULARIZADA. ELA REABRIU COMO UM MUSEU EM 1 DE FEVEREIRO DE 1935. SANTA SOFIA É UM DOS GRANDES EXEMPLOS AINDA EXISTENTES DA ARQUITETURA BIZANTINA. SEU INTERIOR, DECORADO COM PILARES DE MÁRMORE E MOSAICOS É DE GRANDE VALOR ARTÍSTICO.
foto - ?
O PRÓPRIO IMPERADOR JUSTINIANO SUPERVISIONOU A FINALIZAÇÃO DA MAIOR CATEDRAL JÁ CONSTRUÍDA NA ÉPOCA. ELA FOI A MAIOR CONQUISTA ARQUITETÔNICA DA ANTIGUIDADE TARDIA E SUA INFLUÊNCIA SE ESPALHOU PELO MUNDO ORTODOXO, CATÓLICO E ISLÂMICO. AS MAIORES COLUNAS SÃO DE GRANITO, COM ENTRE 19 E 20 METROS DE ALTURA E PELO MENOS 1,5 METROS DE DIÂMETRO, TENDO A MAIOR MAIS DE 70 TONELADAS. POR ORDENS DO IMPERADOR, OITO COLUNAS CORÍNTIAS FORAM DESMONTADAS EM BAALBEK, NO LÍBANO, E ENVIADAS PARA CONSTANTINOPLA PARA A CONSTRUÇÃO DE SANTA SOFIA.
foto - Cecemil
O VASTO INTERIOR TEM UMA ESTRUTURA COMPLEXA. A NAVE É COBERTA POR UM DOMO CENTRAL QUE, NO SEU PONTO MAIS ALTO, ESTÁ A 55,6 METROS DO CHÃO E REPOUSA SOBRE UMA ARCADA COM 40 JANELAS ARQUEADAS. RESTAURAÇÕES EM SUA ESTRUTURA O DEIXARAM COM UMA FORMA ALGO ELÍPTICA, COM O DIÂMETRO VARIANDO ENTRE 31,24 E 30,86 METROS. TANTO NO LADO DA ENTRADA OCIDENTAL E QUANTO NO LADO ORIENTAL, LITÚRGICO, HÁ ABERTURAS EM FORMA DE ARCO AMPLIADAS POR SEMI-DOMOS DE DIÂMETRO IDÊNTICO AO DOMO CENTRAL, SUPORTADOS POR EXEDRAS EM FORMA DE SEMI-DOMOS:
foto KX Kosmas
UMA HIERARQUIA DE ELEMENTOS ENCIMADOS POR DOMOS CONSTRUÍDOS DE FORMA A CRIAR UM VASTO INTERIOR DE FORMA OBLONGA CULMINANDO NO DOMO CENTRAL, COM UMA ABERTURA DE 76,2 METROS NO TOTAL. AS SUPERFÍCIES INTERIORES SÃO COBERTAS COM MÁRMORES POLICROMÁTICOS, VERDES E BRANCOS COM PÓRFIRO PÚRPURA, ALÉM DOS MOSAICOS DOURADOS.
foto - Olimpist
O EXTERIOR, REVESTIDO DE ESTUCO, FOI PINTADO DE AMARELO E VERMELHO NAS RESTAURAÇÕES DO SÉCULO XIX POR ORDEM DOS FOSSATI, OS ARQUITETOS
foto - ?
 foto - Lacika

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação / 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…