quarta-feira, 19 de outubro de 2016

BASÍLICA DE SANTA SOFIA / TURQUIA - Construída para reafirmar o poderio de Roma, mas depois foi transformada em mesquita. Hoje o local eh um museu




LINHA DO TEMPO DA "BASÍLICA DE SANTA SOFIA" / ISTAMBUL / TURQUIA / 
A Basílica de Santa Sofia (Aya sofya) construída pelo imperador Justiniano entre os anos 527 e 537 para reafirmar o poderio de Roma e do cristianismo. Após a queda de Constantinopla perante o Império Otomano, no século 15, foi convertida em mesquita – mas nem os sultões tiveram coragem de desconfigurar tamanha beleza. No máximo, acrescentaram os poderosos minaretes ao seu exterior. 
Aya Sofya foi construída pelo imperador Justiniano entre os anos 527 e 537. No século 15 foi transformada em mesquita pelos otomanos e, hoje, é um museu
Hoje um museu, Aya Sofya foi construída entre os anos 527 e 537 para reafirmar o poderio de Roma e do cristianismo
A Basílica de Santa Sofia, ou Aya Sofya, é um marco da passagem de dois impérios: o Bizantino e o Otomano
Hoje o magnífico edifício é um museu, no qual as cúpulas e paredes pintadas são a maior atração. Do outro lado da rua (acessível por uma entrada separada e paga à parte), a Cisterna da Basílica, também construída por Justiniano em 532, merece ser vista. Escorada por colunas em vários estilos, servia para abastecer o glorioso palácio de Topkapi.
Aya Sofya foi construída para reafirmar o poderio de Roma, mas depois foi transformada em mesquita. Hoje o local é um museu
O interior da Aya Sofya exibe uma mistura de referências cristãs e muçulmanas
BASÍLICA DE SANTA SOFIA / TURQUIA
Ayasofya Meydani 
90 (212) 522-1750 
www.ayasofyamuzesi.gov.tr 
Abre diariamente. De 15/abril a 30/setembro: das 9h às 19h. De 1/outubro a 14/abril: das 9h às 17h.
foto - ?
Nenhum edifício representa melhor a atribulada trajetória de Istambul como a Basílica de Santa Sofia. Construída pelo imperador Justiniano no século 6 como uma igreja cristã, tornou-se mesquita sob os otomanos – quando ganhou seus icônicos minaretes – e hoje é um museu. Sua magnífica nave –com grandes medalhões com caligrafia árabe –, e a grande cúpula ladeada por belos mosaicos são obras de engenharia de surpreendente efeito.
foto - ?
A BASÍLICA DE SANTA SOFIA, TAMBÉM CONHECIDA COMO HAGIA SOPHIA (EM GREGO: ΆΓΙΑ ΣΟΦΙΑ; TRANSL.: HAGIA SOPHIA, QUE SIGNIFICA "SAGRADA SABEDORIA"; EM TURCO: AYASOFYA)
foto - ?
É UM IMPONENTE EDIFÍCIO CONSTRUÍDO ENTRE 532 E 537 PELO IMPÉRIO BIZANTINO PARA SER A CATEDRAL DE CONSTANTINOPLA (ATUALMENTE ISTAMBUL, NA TURQUIA). DA DATA EM QUE FOI DEDICADA EM 360 ATÉ 1453, ELA SERVIU NESTA FUNÇÃO, COM EXCEÇÃO DO PERÍODO ENTRE 1204 E 1261, QUANDO ELA FOI CONVERTIDA PARA UMA CATEDRAL CATÓLICA ROMANA DURANTE O PATRIARCADO LATINO DE CONSTANTINOPLA QUE SE SEGUIU AO SAQUE DA CAPITAL IMPERIAL PELA QUARTA CRUZADA.
foto - Ahmet Bekir
O EDIFÍCIO FOI UMA MESQUITA ENTRE 29 DE MAIO DE 1453 E 1931, QUANDO FOI SECULARIZADA. ELA REABRIU COMO UM MUSEU EM 1 DE FEVEREIRO DE 1935. SANTA SOFIA É UM DOS GRANDES EXEMPLOS AINDA EXISTENTES DA ARQUITETURA BIZANTINA. SEU INTERIOR, DECORADO COM PILARES DE MÁRMORE E MOSAICOS É DE GRANDE VALOR ARTÍSTICO.
foto - ?
O PRÓPRIO IMPERADOR JUSTINIANO SUPERVISIONOU A FINALIZAÇÃO DA MAIOR CATEDRAL JÁ CONSTRUÍDA NA ÉPOCA. ELA FOI A MAIOR CONQUISTA ARQUITETÔNICA DA ANTIGUIDADE TARDIA E SUA INFLUÊNCIA SE ESPALHOU PELO MUNDO ORTODOXO, CATÓLICO E ISLÂMICO. AS MAIORES COLUNAS SÃO DE GRANITO, COM ENTRE 19 E 20 METROS DE ALTURA E PELO MENOS 1,5 METROS DE DIÂMETRO, TENDO A MAIOR MAIS DE 70 TONELADAS. POR ORDENS DO IMPERADOR, OITO COLUNAS CORÍNTIAS FORAM DESMONTADAS EM BAALBEK, NO LÍBANO, E ENVIADAS PARA CONSTANTINOPLA PARA A CONSTRUÇÃO DE SANTA SOFIA.
foto - Cecemil
O VASTO INTERIOR TEM UMA ESTRUTURA COMPLEXA. A NAVE É COBERTA POR UM DOMO CENTRAL QUE, NO SEU PONTO MAIS ALTO, ESTÁ A 55,6 METROS DO CHÃO E REPOUSA SOBRE UMA ARCADA COM 40 JANELAS ARQUEADAS. RESTAURAÇÕES EM SUA ESTRUTURA O DEIXARAM COM UMA FORMA ALGO ELÍPTICA, COM O DIÂMETRO VARIANDO ENTRE 31,24 E 30,86 METROS. TANTO NO LADO DA ENTRADA OCIDENTAL E QUANTO NO LADO ORIENTAL, LITÚRGICO, HÁ ABERTURAS EM FORMA DE ARCO AMPLIADAS POR SEMI-DOMOS DE DIÂMETRO IDÊNTICO AO DOMO CENTRAL, SUPORTADOS POR EXEDRAS EM FORMA DE SEMI-DOMOS:
foto KX Kosmas
UMA HIERARQUIA DE ELEMENTOS ENCIMADOS POR DOMOS CONSTRUÍDOS DE FORMA A CRIAR UM VASTO INTERIOR DE FORMA OBLONGA CULMINANDO NO DOMO CENTRAL, COM UMA ABERTURA DE 76,2 METROS NO TOTAL. AS SUPERFÍCIES INTERIORES SÃO COBERTAS COM MÁRMORES POLICROMÁTICOS, VERDES E BRANCOS COM PÓRFIRO PÚRPURA, ALÉM DOS MOSAICOS DOURADOS.
foto - Olimpist
O EXTERIOR, REVESTIDO DE ESTUCO, FOI PINTADO DE AMARELO E VERMELHO NAS RESTAURAÇÕES DO SÉCULO XIX POR ORDEM DOS FOSSATI, OS ARQUITETOS
foto - ?
 foto - Lacika

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação / 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minas são muitas, Todas são gerais