TURISTANDO PELO MUNDO: sexta-feira, 9 de setembro de 2016

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Caracaraí, Roraima - Conhecida como “Cidade Porto”, tem Corredeiras, Hotel de Selva, Estação Ecológica, Parques Ambientais e grande Potencial Agrícola, Vem ver:




Conhecida como “Cidade Porto”, tem Corredeiras, Hotel de Selva, Estação Ecológica, Parques Ambientais e grande Potencial Agrícola, Vem ver:
Caracaraí é conhecida como “Cidade-Porto” por ter o maior movimento fluvial do estado de Roraima. A cidade nasceu como um local de embarque de gado para a capital amazonense. Os animais desciam até a boca da estrada, onde se iniciam as Corredeiras do Bem-Querer. Ali eram desembarcados e tangidos até um curral no porto municipal, onde eram embarcados para Manaus. As mercadorias vindas de Manaus, que tem como destino Boa Vista faziam este caminho em sentido inverso, e isso desenvolveu o lugar.


O Aeroporto de Caracaraí possui a quarta maior pista de pouso da Amazônia Ocidental, com 2.500 metros de extensão, concluída pela Comissão de Aeroportos da Amazônia. A navegabilidade de Caracaraí a Manaus pelo baixo rio Branco é maior do que em outros pontos a Norte (ainda que grandes embarcações tenham dificuldades durante as fortes secas). As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte") cruzam-se no município, sendo que no trecho de 130 km entre a sede municipal e a vila de Novo Paraíso as duas seguem sobrepostas. Nas proximidades da cidade é possível observar a famosa Ponte José Vieira de Sales Guerra sobre o rio Branco.
foto - PMC
População estimada 2016 (1) - 20.537 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 47.408,903 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 0,39 
Código do Município 1400209 
Gentílico - Caracaraiense
HISTÓRICO
Surgiu de um local de descanso de condutores de gado, do antigo município de Moura, cujas terras deram origem ao território de Roraima.
ORIGEM DO NOME
O nome é uma alusão a um pequeno gavião que habita a região.
foto - ?
A CIDADE
Caracaraí fica distante de Boa Vista 134 Km, região Centro-Sul do Estado. A população é de 19.981 habitantes. É o município mais antigo de Roraima, depois da Capital. Surgiu como descanso bovino, cujos rebanhos vinham do Estado do Amazonas de balsa.
foto - ?
Banhado pelo rio Branco, que é traspassado por uma ponte na comunidade de Vista Alegre, se tornou município em 1955. Também passa na sede do município a principal rodovia do Estado, a BR-174, que corta o Estado a partir da divisa com o Amazonas, no Sul do Estado, em direção ao Norte, chegando à fronteira com a Venezuela.
foto - ?
A cidade conta com um suporte de petróleo que abastece a sede e algumas vilas da região. Conta com uma rede turística, como as corredeiras do Bem-Querer, hotel de selva Água Boa do Univini, Estação Ecológica de Niquiá e Estação Ecológica de Caracaraí. As principais vilas são: Vista Alegre, Vila Petrolina do Norte, Vila São José e Novo Paraíso.
foto - ?
CARACARAÍ, RR
O município de Caracaraí apresenta perspectivas agrícolas positivas, onde estão assentadas cerca de 557 famílias de pequenos produtores. Além da atividade agrícola, existe uma intensa atividade comercial baseada em produtos de fabricação caseira. A aptidão agrícola do município, segundo as condições climáticas, possibilita o cultivo de inúmeras culturas. Mas, considerando os hábitos da população, predominam as culturas de arroz, feijão, milho, mandioca e pastagens. A combinação de fatores físicos e o atraso tecnológico resultam num processo de ocupação do espaço baseado na agricultura de subsistência e no desenvolvimento da pecuária semi-extensiva, implicando em baixos níveis de rendimento e produtividade. 

O potencial para implantação de projetos voltados para o aproveitamento racional dos recursos naturais não podem ser desprezado. A expansão da área cultivada com produtos tradicionais (arroz, feijão, milho e mandioca) e a diversificação da lavoura, introduzindo-se culturas de alto valor comercial, são fatores a serem considerados. O município tem na pesca uma grande vocação natural, sendo o maior produtor do Estado. Para a diversificação da matriz produtiva, existem perspectivas favoráveis ao desenvolvimento de culturas de ciclo curto (maracujá, abacaxi, melancia e outras).
foto - PMC
ALGUNS DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE CARACARAÍ, RR
PARQUE NACIONAL VIRUÁ
O Parque Nacional do Viruá foi criado com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica que ocorrem ao sul de Roraima, permitindo também a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico. O parque está localizado no município de Caracaraí (RR) e desde 1998 protege mais de 200.000 ha de um tipo de vegetação de transição entre a floresta densa e o cerrado, conhecido como lavrado na região.
foto - Tietta Pivatto
foto - Antônio Luddovico
O nome do parque vem do igarapé que nasce em seu interior. A área compreende uma vasta superfície praticamente plana, com predomínio de solos arenosos e mal drenados, com grande quantidade de lagoas. Na parte norte existe alguns morros com altitudes modestas, de aproximadamente 300 m. Ao longo da extensão oeste, delimitada pelo Rio Branco, há ocorrência de planícies inundáveis, situação observada também na porção sul, ao longo do Rio Anauá. O clima é quente e úmido na maior parte do ano, mas apresenta uma estação seca entre os meses de setembro a março.
foto - Antônio Luddovico
foto - Antônio Luddovico
PARQUE NACIONAL SERRA DA MOCIDADE EM CARACARAÍ, RR
A área do parque foi doada ao IBAMA pelo Ministério do Exército. O lugar é uma das regiões com maior diversidade biológica da Amazônia, pois fica entre dois biomas distintos: terrenos sazonalmente alagáveis da bacia do Rio Branco e trechos de terra firme sobre rochas Pré-Cambrianas. A beleza cênica existente nos 350.960 mil hectares da reserva deu o nome do parque. Criado em 1998, o parque faz divisa com a reserva dos povos indígenas Yanomami. A unidade fica no município de Caracaraí, em Roraima.
foto - Taylor Nunes
Para chegar, o acesso é feito em Boa Vista pela BR-174 seguindo mais 130 km de estrada asfaltada até Caracaraí. Chegando em Caracaraí, deve-se pegar a margem direita do rio Branco até o rio Água Boa do Univini, e navegar por aproximadamente cinco horas de barco. 
foto - Taylor Nunes

CORREDEIRAS DO BEM QUERER NA CIDADE DE CARACARAÍ, RR
Fica à margem direita do Rio Branco, principal manancial de água potável de Roraima. 
As pessoas podem apreciar o ecossistema formado por pedras que dão a impressão de um mundo pré-histórico, principalmente se for no período de verão, quando as águas baixam (de setembro a março) e os blocos imensos “brotam” das águas e desafiam a explorá-los.
foto - ?
foto - ?
Caminhar por cima dessas pedras é uma opção para quem quiser se aventurar no período de verão, mas é preciso cuidado, pois entre os blocos imensos existem pedras cortantes ou que se soltam e podem pegar de surpresa os mais desavisados.
foto - ?
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE CARACARAÍ, RR POR FOTOS
Agência do Banco da Amazônia (Basa)
foto - Taylor Nunes
Agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal
foto - Taylor Nunes
Estação Rodoviária de Caracaraí, RR
foto - Renato Lins
foto - Taylor Nunes
Universidade Estadual de Roraima, Campos de Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
Estádio de Futebol de Caracaraí, Roraima
foto - Vital Rodrigues
Defensoria Pública de Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey

Capitana dos Portos em Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
Matriz de Nossa Senhora do Livramento em Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
Assembleia de Deus Novo tempo em Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
foto - ?
Sede Da prefeitura Municipal (Poder Executivo) em Caracaraí, Roraima
foto - Hudson Andrey
foto - Hudson Andrey
Área portuária de Caracaraí, Roraima
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Jeav


foto - Jeav
foto - ?
Rio Branco em Caracaraí, Roraima
foto - ?
foto - ?
foto - ?
O Carnaval de Caracaraí, Roraima eh considerado um dos melhores de Roraima. Aqui a preparação das Barraquinhas onde os foliões poderão fazer um lanche rápido
foto - PMC
foto - PMC
Um Monumento no final de Orla de Caracaraí, Roraima
foto - PMC
foto - Hudson Andrey
Plataforma no porto em Caracaraí, Roraima
foto - ?
Ponte sobre o Rio Branco em Caracaraí, Roraima
foto - ?
Parque infantil em Caracaraí, Roraima
foto - PMC

foto - PMC
Praça no final da Orla em Caracaraí, Roraima
foto - PMC
foto - PMC
Pier
foto - Hudson Andrey
foto - Salles Neto
foto - ?
foto - PMC
foto - PMC
foto - ?
foto - ?
foto - ?

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / SUGESTÕES EM CARACARAÍ, RR
HOTEL LUMINAR
Localizado em Caracaraí , o Hotel Luminar tem uma equipe muito hospitaleira. Para sua comodidade o Hotel Luminar dispõe de estacionamento privativo e Wifi gratuito para os hóspedes.
O hotel tem um padrão simples e possui um restaurante para melhor lhe servir. Todos os quartos deste hotel são equipados com ar-condicionado e TV.
Como forma de pagamento você poderá usar o seu cartão de crédito e débito.
foto - Hildfran Angelim
Endereço
Av Senador Hélio Campos, S/nr, Caracaraí/RR, CEP: 69360-000, Brasil
Telefone: (95) 3532-1042
Comodidades
Wifi
TV a Cabo
Restaurante
Lavanderia
Estacionamento privativo
Ar condicionado
Frigobar
Aceita Cartão de Crédito
foto - Divulgação
HOTEL ESTRELA
Nossos apartamentos são novos, simples mais aconchegantes, dispõe de: TV a cores, Ar condicionado e Frigobar, estacionamento privado e café da manhã. Além do mais você será bem atendido, com todo carinho e respeito que temos por nossos clientes.
foto - Hildfran Angelim
foto - Divulgação
Endereço
Rua: Maria Paulina, 275 - São José Operário - Caracaraí, RR
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE CARACARAÍ, RORAIMA
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CARACARAÍ, RORAIMA

VALEU PELA VISITA



fonte dos textos e fotos: ferias.tur.br / IBGE / Portal da Prefeitura Municipal / Thymonthy Becker / roraimadefato.com / Divulgação / 

Você também pode gostar: