TURISTANDO PELO MUNDO: terça-feira, 16 de agosto de 2016

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Estado do Rio Grande do Norte - Ventos fortes, sol, dunas, falésias, praias e a simpatia potiguar eh o que você vai encontrar neste estado lindo por natureza. Vem ver comigo:




Ventos fortes, sol, dunas, falésias, praias e a simpatia potiguar eh o que você vai encontrar neste estado lindo por natureza. Vem ver comigo:
Altas temperaturas e dias de céu claro marcam presença praticamente o ano todo em Natal. Os caprichos da natureza agraciaram Natal com uma geografia diversificada, um povo simpaticíssimo e hospitaleiro, somado a um clima auspicioso. Isso, porque na capital potiguar, as altas temperaturas e os dias solares de céu claro marcam presença praticamente o ano todo.

Ventos fortes, sol, dunas, praias, falésias e a simpatia potiguar acompanham os visitantes por todo o litoral do Rio Grande do Norte. Mas atenção: há muito, muito mesmo a ser explorado fora dos roteiros dos bugues que cortam areias e dunas para cima e para baixo, levando turistas para curtir o melhor do entorno de Natal. Ter como base a linda e receptiva capital do estado, porém, é um luxo do qual não é preciso abrir mão. A Via Costeira tomada de hotéis, o Morro do Careca, a Praia de Ponta Negra, o Forte dos Reis Magos e um charmoso centro histórico estão ali para continuar seduzindo. A atração é tamanha, que existem voos diretos de capitais europeias para Natal, onde desembarcam visitantes estrangeiros que há anos vêm fazendo sua reserva de prazer, comprando casas e terrenos por ali.
Estar em Natal abre a possibilidade de fazer um bate-volta a lugares como os parrachos de Maracajaú, como são chamadas as formações de recifes de coral a alguns quilômetros da costa. Contratar um bugue para ir se aventurar nas dunas de Genipabu é um clássico. Assim como rumar para a Praia da Pipa, com rios e lagoas, a vista espetacular da falésia da Praia do Amor, sem contar a observação de golfinhos em passeios de barco. Espere muito agito e badalação em Pipa, especialmente à noite, na Avenida Baía dos Golfinhos. Se o seu negócio é sossego, comece a se afastar um pouco mais da capital. Subindo 100 quilômetros, chegando até onde o mapa do Brasil faz a curva para a esquerda, está São Miguel do Gostoso.
O ar rústico e singelo permanece, mesmo com o aparecimento de pousadas e restaurantes na última década. As ruas ainda são de terra e, para onde a vista alcança, há praias belíssimas, com coqueiros, palmeiras e areia fofa. A mais bonita da região é Tourinhos, com dunas e formações rochosas. A Ponta do Santo Cristo, com ventos fortes, consolida-se como point para a turma do kitesurfe e do windsurfe.

Você pode gostar:

Continuando no sentido esquerdo do mapa, mais 90 quilômetros, está outra miragem, Galinhos, uma vila ainda menor, com pouco mais de 2 mil habitantes. O acesso não é fácil, tem que ser feito de barco ou veículos 4x4, o que garante o isolamento e a calma para desfrutar o marzão verde e lindo. As ruas são de areia e o transporte é feito de charrete. Bugueiros saem de São Miguel do Gostoso e levam até o alto das dunas, passeios de canoa pelo Rio Aratuá e visita à vizinha Galos compõem o pacote de atrações. Mas se estiver sobrando tempo na viagem, considere passar umas noites por ali sem fazer nada.
HISTÓRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BR
Rio Grande do Norte está situado a nordeste da Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte a leste, a Paraíba a sul e o Ceará a oeste. É dividido em 167 municípios. Com mais de três milhões de habitantes, o Rio Grande do Norte é o décimo sexto estado mais populoso do Brasil, Na bandeira nacional, o estado é representado pela estrela Shaula (λ Scorpius).
ONDE COMER EM NATAL
CAMARÕES POTIGUAR
Elogiado e reconhecido pela crítica especializada, é constantemente apontado como o melhor restaurante de Natal especializado em camarões. Além de seu cardápio apresentar excelentes opções, o ambiente aconchegante e sofisticado, proporciona vista para a praia de Ponta Negra e o Morro do Careca, cartão postal de Natal.
ENDEREÇO:
Rua Pedro Fonseca Filho, 8.887 | Ponta Negra |
Mais informações em www.camaroes.com.br.
TAVERNA PUB
Esse bar temático traz um estilo medieval em harmonia com a arquitetura, a decoração e o uniforme dos atendentes. A proposta é oferecer serviço e atrações de qualidade, de um jeito alegre e espontâneo. O cardápio musical inclui bandas regionais locais que tocam jazz a pop.
ENDEREÇO: 
Rua Doutor Manoel Augusto Bezerra de Araújo, 500 | Alto de Ponta Negra.
MARENOSSO
Nas dependências do restaurante, duas senhoras, conhecidas por "Tias" Lúcia e Chica preparam deliciosos bolinhos de macaxeira, recheados de carne-de-sol, camarão e queijo coalho. Contudo, a comida regional é o ápice do cardápio, incluindo iguarias à base de camarão, peixe e filé de carne e frango. Destaque para a carne-de-sol recheada com queijo de manteiga.
ENDEREÇO: 
Rua Aderbal Figueiredo, 980 | Petrópolis | Centro de Turismo.
PEPPER’S HALL
O ambiente moderno, idealizado para ser o dining club referência de Natal, combina music bar, boate e gastronomia. Atrações nacionais e internacionais de estilos musicais diversificados se encontram no Pepper’s Hall e garantem muita diversão!
ENDEREÇO: 
Avenida Engenheiro Roberto Freire, 3.071 | Telefone: (84) 3236-2886.
MANGAI
O cardápio dispõe de comida tipicamente nordestina. A arquitetura remete a uma fazenda de interior, resgatando a identidade do Nordeste brasileiro, através da sua gastronomia. As opções somam mais de 60 pratos saborosíssimos.
ENDEREÇO: 
Avenida Amintas Barros, 3.300 | Lagoa Nova | Telefone: (84) 3206-3344 |
Mais informações em www.mangai.com.br.

Você pode gostar:

RESTAURANTE CHAPÉU DE PALHA GRILL E BAR ORIGINAL
Seu cardápio baseado em carnes nobres divide espaço com o bar que funciona no mesmo espaço propondo musica ao vivo de terça a sexta-feira.
ENDEREÇO: 
Avenida Prudente de Morais, 4.074 | Lagoa Nova |
Mais informações em chapeudepalhagrill.com.br.
TURISMO 
Com mais de 400 km de litoral, é natural que os destinos mais procurados no RN sejam as praias potiguares. Mas há muito a ser explorado fora dos roteiros dos famosos passeios de bugues nas dunas. O turismo no interior do Rio Grande do Norte destaca-se principalmente pelas festas de carnaval (Caicó, Macau e Guamaré), São João (Mossoró) e de datas religiosas (Festa de Santana em Caicó e Currais Novos; de Santa Luzia em Mossoró; de Nossa Senhora da Guia, em Acari; e de São Sebastião em Parelhas e Caraúbas). -
PROCURANDO PEIXES EM MARACAJAÚ, RIO GRANDE DO NORTE
No entanto, tem crescido bastante a procura pelos festivais gastronômicos (Martins e Pipa) e literário (Pipa). Para quem gosta de frio, as temperaturas das regiões serranas de Monte das Gameleiras, Martins e Serra de São Bento chegam a 15 graus e são um convite para se apreciar uma conversa em torno de uma fogueira.
PRATO DO RESTAURANTE COOK & LUXO EM NATAL (RN)
O turismo é responsável por uma das principais receitas do Estado do RN. Gera mais de 100 mil empregos e possui outras 54 atividades atreladas a si direta ou indiretamente.
EXTRAÇÃO DE SAL EM NATAL, RN
HOSPEDAGEM
Leitos: 40 mil (sendo 28 mil em Natal - IBGE) - proporcionalmente, é um dos maiores números de leitos do Brasil.
Número de hotéis: mais de 250 (Ministério do Turismo) 
Alta estação: Novembro a março (janeiro foi o mês mais procurado por turistas, seguido por dezembro) 
Hotel
RIO GRANDE DO NORTE
O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO COM MAIS DE 8 KM DE COMPRIMENTO

Igreja Batista
Pico do Cabugi em Angicos
Orelhão da "OI"

Você pode gostar:

PRAIA BARRA DO CUNHAÚ, NO RIO GRANDE DO NORTE
PRAIA DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN) JÁ FOI DESVENDADO POR WIND E KITESURFISTAS – A PRAIA DE PONTA DO SANTO CRISTO É UMA DAS MELHORES DO PAÍS PARA ESSAS MODALIDADES
PRAIA DE GALINHOS, RIO GRANDE DO NORTE
A PRAIA DA PIPA, DISTRITO DE TIBAU DO SUL (RN), EM UM DIA DE MARÉ ALTA; A VILA DE PESCADORES HOJE ATRAI TURISTAS PELAS PRAIAS COM SUAS FALÉSIAS ENORMES, GOLFINHOS E UM CHARMOSO CENTRINHO DE COMPRAS
PASSARELA ENTRE O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO, RN
FAROL DA MÃE LUIZA, RN
Localizado no bairro de mesmo nome, como homenagem a uma velha parteira que também cedeu o nome ao local, o Farol reserva uma das vistas mais espetaculares da orla natalense. Isso porque conta com torre de concreto de 37 metros de altura, a qual se tem acesso por uma escadaria em espiral de 151 degraus. 
ENDEREÇO: 
Alto das Dunas de Mãe Luiza | Mãe Luiza | Telefone: (84) 3211-4959.
NA CIDADE DE TOUROS, A GRANDE ATRAÇÃO EH O FAROL
A PRAIA DO ROSADO TEM ESSE NOME POR CAUSA DAS DUNAS QUE TEM UMA COR ROSADA, CHAMADAS DE DUNAS DO ROSADO
NOMEADO EM HOMENAGEM AO ÍNDIO POTIGUAR FELIPE CAMARÃO, O PALÁCIO É A SEDE DA PREFEITURA DE NATAL (RN)
NA PRAIA GALINHOS, EM MACAU (RN) TEM DE UM LADO, O RIO, DO OUTRO, O MAR E, ENTRE ELES, UMA PENÍNSULA COM DUNAS, FAROL E UMA VILA DE PESCADORES
PRAIA REDONDA, AREIA BRANCA (RN)

Você pode gostar:

QUERIDINHA DO TURISMO POTIGUAR, NA PRAIA DA PIPA, EM TIBAU DO SUL (RN) OS GOLFINHOS SÃO A ATRAÇÃO DO LUGAR
ENTRE O FINAL DE NOVEMBRO E COMEÇO DE DEZEMBRO ACONTECE, EM NATAL (RN), O CARNATAL, UM CARNAVAL FORA DE ÉPOCA
NA MARÉ BAIXA, É POSSÍVEL CHEGAR À PRAIA GALINHOS, EM MACAU (RN) DE BUGUE. NA VILA, O TRANSPORTE É GERALMENTE FEITO POR CHARRETES
COM O FIM DE PRESERVAR E DIVULGAR A VIDA E A OBRA DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, O MEMORIAL CÂMARA CASCUDO EM NATAL (RN) TEM UMA BIBLIOTECA QUE CERCA DE 10 MIL VOLUMES DE DIVERSAS LÍNGUAS E DIFERENTES TEMAS
DUNAS DO ROSADO NA PRAIA DO ROSADO, AREIA BRANCA (RN)
A MAIS FREQUENTADA POR FÃS DE KITE E WINDSURFE, A PRAIA DA PONTA DO SANTO CRISTO, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN), TEM O MAR VERDE E CALMO
O THEATRO ALBERTO MARANHÃO, NATAL (RN), FOI TOMBADO PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO RIO GRANDE DO NORTE
A PRAIA DA PONTA DO MEL EM AREIA BRANCA (RN) ABRIGA UM VILAREJO E UM FAROL
A DIVERSÃO DA LAGOA DO JACUMÃ, EM NATAL (RN), É O ESQUIBUNDA E O AEROBUNDA. O PRIMEIRO É UMA PRANCHA EM QUE SE SENTA E VAI “ESQUIANDO” ATÉ CHEGAR ÀS ÁGUAS, O SEGUNDO É UMA TIROLESA
MONUMENTO AO MÁRTIRES EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE, RN

Você pode gostar:

Museu Histórico de Acari, RN
Estádio da Arena das Dunas, RN
A Praia de Genipabu, RN
Praia de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte
Praia da Pipa, RN
PRAIA PONTA NEGRA, UMA DAS MAIS TURÍSTICAS DA CIDADE NATAL, CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Santuário do Lima em Patu, RN
Skibunda

Cesto de Caju
Cerra do Acauã em Acari, RN
Windsurf em São Miguel do Gostoso, RN
foto Giovanni Sérgio.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BR
Rio Grande do Norte eh o maior produtor de sal do Brasil
FORTE DOS REIS MAGOS (NATAL), RN
Em forma de estrela, foi a primeira construção da capital — fundada em 25 de Dezembro de 1599 — daí o nome Natal. Foi erguida pelos portugueses sobre recifes com cascalho de ostras, óleo de baleia, areia e pedras. A construção secular conserva canhões que miram o mar e recebe centenas de turistas diariamente. De lá se pode observar o mar aberto, a exuberância da ponte Newton Navarro sobre o rio Potengi e o manguezal repleto de caranguejos “chama-maré”. Praia de Ponta Negra (Natal)

Você pode gostar:

A praia mais movimentada da capital destaca-se pelo visual exuberante do Morro do Careca, uma duna gigante ladeada por mata atlântica, um dos principais cartões-postais do Estado. Concentra grande parte dos hotéis e restaurantes da cidade. À beira-mar, é possível degustar espetinhos de camarão assados na hora com uma bebida gelada, acomodado em guarda-sóis na areia.
SUA FORMA DE ESTRELA E SUAS PAREDES QUE CHEGAM ATÉ 14M DE ESPESSURA, O FORTE DOS REIS MAGOS, NATAL (RN), ABRIGA O DOCUMENTO EM MÁRMORE QUE É O PRIMEIRO MARCO DA POSSE PORTUGUESA NO PAÍS, O MARCO DE TOUROS
MOSSORÓ (285 KM DE NATAL) 
A segunda maior cidade do Estado é lembrada por ter resistido aos ataques do bando do cangaceiro Lampião, cujas marcas de bala são até hoje preservadas na Capela de São Vicente. A Estação das Artes, os mercados Municipal e do Bode são outras atrações. Pela realização do Mossoró Cidade Junina, o município abriga uma das maiores festas populares do Nordeste, composto por um mês inteiro de eventos, dentre os quais se destaca o espetáculo "Chuva de bala no país de Mossoró".

SERRA DE SÃO BENTO (131 KM DE NATAL) 
Suas serras sediam um festival de inverno, em julho, com direito a estadia confortável em uma pousada de charme construída sobre uma rocha. Com a vizinha Monte das Gameleiras, a cidade tem sido bastante procurada pelo turismo de aventura ou de apreciação rural. -
LAJEDO DE SOLEDADE (APODI , 420 KM DE NATAL) 
Em 1991, quando as pedras da localidade eram implodidas para a produção de cal, descobriu-se por acaso este importante sítio arqueológico potiguar. Suas pinturas rupestres foram feitas por índios que habitaram a região há milhões de anos. A composição de pedras do Lajedo lembra um cenário lunar.

MARTINS (363 KM DE NATAL) 
Recebe a alcunha de “Princesa Serrana”, devido ao clima ameno que chega à média de 15 graus no inverno, quando sedia um famoso festival gastronômico. Os turistas podem visitar mirantes como a Casa da Pedra – segunda maior caverna em calcário do mundo – o da Igreja Matriz, Pedra Rajada e da Pedra do Sapo. O turismo de aventura é forte nesta região serrana.
CARNAÚBA DOS DANTAS (219 KM DE NATAL) 
A cidade tem duas grandes atrações: o Castelo Di Bivar, inspirado na arquitetura europeia medieval e que serviu de cenário para o filme "O Homem que Desafiou o Diabo", baseado na obra do potiguar Nei Leandro de Castro. Fica no alto de uma serra, cercado por sítios arqueológicos com pinturas rupestres. A outra é o Monte do Galo, em cujas escadarias estão dispostas as estações da Via Sacra, onde é apresentada anualmente a Paixão de Cristo. Do alto avista-se o verde da região. Alto de

SANTA RITA DE CÁSSIA (SANTA CRUZ, 111 KM DE NATAL) 
O município de Santa Cruz possui hoje a maior imagem católica do mundo, medindo 56 m de altura, maior até do que o Cristo Redentor. A estátua de Santa Rita de Cássia, padroeira do município, foi erguida em 2007 e hoje recebe o turismo religioso. Seu entorno conta com capela, lojinhas, auditório, restaurante, lanchonete, banheiros e estacionamento. Do alto, tem-se uma vista de 360 graus dos verdes vales da região.
CAICÓ (256 KM DE NATAL) 
Seus pontos turísticos são o Museu do Seridó, que registra a vida do sertanejo; o Castelo de Engady, construção que remete à época medieval, erguida no meio da caatinga; o Açude Itans e seus balneários; o Mercado Municipal e o Arco do Triunfo, que dá acesso à igreja matriz. Caicó sedia duas grandes festas no Estado: o carnaval de rua e a de sua padroeira, Nossa Senhora de Sant’Ana, em julho. É conhecida pela autêntica culinária sertaneja. 
foto - Baixaki
CASTELO DE ZÉ DOS MONTES (SÍTIO NOVO, 99 KM DE NATAL) 
Construído e arquitetado em 1984 por um visionário – o tal Zé do Montes – que diz ter recebido a “missão divina” de construir o castelo entre as pedras da Serra da Tapuia, o lugar chama a atenção por diversos aspectos. Primeiro pela surpresa de, no meio do mato, deparar-se com um castelo erguido no meio do nada. Depois, o visitante é surpreendido pelos seus corredores estreitos e bifurcados (que também lhe dão o nome de “Castelo do Labirinto”) e por seus mirantes que dão vistas para um verde vale. No interior, todos os caminhos convergem para o centro do castelo, onde há uma capela em homenagem a Nossa Senhora.

ACARI (201 KM DE NATAL) 
Fica na região do Seridó, tradicional pela comida sertaneja autêntica que produz. Os principais pontos turísticos de Acari são construções históricas (sobrados, igrejas, casas de fazenda), sítios arqueológicos e um museu sobre a vida dos sertanejos. O Açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, é um dos mais exuberantes do Nordeste. O período de sangria do açude reúne multidões de curiosos e turistas.


PRAIA DE GENIPABU (EXTREMOZ – 20 KM DE NATAL) 
Quem cruza suas dunas extensas tem a impressão de estar em um verdadeiro deserto, pois a areia vai até onde a vista alcança. A melhor forma de apreciar essa paisagem é fazendo um passeio de bugue que leva até lagoas no meio do areal, onde é possível se refrescar descendo a duna de “aerobunda”, uma espécie de tirolesa da qual o turista se joga na água. Um passeio exótico pode ser feito em dromedários – sim, o mamífero nativo africano! – e vestido à caráter, como se fosse um tuareg no deserto.

PRAIA DE BARRA DO CUNHAÚ (CANGUARETAMA – 90 KM DE NATAL) 
Próxima à praia da Pipa, é bastante procurada por praticantes de kitesurf e windsurf. Na praia da Barrinha, o rio Catú e seu manguezal se encontram com o mar; a do Pontal se estende por 5 km e concentra barracas de praia, restaurantes e pousadas. Agregada às praias fica Sibaúma, vila originada de um quilombo.
O grande atrativo desta praia são suas piscinas naturais – conhecidas como “parrachos” – que possibilitam um mergulho em águas cristalinas em alto mar. Lanchas levam diariamente turistas até uma catamarã instalada a alguns quilômetros da costa, onde se pode fazer snorkeling , apreciar peixes coloridos e ainda bebericar coquetéis e petiscos. Praia de Pirangi
foto - Sonia Furtado
PARNAMIRIM – (12 KM DE NATAL)
A extensa praia de águas calmas e mornas é uma das preferidas do potiguar para o veraneio, quando fica lotada, de dezembro até o carnaval. Abriga o “maior cajueiro do mundo”, uma árvore gigante com tamanho equivalente ao de 70 cajueiros e que produz cerca de 2 toneladas de cajus por safra. Os passeios de escuna que levam até mergulhos nos parrachos são outro atrativo da praia.


GALINHOS (157 KM DE NATAL) 
Localizada ao norte do Estado, é preciso pegar um barco para chegar até esta península rústica, cortada por rios que fornecem saborosos frutos do mar à culinária local, preparada por pescadores e suas famílias. O cenário bucólico tem direito a dunas e praias de água doce e salgada praticamente desertas.

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (120 KM DE NATAL) 
Um detalhe peculiar chama a atenção nas praias desta pequena cidade: o sol se põe no mar, em vez de se pôr no continente, como acontece em todo o Brasil. Esse fenômeno é possibilitado pela posição geográfica do município, bem na esquina do continente. Os ventos fortes da localidade são considerados excelentes para a prática do windsurf, por isso o local já virou point mundial do esporte e é fácil ouvir diversas línguas nas ruas da cidade. Esse cosmopolitismo trouxe à cidade pousadas e restaurantes de boa qualidade e uma noite badalada. Na praia de Tourinhos, a dica é observar o sol ir embora de cima de uma falésia. Em suas areias, nada de vendedores ambulantes ou grande movimento de pessoas. Tranquilidade total.


BARREIRA DO INFERNO (PARNAMIRIM, 12 KM DE NATAL) 
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) foi a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Hoje é comandada pela Força Aérea Brasileira e possui foguetes e aviões em exposição, mais um centro aberto à visitação. Pipa
(TIBAU DO SUL – 77 KM DE NATAL) 
O lugar que na década de 80 era apenas uma vila de hippies e pescadores de difícil acesso hoje é uma das praias mais badaladas e cosmopolitas do Brasil. Reúne cenários paradisíacos – como o Chapadão, um conjunto de falésias que formam um imenso paredão à beira-mar, e praias de água morna aonde golfinhos vão se banhar com os turistas, como as praias do Amor e da Baía dos Golfinhos – e também uma gastronomia de boa qualidade e uma vida noturna agitada em bares e boates. Gente do mundo inteiro hoje toma as ruas de Pipa, desde aqueles que se apaixonaram pelo lugar e por lá montaram um negócio até estrangeiros que inseriram o destino entre os seus preferidos.
A PRAIA DA PIPA EM TIBAU DO SUL (RN) TEM GENTE BONITA E DESCOLADA DESFILANDO POR CENÁRIOS NATURAIS DE PRAIAS, FALÉSIAS, LAGOAS E DUNAS

CENTRO DE ARTESANATO (NATAL) 
O prédio histórico que sediava um antigo presídio no século passado hoje reúne o melhor do artesanato potiguar. Cada cela abriga uma lojinha onde estão expostos rendas de bilro, garrafas de areia colorida e artesanatos diversos. O andar superior traz ainda uma galeria de arte contemporânea e de antiguidades. Na área externa, a antiga igrejinha virou um museu de ex-votos (objetos talhados em madeira para o pagamento de promessas de fieis católicos) com peças de todo o Nordeste. Do restaurante, a vista privilegiada mostra do alto o Forte dos Reis Magos, as praias do centro da cidade e as dunas do litoral norte.
CENTRO HISTÓRICO (NATAL) 
O bairro da Cidade Alta tem desde as mais antigas igrejas, como a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (1694), do Rosário (1714) e de Santo Antônio (1766), até prédios do séc. XIX em desenho neoclássico, com destaque para o Palácio Potengi, que hoje abriga a Pinacoteca do Estado.

PARQUE DAS DUNAS (NATAL) 
É o segundo maior parque em área urbana do país – atrás apenas da Floresta da Tijuca, no Rio – com mais de mil hectares de dunas e mata atlântica. No Bosque dos Namorados, área do parque destinada à visitação, é possível fazer três diferentes trilhas – uma delas, para criança – que terminam em mirantes de frente para o mar da Via Costeira. Possui uma pista para caminhada, parques infantis, anfiteatro para eventos, um restaurante e uma lanchonete, além de museus e setores de pesquisa ambiental.


VIA COSTEIRA (NATAL) 
É uma via litorânea de 10 quilômetros que liga a praia de Ponta Negra às praias do centro da cidade. Quem trafega pela estrada aprecia, de um lado, o mar, e do outro, a mata atlântica e as dunas do Parque das Dunas. Concentra os hotéis cinco estrelas da cidade.
foto - Globo.com

Você pode gostar:

ARTESANATO 
Garrafas de areia colorida e peças de bordados e rendas de bilro são os principais produtos do artesanato potiguar. Trançados em sisal e outras fibras vegetais, esculturas de madeira, couro e barro também são bastante produzidos pelos artesãos. Em Caicó, a produção de bordados e rendas surpreende pela originalidade e qualidade das peças. São Gonçalo do Amarante é o município que concentra a maior produção ceramista do Estado, como vasos. Faz sucesso as cestarias e os trançados de taboa – um tipo de palha encontrada em São Miguel do Gostoso.
CULINÁRIA 
Influenciada por portugueses e índios, é bastante variada, mas alguns pratos têm maior destaque. O mais conhecido deles é a carne de sol com macaxeira, feijão verde, pirão de queijo e arroz de leite. Na língua tupi, potiguar significa “comedor de camarão”, fazendo jus à abundância de receitas preparadas com o crustáceo no Rio Grande do Norte. Entre os petiscos, os preferidos dos potiguares são a paçoca de pilão (carne de sol moída manualmente no pilão de madeira, com farinha e cebola roxa), o caranguejo cozido no leite de coco e a ginga com tapioca (um peixe menor do que uma manjubinha, servido dentro de uma tapioca). Os doces de frutas tropicais (coco, mamão, jaca, caju, goiaba) fazem sucesso, ainda mais se acompanhados de uma fatia de queijo de coalho ou de manteiga.
FOLCLORE / PRINCIPAIS AUTOS NO RIO GRANDE DO NORTE, BR
BOI DE REIS 
É o tradicional Bumba Boi. Joaquim Augusto da Silva, conhecido como Joaquim Basileu, é o Mestre, Amo do Boi de Reis de Natal. Natural de Monte Alegre, descendente de uma família que sempre brincou "Os Reis". Aos quatorze anos era galante e aos vinte, "Mestre de Reis". A primeira apresentação do ano é realizada diante de uma igreja para que todos os brincantes sejam abençoados por Deus. A seguir, apresentam-se em palanques ou residências, quando são chamados.
BOI CALEMBA 
Pertence ao ciclo natalino. Folguedo de praia e sertão, com auditórios certos, entusiásticos e fiéis. Não há modelo fixo para o Auto.
FANDANGO 
A grande influência Portuguesa pode ser sentida nos passos das danças e expressões contidas nas Jornadas. O enredo desse evento grita em torno de um navio perdido no mar por 7 anos e um dia, correndo a tripulação perigo de incêndio, calmaria e tempestade.
CONGOS 
Auto de inspiração africana, conta uma luta entre dois soberanos negros: a rainha Ginga e o rei Henrique Cariongo.
LAPINHA E PASTORIL 
A lapinha ou presépio, dança religiosa, existe no Brasil desde o início da colonização. O elenco é formado por mocinhas que entoam jornadas das mais diversas procedências, em louvor ao Messias. O pastoril, seu primo profano, veio muito depois, no século passado. Cantos, louvações, lôas, entoadas diante do presépio na noite de Natal, aguardando-se a Missa do Galo. O repertório é um misto de cantos religiosos e profanos. Esse Auto simboliza o nascimento de Jesus. Os autos citados eram representados outrora durante as festas do fim do ano e começo do Ano-Novo.
foto - Lenilton Lima
CABOCLINHOS 
Representados durante os dias de carnaval, com os integrantes fantasiados de índios estilizados e que já teve outrora seu núcleo dramático, com a morte e ressurreição do filho do cacique.
PRINCIPAIS DANÇAS NO RIO GRANDE DO NORTE, BR
ARARUNA 
O Araruna, Sociedade de Danças Antigas e Semidesaparecidas, existe em Natal, desde 1956, e representa um repertório coreográfico de danças folclóricas ou folclorizadas.
foto - Junio Santos
COCO, BAMBELÔ, MANEIRO-PAU 
São danças de roda em que não há qualquer enredo dramatizado, das quais o publico pode participar, já que não é exigida uma indumentária padronizada, ao contrário dos autos. O coco-de-roda e o coco de zambê, o bambelô, ainda hoje existe em algumas praias. O maneiro-pau é característico da região serrana do alto oeste do Rio Grande do Norte.
BANDEIRINHAS E CAPELINHA-DE-MELÃO 
Danças características do ciclo junino. As pastoras cantam jornadas em louvor a São João Batista.
ESPONTÃO 
Dança característica da festa dos negros, na região do Seridó, durante a coroação de reis e rainhas, na Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Caicó, Parelhas e Jardim do Seridó. É privativa dos homens e se assemelha a um bailado guerreiro.
BAMBELÔ 
Samba, côco de roda, danças em círculo cantadas e acompanhadas de instrumentos de percussão (batuque), fazendo os bailarinos, no máximo de 02, figurarem no centro da roda.
PERSONALIDADES 
João Café Filho (ex-presidente da república e o único potiguar a ocupar o cargo), Luís da Câmara Cascudo (maior folclorista brasileiro e historiador), Oscar Schmidt (jogador de basquete), e Virna Dias (ex-jogadora de vôlei). Dentre outros
ESTA EH A ABANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BR
SÍNTESE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BR
Capital - Natal
População estimada 2016(2) - 3.474.998
Área 2015 (km²) - 52.811,110
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 59,99
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) 818
Número de Municípios - 167
ENTRE O FINAL DE NOVEMBRO E COMEÇO DE DEZEMBRO ACONTECE, EM NATAL (RN), O CARNATAL, UM CARNAVAL FORA DE ÉPOCA
Devido à sua localização geográfica, que forma um vértice a nordeste da América do Sul, o Rio Grande do Norte é tido como uma das "esquinas" do Brasil e do continente, posição que também lhe confere uma grande projeção para o Atlântico (a maior dentre os estados brasileiros). Seu litoral, com extensão aproximada de quatrocentos quilômetros, é um dos mais famosos do Brasil. Na economia, destaca-se o setor de serviços. Devido ao seu clima semiárido em parte do litoral norte, o Rio Grande do Norte é responsável pela produção de mais 95% do sal brasileiro.
TRADICIONAL CIDADE JUNINA, NO CORREDOR CULTURAL DA AVENIDA RIO BRANCO, EM MOSSORÓ (RN)
Sua história se inicia a partir do povoamento do território que hoje é o Brasil, quando houve uma onda de migrações para os Andes, depois para o Planalto do Brasil, a região Nordeste, até chegarem ao Rio Grande do Norte. Ao longo de sua história, seu território sofreu invasões de povos estrangeiros, sendo os principais os franceses e holandeses. A capital do estado é Natal.
ESTE EH O BRASÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BR

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE


fonte dos textos e fotos: IBGE / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal do Governo do Rio Grande do Norte / greentur.com.br / 

Você também poderá gostar: